Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

Qual o perfil do aluno que cursa ensino superior na modalidade EaD?

O ensino superior a distância cresce ano após ano. Se, em 2010, das novas matrículas (2,18 milhões), 17,4% eram da modalidade EaD, em 2018 (3,45 milhões), essa taxa subiu para 39,9%. Ou seja, cada vez mais a sua relevância em relação ao perfil do aluno é maior. Os dados são do Censo da Educação Superior […]

perfil-do-aluno

O ensino superior a distância cresce ano após ano. Se, em 2010, das novas matrículas (2,18 milhões), 17,4% eram da modalidade EaD, em 2018 (3,45 milhões), essa taxa subiu para 39,9%. Ou seja, cada vez mais a sua relevância em relação ao perfil do aluno é maior. Os dados são do Censo da Educação Superior de 2018.

Mas quem, principalmente, busca essa modalidade de ensino? Qual é o perfil do aluno de ensino superior EaD? Pensando nisso, em parceria com o Quero Bolsa, plataforma de bolsas de estudo e vagas no ensino superior, veio trazer quais são as principais características desse estudantes. Confira!

As avaliações do EaD tem melhorado

Antes de entrar no assunto do perfil do aluno, precisamos afirmar que uma das falácias que eram apontadas perante ao EaD vem caindo por terra. Um dos grandes preconceitos perante a modalidade de ensino era, sem sombra de dúvidas, a qualidade do conteúdo ensinado. 

Muitos deixavam de realizar cursos online por medo de não conseguir absorver o conhecimento necessário para ter um grande desempenho no mercado de trabalho. Isso não existe mais. O ministério da educação reconhece, hoje em dia, a qualidade dos cursos a distância.

Em 2019, pela primeira vez, o EAD teve, proporcionalmente, mais cursos com nota máxima no Conceito Preliminar de Curso (CPC) do INEP do que o ensino presencial. Segundo a avaliação, 2,7% dos cursos da modalidade EaD receberam nota 5 contra 1,6% da presencial. Em 2017, a proporção era de 0,4% e 2,4%, respectivamente.

O EaD, ainda, é para pessoas mais velhas

Estamos visualizando uma ascensão da popularidade do EaD entre as pessoas mais novas, entre 17 e 24, considerada a idade ideal para entrar no ensino superior, logo após o fim do ensino médio. Se, em 2010, entre os novos ingressantes com essa idade (1,21 milhões), apenas 88 mil eram em EaD), em 2018 (1,8 milhões), a porcentagem do EaD chega a 22,1%. 

Entretanto, a maior porcentagem dos alunos ainda são pessoas mais velhas. Entre os matriculados, 33,86% tem entre 31 e 40 anos. No presencial, essa proporção cai para 13,08%. Além dessa faixa etária, temos:

  • Até 18 anos – 1,37%;
  • Entre 19 e 24 anos – 22,26%;
  • Entre 25 e 30 anos – 24,08%;
  • Maior que 40 anos – 18,42%.

Entre os cursos presenciais, a maior porcentagem está na faixa dos 19 e 24 anos, com 55,34% dos matriculados, um total de 3,5 milhões.

Esse fenômeno acontece porque, ainda hoje, a modalidade a distância do ensino superior ainda tem um quesito bem mais profissionalizante que qualquer coisa. Um diploma de graduação EaD, muitas vezes, é procurado para conseguir uma promoção na empresa ou na procura de um cargo com maior remuneração em outro lugar. 

E, também, esse público acaba procurando o EaD por dois motivos: praticidade e custo necessário para realizar o curso. O ensino a distância pode se adequar a sua rotina da pessoa já inserida no mercado de trabalho por poder ser realizado em qualquer hora do dia. Além disso, o valor das mensalidades costuma ser, em média, 70% mais barato, o que pode caber mais facilmente no orçamento. 

Quais são os 5 cursos mais procurados?

Segundo os dados do Censo da Educação Superior 2018, esses são os 5 cursos com mais inscritos:

1. Pedagogia

Matriculados: 478.103

O curso de Pedagogia forma profissionais para atuar na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental e na educação de jovens e adultos. Há uma preocupação com a pesquisa e com a inclusão dentro das escolas, tanto quanto a deficiências físicas e cognitivas, quanto a questões de gênero, cor da pele e direitos humanos.

2. Administração

Matriculados: 221.602

Administração traz competências para gerenciar recursos humanos, infraestrutura e finanças de uma organização. As principais atuações são tanto empreendendo e criando novos negócios quanto atuando em cargos gerenciais de uma empresa já criada. 

3. Ciências Contábeis

Matriculados: 132.401

Ciências Contábeis forma profissionais com a capacidade de planejar e gerenciar contabilmente empresas e pessoas físicas, controlando despesas e lucros. Algumas atividades são exclusivas desse profissional: a auditoria e as perícias contábeis.

4. Recursos Humanos

Matriculados: 98.838

Recursos Humanos proporciona a habilidade de lidar com as questões que envolvem os trabalhadores das empresas. Ele consegue gerir as atividades da área de RH, como contratações, transferências de funcionários, demissões, cálculo de salário e férias.

5. Serviço social

Matriculados: 86.447

Serviço Social abrange uma estrutura de conhecimentos teóricos, metodológicos e éticos que fundamentam a busca pela defesa e ampliação dos direitos sociais. Quem trabalha com Serviço Social irá se relacionar com os níveis federais, estaduais e municipais, em políticas de habitação, educação, justiça, segurança pública, política agrária e meio ambiente.

E você? Qual curso procura na modalidade a distância? Conta para a gente nos comentários!

6 dicas para melhorar a produtividade de seus colaboradores
Afiliados: tudo o que você precisa fazer pra ganhar dinheiro na internet

Comentários (1)


  1. Mayra
    22/08/2020 às 19:06

    eu quero fazer curso de beleza

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.