Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

Qual a melhor forma de gerar renda extra na internet?

Motivos não faltam para ser um empreendedor digital. O esforço é o mesmo – afinal, ter o seu próprio negócio é um grande desafio -, mas as chances de retorno são muito maiores.  Com a Internet, você pode vender produtos ou serviços para pessoas de todo o país (e até de fora dele, se for […]

Qual a melhor forma de gerar renda extra na Internet?

Motivos não faltam para ser um empreendedor digital. O esforço é o mesmo – afinal, ter o seu próprio negócio é um grande desafio -, mas as chances de retorno são muito maiores. 

Com a Internet, você pode vender produtos ou serviços para pessoas de todo o país (e até de fora dele, se for o caso), trabalhando de casa e dentro dos horários escolhidos por você mesmo, ou seja, gerar uma renda extra através da internet.

Quem tem interesse em trabalhar de casa encontra na Internet um leque quase infinito de possibilidades. No meio de tanta opção, é normal ficar perdido ou ir para um caminho que, de tão óbvio, já está saturado. 

Por isso, pensamos em cinco modos para você ganhar uma renda extra usando canais onlines. 

Aproveite a leitura!

Dê aulas online

Se você possui bom conhecimento sobre um assunto que está em alta no momento (UX, por exemplo) ou é atemporal (como as disciplinas dadas nas escolas), dar aulas online pode ser um bom caminho para ganhar dinheiro com a Internet

O Ensino a Distância não para de crescer, pois vivemos em uma realidade que, cada vez mais, as pessoas estão tentando otimizar o seu tempo. Desta forma, os cursos e aulas online ajudam a economizar horas do dia e dinheiro.

Os interessados podem estudar da própria casa, em horários que melhor se encaixarem em sua rotina. Para muitos, ter que estar em uma sala de aula em dias e horários pré-determinados e não transferíveis já não é uma ideia que se enquadra na rotina.

Você pode escolher dar aulas online de duas maneiras. A primeira é usar ferramentas como Zoom, Google Hangouts e Skype para dar aulas particulares ou em grupo através de videoconferência. O alcance vai ser menor, por ser um meio que ligado à transmissão ao vivo, mas pode ser uma boa maneira de começar. 

Essas ferramentas costumam permitir o compartilhamento de tela, então o professor pode usar slides como material de apoio e assim enriquecer a aula. Como o objetivo de usar a Internet é alcançar pessoas de outras localidades, o pagamento ao vivo não é uma opção. Opte por transferências ou depósitos e se achar necessário, peça um sinal antes da aula. 

Outra opção é montar seu curso online, com uma ementa preparada por você. Existem várias plataformas de EAD disponíveis, como a Edools. Quem quer vender, distribuir ou gerenciar cursos online de forma profissional conta com uma equipe especializada, otimiza tempo e custos e ainda total controle da performance de colaboradores.

Aproveite para olhar nosso site e descobrir como podemos te ajudar a alavancar seu negócio online.

Além de escolher a plataforma para hospedar seu curso online, é preciso definir o conteúdo que será ensinado e fazer uma pesquisa sobre o seu público-alvo. Isso vai te orientar na hora de estruturar as aulas e entender qual é a melhor forma de passar aquele conhecimento.

Depois, é só gravar os conteúdos, editar e colocar na Internet para começar a ganhar uma renda extra. 

Crie um canal no IGTV 

Em 2018, o Instagram lançou o IGTV, uma plataforma dedicada exclusivamente a vídeos mais longos. Se no feed os vídeos tinham a duração máxima de um minuto, no IGTV eles podem durar até uma hora. Essa nova ferramenta prometia competir com o YouTube por usuários nas redes sociais.

Desde que essa novidade foi divulgada, muitos criadores de conteúdo passaram a ter mais uma plataforma para se conectar com o público – e, consequentemente, aumentar sua audiência. Por enquanto, o IGTV não remunera financeiramente os criadores de conteúdo, mas especialistas acreditam que é só uma questão de tempo até isso acontecer. 

Outra forma de gerar renda extra com essa plataforma é sendo um digital influencer.  Esse título se dá pelo fato deles fazerem aquilo que o nome já entrega: influenciam digitalmente as pessoas. 

E não tem como fazer isso sem criar conexão com o público – dessa forma, nossa dica é que você crie conteúdo relevante e que fale com as pessoas. Isso costuma atrair as marcas, que podem se interessar em fechar parcerias com você. 

O Instagram é hoje a maior rede social e todos que querem reconhecimento de marca, visibilidade e se firmar no mercado precisam ter uma conta ativa. Tenha um cronograma de postagens não só para o IGTV, mas também para o feed e o Stories. Com o fim dos likes, engajamento é o principal atrativo.

Depois que o seu público se firmar, é preciso criar um media kit para se apresentar para as marcas que têm conexão com o assunto abordado pelo seu canal. Basicamente é um arquivo cujo objetivo é vender seu potencial para possíveis patrocinadores ou anunciantes. 

Em algumas páginas, você precisa apresentar dados sobre número de seguidores, o perfil do seu principal público, taxas de engajamento e cases de sucesso. 

Seja freelancer de produção de conteúdo 

Se a sua área de atuação é dentro da Comunicação Social, uma boa forma de ganhar renda extra é se disponibilizando para ser freelancer. Hoje em dia, todo negócio que pretende se manter relevante deve ter presença digital. Consequentemente, aumenta a necessidade de profissionais que saibam lidar com o público através dos canais digitais. 

Acha que não tem mercado? Então se liga nesse dado: mais de 61% da atuação de freelancers no Brasil está ligada às atividades mais comuns de marketing digital. São elas: 

Redator de conteúdo

Esse é o trabalho freelancer mais comum entre aqueles que trabalham com marketing digital. O redator de conteúdo é contratado para fazer textos que serão postados em sites e blogs do seu cliente. 

Antes de fechar o negócio, é importante combinar o número de palavras e o prazo – fatores que influenciam no valor do pacote. Quanto mais palavras, mais você deve cobrar. O fator “urgência” também deve ser levado em consideração na hora de fazer o orçamento. 

Revisor de texto

Às vezes, as empresa têm pessoas que produzem conteúdo, mas precisam de alguém para revisá-los antes deles irem ao ar. Este processo envolve a correção de palavras, identificação de frases ambíguas e confusas, além de garantir que todo o texto segue o mesmo padrão. 

A Rock Content é referência em Marketing de Conteúdo e é dona da maior comunidade de freelancers da América Latina. 

Através dessa comunidade você pode realizar trabalhos de freelancer como redator e/ou revisor de texto, além de outras funções. 

Especialista em redes sociais

Engana-se quem acha que qualquer um pode ser social media. De fato, a maioria das pessoas sabe entrar e usar o Facebook, mas quantas entendem suas especificações? 

Ser um especialista em redes sociais não é apenas postar conteúdo, e sim analisar métricas de sucesso, definir o tom e a voz das mensagens, além de planejar estrategicamente as postagens dos próximos dias. 

Tudo isso tendo em mente o objetivo do cliente e como se comportar o seu público alvo. 

Editor de vídeos 

Os vídeos estão tomando a Internet e a tendência é que isso aumente cada vez mais. Um estudo indicou que 76% das empresas acreditavam que o uso de vídeo os marketing aumentou o tráfego orgânico. 

Não à toa, 76,5% dos donos de pequenos negócios consideram que o uso de vídeos tem impacto direto nas suas operações, e que o vídeo marketing é uma habilidade mais desejável que e-mail, conteúdo escrito e noções de design.

Então, se você tem experiência nessa área, pode fazer este trabalho de maneira freelancer e assim ganhar uma renda extra. Converse com o cliente para saber o objetivo daquele material e quais são os elementos que eles querem ver: fotos, montagem de vídeo, trilha sonora. E não tenha medo de dar sua opinião quando discordar. Às vezes, o cliente precisa de uma visão especializada no assunto.


Agora é com você: faça uma análise mais profunda sobre esses meios de ganhar renda extra e veja qual melhor se encaixa no seu perfil.  

Aqui na Edools nós desenvolvemos conteúdos que irão te ajudar a empreender melhor. 

Continue acompanhando nosso blog e aproveite nossos outros artigos. 

Até a próxima!

Empreendedorismo: dicas de negócio para abrir sua própria empresa
Afiliados: tudo o que você precisa fazer pra ganhar dinheiro na internet

Comentários (1)


  1. 24/09/2019 às 09:28

    Esteja você procurando dinheiro rápido ou buscando resultados sustentáveis ​​e de longo prazo a longo prazo, certamente existem maneiras de ganhar dinheiro online hoje. A verdade é que ganhar dinheiro online não é tão difícil quanto a maioria parece. Requer alguma disciplina.
    https://basementec.com/maneiras-realistas-de-ganhar-dinheiro-online/

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.