TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Como criar um curso preparatório online


Como criar um curso preparatório online

Você está pensando em criar um curso preparatório online e não sabe por onde começar? Ou sabe, mas quer garantir o que irá precisar definir inicialmente? Com a devida dedicação e um bom planejamento, será simples e prático criar o seu projeto.

A aprendizagem por meio da Internet está ganhando força e se expandindo cada dia mais não só no Brasil, mas em todo o mundo. Se você quer ir adiante ao criar um curso preparatório online, fique sabendo que este mercado está em uma contínua expansão e pode ser uma excelente oportunidade para quem deseja montar um grande negócio.

O avanço tecnológico mudou bastante a forma como as pessoas se relacionam entre si e o processo de educação também foi muito afetado. Isso fica evidente ao perceber que cada vez mais o ensino online tem ganhado inúmeros adeptos.

O momento é bem propício para começar projetos de educação a distância e qualquer iniciativa bem planejada e executada pode trazer retornos incríveis.

Criar um curso preparatório online pode ser mais fácil do que parece. Para que o curso ganhe reconhecimento e uma adesão rápida, é preciso mais do que divulgação e geração de conteúdo. Um bom planejamento irá permitir que o curso seja desenvolvido com mais agilidade e com maior economia.

Então, vamos ver como criar um curso preparatório online, quais os benefícios que você poderá obter e tudo mais o que você precisa saber para alcançar o sucesso?

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Planejando o seu curso preparatório online

É hora de organizar todas as ideias que você teve antes colocar o seu projeto em prática.

O primeiro passo a ser seguido ao criar um curso preparatório online é o planejamento do curso como um todo. Você deve considerar todas as despesas envolvidas, além de estruturar todos os tópicos que deverão estar dentro das videoaulas.

É necessário analisar antes a qual estilo de público o seu curso preparatório online irá atender, quem você quer que seja seu potencial aluno? Assim, você irá conseguir direcionar melhor o foco em seu público-alvo.

Lembre-se que é extremamente importante saber qual público-alvo que você quer focar, para extrair o máximo de informações a serem usadas ao seu favor na hora de produzir os conteúdos.

É também fundamental analisar como os concorrentes do mesmo segmento estão se saindo, quais são os seus pontos fortes e fracos, diferenciais, etc. Desta maneira, você poderá montar um curso preparatório com um diferencial competitivo das demais existentes.

Se organize de forma inteligente, pois a etapa de planejamento é crucial para criar um curso preparatório online de sucesso.

Definindo o público-alvo

Primeiramente, você deve estudar e analisar o segmento de mercado em que você irá atuar, quais serão os seus possíveis concorrentes, seus potenciais alunos, entre outras coisas.

O ideal é listar todos os recursos vistos em outros lugares para que você possa implementar no seu curso de forma ainda mais qualificada que agrade aos alunos.

Pense no perfil de quem irá assistir às suas aulas, para que o conteúdo desenvolvido esteja sempre de acordo. Por exemplo, se você espera ter alunos que já entendam do assunto, a abordagem de conteúdos deve ser diferente para alunos iniciantes, certo?

O público-alvo de um curso preparatório online costuma ser pessoas que possuem pouco tempo livre e que precisam conciliar trabalho e estudo, além de muitas vezes ainda terem que cuidar das atividades rotineiras, como casa e filhos.

O ensino a distância costuma atrair este perfil de pessoas, pois é o aluno que monta os próprios horários de estudo, podendo ter a liberdade de estudar durante a semana ou somente durante os finais de semana.

Preparando o material

Chegou a hora de colocar a mão na massa e colocar todo o seu conhecimento em prática. Aposte nas novas tecnologias educacionais e crie os melhores conteúdos que você puder.

Ao preparar o material de um curso preparatório online, é melhor oferecer informação a mais do que a menos. Mesmo que você não tenha orçamento para produzir conteúdo complementar à seus cursos, investir em links para materiais complementares é uma ótima forma de engajar seu aluno com os assuntos abordados e fazer com que ele aproveite mais as aulas e amplie seus conhecimentos.

Sugira conteúdos complementares, como artigos, livros e filmes e também lembre-se de dar dicas de como usar fóruns relacionados e as redes sociais para expandir seu conhecimento.

Conhecer o tema do seu curso preparatório online de forma completa também será essencial para que você consiga transmitir os pontos mais importantes de forma direta. Para tal, você pode inclusive fazer pesquisas na Internet sobre o tema para se inspirar e ver como seus concorrentes estão abordando determinado assunto ou aula.

Outra forma de implementar um bom material em seu curso é transformando o seu conteúdo em vídeos. Se você não tem uma verba suficiente para uma produção profissional, improvise e poderá se sair muito bem.

Investir em tecnologia e ferramentas que fogem do formato tradicional é um dos fatores decisivos para o sucesso do ensino a distância e, pensando nisso, investir em vídeos é uma das melhores alternativas para engajar o público.

Esse tipo de recurso, além de aumentar a experiência do aluno, fornece um estímulo muito maior do que apenas conteúdos fornecidos através do áudio ou da escrita.

Plataforma

É hora de colocar os seus conteúdos em uma plataforma que seja adequada às suas necessidades.

Tudo o que você pensou, planejou e produziu será inserido em uma plataforma e-learning que deve oferecer tudo o que você precisa em termos de hospedagem, gerenciamento e venda de cursos online.

Ao criar um curso preparatório online, será importante medir o consumo do conteúdo realizado por cada aluno, assim como o desempenho destes em cada assunto abordado.

É natural que no primeiro momento haja uma sobrecarga criada pelo pouco tempo para desenvolver conteúdo e o investimento que está se fazendo. Por isso, é muito importante ter uma plataforma que organize e crie uma hierarquia e apresentação para todo o conteúdo.

Para isso é interessante que você utilize um LMS (Learning Management System). O LMS é uma ferramenta de gestão de aprendizagem online que capta e apresenta os dados dos alunos de forma organizada.

Depois, por meio dos dados fornecidos pela plataforma LMS, você poderá responder a questões como: Quais alunos concluíram o curso? Quantos alunos iniciaram esse curso? E muitas outras!

O uso deste tipo de plataformas cresce a cada dia, principalmente, com o objetivo de chamar a atenção dos alunos.

O uso de uma plataforma LMS proporciona não só um melhor aproveitamento para os alunos, como o auxilia na agilidade de diversos processos. Por isto, ao escolher qual será utilizada, é fundamental que esta seja de tamanha eficiência.

Divulgação

Com tudo pronto, é hora de investir na divulgação do seu curso preparatório online.

Nessa etapa, aquelas perguntas que você respondeu lá no início, quanto ao público-alvo e todos os objetivos do seu curso, serão extremamente úteis. A partir destas você poderá definir qual o modelo de negócios que mais se adequa a seu curso e, consequentemente, irá garantir mais resultados e lucro. E é também a partir dessas definições que será possível traçar uma boa estratégia de divulgação dos seus cursos.

Aposte nas redes sociais e use-as a seu favor. As páginas do Facebook, Twitter, Instagram e demais redes são atualizadas dezenas ou até centenas de vezes por dia. O motivo é simples: verificar o que está acontecendo na rede.

Na hora de divulgar o seu curso preparatório online, aparecer nas redes sociais é fundamental. Mas como? Comece desenvolvendo uma página para o negócio e, em seguida, reproduza nela conteúdo de qualidade e relevante na divulgação do curso para essas redes.

Atraia o seu público-alvo em potencial. Uma boa dica é oferecer “trechos” gratuitos do curso, despertando o interesse no leitor que pode ser um possível aluno.

Conclusão

Uma plataforma LMS completa e intuitiva pode oferecer diversas funcionalidades que auxiliam alunos no consumo de diversos conteúdos.

Cada plataforma LMS em específico possui funcionalidades distintas entre si. No entanto, para que você trabalhe com foco no que realmente é importante,e vamos citar aqui as principais para deixar o processo de aprendizagem completo e eficiente.

O uso de uma plataforma LMS proporciona não só um melhor aproveitamento para os usuários, como auxília na agilidade de diversos processos. Por isso, é fundamental que a escolha desta seja de tamanha eficiência.

O Edools tem hoje a melhor e mais completa plataforma LMS do mercado, onde é possível ter uma personalização completa de todo o conteúdo desejado.

Conheça melhor como funciona uma plataforma LMS e tenha mais informações sobre como criar um curso preparatório online testando o Edools gratuitamente por 15 dias clicando abaixo:

Teste gratuitamente o Edools por 15 dias.

Se houver alguma dúvida ou sugestão, entre em contato conosco ou deixe um comentário ao final desta página, ok?

Até a próxima!

Icons made by Alfredo Hernandez from www.flaticon.com is licensed by CC 3.0 BY
O barato que sai caro! Porque não deixar seu EAD na mão de amadores.
Nem tudo é possível automatizar

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Rafaela Espíndola

Graduanda em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Faz parte do time de Marketing e Comunicação do Edools. É apaixonada por criação e inovação. Não consegue esconder que é canceriana dos pés à cabeça.
Ver todos os posts de Rafaela Espíndola

Deixe uma resposta