TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Como funciona uma sala de aula virtual?


Como funciona uma sala de aula virtual?

Uma sala de aula virtual funciona através de um sistema e-learning, uma modalidade de educação através da qual se faz necessário o uso de um ambiente virtual de aprendizagem, na maioria das vezes disponibilizada através de uma plataforma EAD (educação a distância).

A sala de aula virtual tem o intuito de proporcionar um fácil acesso ao conhecimento, ultrapassando barreiras e compartilhando diferentes assuntos.

Basicamente, uma sala de aula virtual funciona com o ensino realizado através de meios eletrônicos. Transmite através da Internet, informações e instruções aos alunos visando agregar conhecimento específico.

Como a informação é disponibilizada na Internet, podendo ser acessada a qualquer hora e de qualquer lugar do mundo, definir a sala de aula virtual é vê-la também como um grande propulsora da difusão do conhecimento e da democratização do saber.

Na sala de aula virtual, as etapas de ensino são pré-programadas, divididas em módulos e são utilizados diversos recursos como o e-mail, textos e imagens digitalizadas, fóruns de dúvidas, chats e links para fontes externas de informações, vídeos e teleconferências, entre outras.

A sala de aula virtual pode ser utilizada tanto em instituições de ensino como universidades, escolas, faculdades ou cursos livres, como em treinamentos. O treinamento em uma sala de aula virtual pode ser montado pela própria empresa ou por qualquer dos fornecedores desse tipo de solução já existentes no mercado.

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

A sala de aula virtual tem, normalmente, uma estrutura modular que permite a adaptabilidade e flexibilidade necessária da aprendizagem. A conceção dos conteúdos e os recursos tecnológicos escolhidos obedecem a uma metodologia pedagógica específica.

Em particular, a utilização de áudios, de vídeos e de ferramentas de interatividade, é crucial para criar engajamento e permitir uma experiência de aprendizagem ativa. Em muitos casos, a participação síncrona ou assíncrona de um tutor EAD é muito benéfica para o processo de ensino e aprendizagem, que assim se torna muito personalizado.

A sala de aula virtual é um processo ainda novo. No entanto, a mesma vem tendo um crescimento extremamente acelerado com o grande aumento da demanda por cursos online e ainda de treinamentos corporativos, onde é incentivado através da educação corporativa nas empresas.

Hoje podemos dizer o que a sala de aula virtual já está se tornando uma realidade no país e tem tudo para crescer ainda mais com o passar do tempo, visto que os seus benefícios e vantagens estão cada vez mais de acordo com a nova realidade da educação e com o novo perfil de alunos existente.

Cada vez mais as pessoas buscam novas formas cada vez mais dinâmicas e interativas de aprendizagem. O avanço tecnológico alterou profundamente a forma como as pessoas interagem entre si, visto que tudo ficou mais interativo e virtual.

Deste modo, a educação também sofreu grandes transformações nesse sentido, visto que evoluiu a um patamar onde o ensino online passou a se tornar referência e sinônimo de eficiência no processo de aprendizado.

Assim como o avanço tecnológico mudou a forma como as pessoas interagem entre si, na sala de aula virtual, através da tecnologia na educação, mudou a forma como as pessoas adquirem novos conhecimentos e habilidades. A ideia é que cada vez mais se tornará algo normal entre as pessoas e no processo de educação como um todo.

São muitas as vantagens encontradas na sala de aula virtual, das quais destacamos:

  • Flexibilidade de horário, disponibilidade em tempo integral;
  • Ritmo de aprendizagem definido pelo próprio aluno;
  • Redução do tempo necessário para o aprendizado;
  • Treinamento de um grande número de pessoas ao mesmo tempo;
  • Facilidade de atualização dos conteúdos.

Flexibilidade

A sala de aula virtual atende pessoas com disponibilidade de horários reduzida, otimizando assim todo o tempo livre. Afinal, o tempo nos dias de hoje é um fator primordial atualmente no mundo globalizado, caracterizado pelo grande acúmulo de atribuições para uma só pessoa e também ao intenso tráfego visto, principalmente, nas grandes metrópoles.

A modalidade ainda promove uma combinação eficaz entre estudo e trabalho. Ela permite a permanência do aluno em seu ambiente profissional, cultural e familiar, oferecendo formação fora do contexto da sala de aula presencial tradicional.

Na sala de aula virtual, a gestão de tempo pode ser adaptada às necessidades de quem frequenta a formação. Assim como algumas empresas que possuem horários de funcionamento não correspondentes aos horários mais comuns, a sala de aula virtual poderá ser uma excelente adaptação.

Interatividade

As ferramentas utilizadas em uma sala de aula virtual proporcionam a troca de informação e de experiências entre alunos, professores e até mesmo colaboradores de uma dada organização, por exemplo.

Essa troca pode ser feita através chats, de fóruns de discussão ou de mensagens de email, permitindo gerar maior conhecimento sobre os conteúdos em questão.

Alcance

A sala de aula virtual tem o poder de alcançar um público muito maior e mais variado que a presencial.

Além disso, ela reduz barreiras de acesso de diferentes níveis de estudo, assim como aumenta a oferta de cursos. Oferece a oportunidade de formação adaptada às exigências atuais, principalmente para pessoas que não tiveram acesso à escolas tradicionais ou que não teriam como voltar a continuar a estudar se não fosse por esta modalidade.

O alcance da sala de aula virtual pode levar oportunidades a regiões onde a oferta de educação presencial é precária ou até mesmo inexistente. Cidades que não tem um grande desenvolvimento, por exemplo podem ter um polo de uma universidade a distância, beneficiando assim toda a população local.

A sala de aula virtual pode ser considerada uma ferramenta de inclusão social, pois dá oportunidades também à portadores de deficiências físicas, por exemplo, que não tem a facilidade de deslocação de suas casas até uma instituição de ensino presencial.

Atualização

Existe uma grande vantagem na sala de aula virtual que é a possibilidade de ter uma rápida e constante atualização e todo o conteúdo. Ao comparar à conteúdos inserido em livros, o conteúdo online definitivamente sai na frente, pois os conteúdos de livros não possuem grandes atualizações e podem se tornar rapidamente ultrapassados.

Esta modalidade permite também que o mesmo curso possa ser dirigido a diferentes tipos de colaboradores e a diferentes momentos de formação. Esses mesmos conteúdos também podem ser reavaliados e atualizados no futuro com facilidade e praticidade.

Economia

Em relação à educação presencial, o preço das mensalidades de cursos feitos através de uma sala de aula virtual é um grande atrativo, pois é bem abaixo dos valores praticados nos cursos presenciais.

Esta diferença se justifica pois a infraestrutura necessária de um curso presencial é relativamente maior do que o virtual.

Na sala de aula virtual há ainda uma menor necessidade de contratação de novos colaboradores, e não não existem despesas de deslocação ou de dispensar os colaboradores do seu local de trabalho durante o horário de trabalho.

Como funciona uma sala de aula virtual?

A sala de aula virtual funciona a partir de um sistema de gestão de aprendizagem, também conhecido como LMS, ou Learning Management System.

A partir de uma uma plataforma LMS, é possível simular uma verdadeira sala de aula virtual através de diversos recursos e funcionalidade que tornam essa modalidade de educação cada vez mais eficiente e inovadora bem como o novo perfil de pessoas desenvolvido com o avanço dos modelos tecnológicos.

O ponto fundamental desta é a possibilidade total de interatividade a partir de diversos recursos tecnológicos que proporcionam um excelente meio de comunicação entre um aluno, o seu tutor EAD e o próprio ambiente de aprendizagem virtual no que se refere a conteúdos, as etapas de conhecimento, entre outros.

Logo, uma plataforma LMS pode ser utilizada também numa sala de aula presencial, nos cursos semi presenciais e, é claro, na sala de aula virtual. Você precisa ou contratar uma equipe profissional para desenvolver essa plataforma para o seu negócio ou ainda terceirizar esse serviço, que no caso fica bem mais barato e com um produto muito mais robusto e intuitivo, visto que a metodologia já foi testada no mercado previamente.

Benefícios de uma sala de aula virtual

  • Maior foco no aluno e em suas necessidades de aprendizagem;
  • Conteúdos atualizados de forma simples e rápida;
  • Possibilidade de personalização de conteúdos;
  • Flexibilidade de tempo e espaço;
  • Possibilidade de ter alunos de qualquer lugar do Brasil;
  • Custo reduzido em relação ao ensino presencial (para o aluno e para o dono do negócio);
  • Possibilidade do tutor EAD personalizar suas ações de acordo com cada aluno;
  • O próprio aluno escolhe o ritmo de aprendizado (não é necessário definir datas e horas para aprender);
  • Possibilidade de expansão de negócio (você pode ter muito mais alunos do que o limite de uma sala de aula presencial);
  • Possibilidade de mensuramento do rendimento de alunos através de relatórios EAD;
  • Desenvolvimento de capacidades e habilidades de auto-aprendizagem.

Por que usar uma plataforma LMS na sala de aula virtual

Uma plataforma LMS possui tudo o que você precisa para criar, hospedar, gerenciar e comercializar seus cursos na sua sala de aula virtual. Quanto mais funcionalidades existir, maior será a possibilidade de criar uma diferenciação.

Através de uma plataforma LMS, os usuários podem ter acesso um portal interno e/ou externo que disponibiliza cursos e permite o compartilhamento de conteúdos.

O Edools oferece hoje a plataforma LMS mais completa do mercado, onde é possível ter uma personalização completa de todo a sua sala de aula virtual.

Conheça melhor como funciona uma plataforma LMS e tenha mais informações sobre como implementar a sua sala de aula virtual testando o Edools gratuitamente por 15 dias clicando no  link abaixo:

Teste gratuitamente o Edools por 15 dias.

Se ainda ficou alguma dúvida ou comentário a fazer sobre como funciona uma sala de aula virtual, não deixe de entrar em contato conosco ou compartilhar a sua opinião através de um comentário no final desta página.

Pelo menos 25% dos acessos ao seu curso será mobile
Gravar uma aula presencial e disponibilizar online não é EAD

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Rafaela Espíndola

Graduanda em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Faz parte do time de Marketing e Comunicação do Edools. É apaixonada por criação e inovação. Não consegue esconder que é canceriana dos pés à cabeça.
Ver todos os posts de Rafaela Espíndola

Deixe uma resposta