TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Videoaulas: O guia completo para o seu EAD


Videoaulas

Videoaulas: O guia completo para o seu EAD

As videoaulas são consideradas uma das maiores tendências da educação na atualidade.

A velocidade de transmissão de informações hoje em dia e as significativas mudanças tecnológicas que presenciamos mudaram a forma como nos relacionamos e, consequentemente, a educação também foi impactada diretamente por isso.

Surge, então, a necessidade de práticas mais adequadas a esta realidade. A educação a distância (EAD) é apontada como a solução que se adapta à essas demandas da nova sociedade.

O EAD utiliza as novas tecnologias e permite uma interação crescente entre alunos e professores. Esses mesmos alunos também buscam por maneiras mais dinâmicas de adquirirem novos conhecimentos, onde estudar através de recursos audiovisuais se mostram como uma excelente oportunidade.

E é por esses e outros motivos que a educação online tem crescido tanto nos últimos anos. O que antes era uma simples probabilidade de acontecer, hoje já é realidade, com uma tendência de crescimento ainda maior.

Cada vez mais observamos a abertura de novos negócios na modalidade de EAD, tais como universidades, escolas técnicas, treinamentos corporativos, entre outros. Em todos esses casos, a ideia é sempre facilitar a vida do aluno, que na maioria das vezes não possui tempo para frequentar uma instituição presencial tradicional e, em muitos casos, também não possuem recursos financeiros para tal.

As videoaulas, por sua vez, aparecem como um dos principais recursos que podem e devem ser trabalhados nesse sentido. Elas são usadas como forma de buscar inovação no aprendizado e apresenta alto impacto no processo educacional como um todo.

No entanto, para que você trabalhe o ensino online de forma eficiente de fato, você precisa proporcionar uma experiência única ao aluno. Uma experiência em que ele possa interagir ao máximo com a matéria. E para isso ocorrer, uma das melhores formas é utilizando videoaulas em seu EAD.

Pensando nisso, criei esse artigo para falar tudo o que você precisa saber sobre videoaulas, como sendo um guia completo para você trabalhar em seu EAD. Vou te ajudar a planejar suas videoaulas, mostrar os principais equipamentos para gravar uma videoaula, além de programas para gravar e editar vídeos e dicas para você produzir videoaulas de sucesso.

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Por que trabalhar com videoaulas em um EAD?

Importância das videoaulas

As videoaulas são o principal recurso de aulas na modalidade de ensino a distância. Elas se mostram como uma das ferramentas mais poderosas e eficazes na transmissão de conteúdos educativos de maneira clara e dinâmica, criando uma conexão positiva com o aluno.

Deste modo, além de falar em como planejar e produzir videoaulas, é legal que falemos também dos motivos que fazem com que elas sejam hoje um sucesso nos mais diversos cursos EAD do mercado.

Confira a seguir alguns dos motivos que fazem com que você trabalhar com videoaulas em seu EAD seja essencial para o sucesso do seu negócio como um todo nesse mercado:

Aprendizado mais fácil

As videoaulas possibilitam uma maior interação com o aluno, além de exigir um menor esforço do mesmo para assimilar informações relevantes. Desta forma, isso acaba por fazer com que ele tenha maior interesse pelo conteúdo que o mesmo está sendo impactado e tornando, com isso, o aprendizado mais fácil.

Se você conseguir comparar as videoaulas com materiais apenas escritos ou auditivos vai entender o que estou falando. Estes, muitas vezes, por não serem dinâmicos e não oferecerem a possibilidade de interação, acabam por ser tornarem chatos e monótonos.

Além disso, estudos comprovam que 8 em cada 10 pessoas aprendem de forma melhor e mais eficiente a partir de recursos audiovisuais, como é o caso das videoaulas. Esses números já dizem muita coisa sobre sua eficácia no processo de aprendizagem dos alunos, em que o mesmo se torna mais fácil de ser compreendido.

Maior engajamento do aluno

As videoaulas podem diversos tipos de recursos adicionais que fazem com que os alunos se envolvam de maneira mais ativa com os conteúdos apresentados.

Logo, podemos dizer que as videoaulas, combinadas com outras atividades complementares, tem um grande poder de engajamento e motivação por parte do alunos.

Isso é justificado pelas diversas possibilidades existentes. As videoaulas, através de sua grande riqueza de conteúdos diversos, em que é possível explorar gráficos, animações, slides, áudios e outros recursos adicionais, devem as aulas EAD cada vez mais divertidas, fáceis de serem assimiladas e, sendo assim, convergindo para o maior engajamento dos alunos como um todo.

Fácil acesso

Você já parou pra pensar em quantas pessoas deixaram de fazer um curso presencial tradicional porque o mesmo era muito longe do seu local de origem? Digo isso por experiência própria: muitas e muitas pessoas.

Com o avanço tecnológico, por outro lado, é possível acessar videoaulas de um curso online de qualquer lugar que tenha acesso à Internet. Atualmente, alunos tem utilizado todos os recursos possíveis disponíveis para estudar: notebooks, smartphones e tablets, tudo de forma simples, rápida e eficiente.

Custos reduzidos

Pense comigo: você é dono de uma instituição de ensino presencial. Você precisa investir em professores, em um espaço físico para lecionar suas aulas, as contas de água, luz, alimentação são sempre maiores, sem contar outros custos operacionais que podem haver.

Esses custos são muito altos, principalmente quando começarmos a comparar os custos de uma instituição de ensino presencial tradicional com uma instituição EAD.

Por outro lado, caso você trabalhe com videoaulas esses custos são quase que dispensáveis, visto que você não precisará se preocupar com tais questões na hora de oferecer o seu curso online para os seus alunos.

Concorrência

Com a tendência de crescimento real do mercado de EAD, novas oportunidades surgem e, com isso, novos players parecem nos mais diversos segmentos. Essas empresas estão entrando no mercado com tecnologias cada vez mais avançadas, incluindo o uso de uma plataforma EAD completa, robusta e intuitiva.

Esse fato é excelente para os alunos, visto que cada vez mais estão sendo investido em novas opções para que o mesmo possa se especializar de forma cada vez mais completa e profissional.

Para se manter nesse mercado, é fundamental que você utilize videoaulas em seu EAD, além de usar uma boa plataforma de ensino online Essa será essencial para o sucesso do seu negócio EAD.

Material didático de qualidade

As videoaulas são ferramentas de suma importância no processo de aprendizagem de alunos. Como cada vez mais as videoaulas estão sendo utilizadas em instituições de ensino online ou em empresas que trabalham a educação corporativa, o nível de qualidade tem aumentado bastante.

Logo, oferecer uma videoaula bem produzida para os seus alunos é considerado essencial, visto que o mesmo irá associar esse seu material a uma boa qualidade da sua instituição como um todo, então fique atento a isso, visto que é um fator crucial para o seu sucesso.

Feedback

Trabalhar com videoaulas e criar cursos online em si é muito interessante visto que a possibilidade e facilidade em descobrir as maiores objeções e dificuldades dos seus alunos é muito simples. Isso pode ser feito e estimulado através de feedbacks, que podem ser de diversos temas distintos.

Você pode fazer pesquisas de satisfação e aproveitamento no decorrer do curso e verificar qual ponto o seu aluno tem maior dificuldade, quais as suas principais necessidades, o que ele espera com o seu curso online.

Isso é tudo o que você precisa para aprimorar cada vez mais as suas videoaulas e os seus cursos como um todo. Tenha certeza que isso fará a diferença no seu negócio.

Teste gratuitamente o Edools por 15 dias.

Como planejar uma videoaula?

Planejamento de videoaulas

A etapa de planejamento de videoaulas é uma das mais importantes, visto que é a partir dela que serão indicados todos os insumos necessários para que as mesmas sejam de fato produzidas e que, além disso, seja eficiente e que atenda da melhor forma possível os seus alunos.

Neste sentido, é importante que antes de você começar a planejar suas videoaulas, primeiro descubra para quem você está produzindo. Isso é fundamental.

O processo de segmentação de mercado se mostra como uma das principais etapas dentro de um plano de negócios de qualquer empreendimento. E, claro, quando falamos de um negócio EAD isso não é diferente.

Segmentar o mercado significa selecionar um grupo de consumidores que possuam características semelhantes e desenvolver uma estratégia focada neste grupo. Após fazer isso, você precisa se basear nessas informações coletadas para produzir as videoaulas com foco nesse público em estudo.

Para começar a traçar o perfil do grupo a quem você quer se dirigir, pergunte-se quem é o seu cliente, quais são as suas necessidades e preferências específicas. Com esses dados em mãos, é possível uma seleção adequada para estabelecer qual nicho de mercado vai estar mais propício a absorver o seu material e assistir a suas aulas.  Além disso, essas informações o ajudarão a planejar as aulas pensando no perfil da sua audiência e a oferecer um conteúdo que vá ao encontro dos interesses do seu público.

A definição do público-alvo precisa ser encarada como um fator primordial no planejamento do curso e de produção de conteúdo. No entanto, pode passar por readequações ao longo do tempo. Portanto, fique atento as possíveis mudanças que possam haver nesse sentido.

Além dessas questão, indico algumas ações que podem ajudar bastante na hora de você produzir sua videoaula. Lembra-se que quanto mais planejada e estruturada são as suas videoaulas, maior a probabilidade de sucesso dos seus alunos e de sua instituição como um todo.

Conheça o assunto a ser abordado

Para que você tenha sucesso no seu negócio de cursos online, é de suma importância entregar aos seus alunos conteúdos de qualidade. Esse precisa ser o seu maior diferencial competitivo no mercado, pois assim o sucesso será apenas uma consequência.

Por este motivo, é importante conhecer profundamente os assuntos a serem trabalhados nas videoaulas com o intuito claro de entregar um serviço de qualidade que atenda às necessidades do seu usuário.

E mais do que isso: pesquise e procure as melhores soluções para o seu cliente. Isso significa, muitas vezes, ir atrás dos profissionais mais conceituados dentro daquela esfera de conhecimento que você pretende abordar e buscar informações relevantes que possam de alguma maneira agregar ao seu negócio.

Escute seus alunos

Como eu disse anteriormente, é importante segmentar o seu mercado e ouvir seus alunos. É essencial que você conheça o que o seu aluno deseja para produzir novos conteúdos, inclusive videoaulas.

Seus alunos também possuem sempre boas críticas e sugestões. Logo, relacionando com a parte que falei sobre feedbacks, não tem ciência do que o seu cliente está pensando é dar um tiro no escuro.

Um material educacional pode ser assertivo por mera sorte, mas ninguém gosta de andar sem direção, sem um guia para te ajudar nesse processo. Por isso, mantenha os canais de comunicação abertos e escute sempre que puder seus alunos, tanto o que ele tem a falar de bom quanto de ruim e considere isso na hora de produzir as suas videoaulas ou qualquer outro material.

Analise seus concorrentes

Bem como tudo no mundo, incluindo as empresas, as tecnologias para EAD estão cada dia mais avançadas. E quem ganha com isso, claro, é o aluno que dispõe de novas ferramentas de aprendizagem e você, caso saiba como se aproveitar das oportunidades de mercado.

Logo, é bastante interessante você conhecer como os seus concorrentes estão trabalhando as suas videoaulas e tentar oferecer um conteúdo mais completo e eficiente para os seus alunos.

Se tiver um diferencial melhor ainda, mas a ideia é que você esteja ligado no que a sua concorrência está fazendo em termos de conteúdo e procurar sempre fazer mais bem feito.

Trabalhe com materiais complementares

Videoaulas com materiais complementares

O sucesso do seu curso online vai depender diretamente da sua capacidade de se renovar, se reinventar e buscar constantemente novos conteúdos que possam interessar ao seu público.

Procure trabalhar suas videoaulas de forma completa e com materiais que complementam o que o aluno viu nos vídeos. Nem sempre você vai conseguir incluir todas as informações em uma videoaulas, logo, é essencial que você oferece materiais complementares aos seus alunos para que os mesmos não tenham prejuízo em seus aprendizados.

Todos os alunos devem ser sempre estimulados (e, mais do que isso, inspirados e impulsionados) a aprender sobre assuntos novos e interessantes que complementem suas vidas profissionais.

E para produzir tais conteúdos é essencial estar atento às tendências para fornecer materiais criativos e atualizados aos seus alunos.

Equipamentos para gravar videoaulas

Equipamentos para gravar videoaulas

Muito ao contrário do que você pode pensar, para gravar videoaulas você não precisa de muitos equipamentos, você precisa dos equipamentos certos. Basicamente, você irá demandar um microfone, uma câmera, um tripé e um computador, nada além disso.

No entanto, todo o cuidado é pouco na hora de comprar esses equipamentos. Pensando nisso, separei uma lista para te ajudar na hora de comprar os principais equipamentos para gravar videoaulas.

Câmera para gravar videoaulas

Como todos nós sabemos, uma boa câmera profissional é um produto relativamente caro. Se você quiser, é legal investir em um equipamento desses, mas também existem outras soluções no mercado que podem fazer com que você economize sem perder a qualidade dos vídeos para tal.

Logo, existem diversos modelos de câmeras semiprofissionais que podem ser usados na gravação de videoaulas e que são vendidos a preços considerados razoáveis e que, sem dúvidas, irão garantir a qualidade da sua videoaula.

Basicamente, no entanto, você precisa de uma câmera com qualidade de vídeo em alta definição, o que você pode encontrar até mesmo em muitos smartphones atualmente no mercado, em que cada vez mais possuem melhores configurações de câmeras.

Uma boa dica antes de comprar é avaliar os recursos que a câmera possui o que você realmente precisa. Nem sempre o equipamento mais caro é aquele que vai te oferecer o melhor resultado final. Na grande maioria dos casos, uma câmera semiprofissional já vai te ajudar e muito na hora de produzir suas videoaulas.

A utilização de um tripé também se faz necessário para garantir que as videoaulas não fiquem tremidas, tortas ou qualquer problema relacionado a essa questão.

Utilize microfones para gravar suas videoaulas

Microfones de câmeras não são tão bons para gravação e, normalmente, deixam o áudio abafado e, muitas vezes, incompreensível.

Para que o som fique bom, não basta falar de frente para a câmera e falar alto: é preciso investir em um bom microfone. Um microfone de lapela pode ser uma boa opção devido ao custo-benefício: são mais baratos e captam bem o som. Se for utilizá-los, invista nas versões wireless para melhor visual dos vídeos e comodidade.

Já os microfones considerados direcionais são aqueles que são usados nas gravações profissionais. Esses equipamentos são muito fáceis de manusear e algumas vezes necessitam de suporte. Independentemente de qual utilizar, o fato é que se faz imprescindível a utilização de um microfone nesses casos.

Programas para gravar e editar videoaulas

Programas para gravar e editar videoaulas

Para ajudar você a gravar e editar suas videoaulas, selecionei alguns dos melhores programas que irão te ajudar a fazer isso da melhor maneira possível. Como eu disse anteriormente, além de um bom microfone e de uma câmera de qualidade, você também precisa ter um bom computador.

Um bom método para montar as suas videoaulas é alternar as imagens com algumas apresentações que possam estar dentro do computador. Alguns programas oferecem ótimas funcionalidades para esse tipo de captura. Você pode gravar o áudio da sua sala enquanto complementa com os slides de apoio.

Veja a seguir os principais programas para gravar e editar videoaulas:

1. Camtasia Studio – para Windows e Mac

O Camtasia é um software muito utilizado tanto para gravar quando para editar as videoaulas. Ele possui funcionalidades completas que normalmente apresentam resultados considerados muito bons.

Para quem é leigo, pode parecer um pouco confuso. No entanto, ele foi projetado para que você absorva rapidamente a essência do programa e assim, seja bem mais fácil de usar. Inclusive, um dos seus pontos positivos é o apoio ao usuário.

2. Screenflow – para Mac

O grande diferencial do Screenflow é a captura de tela. Essa funcionalidade (além de ser muito boa e prática) proporciona uma edição fácil e rápida dos vídeos. Outro ponto muito positivo é que o programa tem uma série de tutoriais e demonstrações para ajudar o usuário.

Isso possivelmente nem seja uma das coisas mais necessárias, mas essa sua facilidade de uso rendeu ao programa o prêmio da Apple de melhor aplicação do ano para OS X em 2008. Consideramos o Screenflow como a nossa principal escolha entre os programas para gravar e editar videoaulas.

3. Windows Movie Maker – para Windows

Considerado por muitos como controverso, o Windows Movie Maker ainda é uma boa opção para quem é iniciante em edição de vídeos. Isso acontece por ser uma opção extremamente simples para quem quer começar, porque além de ser grátis, vem com uma instalação prévia para a maioria dos computadores Windows.

Para quem está em um nível um pouco mais avançado em termos de videoaulas, talvez essa opção não seja a ideal. No entanto, pode funcionar muito bem para quem está apenas começando a se embrenhar pelos caminhos dos cursos online.

4. iMovie – para Mac

Pode ser considerado como a opção da Apple para iniciantes. E mesmo que não seja de graça, possui um preço relativamente barato. O iMovie é um pouco mais avançado do que o Movie Maker e é ótimo para quem está começando a editar.

5. Cyberlink PowerDirector – para Windows

Voltando às opções mais complexas, o Cyberlink PowerDirector é uma opção bastante popular entre os que atuam na área. No meio do caminho entre programas para profissionais e para iniciantes, o Cyberlink PowerDirector possui funcionalidades bem completas e ainda impressiona pela velocidade de processamento.

Uma função interessante é a multicam: com ela, é possível utilizar várias filmagens ao mesmo tempo.

6. ActivePresenter – para Windows

O ActivePresenter é muito semelhante ao Camtasia Studio e é também uma ótima opção. Possui a vantagem de ter uma versão totalmente gratuita. Nela, o usuário pode exportar seu trabalho para diversas extensões de arquivos como PNG, JPEG, AVI, MPEG4, WMV, WebM, MKV como também para SCORM 1.2, SCORM 2004.

Em versões pagas, o usuário pode exportar para outros formatos. No entanto, a versão gratuita já oferece o essencial para quem deseja produzir videoaulas gravando as telas do computador.

7. oCam – para Windows

Este é um software totalmente gratuito e muito simples de ser operado. De interface simples, é a opção perfeita para aquela pessoa que está começando e ainda precisa se familiarizar com mais programas para gravar e editar videoaulas.

Dicas para gravar boas videoaulas

Videoaulas: Dicas para produzir videoaulas de sucesso

Agora que você já sabe como se planejar para produzir suas videoaulas, já sabe quais os equipamentos são necessários e também os principais programas para gravar e editar os vídeos, vou falar algumas dicas para que você consiga gravar suas videoaulas com qualidade e eficiência.

Se você busca economia nesse processo, você consegue até gravar boas videoaulas em sua própria casa, mas isso demanda disciplina e organização. Pensando nisso, seguem algumas dicas para que você consiga gravar videoaulas de sucesso:

Seja direto

Aqui é interessante que você se coloque no lugar dos seus alunos. Videoaulas não podem ser produzidas pensando em quantos minutos cada vídeo deve possuir, mas sim na qualidade do conteúdo inseridos nessas aulas. Os alunos buscam informações mais diretas e você precisa considerar isso na produção das suas videoaulas.

Em outras palavras, não seja prolixo, não faça rodeios e vá direto ao ponto crucial. Seus alunos querem conhecer as respostas para suas dúvidas o quanto antes e não gostam de ser enrolados por conta disso. Isso pode afetar diretamente o aprendizado dos mesmos.

Escolha a linguagem certa

Assim como é ensinado em marketing, você precisa saber a linguagem certa para utilizar com seus alunos. Vejo muitas pessoas produzindo excelentes videoaulas, mas não estão em sintonia com seus públicos e acabam não tendo o sucesso esperado para tal.

Em muitos casos, o excesso de gírias prejudica o entendimento e compromete a qualidade da videoaula. Em outros casos, o uso de um vocabulário mais técnicos, inadequado para alunos que são de uma faixa etária mais baixa e pouco acostumados a esse tipo de discurso. Por isso, acerte o tom da aula de acordo com o seu público e faça.

Considere um ambiente agradável e silencioso

Aqui é interessante você pensar em tudo o que pode de alguma forma atrapalhar o processo de comunicação e aprendizado entre as videoaulas e seus alunos.

Fique atento, neste caso, para os possíveis ruídos que possam haver na hora da gravação. Um ambiente silencioso é fundamental para que a mensagem que você deseja transmitir chegue até o  seu aluno sem sofrer interferências ou influências. Logo, é essencial que você procure sempre gravar suas videoaulas em lugares calmos, silenciosos e em horários de pouco movimento.

Um áudio ruim é definitivamente algo que desestimula qualquer aluno. Já tentou prestar atenção em alguma coisa com algum ruído ao fundo? É incômodo. E se o som estiver baixo demais, o aluno não consegue ouvir de forma alguma, mesmo com o volume do computador no máximo.

Por isso, redobre a atenção quando for trabalhar o som da sua videoaula. Procure lugares silenciosos e faça um teste. Alguns barulhos que parecem inofensivos em um primeiro momento podem gerar ruído – como o som do ar condicionado.

Cuidado com o fundo

Tome muito cuidado com o lugar que você escolher para gravar suas videoaulas. Garante que este lugar esteja limpo e organizado no momento da gravação. Os fundos dos vídeos, por sua vez, precisam ser neutros, organizados e não podem tirar a atenção dos seus alunos de forma alguma.

Deste modo, é interessante que você não decore o ambiente com objetos que possam tirar a atenção do aluno e até mesmo a sua na hora de produzir uma videoaula. Hoje em dia, as pessoas estão com cada vez mais coisas para se distrair, logo, você precisa garantir que o seu aluno esteja 100% imerso no conteúdo que você está transmitindo.

Uma dica nesse caso que eu dou a você é que é legal você trabalhar com um cenário simples, sem muitos objetos além do professor. Uma boa dica nesse caso é sempre pensar que menos é mais. Prefira uma parede branca e lisa como cenário e no máximo, um ou dois elementos (não muito chamativos) no quadro.

Atenção com a luminosidade

Pode não parecer tão importante, mas trabalhar com um ambiente bem iluminado é fundamental para uma videoaula. Como sabemos, a luz ambiente é bem diferente da artificial, e você precisa estar atento a isso, visto que a videoaula não pode de maneira nenhuma parecer escura para seus alunos.

Se você pensar em for utilizar luz ambiente, o sol deve estar iluminando quem está sendo filmado e a câmera deve ser posicionada de costas para sol para não haverem sombras e reflexos que possam atrapalhar.


Videoaulas

As videoaulas são recursos cruciais para o sucesso de um negócio EAD ou de treinamentos em meio corporativo. Elas são um grande trunfo para quem demanda trabalhar a motivação, o engajamento e as melhores formas de aquisição de conhecimentos por parte dos mais diversos alunos.

Neste sentido, espero ter te ajudado com este artigo a trabalhar de forma eficiente e dinâmica as videoaulas em seu EAD. Com este guia, você estará munido com todas as informações que precisa para produzir videoaulas de sucesso e fazer com que o seu projeto EAD alcance resultados bastante satisfatórios.

O Edools oferece uma plataforma EAD para que você trabalhe suas videoaulas de forma completa e intuitiva, com todos os recursos necessários para fazer com que a experiência dos seus alunos se torne mais aprazível e completa possível.

Caso tenha interesse, teste grátis o Edools e veja como você pode trabalhar suas videoaulas de forma eficiente na prática com todo o suporte necessário.

Caso ainda tenha dúvidas ou comentários sobre videoaulas, entre em contato conosco ou compartilhe sua opinião através de um comentário neste artigo.

Até a próxima!

Como gravar vídeo aula pode inovar seu EAD

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Bruno Mendonça

Atualmente é responsável pelo marketing e comunicação do Edools. Já atuou em consultorias de marketing, e-commerce e tem experiência em empresas de educação. É publicitário formado pela ESPM-RJ e possui MBA em Marketing Digital pelo Instituto Infnet.
Ver todos os posts de Bruno Mendonça

Comentários (2)


  1. Pingback: O Uso do Mobile Learning no Mundo – Mobile Learning

  2. Pingback: 3 maneiras de implementar a tecnologia educacional na sua instituição

Deixe uma resposta