Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

Aplicativo para gravar vídeo: lista dos melhores

Sabemos que videos estão em alta e neste artigo trazemos dicas para gravação deles, melhores aplicativos e ferramentas para garantir que você grave seus videos sem complicações. Saiba tudo logo abaixo!

aplicativo para gravar video

Cada vez mais o mercado de educação à distância (EAD) mostra um ritmo acelerado. Este processo tem se estendido desde as instituições de ensino e até mesmo para os produtores de vídeo.

Diante disso, existe a necessidade do desenvolvimento de material para este setor. Graças a este desenvolvimento existe a necessidade de utilizar um aplicativo para gravar vídeos.

Não importa qual o local da sua gravação ou se você está apenas começando a produzir o seu curso online. O nosso principal objetivo é lhe orientar para que o seu material seja produzido com qualidade.

Pensando nisso trazemos a seguir no artigo algumas informações com os melhores programas. No texto vamos abordar os seguintes itens:

Fique ligado até o final do texto e torna-se um expert no assunto. Caso fique qualquer dúvida não tem problema deixe um comentário.

Boa leitura!

Mercado de gravação de vídeos

Antes de aprofundar nas opções de aplicativo para gravar vídeos é preciso falar um pouco deste setor. Atualmente o vídeo digital está entre os formatos de publicidade que mais crescem no mundo.

Em exemplo, conforme pesquisa Magna Advertising Forecasts, do IPG Mediabrands, “as vendas de mídia digital devem aumentar 13% este ano, chegando a US $ 237 bilhões (uma participação de mercado de 44%), quase alcançando as vendas de anúncios offline (US $ 298 bilhões), que devem cair 0,5%. Se olhados os formatos de anúncios online, a alta deve ser puxada pelos vídeos digitais (29%), seguida por social media (26%) e busca (12%)”.

E não é somente as mídias que estão com tudo, já que os vídeos online fazem parte da rotina dos brasileiros. Em um estudo do YouTube apresentado em um evento em São Paulo, mostrou como estão a média de consumo.

Nos dados é visto que a média de horas semanais assistidas de vídeos online no Brasil é de 15,4% o que indica um crescimento de mais de 90% nos últimos três anos.

Neste mercado de ascensão o Youtube tem registrado 42% da preferência dos consumidores de vídeo no Brasil. Na sequência temos o Whatsapp com 20% da audiência e o Netflix em terceiro com 15%.

A pesquisa também indica que o Youtube funciona como substituto da TV aberta por 63% da população conectada. Mas os dados não param aí.

O Youtube tem se consagrado como ferramenta, e mostra outros seguintes resultados:

  • De acordo com a ComScore e com o Ibope TGI, o YouTube atinge mais pessoas de 18-49 anos de idade do que todas as redes de TV a cabo combinadas;
  • O Brasil é o segundo país do mundo em tempo de visualização no YouTube;
  • Cerca de 60% das pessoas com 36 anos ou mais que consomem música, games, moda e beleza, gastronomia e futebol no YouTube acessam a plataforma uma ou mais vezes por dia;
  • No mundo todo, vídeos de educação e aprendizado têm quatro vezes mais tempo de visualização que vídeos de animais no YouTube;
  • O YouTube alcança mais de um bilhão de pessoas globalmente (quase um terço de todas as pessoas conectadas na internet).

Crescimento dos vídeos em mídias sociais

As mídias sociais também impulsionaram o crescimento do conteúdo de vídeo. Em estudo realizado pela ComScore e o Shareablee foi possivel ver o comportamento e consumo digital dos usuários. As conclusões do estudo foram:

  • A América Latina apresenta uma média anual de mais de 12 bilhões de interações entre usuários e conteúdo das marcas no Facebook, Instagram e Twitter.
  • Durante o ano passado, o aumento do conteúdo de vídeo de marcas nas mídias sociais foi de 67%. As interações entre marca e usuário cresceram 39%.
  • Na América Latina, as postagens de vídeo no Facebook são comentadas quase que duas vezes mais e compartilhadas mais do que as postagens normais.
  • As marcas argentinas aumentaram o conteúdo de vídeo em 150%. As marcas peruanas fizeram o mesmo, aumentando em 116%, enquanto as colombianas alcançaram 88%. É possível reconhecer um crescimento substancial desse tipo de conteúdo e de interações em toda América Latina.

Voltando ao mercado de vídeos, temos também que entender sobre as tendências neste setor.

No ano de 2017 o cenário mostrou o crescimento do mercado de vídeos. Neste ano o setor está mais maduro devido ao conhecimento dos hábitos da audiência.

Como vimos o mercado cada vez mais está em expansão então é necessário trabalhar da melhor forma para quem deseja ser um produtor de videoaulas.

Este setor está cada vez mais lucrativo e é uma opção inovadora investir em aulas online. Para se especializar nesta área, além de criar material de qualidade é preciso caprichar na produção.

A seguir veja como começar o seu projeto e como produzir boas gravações.

Dicas para gravar vídeos

Para quem deseja gravar vídeos aulas antes de saber os melhores aplicativos para gravar vídeos, confira as dicas gerais.

Plano de aula

Antes de começar o ideal é se planejar e  produzir um plano de aula para cada vídeo.

Equipamentos

Com a ideia organizada é preciso pensar nas parte operacionais do projeto. Os equipamentos também são responsáveis e garante um video de qualidade.

Câmera

Antes de iniciar as vídeos aulas dos cursos online, escolha uma câmera adequada. Para quem está começando pode usar o celular também.

Para garantir que tudo saia com qualidade, o ideal é ter conhecimento do equipamento, independente se for uma câmera profissional ou não.

Microfone

Conforme o equipamento o microfone pode ser embutido, porém, pode não ter tanta qualidade. A melhor forma de garantir uma excelente qualidade de áudio é usar um microfone externo.

Iluminação e cenário

A iluminação deve ser programada. A escolha do cenário e local correto pode facilitar até mesmo quando você for usar o aplicativo para gravar vídeo.

Melhores Aplicativo para gravar vídeos

Para definir qual aplicativo é o ideal, trazemos a seguir uma lista com as melhores opções. Confira algumas opções:

FiLMiC Pro

O FiLMiC Pro é considerado um dos melhores aplicativos para gravar vídeos. O programa permite que suas gravações saiam como se estivem com um câmera profissional. A ferramenta permite gravações de modo manual, câmera lenta ou com outros efeitos.

Lapse It

O Lapse It é uma opção se você deseja criar um vídeo com frame no estilo time-lapse. O processo permite acelerar os vídeos gravados ou então fazer o procedimento direto do aplicativo. O usuário também pode fazer seus vídeos em Stop Motion.

Videocam Ilusion

O Videocam Ilusion permite que o usuário experimente alguns filtros na gravação do seu vídeo. O aplicativo também permite que o usuário faça o teste na gravação, além de inserir o foco automático, o que garante a qualidade do seu vídeo.

Vine Camera

O Vine Camera permite registrar até seis segundos de vídeo, além de fazer algumas alterações. A plataforma também permite que o usuário faça o compartilhamento nas redes. Se preferir é possível salvar no álbum do celular e enviar para outras redes como Instagram ou Facebook.

Graava

Com o Graava é mais fácil gravar os seus vídeos. O programa oferece um recurso de edição, na qual você seleciona os vídeos, coloca imagens, além de organizar a trilha sonora do material.

VivaVídeo

O VivaVídeo permite que o usuário inclua efeitos e filtros no seu vídeo. Se necessário é possível fazer colagens com fotos, colocar sua trilha sonora e outras funções.

SloPro

O SloPro é gratuito é ideal para os usuários que desejam alterar a velocidade do seu material. O seu objetivo é o trabalho na câmera lenta, portanto, permite edição do modo slow motion e o fast motion.

Collaj

O Collaj está disponível para gravação de vídeos e funciona nas plataformas de Windows ou Mac. Este aplicativo para gravar vídeos pode ser feito pelo seu computador até pela webcam.

iSupr8

O iSupr8 permite que seus vídeos tenha o aspecto de 8 mm no estilo vintage. Este tipo de video é ideal para a gravação do material em HD. A plataforma também permite a adição de filtros, vinhetas, além de efeitos na sua imagem, o que pode garantir o efeito do filme Super 8.

Open Camera

O Open Camera funciona no Android e ainda é gratuito. O programa é útil para os usuários iniciantes, assim como para os experientes.

O programa apresenta algumas funções de vídeo como a gravação de vídeos em HD. Ainda ele possui recursos na qual lembra a função manual de uma câmera profissional, como o foco, modo da cena, balanço e o ISO.

FxGuru

O FxGuru permite que o usuário insira alguns efeitos especiais nos seus vídeos. Na gravação HD é possível adicionar efeitos de guerra, terror, ação, ficção científica e outros. Para quem deseja criar algum filme temático é uma excelente opção de serviço.

Ultrakam Pro

O Ultrakam Pro funciona nos dispositivos iOS e é recomendado para os usuários que desejam fazer um trabalho profissional com seus vídeos. O programa é pago e permite que as imagens fique com qualidade. No Ultrakam Pro é possível inserir efeitos como timelapse e o slow motion. A ferramenta também trabalha com resoluções de alta qualidade como FULL HD.

O uso dos aplicativos para gravar vídeos é uma excelente forma de destacar o seu conteúdo. Em um mercado tão cobiçado é importante investir em ferramentas para auxiliar no desenvolvimento dos seus materiais.

Para quem deseja trabalhar com este tipo de material deve ficar atento às opções. Agora basta abusar da sua criativdade e não se esqueça de priorizar a qualidade. Com este processos é possível que seus vídeos fiquem mais atrativos.

Gostou do conteúdo? Quer ficar atualizado? Assine nosso blog receba novidades no seu e-mail.

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!


Atendimento ao cliente: importância, princípios e como deve ser
Como fazer um canal no Youtube: passo a passo completo

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.