Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

Conversor de vídeo para MP3: formatos e veja os melhores programas

Sabe quando você vê um vídeo e por algum motivo, precisa apenas do áudio dele? Pode ser a música de um clipe, uma entrevista ou uma palestra, etc. Enfim… Independente da finalidade, neste post ensinamos a você como extrair esse áudio e explicamos sobre os formatos disponíveis.

conversorde video para mp3

Não tem como negar que ninguém mais vive sem uma boa música, não é mesmo? Diante disso, existem momentos que você tem um arquivo de áudio, ou então está vendo um vídeo e não sabe como ter aquela faixa. Como opção uma dica bastante prática é usar um conversor de vídeo para MP3.

Falando deste modo pode parecer complicado, mas não se enganem. Existem algumas ferramentas que facilitam todo este trabalho e mantém a qualidade do arquivo.

Entretanto, na hora que o assunto é sobre os formatos existe sempre aquela dúvida. Afinal, existem diversos tipos de arquivos e programas com esta função.

Pensando nisso, para ajudar nossos leitores, preparamos este artigo que vai abordar diversas questões. Para facilitar veja o que vamos falar:

Com o guia acima vai ficar muito mais fácil organizar os seus áudios não é mesmo? Aproveite para acompanhar o texto até o final e se ficar qualquer dúvida deixe um comentário!

Boa leitura!

O que é conversor de vídeo para MP3

Hoje todo usuário ouve suas músicas em plataformas, assim como em meios digitais. Estes tipos de arquivos costumam vir em um formato específico.

Em exemplo, ao ver um vídeo do Youtube o seu áudio é apresentado com um formato. É possível fazer a conversão deste áudio e escutar somente o som no seu celular ou computador.

Para manter a qualidade deste arquivo o ideal é usar o conversor de vídeo para MP3. Neste processo ocorre a conversão do vídeo e o áudio é formatado em MP3.

No entanto, para entender a diferença é preciso conhecer um pouco da finalidade ao converter os arquivos.

Motivo para conversão dos arquivos

Hoje existem diversos formatos de arquivo. Em exemplo temos o MP3, criado há 16 anos na qual quando exposto funciona somente com áudio.

Já o MP4 que é mais recente é um padrão para arquivos de áudio (.m4a) e outros que trazem vídeo (.m4v, .m4p) em boa resolução.
Em exemplo, o Youtube suporta uma variedade de formatos de vídeos. Quando o usuário pega um vídeo e deseja transformar em MP3 ele pode ter o seguinte padrão:

  • MOV;
  • MPEG4;
  • MP4;
  • AVI;
  • WMV;
  • MPEGPS;
  • FLV;
  • 3GPP;
  • WebM;
  • DNxHR;
  • ProRes;
  • CineForm;
  • HEVC (h265).

Diante disso, é necessário utilizar um conversor de vídeo para MP3 para transformar o arquivo para ser tocado no seu tocador.

No entanto, além de formatos variados de vídeos, temos também outras opções de áudio. Para entender e saber por que o MP3 pode ser uma boa escolha, continue a seguir.

Diferença dos formatos de áudio

Não existe um modo de resumir a qualidade e as diferenças dos formatos de arquivo. Cada um apresenta uma vantagem e desvantagem e pode ser útil de alguma forma. Entretanto, para saber qual tipo de arquivo você pode usar para a sua “streaming”, conheça um pouco das opções atuais.

Formato WAV e o som digital

O .WAV significa “Waveform Audio File Format”, e quer dizer algo como “formato de arquivo de onda sonora”. Esta onda tem uma referência com o desenho do som e do gráfico do volume.

Entretanto, para ir mais a fundo é preciso saber como é o som digital. O som digital segue como uma sequência de imagens com uma média de 44.100 “imagens” por segundo o que resulta em uma taxa de sampleamento de 44,1 kHz.

Esta taxa é o formato na qual o WAV trabalha, e o arquivo com este padrão apresenta alta fidelidade do que foi gravado e não possui compressão. Ou seja, nenhum dado foi gravado de modo resumido para que o arquivo seja diminuído.

Normalmente ele é usado para garantir uma fidelidade sonora e para o processo de edição de áudio. O maior problema é que este formato é grande. Neste caso ele é ideal para quem necessita de um trabalho profissional e de alta qualidade.

Ainda a sua grande limitação é que o WAV pode chegar ao máximo em 4 GB, assim como suas extensões, como WAV quanto WAVE.

Formato MP3

O MP3 é bastante popular entre os arquivos de áudio, além de ser umas das extensões mais fáceis de encontrar os arquivos.
O ponto principal do MP3 é a possibilidade de poder ser lido em todos os dispositivos, seja computadores, celulares Android, iOS e outros.

Neste formato os arquivos são comprimidos por conveniência e não perdem a sua qualidade. Este padrão é muito mais prático e pode servir para armazenar arquivos em um único local, seja no pendrive, dispositivo ou cartão SD.

O formato MP3 tem o seu tamanho máximo de 320 kbps na qual 192 kbps já permite uma comparação com os arquivos presentes em uma faixa de CD. Entretanto, os áudios que seguem 128 kbps, pode apresentar uma perca na qualidade do som.

De qualquer modo o MP3 acaba sendo 75% a 95% menor que os formatos sem compressão (como o WAV). Diante disso, ele é indicado para tocadores de música portáteis ou celulares.

Como consequência é natural à procura pelo conversor de vídeo para MP3, já que os usuários desejam manter a qualidade de reprodução em um arquivo pequeno.

Tipos de MP3

MP3 CBR

Este formato apresenta melhor qualidade possível e têm uma taxa de 320 kbps, ou 320 quilobits por segundo. Este arquivo é de alta qualidade, porém, tem compressão, mas um pouco menor. De qualquer modo, eles ocupam espaço e pode ter taxas de 256 kbps, 192 kbps, 128 kbps ou até menos.

MP3 VBR

Os arquivos MP3 VBR “variable bit rate”, ou “taxa de bits variável” não são todos comprimidos da mesma forma. Alguns destes arquivos podem apresentar segundos com menos informação ou com mais informação.

AAC

O AAC, “Advanced Audio Coding” (“codificação de áudio avançada”.) é a forma padrão de áudio no Youtube e no iTunes. Além disso, ele também está presente em iPhones, iPads, Nintendo 3DS e Playstation 3, entre outras plataformas.

Este versão foi criada para ser o sucessor do MP3, pois, oferece mais qualidade por tamanho de arquivo que o MP3. No entanto, ele nem é mais usado pela instituição que o criou. Ainda a ferramenta está disponível para taxas de bit fixas ou variáveis.

FLAC

O FLAC significa “Free Lossless Audio Codec” (ou “codec de áudio sem perda aberto”). Esta versão garante a codificação digital de áudio, assim como o “lossless” indica que não ocorre a perda do resultado final.

Apesar da versão não exigir pagamento de taxa de licenciamento, algumas plataformas como iPhones, iPods e os iTunes não tem suporte.

Qual o melhor?

Na realidade não tem como definir qual destes formatos é o melhor. O que interfere na escolha é devido à finalidade que o seu áudio vai ter.

Em exemplo, se você trabalha com a edição de áudio e precisa inserir efeitos, recortes, mixagem e samples, o indicado são os formatos sem compressão (como o WAV). No entanto, se você quer ouvir música ou passar o arquivo para outros amigos, o MP3 é o mais indicado.

Já os outros formatos quase não são utilizados e como vimos à escolha deve ser definida conforme a sua utilidade.

Programas para conversão

Agora que você entende um pouco dos formatos disponíveis é preciso saber qual escolher para o seu conversor de vídeo para MP3.

Hoje estão disponíveis algumas ferramentas que são capazes de trabalhar com estes processos. A seguir confira algumas opções gratuitas.

Versões gratuitas

Free WMA MP3 Converter

O Free WMA MP3 Converter é uma ferramenta gratuita e bastante prático de usar. Nesta opção é possível fazer a conversão de arquivos MP3, WMA e WAV em poucos segundos.

VLC

O VLC é bastante popular para quem gosta de vídeos, além disso, ele oferece uma variedade de codecs. Entre as funções têm a possibilidade de converter arquivos de áudio.

  • Formatos suportados: FLAC – MP3 – MP4 – OGG;
  • Download: VLC.

Dicas de Conversor de vídeo para MP3 online

Agora que você conhece algumas opções de programas, separamos também os conversores de vídeo para MP3 online. A seguir confira as ferramentas que fazem este trabalho.

Video2MP3

Pela página do Video2MP3 é possível converter os vídeos para a plataforma de MP3. Como é gratuito, não existe a necessidade de fazer o download e instalação de qualquer programa. Além disso, o Video2MP3 oferece extensões para navegadores Firefox e Safari.

ClipConverter

O ClipConverter também auxilia o usuário que deseja fazer a conversão para o MP3. O programa converte os vídeos do Youtube, além de transformar os MP3 de vídeos de outras plataformas audiovisuais, como Vimeo, SoundCloud e Dailymotion. Apesar de ter uma versão para Windows e Mac OS, também funciona direto no seu navegador.

Melhores apps para converter vídeos do Youtube em MP3

O Youtube é muito usado pelos usuários na hora de escutar músicas ou conferir um vídeo. Diante disso, para ter determinada faixa no seu dispositivo de áudio é preciso usar o programa conversor de vídeo do Youtube para MP3.

Através deste processo este arquivo de vídeo é transformado em áudio e pode ser escutado em qualquer plataforma. Para os usuários que desejam este tipo de programa, veja a lista que preparamos:

YouTube Music Downloader

O Youtube Music Downloader é gratuito e permite que o video seja convertido e o seu áudio seja transformado em áudio MP3. O processo é simples, basta inserir a URL do vídeo para fazer o download.

Video to MP3 Downloader

O Video to MP3 Downloader permite a conversão dos seus vídeos favoritos do Youtube para o formato em MP3. O programa permite a configuração do formato de saída e até produzir arquivos áudio em boa qualidade.

Video-To-Audio Converter

Os usuários do sistema iOS também podem fazer a conversão do seus áudios gratuitamente. O Video-To-Audio Converter, além de ter suporte para MP3 também executa outros formatos como WAV, AAC e MP4A.

MP3 Video Converter

O MP3 Video Converter é ideal para baixar o áudio no seu celular. Este aplicativo tem a capacidade de converter os itens com alta qualidade de áudio e funciona para dispositivos móveis.

Para quem precisa trabalhar com um áudio específico e necessita usar o conversor de vídeo para MP3, basta usar as opções sugeridas acima. Como alternativa, além de criar sua playlist favorita é possível usar estes áudios para trilha dos seus cursos online, video aulas ou então para tocar no seu player preferido.

Siga as dicas acima e não fique sem sua trilha sonora.

Gostou do conteúdo? Assine nosso blog e receba as novidades no seu e-mail.

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!


Editor de imagens: profissão, função, mercado de trabalho e salário
CAGED: Tire todas suas dúvidas sobre o dispositivo

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.