TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Transmissão ao vivo: tudo o que você precisa saber


Transmissão ao vivo: tudo o que você precisa saber

Na plataforma do Edools, é possível utilizar qualquer solução de transmissão ao vivo que permita realizar o embed do player de transmissão com um iframe (um código HTML que faz com que uma determinada página seja aberta dentro de outra).

Você poderá inserir em seus cursos, aulas ao vivo transmitidas por qualquer sistema de transmissão ao vivo, webinar ou live streaming que forneça a possibilidade de integração do tipo “embed”.

Para quem organiza o curso, esse recurso pode significar mais participação do público em geral e um maior alcance de todo o seu conteúdo.

Os vídeos online estão se tornando o futuro da comunicação a cada dia que passa, e com isso, as tecnologias de transmissão ao vivo têm proporcionado o aumento da interatividade entre o produtor e consumidor do material.

O conteúdo em vídeo possui um papel importante em comunicação, já que permite a transmissão de mensagens multimídia com elementos visuais e sonoros, facilitando a compreensão das mensagens e reduzindo a possibilidade de ruídos na comunicação.

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

“Enquanto não existir o teletransporte, transmissões ao vivo serão a maneira mais eficiente e completa de comunicação em tempo real. É a maneira mais próxima de estar junto à distância”, segundo o Netshow.me, uma plataforma de transmissão ao vivo que possibilita diversas possibilidades de personalização.

Além de gerar maior acessibilidade, visto que um vídeo online pode ser assistido de qualquer lugar do mundo que tenha acesso à Internet, a transmissão ao vivo gera mais engajamento positivo do público diretamente com o seu negócio EAD.

Mas você ainda não sabe quais os benefícios de investir na transmissão ao vivo da sua aula. Então é hora de entender o porquê essa estratégia pode ser realmente poderosa para vender ainda mais cursos online!

Aumento do alcance da audiência

Através da Internet o alcance de sua transmissão ao vivo pode ser até triplicada se comparada à aulas presenciais, em que o número de pessoas geralmente tem de ser limitado devido à falta de espaços.

O alcance de sua audiência pode ser entendido não só em números como em dados geográficos, pois uma transmissão ao vivo pode derrubar barreiras geográficas por conseguir levar a transmissão ao vivo a qualquer lugar conectado.

Com isso, você consegue impactar ainda mais pessoas que possam ser atraídas a se tornarem possíveis alunos de sua escola. Realizar uma transmissão ao vivo é também uma excelente oportunidade de expandir a sua atividade comercial no mercado EAD no Brasil e também no mundo.

A simultaneidade de espectadores de um conteúdo ao vivo é um leque de oportunidades não só para capturar informações da audiência, mas para coletar feedbacks e se aproximar de sua comunidade de espectadores. Por isso, o universo da transmissão ao vivo tem muito o que ser explorado!

Menos gastos

Caso você já possua os devidos equipamentos necessários para produzir um bom vídeo como câmera, microfone, etc, para ser transmitido ao vivo, os gastos que você terá com uma transmissão ao vivo serão muito baixos ou até mesmo inexistentes, visto que a solução a qual você optar para transmitir o conteúdo de seu EAD irá definir o seu único gasto se essa escolha for paga.

Se você acredita que o conteúdo que você quer transmitir necessita apenas de um hangout simples, que não exija muitas ferramentas extras, você pode optar por opções totalmente gratuitas como o YouTube.

E para integrar a sua transmissão ao vivo na plataforma Edools é muito simples, basta inserir o código iframe que será gerado através da solução desejada e inserir em “live stream” e sua aula já estará sendo transmitida.

É padrão que uma solução de transmissão ao vivo gere este código para que você possa “embedar” o player em outras páginas, nesse caso, no Edools.

As opções pagas geralmente são escolhidas para conteúdos que exijam mais profissionalismo e funcionalidades em si.

Dica: independente da opção que você optar, é muito importante que você avise com uma certa antecedência aos seus alunos que você irá realizar uma transmissão ao vivo, para que eles possam se programar de acordo com a data definida e você consiga alcançar ainda mais pessoas.

Passa credibilidade

Na maioria das vezes, uma transmissão ao vivo não segue um roteiro definido para que seja uma coisa mais “natural” e prenda ainda mais a atenção da audiência. Afinal, ninguém quer ficar parado na frente de um computador, tablet ou celular escutando algo que poderia ser simplesmente lido em outro momento, certo?

E para fazer isso de maneira que não soe amador, o emissor da mensagem deve estar apto para transmitir de forma espontânea tudo o que irá ser dito sem estar “decorado”. Para tal, é preciso ter certa credibilidade para conseguir captar a atenção desejada. Essa é uma excelente oportunidade para passar a transparência que o seu negócio EAD possui como um todo.

Você já conseguiu ver o quanto uma transmissão ao vivo pode trazer diversos benefícios para o seu EAD, certo?

Provavelmente, você deve estar se perguntando agora quais os cuidados deve tomar agora que escolheu em seguir adiante com essa solução. Pensando nisso, vamos listar algumas dicas para que você obtenha ainda mais sucesso em seu curso online com sua transmissão ao vivo.

Dê continuidade à sua transmissão ao vivo

Uma boa maneira de engajar o público de uma transmissão ao vivo é aumentar a durabilidade da mesma, não em horas, mas sim em quantidade.

Por exemplo, você pode dividir um curso em 10 capítulos e transmiti-los em horários e dias semelhantes e conseguir dar mais tempo para que novos usuários fiquem sabendo e também consigam acompanhar o conteúdo. Isso contribui para aumentar o número de usuários e possivelmente o alcance da sua mensagem

Vamos lá, pense em um telejornal: tem horários e dias definidos, o que faz com que o público se organize para conseguir acompanhar quando começar a transmissão ao vivo do mesmo.

Mantenha os espectadores engajados

Tente tornar a experiência de consumo do conteúdo mais atrativa para os usuários participarem, sempre que possível e de diferente maneiras. Isso com certeza irá mantê-los muito mais engajados com a sua transmissão ao vivo.

Alguns exemplos são o uso das redes sociais como criar as famosas “hashtags” no Twitter ou publicações no Facebook, estimulando a interação de seus seguidores para responder dúvidas, trocar mensagens ou curiosidades. De quebra você acaba divulgando ainda mais a transmissão ao vivo das aulas de seu EAD.

Esteja devidamente preparado

Como em qualquer situação cotidiana, é fundamental ter um devido planejamento para que não ocorram eventualidades desagradáveis no futuro. E em uma transmissão ao vivo, isso não é nada diferente. Primeiramente, você deve testar todos os equipamentos que irão ser utilizados como câmera, iluminação, som e conferir a estabilidade de sua Internet também é outro fator muito importante, pois uma  Internet adequada é uma peça fundamental para qualquer transmissão ao vivo de qualidade.

Tenha certeza de que a plataforma de streaming em que você optou é confiável e a mesma não irá lhe deixar na mão em questões técnicas.

Pensando em ajudá-lo, nós recomendamos algumas soluções de transmissão ao vivo (gratuitas e pagas) para que você possa optar em utilizar no seu curso online:

Google Hangout (Hangout On Air)https://hangouts.google.com

Cisco Webexhttp://www.webex.com.br

YouTubehttps://www.youtube.com/

Netshowmehttps://netshow.me/  

Conclusão

A transmissão ao vivo irá mudar radicalmente a forma como as pessoas se comunicam ao redor do mundo e diminuir gradativamente as barreiras geográficas.

Segundo uma pesquisa realizada pela empresa Cisco, mais de 80% do tráfego de dados da Internet irá ser gerado pelos vídeos online até o ano de 2019. E é claro que você não irá deixar passar essa  tendência batida né?!

Os consumidores de hoje em dia estão buscando cada vez mais interagir com as empresas que fornecem os produtos ou serviços os quais eles possuem o costume de adquirir.

E ao contrário do que muitos pensam, uma transmissão ao vivo pode ser muito econômica e eficiente.

Então, se você quiser conhecer melhor como uma transmissão ao vivo funciona, faça um teste grátis de até 15 dias na plataforma do Edools e veja como pode ser extremamente benéfico implementar um iframe em seu EAD.

Teste gratuitamente o Edools por 15 dias.

E você, já utiliza a transmissão ao vivo em seu EAD? Conte para nós a sua experiência. Lembre-se, se houver alguma dúvida ou sugestão sobre o assunto, entre em contato conosco ou deixe um comentário ao final desta página que responderemos o quanto antes.

Até a próxima!

Não tenha medo de se expor!
Como calcular a duração de um curso EAD

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Rafaela Espíndola

Graduanda em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Faz parte do time de Marketing e Comunicação do Edools. É apaixonada por criação e inovação. Não consegue esconder que é canceriana dos pés à cabeça.
Ver todos os posts de Rafaela Espíndola

Deixe uma resposta