Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

Case de Sucesso Edools: QConcursos

500 mil alunos, 2 mil cursos e 20 mil aulas: Por quê a QConcursos escolheu a Edools? Em 2007, um grupo de concurseiros que conseguiu conquistar seu cargo público decidiu se unir para descobrir o segredo da aprovação. Compartilhando suas experiências eles perceberam que se tratava de uma eficaz estratégia de estudo, a resolução de […]

500 mil alunos, 2 mil cursos e 20 mil aulas: Por quê a QConcursos escolheu a Edools?

500 mil alunos, 2 mil cursos e 20 mil aulas: Por quê a QConcursos escolheu a Edools?

Em 2007, um grupo de concurseiros que conseguiu conquistar seu cargo público decidiu se unir para descobrir o segredo da aprovação. Compartilhando suas experiências eles perceberam que se tratava de uma eficaz estratégia de estudo, a resolução de exercícios, e que a usariam para mudar vidas.

O que era a primeira e maior comunidade de concurseiros do Brasil, hoje trabalha oferecendo ao mercado tudo o que é preciso para a conquista do cargo público em um dos mais conceituados preparatórios para concursos do Brasil. Dessa forma, a QC já ajudou milhares de pessoas a conquistarem suas sonhadas aprovações.

Além de concursos públicos, a empresa atende também a candidatos para vagas em instituições militares, OAB, vestibulares e Enem, conseguindo, assim, impactar brasileiros na maior parte dos graus de instruções.

A Qconcursos é o maior banco de questões para concursos do Brasil, que tem um modelo de negócio consolidado e um cenário favorável. Poderiam parar por aí e investir apenas na melhoria da experiência de seus clientes. Entretanto, perceberam que poderiam ir além e começar a trabalhar com ensino através de cursos, já que tinham em mãos uma grande oportunidade: uma gigantesca base de estudantes.

Entenderam que esse trabalho se daria por meio de cursos onlines, viabilizados por um Software as a Service. Inicialmente buscaram uma solução francesa, mas rapidamente perceberam que a parceria não se prolongaria: colaboradores QC não conseguiam usar a plataforma, o suporte era internacional e a comunicação em francês.

Após o insucesso, estavam certos que a próxima solução seria brasileira. Enquanto conversavam com a Edools, a QConcursos fez contato com uma segunda empresa, que admitiu não garantir conseguir trabalhar com uma base tão grande quanto a deles.

Problema

A empresa já estava decidida de realizar o trabalho com ensino online, porém precisava de uma plataforma que fosse robusta suficiente para aguentar grande quantidade de dados: 500 mil alunos, 2 mil cursos e 20 mil aulas.

Uma possibilidade era desenvolver uma solução própria, afinal, possui uma qualificada equipe de desenvolvedores e tinha budget suficiente. Entretanto, a experiência de mercado dos gestores foi fundamental para a tomada de decisão: entenderam que apesar de tudo isso eles não eram especialistas em tecnologia para ensino online, e que haviam organizações que estavam fazendo isso há anos, podendo entregar uma solução mais rápida e melhor.

A plataforma precisaria possibilitar a integração com o já existente sistema da QConcursos, ter layout integralmente personalizado de acordo com identidade visual da empresa, além de ser capaz de suportar o volume de estudantes existente.

Solução

A solução escolhida para resolver estes problemas da QConcursos foi a plataforma de ensino online da Edools, que através de um projeto, conseguiu atender a todas as necessidades apresentadas pela empresa.

A plataforma nativa da Edools já atendia 90% das necessidades da QC, mas para entregar a melhor usabilidade aos seus estudantes, conseguir implementar uma metodologia que eles acreditam ser essencial para o aprendizado e reforçar a identidade da empresa, pequenas mudanças foram solicitadas e em dois meses e meio o projeto foi desenvolvido.

Além da entrega do produto, a estratégia ainda resultou em um relevante diferencial competitivo para a QC: uma evidente diferenciação entre os dois planos da empresa. Hoje um estudante pode se tornar cliente QConcursos pelos planos Avançado e Premium, e o segundo tem o direito de utilizar a plataforma de ensino sem pagar nenhuma taxa extra.

Resultado para a QConcursos

Os resultados desta parceria começaram a aparecer muito rápido. Além da ótima aceitação dos estudantes, em uma semana 223.000 alunos foram cadastrados e 5.000 matrículas foram efetuadas.

De forma sintética podemos dizer que a solução proporcionou ao QConcursos:

  • Expansão do negócio;
  • Diferencial competitivo;
  • Maior diferenciação entre seus planos;
  • Valor aos seus alunos.

Você pode acessar também o case de sucesso da QConcursos através do link: http://conteudo.edools.com/case-qconcursos

Até a próxima!

Clima Organizacional: tudo o que você precisa saber
Como descobrir se sua instituição de ensino é inovadora?

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.