Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

Relacionamento interpessoal: formas de desenvolver no trabalho

Saber se relacionar faz parte da vida do ser humano. Entretanto sabemos como pode ser complicado. Por isso, se relacionar bem, principalmente no mundo corporativo, pode ser um diferencial. Acompanhe nesse artigo algumas dicas de como desenvolver um bom relacionamento interpessoal no trabalho.

relacionamento-interpessoal

Já dizia Walt Disney: “você pode sonhar, criar, desenhar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo. Mas é necessário ter pessoas para transformar seus sonhos em realidade”.

Hoje, pessoas se tornaram mais do que meros funcionários no mundo corporativo. Elas são as principais peças de uma engrenagem no crescimento das empresas.

São as pessoas que transforam sonhos, missões empresariais e valores de uma empresa em realidade.

Há muito sabemos como o capital humano é valorizado no ambiente corporativo. A partir do momento que uma empresa reconhece a importância de cada funcionário para o seu sucesso, ela precisa se preocupar com o relacionamento interpessoal entre os membros da equipe.

Comunicar faz parte do nosso dia-a-dia. É quase como um instinto natural. Por isso, deve ser bem entendido, estudado e melhorado pelas áreas de recursos humanos de cada empresa.

Nesse artigo, você irá encontrar os seguintes tópicos:

Vamos entender o que é o relacionamento interpessoal e o que ele significa. Mas, acima de tudo, a importância dele no ambiente corporativo.

Boa leitura!

O que é o relacionamento interpessoal?

Na prática, o relacionamento interpessoal é a interação entre duas ou mais pessoas. Mais do que isso, ele faz parte do dia a dia de todos os seres humanos. E, nada mais é, resumidamente, do que a forma como nos relacionamos com as pessoas a nossa volta, sejam elas família, amigos e colegas.

Porém, o nosso principal objetivo nesse artigo é dar enfoque na forma em como nos relacionamos com as pessoas no nosso ambiente de trabalho.

Sabendo e observando os níveis de relações que existem por aí, podemos afirmar que existem inúmeras formas de se relacionar com as pessoas.

Então, é importante saber identificá-las e agir de acordo com o que cada uma delas espera de nós. Dessa forma, você mantém sempre um bom relacionamento interpessoal, independente do ambiente em que estiver inserido.

A importância dos relacionamentos interpessoais

Constantemente estamos interagindo com outras pessoas. Em casa, no bairro aonde vivemos, em uma roda de amigos, até mesmo pelo celular em mensagens de texto e, no nosso caso, no ambiente de trabalho.

Entretanto, é preciso entender que a maneira como nos relacionamos com as pessoas é automática. Como assim? É simple! Nós aprendemos a nos comportar e a nos expressar de uma determinada maneira, como uma característica única nossa, ou seja, uma característica baseada em quem somos e o que aprendemos com essas relações e interações ao longo da vida, para que assim, saibamos como nos relacionar com os outros. Isto é, cada um de nós tem uma forma de se relacionar única e própria.

Além disso, se relacionar é saber falar, mas também ouvir. Afinal, cada um é diferente e possui uma criação, um ideal e uma formação distinta da sua.

Pessoas são complexas, com seus sentimentos, emoções e questões que as influenciam de alguma forma.

Cada um com sua peculiaridade precisa aprender a viver em sociedade e se relacionando com os outros. Seja para comprar pão na padaria de manhã, escolher o lugar para sair com os amigos ou até debater sobre política em uma mesa de bar.

Agora que pensamos as relações interpessoais no nosso dia a dia, vamos falar sobre o relacionamento interpessoal no trabalho e a sua importância para um ambiente corporativo saudável e harmonioso.

O relacionamento interpessoal no trabalho

No mundo corporativo, o relacionamento interpessoal vai muito além de saber se relacionar com as pessoas. Na sua empresa, ele está relacionado com a maneira como você trabalha quando esta em alguma situação de desconforto.

Como você lida para sair de uma crise, desvia de um obstáculo e supera desafios lidando com pessoas muito diferentes de você.

Você não pode escolher seus colegas, seus chefes, as pessoas com que convive diariamente, diferente do que acontece fora das paredes de um escritório. Por isso, você precisa lidar diariamente com pessoas e é importante ter jogo de cintura.

Saber se relacionar no ambiente corporativo é quase que uma questão de sobrevivência. Se os funcionários de uma empresa, ou mesmo de uma equipe, não souberem se relacionar ou conviver em harmonia, o clima organizacional daquela empresa pode ser fortemente afetado.

Seu ambiente de trabalho se torna um local exaustivo onde você não se sente motivado, está sempre sem foco, levando a sua produtividade lá pra baixo. Além disso, um clima tenso pode causar conflitos e disputas nada profissionais.

Também é importante entender que, dentro de uma empresa, existem diversos níveis de relações interpessoais, ou seja, cada uma tem suas peculiaridades, desafios e níveis de interação.

Existe desde a relação entre duas pessoas de departamentos completamente diferentes, como a equipe de marketing e a área de manutenção, passando por um nível mais intermediário, como por exemplo, o departamento de marketing com o de vendas.

A relação entre os funcionários chega até níveis mais avançados, como aquela entre gestores e suas equipes, contato direto e diário para resolver questões de seus departamentos.

Saber se relacionar no ambiente de trabalho é fundamental. Mas antes disso, é importante se conhecer, saber como você lida com seus sentimentos e de que maneira isso pode refletir na pessoa que você é no trabalho.

Se você estiver passando por problemas em casa e não souber separar o ambiente pessoal com o profissional, isso pode causar atritos desnecessários, até mesmo com questões bem pequenas. Respeitar a si mesmo e aos outros é o primeiro passo para um ambiente saudável.

Devemos lembrar sempre que as relações interpessoais são essenciais para o desenvolvimento profissional de cada funcionário.

Levando isso em conta, muitas empresas procuram investir em treinamentos corporativos, cursos de línguas e até palestras para que os funcionários possam se conhecer melhor e se relacionar de forma harmônica.

Como aprimorar o relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho?

As melhores relações interpessoais em um ambiente corporativo são aquelas que as pessoas se comunicam com paciência e sem mensagens truncadas.

Ainda que haja qualquer tipo de discussão ou desentendimento, o mundo ideal é que todos saibam lidar com a situação de forma sensata e coerente.

Acompanhe abaixo algumas dicas que podem ajudar a desenvolver importantes competências das relações interpessoais em sua empresa.

Tenha autoconhecimento

Como já dissemos anteriormente, devemos entender nossas emoções para que possamos nos relacionar. Descubra sua forma de trabalhar, o que deixa você irritado, o que acalma e a melhor maneira de lidar com os seus sentimentos.

A partir do momento que você entende essas questões interiores, trabalhar em equipe pode ficar muito mais fácil e simples.

Se você tem dificuldades nesse quesito e muitas vezes sente que está descontrolado, sobrecarregado ou exagerando nas suas relações de trabalho, não sinta vergonha, procure ajuda e melhore seu método de trabalho. Afinal, melhorando sua forma de agir na empresa, você ajuda a todos da sua equipe a se tornarem melhores e mais pacientes na hora de uma resolução de conflito.

Crie um ambiente sem julgamentos

Como já dissemos, uma empresa é um ambiente aonde podemos encontrar pessoas muito diferentes umas das outras.

Seres humanos são complexos, cada um tem sua personalidade, seu jeito de lidar com situações de pressão, de resolução de conflitos, uma forma de trabalhar.  Cada um teve uma educação diferente, um crescimento, uma condição de vida e uma formação.

Sabendo como cada pessoa é diferente da outra, para um ambiente com relações saudáveis e harmoniosos, é importante não julgar o outro.  Não se achar melhor do que ninguém, apenas porque teve oportunidade melhores, ou não se sentir abaixo dos outros por não ter tido tantas oportunidades.

Cada pessoa é uma pessoa e o mais importante é saber respeitar o tempo e a maneira de cada um.

Saiba ouvir

Já dissemos como as pessoas são diferentes, então, leve isso em consideração na hora de ouvir a opinião, ideia ou argumento de alguém.

Mesmo que nada faça você mudar seu ponto de vista, saber ouvir o outro é importante para você considerar outras formas de enxergar as situações.

E o mais importante; escute de verdade, esteja presente, preste atenção no que o outro tem a dizer. Não seja complacente e diga apenas sim para tudo. A conversa é a base de um relacionamento interpessoal duradouro e de confiança

Seja gentil

Desde um bom dia ao porteiro do prédio, passando pelo recepcionista da sua empresa, até cada funcionário que você encontra quando chega.  Também comece um e-mail de maneira cordial, atenda ao telefone com paciência. Diga obrigado, segure a porta do elevador, seja solicito, converse olhando nos olhos.

Ações que muitas vezes achamos corriqueiras e matinais, podem mudar o dia de alguém e fazer com que sejamos vistos de maneira mais simpática e educada.

Tenha ética

Nada como um pouco de ética para relações produtivas e transparentes no seu ambiente de trabalho. O respeito ao outro é fundamental. Um ser humano ético, não prejudica o outro. E isso, no ambiente de trabalho, é muito importante.

Um funcionário que respeita o trabalho do outro, não o diminui na frente dos superiores, não sabota ou ignora o trabalho do seu colega é uma questão de consciência coletiva.

Ser ético tem a ver com caráter. Um profissional sem ética, mal intencionado, pode criar situações desagradáveis como conflitos, acusações e provocações.

A ética não é um valor aprendido no trabalho, ela é um reflexo dos valores aprendidos e praticados na vida externa de cada um.

Crie ambientes prazerosos

Conheça seus colegas de trabalho dentro e fora do ambiente da empresa.

Dentro da empresa, procure conversar com o RH sobre possíveis cursos, palestras e momentos de interação entre os funcionários. Dinâmicas de grupo, pesquisas e reuniões de resultados e ideias podem ser bons momentos para conhecer melhor o seu colega.

Outra boa ideia são os treinamentos corporativos. Com eles, os funcionários podem ter momentos de aprendizado coletivo sem a necessidade de sair do escritório. Afinal, com o tempo corrido e o dia a dia atarefado, estar em outros lugares pode complicar.

Fora do escritório também existe vida e relacionamentos. Crie ambientes em que os funcionários possam se conhecer e entender melhor a vida um do outro, como happy hour, festas de aniversário e almoços em equipe, por exemplo.

Um ambiente aonde você simpatiza com seus colegas de trabalho se tornará sempre muito mais agradável de trabalhar e se relacionar.

O relacionamento interpessoal é umas das principais bases para um ambiente agradável na sua empresa. Saiba lidar com os outros, respeite opiniões, escute o que os outros têm a dizer e se comunique também.

Se relacionar faz parte da vida do ser humano, então vamos nos relacionar de forma agradável para tornar o dia a dia cada vez mais harmonioso.

Esperamos ter ajudado você e sua empresa.

Se quiser mais dicas sobre relações interpessoais, que tal acessar o nosso portal e descobrir nossos cursos?

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Até a próxima!

Testes psicológicos: exemplos e sua importância para as organizações
Como potencializar o trabalho em equipe na sua empresa?

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.