Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

Como acelerar a adaptabilidade do seu negócio com e-learning

“Aprender a aprender é um grande desafio e para superá-lo, muita vezes, torna-se necessário desaprender para aprender a aprender”. Esta interessante constatação feita por Antônio Vieira (autor de Aprendizagem Organizacional em Tempos de Mudança) retrata uma dificuldade típica. A grande competitividade de uma economia globalizada. E não é pra menos. Os negócios mais experientes sabem […]

“Aprender a aprender é um grande desafio e para superá-lo, muita vezes, torna-se necessário desaprender para aprender a aprender”. Esta interessante constatação feita por Antônio Vieira (autor de Aprendizagem Organizacional em Tempos de Mudança) retrata uma dificuldade típica. A grande competitividade de uma economia globalizada. E não é pra menos.

Os negócios mais experientes sabem que investir no treinamento é fundamental para acompanhar o mercado. Eles rapidamente identificam gaps atuais e futuros e alinham o treinamento corporativo ao planejamento estratégico. Mas ainda sim muitos deles não conseguem desenvolver uma adaptabilidade inata. “Por que isso acontece?”, você pergunta.

Todas estas medidas ficam lindas no papel, mas apenas tomar decisões “top-down” pontuais de treinamento, não basta para que o seu negócio desenvolva essa capacidade. Para desenvolver isso é preciso implementar uma cultura de aprendizagem. E ela não pode ser trabalhada só “de cima”.

Separando o joio do trigo

Um fator positivo para a implementação de uma cultura de aprendizado é que tem havido uma mudança na forma das e algumas pessoas encararem suas carreiras. Elas não querem passar toda a vida em uma empresa, e reconhecem para si a importância de desenvolver novos talentos. Enquanto a empresa lhes apresentar desafios motivadores, elas naturalmente buscarão combater a própria defasagem. Agora vamos ao joio.

Este perfil geralmente se sente vulnerável com as mudanças de paradigmas, e teme ser substituido. Um paradigma tem suas regras estabelecidas, e geralmente eles sabem o que precisam fazer para serem bem sucedidos dentro destes limites. O problema está em quando ele não é mais suficiente para levar ao sucesso, sendo necessário um outro paradigma. Quando a regra do jogo muda, este perfil reage de diversas formas:

  • Desenvolve medo de errar;
  • Segue acomodado nos modelos antigos e se prende a eles;
  • Foca em procurar falhas nas novas ideias;
  • Propaga o pessimismo aos outros funcionários.

Aprendendo a aprender com um LMS

Encorajar o aprendizado é fundamental para minimizar os efeitos negativos daqueles que resistem aos novos paradigmas. A educação a distância e um bom LMS podem contribuir no estímulo da busca por novos conhecimentos. Permitir um acesso mais conveniente ao aprenizado, oferecer conteúdos em audio e video e gamification são ótimos exemplos.

Um LMS contribui para todos os quatro estágios do processo de aprendizagem organizacional:

  • Conhecimento – conta com diversas ferramentas de ensino (videos, apresentações, áudio, etc), gestão do conhecimento e análise de resultados;
  • Disseminação do conhecimento – oferecer acesso e fácil distribuição do conteúdo oline e em rede;
  • Uso do conhecimento – permite a criação de testes e simulados para avaliar a aplicação dos conhecimentos;
  • Criação da memória organizacional – documenta o conhecimento e pode ser usado também como uma biblioteca de boas práticas para a organização.

O uso do LMS pura e simplesmente não garante resultados milagrosos. Mas prolifera rapidamente o conhecimento contextualizado com a realidade e as necessidades da empresa. E isso sim, tem a capacidade de acelerar a adaptação para alcançar as metas que os executivos tanto desejam.

E-learning corporativo: Quais as vantagens?
Como a gamificação pode engajar colaboradores

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.