Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

Como potencializar o trabalho em equipe na sua empresa?

Trabalhar em equipe é muito importante para atingir resultados positivos na sua empresa. Nesse artigo acompanhe dicas valiosas para potencializar o trabalho em equipe no seu ambiente de trabalho.

trabalho-em-equipe

Ayrton Senna, brasileiro tricampeão mundial da fórmula 1, já dizia: “Eu sou parte de uma equipe. Então, quando venço, não sou eu apenas quem vence. De certa forma termino o trabalho de um grupo enorme de pessoas!”.

Entender o trabalho em equipe não é algo novo e exclusivo ao mercado de trabalho. Desde a escola aprendemos a importância de trabalhar em grupo. Nos trabalhos manuais, nos projetos com outros alunos e até mesmo nos trabalhos para eventos como feiras de ciência e concursos.

Pessoas diferentes, com formas de trabalhar distintas que precisam se unir para atingir o resultado final: apresentar um bom trabalho. Ter o outro ao nosso lado mostra que, muitas vezes, temos que dividir para somar.

Mas o ser humano pode ter pensamentos egoístas e pensar em si antes de pensar no grupo. E aí mora um dos principais problemas no ambiente de trabalho.

Nesse artigo, abordaremos os seguintes tópicos:

Vamos apresentar algumas dicas para que você possa implementar uma política de trabalho em equipe na sua empresa e assim, como consequência direta, melhorar o trabalho de todos.

Boa leitura!

Qual a importância do trabalho em equipe?

Trabalhar em equipe é saber que cada um tem um papel importante no time para que no final o resultado seja o melhor possível para a empresa. Como uma grande maquina que precisa que cada engrenagem funcione de acordo com a outra.

Um bom exemplo para entender a importância do trabalho em equipe é falar de um time, seja ele do esporte que for.

Cada atleta tem uma função e eles precisam trabalhar juntos para atingir o objetivo principal: vencer. E um time não é composto apenas de atletas. A equipe técnica, os médicos, os preparadores físicos, as famílias, os dirigentes do clube; todos são partes do mesmo time.

Em uma empresa não é diferente. Cada funcionário tem a sua especialidade e, dessa forma, todos juntos atingem o mesmo objetivo: o crescimento e o sucesso da empresa.

Além de cada especialidade, os funcionários têm pontos de vista e formas de trabalhar diferentes, e são essas diferenças que podem ser fundamentais para a resolução de problemas específicos. Ou seja, o que pode parecer uma opinião estranha ou incomum, junto com outras ideias e pontos de vistas pode ajudar a equipe a enxergar diferentes ângulos um mesmo problema.

O que dificulta o trabalho em equipe?

Como tudo, o trabalho em equipe também possui suas dificuldades. Mas estabelecer uma boa comunicação, acompanhar os prazos de entrega, criar um ambiente saudável e nutrir um bom relacionamento interpessoal, são algumas das vantagens para um trabalho em equipe eficaz em qualquer local e empresa.

Para entender melhor esse cenário, podemos seguir com o exemplo do time para ilustrar como todos precisam estar sincronizados em uma equipe para que haja um resultado positivo.

No futebol, por exemplo, não adianta marcar gols se também vai ter a mesma quantidade de gols do adversário. É preciso que os atacantes e a defesa trabalhem juntos.

O espírito de equipe é colocar o objetivo final do time, que é vencer, acima dos objetivos individuais, seja o de fazer gol ou de defender.

A partir desse exemplo do futebol, acompanhe abaixo algumas atitudes que dificultam um trabalho coletivo eficiente em um ambiente corporativo.

Individualismo

O individualismo humano se sobressai em algumas situações e não é diferente no ambiente corporativo.

Existem os funcionário que querem fazer o seu trabalho, ganhar o seu salário e pronto. E, para eles, quando o assunto é promoção e aumento de salário é cada um por si. Mas esse pensamento pode ser um passo atrás para o tão sonhado reconhecimento.

Quando entendemos que é o trabalho em equipe, e não um funcionário sozinho que faz a empresa crescer, percebemos que é através do coletivo que podemos colher os frutos individuais. Às vezes, o nosso trabalho não está dando bons resultados, pois não estamos ouvindo outras opiniões ou nos deixando ser ajudados.

Ser flexível

Entender que o ambiente corporativo em que se está inserido é formado por pessoas diferentes, com pontos de vista diferentes, vidas, rotinas, formação e histórias distintas é entender que ninguém pensa igual e o importante é respeitar o outro.

Ser flexível é perceber que o respeito é fundamental para um ambiente saudável em equipe. É compreender que de nada adianta ser teimoso em relação aos outros e seus ideais.

Unir as diferenças e conversar sobre pontos de vista distintos ampliam ideias, evitam conflitos e, tornam o ambiente e o trabalho, mais agradáveis.

Falta de comunicação

Uma equipe que não se comunica, não desenvolve um bom trabalho. Comunicação truncada, não tirar dúvidas, não dividir informações são alguns dos fatores que prejudicam a comunicação e afetam o coletivo.

É preciso entender que em um trabalho em equipe é preciso dividir, trocar ideias, dúvidas e ser aberto a críticas.

Desvalorização do trabalho alheio

O trabalho em equipe é sobre o espírito de coletividade. Não dá para ser cada um por si e nenhum por todos. Se um projeto depende da equipe para dar certo, não podemos omitir informações e diminuir a capacidade do outro por se achar melhor que ele.

Além disso, desvalorizar o trabalho de um colega pode gerar brigas e atritos desnecessários no ambiente corporativo, além de nenhuma evolução para a equipe.

Falta de comprometimento

Um funcionário que não se compromete, ao longo do tempo, se torna dispensável para a organização. De que adianta manter uma pessoa que não está motivada a trabalhar para elevar o nível da empresa?

E mais: quem não se compromete também acaba se privando de desenvolver conhecimentos em áreas diferentes. Áreas essas que podem se tornar essenciais para o sucesso dentro do ambiente corporativo.

Um funcionário sem comprometimento faz com que a equipe seja prejudicada, pois não agrega valor novo àquela função.

Como potencializar o trabalho em equipe?

No tópico anterior, vimos os principais pontos que podem prejudicar o trabalho em equipe dentro de um ambiente corporativo. Agora vamos entender como investir no sentimento de equipe e na melhoria do currículo dos seus funcionários é importante para o desenvolvimento total da sua empresa.

Como já mencionamos anteriormente, trabalhar em equipe é essencial para a solução de conflitos de forma positiva.

Diversos pontos de vistas são necessários para resolver um problema. Dessa forma, a empresa possui um “leque” de opções muito mais interessante.

Vamos pontuar algumas dicas interessantes para você potencializar o trabalho em equipe na sua empresa. Confira!

Boa comunicação

Uma boa comunicação é importante em qualquer aspecto e no ambiente de trabalho não seria diferente.

Vamos usar um exemplo prático? Seus amigos vão organizar um churrasco e resolvem fazer um grupo no WhatsApp colocando o que cada um vai levar.

Entretanto, você resolveu ignorar e levar o que quisesse e, por conta disso, faltou o carvão para o churrasco. Ele seria responsabilidade sua, já que você não se pronunciou na hora da divisão. Porém, devido ao seu desinteresse em se comunicar com o grupo, todos ficaram sem um dos principais “ingredientes” do churrasco.

Da mesma forma funciona uma empresa. Se cada um precisa fazer uma parte do trabalho e não presta atenção na divisão de tarefas, assumindo um trabalho que não era seu, de nada adiantou se comunicar. Então, esteja sempre atento aos e-mails, às reuniões e aos comunicados da sua empresa.

Bom líder e investimento na educação

Contudo, além da atenção de cada funcionário, também é necessário um líder que saiba delegar e dividir as tarefas, que invista em reuniões de acompanhamento para saber como está o projeto de cada funcionário da equipe.

Além disso, fazer reuniões de feedbacks semanalmente, ou mensalmente, é essencial para que a sua equipe saiba o que está bom e o que precisa melhorar.

E, principalmente, um líder precisa saber os seus limites para não prejudicar o desenvolvimento da equipe. Aceitar trabalhos com prazos que não poderá cumprir, atrapalha o desenvolvimento da equipe a confiança de todos.

Outro bom ponto para destacarmos quando o assunto é trabalho em equipe é investir em projetos que aproximem a todos e façam com que se sintam reconhecidos. Os treinamentos coorporativos são um bom exemplo.

Com as aulas em vídeo, você reúne seus funcionários, investe em cada potencial e cria um vínculo importante entre eles e a empresa.

Proatividade e motivação

Ser proativo é saber antecipar certos problemas antes que aconteçam e, se acontecerem, saber como lidar com eles da melhor maneira possível.

A proatividade está muito relaciona à produtividade em qualquer ambiente, mas principalmente no mundo corporativo. Ser proativo é não esperar que a resolução dos problemas “caia do céu”. Por exemplo: se alguma planilha precisa de atualização e ninguém faz, porque você não faz? Vá atrás de soluções!

Para uma empresa funcionar bem, é importante que todos os funcionários sejam proativos e isso pode ser identificado desde o processo seletivo. Um bom líder, que incentiva e estimula essa proatividade, também ajuda os funcionários e procurarem por soluções para problemas que aparentemente são impossíveis.

Essa motivação pode vir acompanhada de reconhecimento que fará com que eles saibam a importância de serem proativos. Pode ser uma promoção salarial, prêmios ou até mesmo um dia de folga no aniversário ou um presente em alguma data especial. Invista em seus funcionários e, assim, eleve o nível da sua empresa.

Respeito ao outro

O mundo é composto por pessoas, culturas e religiões diferentes. Não somos iguais e nunca seremos, mesmo que criados em um mesmo ambiente. Por isso, saber respeitar o outro é fundamental para um ambiente saudável.

Podemos dizer que uma empresa é como uma cidade. Lá existem todos os tipos de pessoas, que moram em lugares diferentes, que praticam religiões diferentes, que tiveram uma criação diferente da sua.

No nosso ambiente de trabalho, convivemos com as mesmas pessoas todos os dias, então precisamos aprender a respeitar cada uma delas para um ambiente saudável e proveitoso.

A mesma ideia se repete principalmente dentro da sua equipe, seja ela do setor financeiro, marketing, recursos humanos ou qualquer outra.

É importante entender que não precisamos concordar em tudo, mas precisamos respeitar a opinião do outro sem diminuir ou denegrir de alguma maneira. Pessoas são diferentes e têm pontos de vista diferentes. E assim formamos uma equipe rica em conhecimento.

Formar uma equipe unida

Fundamental para um bom trabalho conjunto é uma equipe unida, que converse e troque ideias também fora do ambiente corporativo.

Entenda e respeite mais as diferenças de cada um. Você pode fazer isso incentivando happy hours, almoços fora do escritório e encontros. Dessa maneira, você fará com que cada um conheça o outro melhor.


Com esse artigo pudemos entender como um bom trabalho em equipe pode fazer toda a diferença no ambiente profissional E, com isso, gerar mais resultados positivos, agregando valores e aumentando a autoconfiança dos seus funcionários.

Esperamos ter ajudado!

E para mais dicas sobre trabalho em equipe, outros assuntos relacionados a gestão de pessoas e treinamentos corporativos, assine nossa Newsletter:

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Até a próxima!

Relacionamento interpessoal: formas de desenvolver no trabalho
Gestão de pessoas: dicas práticas para melhorar resultados

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.