Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

Como fazer um canal no Youtube: passo a passo completo

Com o YouTube em evidência, muitas pessoas tem investido em criar canais na plataforma para produzir seus conteúdos. Mesmo estando em alta há algum tempo, muitas pessoas ainda tem dúvidas sobre como estar presente no Youtube. Neste artigo esclarecemos todos os detalhes para você, passo a passo.

como-fazer-um-canal-no-youtube

Hoje os vídeos são considerados uma excelente forma de criar marketing digital para sua empresa. Atualmente o Youtube já está em quarto lugar entre as redes sociais mais populares no Brasil.

Portanto, se você ainda não sabe como fazer um canal no Youtube vamos ajudar em cada etapa. Além disso, quem ainda tem dúvidas e não tem motivos para publicar na plataforma, vamos trazer informações relevantes como sua presença na rede é fundamental.

O Youtube é considerado a maior plataforma de vídeo, portanto, se você deseja trabalhar com cursos online ou divulgar o seu material precisa iniciar nesta rede social.

Pensando nisso, vamos abordar passo a passo de como deve ser feito. Assim no artigo vamos trazer as seguintes informações:

Continue lendo o texto porque vamos ensinar como fazer o seu! Quer aprender? Acompanhe o texto até o final e se tiver qualquer dúvida deixe um comentário.

Boa leitura!

Youtube no Brasil

O Youtube é considerado uma rede social que diariamente está em expansão. A rede alcançou a marca de 98 milhões de usuários mensais no Brasil, com adicional de 35 milhões nos últimos dois anos.

Estes dados foram revelados pelo estudo do Youtube Insights 2017 na qual apresentam informações relevantes sobre a plataforma.

Já a pesquisa da Content Trends 2016, mostra que o Youtube é a 3ª rede social mais utilizada (42,4%) entre as empresas. Nos Estados Unidos o valor é maior e chega em 61% de utilização.

Desenvolvido em 2005 por Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, desde o seu lançamento à empresa em pouco tempo atingiu o seu sucesso. Logo em 2006 foi adquirido pelo Google por 1,65 bilhão de dólares.

Dados e usuários

Para entender a influencia desta rede veja algumas informações interessantes:

  • O Youtube tem mais de um bilhão de usuários ativos, quase um terço dos usuários da internet;
  • Mais da metade das visualizações do Youtube são feitas em dispositivos móveis;
  • O Youtube lançou versões locais em mais de 88 países;
  • É o segundo maior buscador do mundo, atrás apenas do próprio Google;
  • Mais de 500 milhões de vídeos são visualizados todo o dia.
  • O tempo de visualização no Youtube cresceu 70% no Brasil no ano passado​. (Fonte: Dados internos de Youtube)
  • Do total do tempo que os brasileiros passam assistindo vídeos na web mais da metade (55%) já acontece em smartphones​. (Fonte: Instituto de Pesquisa Provokers, 2016)
  • 85 milhões de brasileiros assistem a vídeos online. Destes, 82 milhões assistem pelo Youtube​. (Fonte: Instituto de Pesquisa Provokers, 2016)
  • De acordo com o Instituto de pesquisa REDS, consumidores de culinária, games, música e moda e beleza no Youtube já consideram a plataforma como o lugar preferido para assistir vídeos. (Fonte: Instituto de Pesquisa REDS, 2016)
  • Cinco das 10 celebridades​ mais influentes entre os adolescentes brasileiros são estrelas do Youtube. Dos primeiros três colocados, dois são Youtuber e com uma diferença bem pequena em relação ao primeiro colocado e níveis gerais de influência em patamares bem mais altos do que no ano anterior. (Fonte: Instituto de Pesquisa Provokers, 2016)
  • Pelo relatório Youtube Insights, cerca de 95% da população online brasileira acessa o site pelo menos uma vez por mês.

Por que investir em canal no Youtube

Os números acima deixam claro a importância de ter um canal no Youtube. Esta audiência faz com que seja determinante a necessidade de trabalhar com esta plataforma.

Entretanto, não adianta saber apenas como fazer um canal no Youtube e ir postando os materiais. É preciso lembrar que este canal pode auxiliar na divulgação da marca e no seu relacionamento.

Este canal além de entreter, pode servir como uma série de oportunidades de negócios. A rede também possui integração com diversas plataformas como WordPress, Facebook, Twitter, Blogger, Tumblr etc.

Antes de começar o seu canal é preciso ter conhecimento do seu negócio e da sua persona. De início é necessário definir o objetivo do seu negócio.

Esta relação pode partir da audiência, para gerar tráfego para o seu site, para reforçar a marca. Além disso, é possível trabalhar com a divulgação dos seus cursos online, vídeos institucionais ou para atrair mais leads.

Para facilitar este trabalho, antes de criar a sua conta, separamos alguns itens que podem influenciar na estratégia da sua empresa. Veja a seguir.

Como fazer um canal no Youtube de sucesso

A construção do canal não consiste apenas em saber como fazer um canal no Youtube. O projeto requer muito mais, como:

  • Defina qual vai ser o seu Conteúdo;
  • Conheça o seu público;
  • Invista em algo diferente;
  • Cuide do seu canal e do conteúdo;
  • Mantenha uma periodicidade;
  • Faça parcerias para o crescimento do canal;
  • Busque o aprendizado e invista na área escolhida.

Seguindo as etapas acima é preciso trabalhar com profissionalismo para que seu canal seja de sucesso. Com isto definido é possível agradar a sua audiência.

Além disso, o Youtube é considerado a principal plataforma de vídeo online e apresenta diversas possibilidade de atrair e de relacionar. Se você conseguir explorar estes pontos vai ser mais fácil lidar com a audiência.

Agora que você já tem algumas estratégias é o momento de saber Como fazer um canal no Youtube. Aprenda hoje mesmo com o tutorial a seguir.

Faça sua conta no Youtube

Novo usuário

De início é preciso criar uma conta no Youtube. Este processo é bastante simples. O usuário que já tem uma conta no Google, já pode usar. Basta entrar no Youtube e ir no canto superior direito e entrar com os dados.

Mas se você tem uma empresa, mas já possui cadastro no Google Meu Negócio, utilize esta conta para integração. Logo basta inserir e-mail e senha do Google e pronto!

Caso você não possua uma conta no Google vá em “mais opções” e depois em “crie uma conta”. Na sequência você vai ser direcionado para uma página na qual permite a criação da conta gratuita no Google. Siga as etapas e finalize.

Como fazer um canal no Youtube

Faça login

Depois de ter entrado com login (ou criar sua conta) no Youtube, siga para a opção “meu canal”. Este local fica do lado esquerdo da home do Youtube.

Nome do canal

Se é o seu primeiro login, o usuário vai ser encaminhado para uma página de configurações de conta. Nesta nova tela vai ser exibida a opção de “Criar um novo canal” na parte inferior.

Complete com as informações, como nome e sobrenome (canal pessoal) e se for empresarial, clique em “usar um nome de empresa ou outro nome”. Escreva o nome da marca e pronto!

Arte do canal

O canal precisa ser customizado para agradar o seu público. Para o processo siga para opção “adicionar arte do canal” no banner superior.

Nesta tela é preciso escolher se você vai fazer upload de uma foto ou algo da galeria. A página recomenda 2560 x 1440 pixels para esse banner superior. Além disso, é preciso que o item esteja alinhado a identidade visual do seu negócio.

O banner é o primeiro item que vai ser visto no seu canal. O correto é que a imagem da capa tenha relação com sua marca e também sobre o conteúdo postado.

Descrição do canal

Esta etapa é quase a última para saber Como fazer um canal no Youtube. Neste caso é preciso organizar a descrição ao seu canal.

Entre no botão “adicionar descrição” e vai ser exibida uma tela com espaço para o texto. Neste campo você deve apresentar aos usuários uma visão do que vai ser visto no canal.

O espaço permite um texto de até mil caracteres, incluindo links. Procure falar sobre tipos de conteúdo, a frequência de envio, as redes sociais e histórico do seu negócio.

Avatar

Ao final basta enviar o seu avatar e assim sua conta já vai estar personalizada para o seu uso.

Verificar conta Youtube

O usuário precisa verificar se sua conta está verificada e confirmada. Para isto entre na página youtube.com/verify.

Em seguida coloque número de telefone para concluir a confirmação. Depois de ter feito o Youtube vai enviar um código de verificação por chamada de voz ou SMS. Depois desse processo é possível seguir para o envio do seu vídeo.

Como alterar o nome do canal do Youtube

Caso você tenha digitado errado o nome do canal ou deseja mudar por outro motivo, não tem problema. O Youtube apresenta a opção para que seja feita esta alteração.

Para o processo, entre no seu avatar do Youtube, no canto superior direito do painel. Após acesse o ícone de configurações, que fica ao lado do “Estúdio de criação”.

Em seguida o usuário vai ser redirecionado para a configuração. Para mudar, entre em “editar no Google” que fica ao lado do nome do canal.

Na nova guia vai ser exibida uma opção para edição do nome, logo, capa da sua conta no Google.

Como colocar um vídeo no Youtube

Agora que você aprendeu e sabe como fazer um canal no Youtube e entende das configurações é preciso enviar os vídeos para a plataforma.

Entre na parte superior da tela do Youtube no ícone que possui uma seta para cima. Entre e logo vai ser encaminhado para uma nova tela.

Na página defina privacidade do vídeo (público ou privado) e clique em enviar. Se precisar é possível fazer a edição da privacidade depois do envio.

Quando clicar em enviar vai abrir uma nova janela, assim deve ser selecionado o arquivo. Escolha o vídeo que vai subir e espere.

Enquanto o material está sendo carregado é possível fazer a edição na tela de status do envio. A tela abre opções de edição como:

  • Informações básicas: título, descrição, marcações, playlist(se tiver). Depois de enviar defina a miniatura pré-definida ou envie um imagem personalizada. Escolha a imagem correta pois vai servir como a capa do seu vídeo.
  • Traduções: insira título e descrição traduzidas de outros idiomas. Na opção avançada é possível receber cotações de serviços para profissionais de tradução e transcrição.

Ao final é apresentado as configurações avançadas, que permite edições de:

  • Categoria;
  • Certificação de legenda;
  • Contribuições comunitárias;
  • Data da gravação;
  • Declaração de conteúdo;
  • Distribuição;
  • Estatísticas do vídeo;
  • Idioma do vídeo;
  • Licença e propriedade de direitos;
  • Local do vídeo;
  • Opções de distribuição;
  • Política de comentários;
  • Restrições de idade;
  • Vídeo 3D.

Como editar vídeos no Youtube

Depois que você aprendeu todos os passos de como fazer um canal no Youtube pode ser preciso em algum momento fazer a edição deste conteúdo.

Este processo de edição permite que depois que o vídeo for enviado possa ser editado. Nesta opção é possível alterar títulos e descrições, além de cortes, inserir filtros, entre outros.

Neste processo siga para a aba de Estúdio de criação” no painel esquerdo do Youtube e vá em Gerenciador de vídeos.

Na nova tela é apresentado uma visão geral de todo o conteúdo do canal. Siga em “editar” logo abaixo do título e vá para configurações avançadas.

Neste local vai ser exibido algumas abas, abaixo veja quais as edições de cada uma.

Informações e configurações

Neste local vai ser possível fazer a edição e configuração das informações básicas.

Melhorias

Se for preciso é possível fazer algumas correções rápidas no seu material. As opções seguem como luz, contraste, cor, saturação. Ainda é possível editar a velocidade do vídeo, aplicar filtros e efeitos de desfocamento.

Áudio

Se quiser pode fazer a inserção de uma trilha sonora no seu vídeo.

Tela final e anotações

Esta tela permite fazer anotações após o final do vídeo. O usuário pode usar para promover novo vídeo, playlist, inscrições no canal.

A parte de anotação não está mais ativa, porém, os vídeos que já possuem não tiveram mudanças, mas não é possível editar ou criar novas.

Cartões

Os cartões funcionam na interatividade dos seus vídeos e permite direcionar em uma URL específica.

Legendas/CC

Se for preciso é possível inserir legendas ou closed captions no seu vídeo.

Como excluir meu canal

Alguns usuários ficam em dúvida de como deve ser feita a exclusão do seu canal. No entanto, este procedimento pode ser definido de duas formas: ocultar o canal por tempo indeterminado ou exclusão permanente. Para saber como proceder nestas etapas siga as orientações a seguir.

Ocultar canal em tempo indeterminado

O conteúdo do seu canal pode ser ocultado e quando decidir é possível que ele seja reativado. Ao escolher esta opção algumas informações acabam ficando privadas.

Os detalhes como nome, vídeos, marcações “gostei”, inscrições e inscritos não são exibidos. Além disso, comentários e suas respostas vão ser excluídas permanentemente do Youtube. Para ocultar o canal, siga abaixo:

  • O usuário deve seguir nas opções avançadas de configuração da conta;
  • Em seguida entre em “Excluir canal” e digite seus dados de login;
  • Após escolha “Quero ocultar meu canal” ou “Quero ocultar meu conteúdo”;
  • Escolha a opção e confirme.

Ao final, o canal vai ser oculto, mas se quiser é possível reativar. Para isto entre com login no Youtube, faça o procedimento de criar um canal e preencha o formulário. Em seguida o seu canal do Youtube será restaurado.

Excluir meu canal do Youtube

Para finalizar o seu canal e apagar todo o conteúdo como vídeos, comentários, mensagens, playlists e histórico, siga abaixo:

  • O usuário deve seguir nas opções avançadas de configuração da conta;
  • Vá até a opção e “Excluir canal”;
  • Siga para “Excluir conteúdo”;
  • Logo que for exibido coloque suas informações de acesso;
  • Escolha “Quero excluir definitivamente meu conteúdo”.
  • Selecione as caixas para confirmação;
  • Selecione “Excluir meu canal”.

O processo pode demorar um período, portanto, vai ser possível ver as miniaturas dos vídeos por um curto tempo. Ao final o seu canal do Youtube vai ser excluído.

Com os passos acima vimos como fazer um canal no Youtube. Com as dicas acima é possível investir na ferramenta e agregar isto ao seu negócio.

Hoje os vídeos tem um alto potencial e pode trazer audiência para sua marca ou empresa. Se você deseja investir neste formato, vale seguir as regras e orientações para que seja tudo de qualidade.

Siga nossas dicas acima e comece a produzir os seus cursos online e publique no Youtube! Não esqueça de investir em boa gravação, edição e publicação completa. Com este processo vai ser fácil se destacar entre a concorrência.

Gostou das dicas? Aproveite e assine nosso blog para receber as novidades.

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!


Aplicativo para gravar vídeo: lista dos melhores
Editor de vídeo online: como usar e melhores programas

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.