Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

10 formas de engajar alunos de cursos online

Talvez você, professor ou criador de cursos online, tenha algumas dúvidas e dificuldades de como fazer para prender a atenção de seus alunos e conseguir com que ele participe ativamente das aulas. Afinal, no mundo virtual a concorrência por atenção é grande. Para lhe ajudar com isso, listamos abaixo 10 maneiras que para você a […]

10 formas de engajar alunos de cursos online

Talvez você, professor ou criador de cursos online, tenha algumas dúvidas e dificuldades de como fazer para prender a atenção de seus alunos e conseguir com que ele participe ativamente das aulas. Afinal, no mundo virtual a concorrência por atenção é grande. Para lhe ajudar com isso, listamos abaixo 10 maneiras que para você a engajar seus alunos em seus cursos e alcançar ainda mais resultados!

#1 – Explique o porquê de cada matéria

Os alunos sempre querem saber o porquê do conteúdo. O que aquela matéria vai ajudá-lo no futuro?  Onde ele vai aplicá-la? Como vai aplicá-la? Explore isso e faça com que eles compreendam claramente a utilidade do conteúdo. Esta é uma excelente forma de os manter envolvidos com seu conteúdo.

#2 – Explore os detalhes

Tente explicar a matéria em detalhes práticos. Mostre o passo-a-passo para o aluno. Muitos, para se sentirem seguros do que estão aprendendo, precisam saber o que fazer primeiro, segundo, e assim por diante. Para que as aulas fiquem ainda mais atrativas, você pode se valer de diversos recursos no desenrolar dos módulos.

#3 – Cuidado com os apressadinhos

Sempre tem um aluno apressadinho que quer se adiantar na matéria e acaba pulando algumas partes. Isso pode atrapalhar o curso. Por isso, é recomendado que se passe uma coisa de cada vez para ele fazer. Isso o ajuda a entender o conteúdo por inteiro, sem que restem dúvidas mais para frente.

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

#4 – Diversifique os formatos

Você pode se valer de palestras, vídeos, textos, apresentações, infográficos e todos os recursos que possa imaginar. Essa variedade de formatos tende a aumentar o interesse pelo curso e evitar que ele fique chato e monótono. Abuse destes formatos.

#5 – Passe a lição de casa

O conteúdo teórico, sem dúvida, é muito importante. Mas é praticando que a gente aprende. Portanto, além de passar tarefas sobre a teoria, passe também práticas. Ninguém gosta de aulas monótonas, por isso, faça com que o aluno interaja com o curso.

#6 – Não abra mão da motivação

Motive seus alunos no final de cada aula. Peça um feedback, incentive a opinião. Crie um canal para que eles tirem suas dúvidas e aproveitem melhor o curso. Prepare-os aos poucos para conteúdos mais difíceis. Não deixe que eles desanimem.  Lembre-se: seu conteúdo deve mudar a vida deles.

#7 – Interaja. Afinal, são cursos online

As pessoas aprendem melhor em grupos. Crie comunidades no Facebook para troca de informações, um blog para postar materiais extras, estudos de casos, tirar dúvidas, enfim, use a criatividade. Os alunos gostam de ter com quem compartilhar o que aprenderam e até mesmo fazerem novos amigos e formar network.

#8 – Converse com os alunos

Você pode fazer uma pesquisa com o aluno no início, no meio e no final do curso. Descubra o que ele espera do curso, o que o motivou a fazer, se está atendendo suas expectativas, se gostaria de se aprofundar mais em alguma matéria, etc. São perguntas, que demonstrarão que você está realmente preocupado com o desenvolvimento dele.

#9 – Não pense apenas no dinheiro

Não crie cursos online pensando apenas no dinheiro que você pode ganhar com ele. Crie um curso com o compromisso de gerar resultados reais para a vida do aluno, e por consequência, a sua.  Ensine o que você gostaria que estivessem ensinado para você um dia.

#10 – Atualize o conteúdo

Não deixe que o conteúdo do seu curso fique ultrapassado. Atualize-o sempre que precisar. Adicione aulas e todo o que for necessário para que o aluno fique sempre antenado nas novidades sobre a matéria em questão.

Essas são 10 dicas, que se bem aplicadas, farão que seus alunos participem, aprendam e gostem cada vez mais de aprender. Tem mais alguma sugestão de como fazer o aluno a se engajar no curso? Deixe um comentário!

Como alavancar o seu curso online em meio à crise econômica

Comentários (2)


  1. Pingback: 7 erros cometidos por alunos em um sistema EAD - Blog do Cruv

  2. Pingback: 10 formas de engajar alunos de cursos online

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.