Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

Descubra como uma sólida rede de contatos pode fortalecer seu negócio

Um relatório feito pela Nielsen — empresa global que mede dados de mídia —, em 2012, indicou que 92% das pessoas em todo o mundo confiavam mais em recomendações “boca-a-boca”, vindas de familiares e amigos, do que em qualquer outra forma de divulgação.  Esse número representava um aumento de 18 pontos percentuais em cinco anos. […]

Um relatório feito pela Nielsen — empresa global que mede dados de mídia —, em 2012, indicou que 92% das pessoas em todo o mundo confiavam mais em recomendações “boca-a-boca”, vindas de familiares e amigos, do que em qualquer outra forma de divulgação. 

Esse número representava um aumento de 18 pontos percentuais em cinco anos. Em segundo lugar, na confiabilidade, vinha a recomendação online de outros usuários, com 70%. 

Nessa época, segundo o Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação, o percentual de brasileiros com acesso à internet era de 49%. Em 2020, havia subido para 81%.

Com um crescimento tão alto e acelerado da conectividade, dispor dessas formas de propaganda, gratuitas e tão confiáveis, é uma excelente estratégia para alavancar sua carreira.

Para te ajudar a fortalecer seu networking, trouxemos dicas presentes no livro “Transformando Networking Em Negócios”, lançado em 2015. Nele, o autor Jorge Menezes destrincha as técnicas utilizadas por profissionais de sucesso para estreitarem suas relações e atraírem investidores e parceiros para suas ideias.

O autor e palestrante inglês, Nicholas Boothman, ensina que devemos ficar abertos às oportunidades, pois nunca se sabe onde a próxima conexão importante será feita. Então, aproveite a oportunidade de conferir as dicas a seguir!

 

1. Conquiste credibilidade 

De nada vale saber articular suas ideias e prestar um bom serviço se as pessoas não depositarem confiança no seu perfil profissional. Esse é o primeiro requisito para que sua rede de contatos gere negócios bem-sucedidos.

O autor Jorge Menezes afirma que, para que um contato te indique com convicção, é preciso ser visto como um especialista. Portanto, busque aprimorar não só o seu fazer, mas também seus conhecimentos sobre o trabalho.

Uma outra maneira indicada para conquistar credibilidade é através da reciprocidade. Quando a outra parte também recebe um benefício na transação, se torna mais fácil perceber que essa será uma relação vantajosa. 

É importante frisar que a construção dessa imagem credível deve acontecer em mão dupla no seu networking. O filósofo chinês Lao Tsé dizia que “aquele que não tem confiança nos outros, não lhes pode ganhar a confiança”.

 

2. Vincule-se às suas qualificações

Para extrair o máximo de uma boa rede de contatos não basta ser conhecido. O reconhecimento precisa estar atrelado a uma imagem exclusiva, algo que seja imediatamente associado à pessoa. Essa imagem deve remeter aos talentos e habilidades. 

A marca pessoal facilita ganhar um espaço na mente de potenciais clientes ou parceiros de negócio. O conceito vinculado se conecta diretamente com a credibilidade tratada na dica anterior.

Um exemplo de marca pessoal que deu certo, citado no livro, é o da invenção e popularização dos carros. No começo da era industrial, a imagem dos automóveis precisou ser atrelada, pelas montadoras, a “uma carruagem sem cavalos”. A ideia pegou tanto, que até hoje utilizamos a medida de cavalos de potência.

falar com um consultor

Ao entrar em contato com alguém novo pela primeira vez, procure demonstrar aptidões suas que de alguma forma se relacionem com o que já é da vivência daquela pessoa. Assim, sempre que aquele contato precisar de alguém com tal competência, seu nome será um dos primeiros que virão à mente. 

 

3. Veja e seja visto

Esta dica pode parecer óbvia, quando se trata de desenvolver o networking, mas se expor para o mercado de trabalho é um ponto que merece atenção. Diplomas de cursos, cases de sucesso, credenciais de valor podem ter muito mais serventia se não ficarem apenas na gaveta.

Os empregadores, compradores e possíveis parceiros precisam encontrar o perfil que procuram para um ofício, sem dificuldade. Alternativas em alta e já consolidadas nessa questão são as redes sociais. A principal rede é o LinkedIn, já que é exclusiva para negócios e conta com mais de 750 milhões de usuários.

Na busca por boas oportunidades, a visibilidade é mais fácil alcançada se soubermos quais são nossas maiores qualidades e quais características determinado nicho requer. As que estiverem na interseção, merecem ser destacadas na divulgação do perfil pessoal.

 

4. Invista, também, em outro capital

Segundo o filósofo alemão Friedrich Nietzsche, as pessoas amam o desejo, não o desejado. Isso significa que em qualquer relação, pessoal ou profissional, somos movidos a nos aproximar de alguém em função dos benefícios que esse contato pode nos proporcionar.

Por isso, para adquirir capital social, o procedimento se relaciona bastante com a primeira dica, sobre credibilidade. Um contato da sua rede pode ser fidelizado com reciprocidade. Ou seja, quando ele obtém alguma retribuição, seja monetária, emocional, ou aprendendo novas habilidades.

Isso não significa ter uma convivência rasa, apenas para obter mais oportunidades. Pelo contrário, é uma construção que leva tempo, e que deve ser motivada pelo real desejo de ajudar o outro na busca por seus objetivos.

Nesse sentido, é importante também se atentar para não ficar no prejuízo, assim como acontece com qualquer outro tipo de capital. É necessário ter expectativas realistas quanto ao que se espera como retorno de sua conexão, e saber gerenciar a energia e o tempo gastos nela.

 

A união faz a força!

Nenhum negócio vai para a frente sem um grupo que o impulsione. Da mesma forma, acontece com as carreiras individuais. Dessa forma, cerque-se de pessoas que possam te alavancar profissionalmente.

Dedique-se, também, a colaborar com outros trabalhadores e clientes, sejam de sua área ou não. Conhecimento adquirido nunca é demais, e o compartilhado, também não. 

Então, valorize seus relacionamentos e siga as dicas para aprimorá-los e obter crescimento pessoal e ocupacional!

 

Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo!

O que vender na internet para ganhar dinheiro

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.