Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

Benefícios dos treinamentos online para reduzir o churn de sua empresa

“Qual o churn de sua empresa?” Se você é empreendedor, com certeza já deve ter ouvido essa pergunta, ou pelo menos já ouviu falar sobre. Churn é o nome dado para o indicador que calcula o número de clientes ou usuários que deixam de fazer parte da sua base, em um período de tempo específico. […]

Benefícios dos treinamentos online para reduzir o churn de sua empresa

“Qual o churn de sua empresa?” Se você é empreendedor, com certeza já deve ter ouvido essa pergunta, ou pelo menos já ouviu falar sobre. Churn é o nome dado para o indicador que calcula o número de clientes ou usuários que deixam de fazer parte da sua base, em um período de tempo específico. Pode ser chamado também de taxa de abandono ou taxa de cancelamento.

A retenção dos seus clientes atuais é tão importante quanto conquistar novos consumidores para manter um ritmo de crescimento acelerado na sua empresa. O churn é uma ferramenta que te ajuda nessa empreitada ao mensurar a quantidade de clientes que deixaram de fazer parte da sua base mensalmente.

Acompanhar o progresso da sua empresa é tão crucial quanto a elaboração de um planejamento estratégico. Definir os indicadores-chave de desempenho (KPI’s), mensurá-los e transformar estes dados em informação, irá lhe auxiliar a visualizar não só a saúde financeira, como o crescimento da sua empresa facilitando a tomada de decisões.

Mas fique tranquilo, isso não é um problema sem solução. Existem várias maneiras de controlar e reduzir esta taxa e, sem dúvidas, um treinamento online é o melhor caminho que você deve seguir.

Pensando nisso, selecionei todos os benefícios encontrados em treinamentos online que podem ser extremamente eficientes para reduzir o churn de sua empresa.

Maior interatividade com o cliente

Quando seus possíveis clientes realizam buscam no Google, eles podem encontrar a sua empresa nos resultados de primeira página através de vídeos otimizados para SEO (Search Engine Optimization). O que pode gerar uma aproximação positiva, inteirando os seus consumidores e os seus conteúdos audiovisuais.

Ao passar adiante, sua empresa pode fomentar ainda o engajamento com novos clientes através de vídeos de boas vindas, tour guiado ou até mesmo treinamentos especializados como tutoriais de personalização da sua plataforma EAD, por exemplo. Envolver os clientes existentes com vídeos que abordem de forma proativa questões de suporte e utilização também aparecem como ótima possibilidade, maximizando o valor da interação.

Se estamos falando em evitar que seus clientes desistam da sua empresa, manter um relacionamento interativo é fundamental. Por isso faça pesquisas, entre em contato, e procure entender a realidade. Como eles enxergam sua empresa, qual relação que eles gostariam de construir com você e seu produto. Entendendo isso, será possível desenvolver uma melhor estratégia de retenção, muito mais adaptada e próxima da realidade do seu cliente, consequentemente diminuindo gradativamente o índice de churn.

Feedbacks

Cenários ramificados oferecem aos seus colaboradores a oportunidade única de se envolver com clientes virtuais em um ambiente de treinamentos online de apoio a partir de diversas perspectivas distintas.

Em um AVA (ambiente virtual de aprendizagem), proporcionado por uma plataforma para treinamentos online, as escolhas feitas pelos colaboradores levam a algumas consequências, podendo essas serem positivas ou negativas, que de fato repercutem situações diversas no mundo real.

Como exemplo, podemos citar o caso de algum colaborador que lidar de maneira incorreta com alguma reclamação de algum cliente em específico. Neste caso, se isso acontecer, feedbacks são enviados de forma imediata e o colaborador poderá modificar o seu comportamento e o seu discurso para atender o cliente de maneira correta e eficiente.

Para desenvolver cenários ramificados de forma eficaz, é necessário garantir que cada elemento seja realista e relacionável. Isso inclui as imagens, o diálogo e escolhas em geral. De fato, você vai querer incluir uma variedade de situações que os colaboradores encontram em uma base regular para simular de uma maneira bastante real os cenários existentes.

Isso oferece a você a possibilidade e oportunidade de experimentar diferentes abordagens de resolução de problemas para superar os desafios comuns que os seus colaboradores enfrentam neste caso.

Diferentes experiências

Manter um contato bom e próximo com seu cliente é um primeiro passo que levará a outras ações. Mais do que saber sobre seu cliente, entender a expectativa dele em relação à sua empresa vai dar informações que o ajudarão a garantir e melhorar a experiência que eles têm com seu produto. E nada melhor que aproveitar todas as funcionalidades encontradas em treinamentos online, que facilitam não só a sua vida, como a do próprio cliente.

Uma customização eficaz pode ser um fator extremamente eficiente para reduzir o churn através de treinamentos online. Se o seu público for amplo, você pode se basear em características de consumo como sexo, compras históricas do produto, status do contrato e atribuir ainda alguns comportamentos, como número de visitas em páginas, por exemplo.

Um vídeo como forma de tutorial pode incluir as cenas personalizadas com base nessas respectivas características e fazer com que o seu cliente em potencial ou atual sinta ainda mais valor em sua marca através de diferentes experiências e ainda com um vínculo afetivo.

Com base nos KPI’s da sua estratégia, os treinamentos online e seus vídeos devem ser otimizados e pensados sempre focados na experiência do consumidor, devendo ser testados em diferentes maneiras.

Engajamento

Posicionar treinamentos online através de vídeos em páginas de produtos ou serviços pode maximizar o engajamento do visitante, especialmente quando o CTA (call to action) – neste caso, um botão chamativo para assistir ao vídeo – é mostrado de forma simples e direta. Os vídeos desempenham ainda um papel muito importante em e-mails, como newsletters.

Você pode ainda investir em publicidade em vídeos online pode garantir um alto impacto de visualizações, mas, lembre-se de ter uma assertividade na veiculação da campanha.

Conclusão

Espero que você tenha conseguido entender com este artigo um pouco melhor sobre como você pode utilizar treinamentos online para melhorar o processo de atendimento a clientes realizados pela sua equipe e reduzir o churn de sua empresa.

É importante treinar de forma eficiente sua equipe com o intuito de prestar o melhor serviço aos seus clientes, minimizando todos os possíveis problemas que possam surgir.

Nós da Edools temos a solução completa para treinamentos online com diversas possibilidades de personalização e gerenciamento para melhor aproveitar este recurso onde você conta com diversas funcionalidades para treinar a sua equipe.

Caso você tenha interesse em começar a utilizar treinamentos online para reduzir o churn em sua empresa e otimizar diversos outros processos, convido você entrar em contato com um de nosso consultores.

Se houver também alguma dúvida ou sugestão, entre em contato conosco.

Até a próxima!

Tenha um posicionamento estratégico!
Como otimizar processos e melhorar a venda de cursos online?

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.