TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Por que migrar sua plataforma EAD própria para uma terceirizada


or que migrar sua plataforma EAD própria para uma terceirizada

Quando se trata de produzir um curso online, muitas pessoas pensam sobre o planejamento das aulas e métodos de produção, mas demoram a perceber a necessidade uma plataforma EAD (educação a distância) para hospedar todo o conteúdo. É nesse momento que surge a primeira dúvida: possuir uma plataforma EAD própria ou buscar uma que possa terceirizar este serviço para você?

Basta pesquisar um pouco no Google e você verá diversas ofertas, algumas ferramentas terceirizadas, outras gratuitas e muitas próprias.

É fato que nenhuma instituição ou empresa deseja gastar fortunas com um sistema LMS (Learning Management System), mas isso não significa dizer que ao adotar uma plataforma EAD própria, os seus custos serão menores, e muito menos que fazer um alto investimento em dinheiro trará para a sua instituição a melhor experiência em EAD.

O objetivo e planejamento da empresa são fundamentais para a escolha do sistema, por isso é preciso analisar os diferentes cenários, envolvendo instituições com planejamento e objetivos distintos, para mostrar quando é interessante usar um LMS fechado e pago.

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Diante de tantas ofertas, surgem as dúvidas sobre a melhor solução para a implementação de um projeto de educação a distância.

E é pensando nisso que escrevemos este artigo para esclarecer todas as suas dúvidas e lhe ajudar a entender por que migrar sua plataforma EAD própria para uma terceirizada pode ser a melhor solução encontrada para o sucesso do seu e-learning.

Para iniciar, vamos entender melhor o por quê possuir uma plataforma EAD própria não é uma boa escolha?

Desvantagens de uma plataforma EAD própria

Uma das principais desvantagens em desenvolver uma plataforma EAD própria diz respeito aos custos altos de software devido ao desenvolvimento e manutenção do mesmo.

Os custos de software são uma das principais desvantagens encontradas, visto que o investimento que você precisará possuir para produzir a plataforma será excessivo.

Já a manutenção também é considerada um outro obstáculo, pois você terá que investir mensalmente em custos de servidores, que costumam ser altos. Além de uma equipe de TI (Tecnologia da Informação) para trabalhar problemas que possam surgir eventualmente neste tipo de plataforma online.

Sem contar o custo com o salário dos profissionais da área de TI, que são considerados bastante elevados, visto que é uma carreira bastante valorizada no mercado com uma alta remuneração.


Além disso, se você deseja iniciar de imediato o seu projeto EAD, isso não será possível. Normalmente, o tempo para desenvolvimento de uma plataforma de cursos online online do zero é longo. Muitos não sabem, mas desenvolver um sistema com todos os recursos e funcionalidades necessários para um EAD, pode levar meses.

Podemos listar, dessa forma, as seguintes desvantagens ao utilizar uma plataforma EAD própria:

  • Custos de software elevado (despesa com o desenvolvimento da plataforma);
  • Custo de manutenção do software elevado (profissionais de TI e pessoal);
  • Longo período de desenvolvimento;
  • Modelo nunca testado no mercado.

Custos de uma plataforma terceirizada

A ideia de ter uma plataforma EAD própria pode ser bastante tentadora para muitas pessoas que estão iniciando um projeto de educação a distância.

Mas a realidade é que a grade maioria não sabe como fazer um levantamento correto a respeito das vantagens e desvantagens de se implementar uma plataforma EAD própria. E essa análise é de extrema importância para que seja realizado o melhor investimento possível, sempre visando otimizar resultados e maximizar lucros, mas sem comprometer a qualidade dos cursos online ou treinamentos corporativos.

Para isso, é necessário estar atento a todos os custos de software que possa haver nesse processo, para tomar a melhor decisão entre criar sua própria plataforma ou contratar uma plataforma EAD no modelo SaaS (Software as a Service)

Uma plataforma EAD SaaS, no caso, são softwares já desenvolvidos, funções e recursos pré estabelecidos, em que você paga uma mensalidade para usufruir de todas as suas funcionalidades.

Para ajudar a tornar essa questão uma pouco mais clara, comparamos vantagens e desvantagens de ter uma plataforma EAD própria e de contratar uma plataforma SaaS.

Ao optar por uma plataforma EAD no modelo SaaS você terá basicamente o custo da mensalidade à empresa que irá oferecer a hospedagem, gerenciamento e comercialização dos seus cursos online.

O ideal é que você simplifique em um único custo algo que se você fizesse de forma individual teria diversos custos de software, e outros, diferentes e o mesmo seria muito mais elevado do que é de fato caso você opte por terceirizar este serviço.

Por que migrar sua plataforma EAD própria para o modelo SaaS

Uma plataforma EAD na modalidade SaaS é considerada hoje a melhor alternativa para quem não possui muitos recursos para desenvolver seus próprios sistemas ou necessita de maior agilidade no mercado.

Um dos maiores benefícios e vantagens de utilizar uma plataforma EAD no modelo SaaS é o baixo custo de investimento. Todos os custos elevados encontrados em uma plataforma EAD própria citados anteriormente como desenvolvimento, hospedagem e manutenção, não existem, uma vez que ficam a cargo da empresa responsável pelo serviço.

Outra vantagem é que a maioria das plataformas SaaS oferecem a possibilidade de personalização total do seu ambiente virtual, possibilitando que você mantenha a identidade do seu negócio. O layout e as funções também são facilmente configurados, não sendo necessário nenhum conhecimento de TI para executar tais tarefas, já que é tudo muito intuitivo e fácil de utilizar.

Além disso, uma plataforma EAD terceirizada já possui um modelo que foi testado e aprovado por outras empresas e instituições de ensino. Deste modo, a probabilidade de seus alunos não se adaptarem é bastante reduzida.

Dessa forma, as vantagens em terceirizar a hospedagem do seu curso online são:

 

  • Não necessita investimentos em infraestrutura, manutenção e atualizações;
  • Modelo de ensino testado e aprovado;
  • Economia de tempo e dinheiro com desenvolvedores de sistemas;
  • Facilidade na configuração de funções, personalização e layout como um todo;
  • Suporte técnico especializado.

Vantagens de utilizar uma plataforma terceirizada

Uma plataforma terceirizada possui diversas vantagens tanto para seus usuários quanto para quem contrata este serviço. Isso porque é possível fazer diversos tipos de integrações dentro da mesma, o que viabiliza diversas possibilidades a serem trabalhadas, aumentando consideravelmente suas opções de atuação e, com isso, oferecendo mais vantagens aos seus usuários.

Nesse contexto, confira a seguir algumas das principais vantagens de migrar a sua plataforma EAD própria para uma terceirizada para empresas e instituições de ensino em geral:

PARA INSTITUIÇÕES:

Uma plataforma terceirizada possibilita que professores e tutores EAD de instituições de ensino possam gerenciar seus cursos e interagir de forma ativa com todos os alunos. Esses cursos podem variar de semanas a poucos meses, e permitem que tanto os professores quanto os tutores ofereçam apoio contínuo aos alunos conforme  o andamento da aula.

 

  • Oferece diferentes soluções de aprendizagem;
  • Tem o design instrucional como um grande recurso para melhorar o processo de aprendizagem;
  • Ganhos em tempo e espaço;
  • Oferece diversas técnicas de avaliação;
  • Proporciona diversas opções de formatos e disponibilização de conteúdos;
  • Maior economia de custos tanto para alunos quanto para os empreendedores;
  • Possui uma usabilidade simples e intuitiva.

Uma plataforma terceirizada oferece diversas vantagens distintas tanto para instituições de ensino quanto para empresas ou até mesmo pessoas que buscam uma nova forma de iniciar um negócio no mundo da educação a distância através de cursos livres.

PARA EMPRESAS:

As empresas que utilizam treinamentos corporativos online geralmente criam cursos que são mais curtos e, algumas vezes, podem ser concluídos em uma única sessão. E para medir o desempenho em métricas dos colaboradores, a plataforma terceirizada proporciona ferramentas de geração de relatórios que indicam aos empregadores onde os funcionários “mentem”.

 

  • Melhoria do desempenho profissional;
  • Melhoria nos resultados empresariais;
  • Aumento da motivação e do engajamento dos colaboradores;
  • Avaliação rica e completa de performance de colaboradores;
  • Possibilidade de reutilização dos materiais e conteúdos ao longo do tempo;
  • Fácil acesso à informações, desempenhos em métricas e relatórios de aprendizagem;
  • Economia de horário laboral e espaço físico;
  • Dá autonomia para o colaborador aprender no próprio tempo.

Benefícios de uma plataforma terceirizada

Agora que você já está por dentro de todas as vantagens e desvantagens em migrar uma plataforma EAD própria para uma terceirizada, vamos aos benefícios e funcionalidades que uma plataforma EAD terceirizada no modelo SaaS pode lhe oferecer?

Avaliação

Uma plataforma terceirizada permite que os alunos sejam avaliados antes, durante e ao término do curso. Isto significa que os empregadores podem avaliar e examinar os registros das atividades, e determinar os níveis de sucesso de cada curso disponibilizado e da efetividade do aprendizado pelos usuários.

Aprendizagem

Utilizar uma plataforma no modelo SaaS é oferecer uma fonte centralizada de aprendizagem. Isto significa que a formação, desempenho e desenvolvimento dos conteúdos são oferecidos em todos os momentos da mesma fonte. E os usuários podem acessar as informações a qualquer momento, para iniciar a trilha de aprendizagem quando quiserem.

Além disso, os sistemas são fáceis de usar e os novos usuários podem descobrir tudo facilmente. Além de serem totalmente viáveis, os sistemas oferecem plataformas personalizadas para a aprendizagem, proporcionam experiências de integração e enriquecem o conhecimento no processo de ensino-aprendizagem.

Atualização

Uma grande vantagem da utilização do modelo SaaS é que o conteúdo e as informações dos cursos podem ser facilmente atualizados. Isto porque o sistema oferece um local centralizado para informações, por isso é simples fazer alguma mudança nos requisitos, descrições dos cursos, ou especificações necessárias para os treinandos. E assim que atualizado, os usuários irão receber as informações atualizadas ao mesmo tempo, tudo de forma integrada.

Personalização de uma plataforma terceirizada

A possibilidade de personalização favorece a todos os envolvidos na plataforma: os professores, os alunos e os designers gráficos. É interessante porque o curso cria uma identidade única com seus alunos, e a relação entre eles é estimulada.

Além disso, uma personalização bem pensada gera desperta um interesse visual pelo conteúdo, gerando consequentemente um aumento da venda de cursos online.

Ter a possibilidade de fazer a personalização completa de todo o layout da página de um curso online não é uma coisa encontrada facilmente em uma plataforma EAD própria.

O uso de modelos preexistentes economiza ainda tempo e garante uma qualidade consistente com o objetivo da plataforma.

Conclusão

Se você tem interesse em iniciar um negócio EAD é importante fazer uma análise para decidir qual solução atende à todas as suas necessidades da melhor maneira possível.

Se optar por contratar uma plataforma  com todo o conhecimento necessário para fazer com que o seu curso online seja um sucesso, opte por um modelo SaaS terceirizado. Desta forma, você elimina diversos custos e dores de cabeça e já começa com a vantagem de trabalhar com um modelo que deu certo no mercado.

Uma plataforma EAD terceirizada completa e intuitiva pode oferecer diversas funcionalidades que auxiliam alunos no consumo de diversos conteúdos como videoaulas, apresentações de vídeos com slides, materiais em geral, entre outros.

Cada plataforma LMS em específico possui funcionalidades distintas entre si. No entanto, para que você trabalhe com foco no que realmente é importante,e vamos citar aqui as principais para deixar o processo de aprendizagem completo e eficiente.

Migrar a sua plataforma EAD própria para uma terceirizada irá proporcionar não só um melhor aproveitamento para os usuários, como irá auxiliar na agilidade de diversos processos. Por isso, é fundamental que a escolha desta seja de tamanha eficiência.

Com uma tecnologia excepcional, o Edools possui a plataforma EAD mais completa do mercado, onde é possível personalizar, gerenciar e hospedar seus cursos online de forma simples e dinâmica.

Caso tenha interesse em conhecer todo o ambiente de aprendizagem e gerencial do Edools e verificar todas as funcionalidades e tire todas as suas dúvidas fazendo um teste grátis por 15 dias gratuitos clicando no botão abaixo:

Teste gratuitamente o Edools por 15 dias.

Se ainda restou alguma dúvida sobre por que migrar a sua plataforma EAD própria para uma terceirizada, entre em contato conosco ou deixe um comentário ao final desta página, ok? Estamos à disposição.

Até a próxima! 


Business vector designed by Dooder – Freepik.com 

O EAD é democrático!
Suporte no Edools - Como funciona e o que você precisa saber?

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Rafaela Espíndola

Graduanda em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Faz parte do time de Marketing e Comunicação do Edools. É apaixonada por criação e inovação. Não consegue esconder que é canceriana dos pés à cabeça.
Ver todos os posts de Rafaela Espíndola

Deixe uma resposta