O OKR criado pela Intel e popularizada pelo Google, é a sigla de objectives and key results. Definindo OKR temos um framework ou uma metodologia de gestão que promete resultados surpreendente. Além do Google, ela também é adotada por várias empresas dentro, e fora, do vale do silício como LinkedIn, Oracle, Twitter.
Um detalhe muito importante sobre OKR é a facilidade de uso. Pela sua simplicidade, empresas de qualquer tamanho podem adotar a metodologia e extrair bons resultados.
Essa ferramenta aponta para onde o profissional deve concentrar os esforços e onde não deve gastar energia e nem recursos, aumentando o foco e diminuindo desperdícios. Ela também eleva consideravelmente a produtividade, reduz o estresse no ambiente de trabalho e aumenta a auto estima da equipe que consequentemente diminui os problemas de saúde e a falta de motivação dos colaboradores. Outro benefício que ela proporciona é a transparência, permitindo uma gestão colaborativa, já que todos os objetivos e resultados-chaves estão disponíveis para todos.
Para começar o OKR deve se ter definido as diretrizes estratégicas como missão e visão da empresa, então tendo como princípios esses dois conceitos, você pode estabelecer os primeiro objetivos da empresa. Feito isso, os objetivos devem ser divididos em trimestres e os diretores, departamentos e colaboradores criam objetivos ambiciosos para potencializar o crescimento da organização.
O próximo passo é criar resultados-chaves que devem ser mensuráveis e servirão para medir o desempenho dos objetivos.
Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!
Exemplo de OKR
- Objetivo: “Criar um produto líder de segmento”
- Resultado-chave 1: O desenvolvimento do produto concluído até 15 de abril
- Resultado-chave 2: 10 estudos de caso de clientes
- Resultado-chave 3: Realizar 1000 vendas no período
Dicas para um OKR mais eficiente
- Revise semanalmente os resultados;
- 60% dos objetivos devem ser definidos pelo próprio profissional que trabalhará neles;
- Escute a opinião dos funcionário e reescrevam se necessário;
- Se alcançar 100% o seu objetivo não foi ambicioso e desafiador o suficiente;
- Os planos de ação devem ser revisado, ou criado novos, trimestralmente;
- Uma missão e uma visão clara facilita a implantação do OKR.
A partir do acompanhamento frequente das metas, é possível que haja feedbacks contínuos e construtivos, para que o colaborador tenha foco nas prioridades e no crescimento da empresa. A metodologia aproveita pontos fortes de cada indivíduo, além de promover o engajamento e auto cobrança entre os funcionários, além de gerar um ciclo de aprendizado para a empresa a partir dos objetivos não alcançados.
O Google, já mencionado, é adepta desta ferramenta desde seu primeiro ano de atuação onde havia apenas 20 colaboradores, passaram-se 17 anos e agora está entre as 30 maiores empresas do mundo e conta com aproximadamente 60 mil colaboradores que utilizam a metodologia.
Este artigo foi criado a partir do primeiro capítulo do e-book, lançado pela Edools em parceria com a CoBlue, Melhorando a gestão empresarial e dos cursos EAD com OKR. Para ter acesso ao e-book completo gratuitamente, basta clicar na imagem abaixo:
Confira os tópicos do ebook:
- O que é OKR?
- Dicas para um OKR mais eficiente
- Principais premissas de OKR
- Como OKR pode ajudar na gestão das empresas EAD?
- Sugestão de indicadores EAD
- Exemplos de OKR com indicadores de EAD
Aproveite o conteúdo!
Até a próxima!