Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

6 estratégias para garantir bons resultados no seu e-commerce

Este artigo é um guest post do GestãoClick

e-commerce

O mercado de e-commerce no Brasil fechou o período 2017/2018 com sucesso. O setor de negócios na internet acumulou um crescimento de 12,1%, faturando nada menos que 23,6 bilhões de reais (dados do site E-commerce Brasil).

Desta forma, mesmo em tempos de crise, o e-commerce desponta como um dos mais promissores setores de vendas, atraindo empresas dos mais diferentes tipos.

Mas, para ter sucesso neste ramo, não basta apenas se atirar de cabeça e esperar que a internet faça todo o serviço. É preciso ter uma boa estratégia para garantir o destaque do seu negócio no universo do e-commerce.

Pensando nisso, separamos as 6 melhores estratégias para criar um e-commerce lucrativo e sair na frente da concorrência. Acompanhe o texto.

1. Alinhe seu e-commerce com uma ótima estratégia de marketing digital

A internet é um mundo ilimitado. Ao contrário do mercado físico, que possui fronteiras dentro das quais o seu negócio pode atuar com precisão, a internet é um amplo e complexo terreno.

A principal regra do mercado online é: quem não é visto não é lembrado. De nada adianta sua empresa criar uma loja virtual moderna e dinâmica se o seu marketing digital for ineficiente.

Invista em campanhas integradas nas principais redes sociais e tenha em mente que seu cliente pode estar online em mais de um canal ao mesmo tempo. Para isso, mantenha suas redes sociais atualizadas e fique antenado nas principais tendências.

2. Invista em atendimento ao cliente

A desconfiança e o atendimento de má qualidade ainda são os principais problemas que afastam os clientes do mercado e-commerce. Toda empresa que busca sucesso no mundo virtual precisa quebrar essa barreira.

Como? Com atendimento de excelência!

Sua empresa precisa criar um plano de atendimento ao cliente virtual tão bom, ou até melhor, que o atendimento presencial. Para isso invista em uma boa estratégia de CRM (Customer Relationship Management), foque na pré e pós-venda e não deixe seus clientes sem resposta.

Empresas com atendimento ruim acabam mal vistas na internet e nenhum e-commerce sobrevive ao boca-a-boca negativo.

Uma tendência de sucesso é a utilização de chatbots, programas criados para atender, de maneira automatizada, as demandas dos clientes através de sites, blogs e redes sociais.

3. Aposte em design e em sites responsivos

Cada vez mais pessoas acessam a internet através de dispositivos portáteis como tablets e celulares. Isso influencia diretamente na forma como seus clientes irão interagir com seu negócio.

Antes de criar um e-commerce pense na qualidade do design e na forma como esse site se comporta nos mais diferentes dispositivos.

Empresas de sucesso investem em design funcional, que facilite a vida dos consumidores, e em modelos adaptáveis para os diferentes tipos de telas, os chamados sites responsivos.

4. Tenha produtos exclusivos

Uma forma eficiente de atrair mais consumidores ao seu e-commerce e criar produtos e serviços especialmente pensados para as compras online. Tenha sempre em seu portfólio digital uma lista de produtos exclusivos para os consumidores da internet.

Para criar esses produtos especiais, sua empresa poderá desenvolver uma pesquisa online sobre a real necessidade dos seus clientes através das redes sociais.

Essa forma de prospecção não apenas gera ótima propaganda para o seu e-commerce, mas também ajudará o seu negócio a inovar dentro do mercado digital.

5. Tenha um excelente sistema de gestão comercial

O e-commerce é apenas uma das peças da estratégia empresarial. Para se destacar no universo online seu negócio precisa ter um controle financeiro interno em dia, caso contrário, será muito difícil conciliar todas as demandas que um e-commerce trará para sua empresa.

A melhor forma de fazer isso é investir num sistema de automação comercial, ou ERP. Com ele sua empresa passará a gerir de maneira mais eficiente e detalhada setores como compras, contas a pagar e receber, estoques e muitas outras funções.

Quanto melhor for a sua automação comercial, mais fluido será o seu e-commerce. Empresas que possuem sistemas ERP integrados em nuvem, possuem rotinas administrativas mais produtivas e garantem melhor o seu posicionamento de mercado. Tudo isso com a comodidade de poder acessar seus dados de qualquer lugar e com completa segurança.  

6. Ofereça conteúdo de qualidade ao seu cliente

Estima-se que pelo menos 12 milhões de brasileiros estudem através da internet (dados da Fundação Lemann). Cada vez mais as pessoas passam a olhar para a internet como um ambiente de aprimoramento pessoal e profissional.

Esse fato abre um mundo de possibilidades para as empresas que desejam investir no mercado de digital, especialmente na área de formação e divulgação de conhecimento.

A Edools é especializada na criação de ambientes otimizados para EAD (Educação a distância) e possui um avançado sistema de criação de e-commerce.

Sua empresa poderá oferecer cursos online de maneira prática e moderna, com conteúdo organizado por tema, dentro de um ambiente digital intuitivo e dinâmico.

É possível ainda conectar o seu e-commerce aos melhores métodos de intermediação de pagamentos, tudo de acordo com o modelo do seu negócio.

Conclusão

O e-commerce é um terreno promissor para empresas em buscas de novos mercados. É uma forma eficiente de conquistar o respeito de seus clientes, atingir metas e consolidar o sucesso de qualquer negócio.

Para isso é preciso seguir algumas regras estratégicas, estabelecer um bom planejamento de marketing, investir em um bom sistema ERP e oferecer sempre o melhor conteúdo.  

Seguindo esses passos sua empresa estará pronta para elevar sua qualidade e potencializar seus lucros com a ajuda da internet.

Como estimular o desenvolvimento pessoal dentro de uma empresa
Gestão organizacional na prática: tudo o que você precisa saber

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.