Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

Crie o seu próprio marketplace de cursos online

Todos que pesquisaram por cursos à distância, muito provavelmente já navegaram por sites e portais famosos por oferecerem quantidade e variedade gigantescas. Mas você já parou para pensar como isso é possível? Será que todos estes sites realmente produzem e administram todo aquele conteúdo? A verdade é que em muitos destes ambientes de grande oferta, […]

Todos que pesquisaram por cursos à distância, muito provavelmente já navegaram por sites e portais famosos por oferecerem quantidade e variedade gigantescas. Mas você já parou para pensar como isso é possível? Será que todos estes sites realmente produzem e administram todo aquele conteúdo?

A verdade é que em muitos destes ambientes de grande oferta, o que vale é o ditado “a união faz a força”. Assim são criados os marketplaces. Seja misturando cursos próprios e licenciados ou elaborando estrutura totalmente terceirizada, a ideia básica dos marketplaces de cursos online é concentrar ofertas de diversas áreas do EAD (e de diversas fontes) em um ponto só.

Como são as empresas que constroem os Marketplaces?

Geralmente são de empresas que já estão estabelecidas há algum tempo no mercado e já têm um conhecimento minimamente aprofundado dos seus consumidores. Eles já atingiram um certo grau de maturidade e estão buscando novas estratégias para monetizar os produtos que oferecem. Vejam os exemplos de cases a seguir.

  • Udemy – Um ótimo representante de um marketplace de cursos livres como um modelo de negócios. O fato de que qualquer um pode facilmente começar a vender qualquer tipo de curso online torna este site singular. Apesar disso, muitos profissionais famosos também o fazem, o que atraiu o interesse de muitas empresas. Aproveitando a oportunidade, o Udemy criou um Marketplace específico para o treinamento corporativo chamado “Udemy for Organizations”. Lá ele oferece planos e pacotes especiais de acesso à quem deseja treinar seus colaboradores.
  • Portal Educação – Este portal brasileiro não tem um espectro tão diversificado quando o Udemy, pois oferece cursos mais de uso acadêmico e profissional, como de pós-graduação, profissionalizantes, de idiomas e preparatórios. Tamanha amplitude de oferta foi obtida por uma grande lista parceiros de licenciamentos. Além da venda destes, o portal também licencia e cursos para a revenda.

O que eu preciso para montar o meu próprio Marketplace de EAD?

Existem dois pré-requisitos. O primeiro é um grande esforço de negociação de licenciamentos e fontes de conteúdo e de cursos interessantes ao público. Ela poderá ganhar mais força se organizada segundo um critério de complementaridade de oferta: da mesma forma que cursos online de (por exemplo) ferramentas para startups promove uma qualificação para jovens empreendedores, um outro curso de, digamos, finanças para empreendedores concentra valores similares e que possam interessar ao mesmo público. Por que então não buscar o direito de revenda destes conteúdos para criar uma proposta mais coesa?

O segundo pré-requisito é uma plataforma adequada para a exibição e gestão deste conteúdo.  E o Portal Terra escolheu o Edools para a criação do Terra Apoio Escolar, voltado para alunos que buscam um preparatório para o ENEM, através dos conteúdos produzidos pela Aprende. A  Exame usou a mesma plataforma para a criação da sua escola online voltada para o desenvolvimento profissional na área de negócios, com conteúdos do MBA60. Com um conjunto de cursos licenciados que ofereçam benefícios complementares e uma plataforma de qualidade, você também pode empreender em um marketplace de cursos online.

Você conhece as necessidades de consumo do seu público? Consegue identificar quais empresas abordar na busca de um acordo de licenciamento? Deixe seu comentário!

4 modelos de negócio que detonam usando EAD
O modelo Netflix do ensino a distância

Comentários (5)


  1. 20/09/2015 às 18:44

    Valeu Pedro, tirou todas minhas dúvidas!

  2. 13/02/2017 às 10:41

    Curti xará!!

  3. 28/04/2017 às 14:52

    Obrigado , amigo. Tirei minhas dúvidas. Estou começando pequeno , mas sempre pensando grande

  4. 04/05/2017 às 10:41

    Obrigado, tirou várias das minhas dúvidas e ainda me deu algumas ideias!
    Abraços.

  5. 10/07/2017 às 22:29

    Sanou muitas dúvidas minhas. Obrigado!!

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.