TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Vantagens entre o e-learning e educação presencial


Vantagens entre o e-learning e educação presencial

Ao comparar o e-learning e educação presencial, pode se constatar que ambos apresentam vantagens e desvantagens. Um dos aspectos que os diferem é a forma de transmissão dos conhecimento.

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

No ensino presencial o conhecimento transmite-se unidimensionalmente, via professor, assumindo este um papel fundamental no processo de ensino/aprendizagem.  Enquanto no e-learning, os alunos podem aprender descobrindo, tendo um papel principal na construção do conhecimento.

O e-learning proporciona fácil acesso ao conhecimento, ultrapassa barreiras e compartilha assuntos. Porém, há  ainda quem prefira a educação presencial por acreditar em aulas de melhor qualidade.

As instituições de educação presencial pecam ao destacar em sala de aula a teoria, muitas vezes deixando de lado a prática e não preparando o aluno para o mercado de trabalho que irá enfrentar.

Já um curso via e-learning, faz com que o estudante ganhe maturidade para solucionar os próprios problemas, deixando-o muito mais apto para o mundo corporativo.

A educação a distância no Brasil (EAD) tem crescido cada vez mais nos últimos tempos, segundo dados do mercado EAD, mais de mil cursos regulamentados e oferecidos por 48% das instituições já adotaram o método.

Para ajudar quem ainda não conseguiu captar os pontos fortes encontrados no e-learning, veremos alguns itens que podem ser vistos como vantagem entre o e-learning e educação presencial.

Alcance

O e-learning alcança um público muito maior e mais variado que a educação presencial.

Promove a redução de barreiras de acesso de diferentes níveis de estudo, assim como amplia a oferta de cursos. Oferece oportunidade de formação adaptada às exigências atuais, principalmente para pessoas que não tiveram acesso à escolas tradicionais ou que não teriam como voltar a continuar a estudar sem esta modalidade.

O alcance do e-learning pode levar oportunidades a regiões onde a oferta de educação presencial é precária ou até inexistente. Pequenas cidades do interior, por exemplo podem ter um polo de uma universidade a distância beneficiando assim toda a população local.

O e-learning pode ser considerado uma ferramenta de inclusão social, pois dá oportunidades também à portadores de deficiências físicas, por exemplo, que não podem sair de suas casas facilmente para ir até uma instituição de ensino.

Atualização constante de conteúdo

Existe uma grande vantagem entre o e-learning e educação presencial que é a possibilidade de ter uma rápida e constante atualização do conteúdo. Se comparado ao conteúdo inserido em livros, além de não possuírem atualizações, tornam-se rapidamente ultrapassados.

Esta modalidade permite também que o mesmo curso possa ser dirigido a diferentes tipos de colaboradores e a diferentes momentos de formação. Esses mesmos conteúdos também podem ser reavaliados e atualizados no futuro com relativa facilidade.

Flexibilidade

O e-learning atende pessoas com pouca disponibilidade de horários e otimiza o tempo livre. O tempo nos dias de hoje é um fator primordial no atual mundo globalizado, caracterizado pelo excessivo acúmulo de atribuições e ao intenso tráfego nos grandes centros urbanos.

A modalidade promove uma combinação eficaz de estudo e trabalho. Permite a permanência do aluno em seu ambiente profissional, cultural e familiar, oferecendo formação fora do contexto da educação presencial tradicional.

No e-learning a gestão de tempo pode ser adaptada às necessidades de quem frequenta a formação. Assim como algumas empresas que possuem horários de funcionamento não correspondentes ao horários mais comuns, o e-learning poderá ser uma excelente escolha.

Economia

Em relação à educação presencial, o preço das mensalidades de cursos via e-learning é um grande atrativo, pois é bem abaixo dos valores praticados nos cursos presenciais.

Esta diferença se justifica pois a infraestrutura necessária de um curso presencial é relativamente maior do que o virtual.

No e-learning há uma menor necessidade de contratação de novos colaboradores e não há necessidade de serem pagas despesas de deslocação nem de dispensar os colaboradores do seu local de trabalho durante o horário laboral.

Interação

As ferramentas utilizadas em e-learning proporcionam a troca de informação e de experiências entre os colaboradores de uma dada organização, por exemplo.

Essa troca pode ser efetuada através de sessões de conversa, de fóruns de discussão ou de mensagens de email, permitindo gerar maior conhecimento sobre as matérias em questão.

Eficácia entre o e-learning e educação presencial

O e-learning propõe que o aluno a construção do processo de aprendizagem, trabalha o aluno no sentido de torná-lo ativo no desenvolvimento de iniciativa, atitudes, interesses, valores e hábitos educativos.

Oferece também uma formação prática que se relaciona à experiência do aluno e, principalmente, à atividade profissional que deseja melhorar. É para isso que são utilizados recursos de multimídia para garantir uma aprendizagem dinâmica e inovadora.

Antes de prosseguir, deve ser dito que por mais que as vantagens entre o e-learning e educação presencial para um indivíduo e/ou instituição sejam maiores, ele  nunca eliminará completamente os professores ou a educação presencial.

O importante é perceber se para os seus colaboradores as vantagens do e-learning superam as limitações da educação presencial.

Através de uma plataforma LMS (Learning Management System), os colaboradores podem ter acesso um portal interno e/ou externo que disponibiliza cursos e permite o compartilhamento de conteúdos.

O Edools oferece hoje a melhor e mais completa plataforma LMS do mercado, onde é possível ter uma personalização completa de todo o seu e-learning.

Conheça melhor como funciona uma plataforma LMS e tenha mais informações sobre como implementar o seu portal EAD testando o Edools gratuitamente por 15 dias clicando no  link abaixo:

Teste gratuitamente o Edools por 15 dias.


Se tiver alguma dúvida ou comentário a fazer sobre as vantagens entre o e-learning e educação presencial o sobre artigo, entre em contato conosco ou compartilhe sua opinião através de um comentário.

Por que o uso do assessment é uma tendência de RH?
7 dicas para engajar e motivar um aluno EAD

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Rafaela Espíndola

Graduanda em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Faz parte do time de Marketing e Comunicação do Edools. É apaixonada por criação e inovação. Não consegue esconder que é canceriana dos pés à cabeça.
Ver todos os posts de Rafaela Espíndola

Deixe uma resposta