Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

5 indicadores de sucesso para cursos EAD

Após realizar o planejamento estratégico e lançar os cursos, os gestores de uma instituição de ensino a distância precisam saber se ela está atingindo os resultados desejados. E, para isso, é fundamental contar com indicadores de sucesso que forneçam esse tipo de informação com precisão. Logo, neste conteúdo falaremos sobre:  O que são os indicadores de […]

5 indicadores de sucesso para cursos EAD

Após realizar o planejamento estratégico e lançar os cursos, os gestores de uma instituição de ensino a distância precisam saber se ela está atingindo os resultados desejados. E, para isso, é fundamental contar com indicadores de sucesso que forneçam esse tipo de informação com precisão.

Logo, neste conteúdo falaremos sobre: 

  • O que são os indicadores de sucesso para cursos EAD;
  • Quais podem ser aplicados em sua gestão para mensurar os índices de performance e resultados. 

Continue a leitura para saber mais!

O que são indicadores de sucesso?

Também são conhecidos pelo termo KPI (em tradução livre, indicadores-chave de performance). Os indicadores de sucesso são métricas ou ferramentas utilizadas para qualificar o desempenho de um determinado negócio ou projeto, com base em seus objetivos organizacionais. 

Mas no caso de um restaurante, por exemplo, a taxa de clientes que retornam pode apontar o nível de qualidade dos serviços. Já em um curso EAD, pode ser a quantidade de alunos que renovam suas matrículas no segundo semestre e assim por diante.

De fato, é muito importante contar com indicadores que façam sentido para o serviço prestado. Afinal, cada empresa tem suas particularidades. E, para que tenham uma contribuição significativa, primeiro é preciso entender o planejamento estratégico. Além de deliberar objetivos claros na hora de definir as metas que devem ser atingidas.

Posteriormente, o gerenciamento dos indicadores de desempenho pode ser direcionado para monitorar a evolução dos resultados do negócio. Servindo como referência para o processo de tomada de decisão e auxiliando na criação de estratégias para melhoria. Softwares de planejamento estratégico, permitem que o cadastramento de indicadores de sucesso específicos para seu negócio e acompanhe em tempo real sua evolução.

5 indicadores de sucesso para cursos EAD

Com a finalidade de mensurar a performance das diferentes áreas que compõem uma instituição de cursos EAD, os indicadores de sucesso podem apontar:

  • Se o empreendimento está gerando o retorno financeiro esperado ou
  • Se os alunos estão satisfeitos com os cursos; 

Confira a seguir a nossa lista de indicadores de sucesso para cursos EAD!

1. Retorno sobre Investimento (ROI)

ROI é o indicador para saber se a instituição está tendo o retorno financeiro desejado ou se está perdendo dinheiro com os investimentos realizados. A maneira mais simples e direta de fazer este cálculo é utilizando a fórmula do ROI:

  • ROI = Receita – Custo / Custo x 100

Essa fórmula pode ser amplamente utilizada. Para analisar os resultados da empresa como um todo ou, em casos específicos, para avaliar o retorno de um determinado curso individualmente.

O resultado final será em porcentagem. Isto tornará a tarefa de comparar o ROI entre diferentes projetos ou estratégias muito mais simples.

2. NPS

Garantir a satisfação dos alunos é fundamental para garantir a perenidade da instituição. Afinal, são eles quem geram a receita. Dado o contexto, o NPS é uma métrica altamente indicada, pois pode ser aplicada facilmente através de pesquisas de satisfação.

O NPS ou Net Promoter Score, como também é conhecido, consiste em subtrair a porcentagem de clientes promotores pela porcentagem de clientes detratores. Para saber quais são os três tipos de clientes, deve-se aplicar uma pesquisa de satisfação com notas de 0 a 10.

Os clientes são classificados das seguintes formas:

  • Clientes Detratores – Notas de 0 a 6 — são aqueles que indicam que, após a aquisição do produto/serviço, suas vidas pioraram. Além de não voltarem a fazer negócio com a empresa, a criticam em público;
  • Clientes Neutros – Notas de 7 a 8 — são aqueles que compram apenas os produtos/serviços realmente necessários. Não são fiéis à marca e não são entusiastas da instituição;
  • Clientes Promotores – Notas de 9 a 10 — são aqueles que afirmam que, após o início do relacionamento com a empresa ou a aquisição do produto/serviço, tiveram suas vidas melhoradas. São fiéis, engajados e oferecem feedbacks positivos publicamente.

3. Nível de engajamento

Não basta vender o curso, é preciso saber se ele é atrativo o suficiente para manter os alunos envolvidos nas atividades. Para isso, um importante indicador de sucesso para cursos EAD é o nível de engajamento, que pode ser mensurado por meio de análises sobre as interações dos usuários, como:

  • Tempo de permanência dentro da plataforma;
  • Tempo estimado para que os módulos sejam completados;
  • Participação em fóruns;
  • Quantidade de vezes que ele faz login na plataforma EAD na semana.

O número obtido aqui pode demonstrar:

  • Se as ferramentas utilizadas para ministrar os cursos precisam ser aprimoradas;
  • Se a plataforma não é intuitiva o suficiente;
  • Se a interface não é atrativa.

Entre outras questões que precisam ser melhoradas.

4. Nível de desempenho

É um dos indicadores de sucesso para cursos EAD que deve ser analisado minuciosamente. Pois demonstra a performance e o desenvolvimento dos alunos e, consequentemente, a qualidade do serviço oferecido.

Ele pode ser medido por meio da taxa de pontuação das avaliações lançadas pela universidade. O crescimento ou a redução desse número, com o decorrer do semestre, pode indicar se há ou não a necessidade de revisar a estratégia e os métodos de aprendizado utilizados pela instituição de ensino.

5. Número de inscritos

Por fim, mais uma importante métrica que ajuda a mensurar o crescimento financeiro dos cursos EAD: o número de inscritos. É imprescindível que esse número seja acompanhado desde o início. Sobretudo, porque seu desempenho será medido através da comparação em resultados futuros.

Se houver um crescimento no número de inscritos com o decorrer de um determinado período, significa que as estratégias de retenção de alunos e a qualidade dos serviços oferecidos está atendendo às expectativas. Se o número diminuir, é sinal de que novas técnicas de comunicação precisam ser elaboradas.

Como você pode observar, os indicadores de sucesso para cursos EAD são ferramentas indispensáveis para garantir o êxito da instituição de ensino e a sua credibilidade no mercado. Assim como há uma métrica diferente para cada área onde se deseja obter informações sobre o desempenho a curto, médio e longo prazo. Então fique atento!

Este artigo foi desenvolvido pelo Scopi: o software para criar e executar o seu planejamento estratégico! Somos uma empresa de tecnologia B2B e nossa solução reúne canvas de modelo de negócios, diagnósticos, definição de objetivos, gestão de indicadores, projetos, processos e outras funcionalidades em um só lugar. Conheça mais aqui.

O conteúdo é a moeda do século XXI

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.