TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Como abrir uma empresa de cursos online


abrir empresa

Neste artigo apresentamos as principais informações sobre como abrir uma empresa de cursos online.

O processo é bastante similar para qualquer tipo de negócio. Porém focamos o nosso exemplo em um segmento onde somos especialistas e podemos ir mais a fundo nos detalhes. Caso você queira abrir uma empresa de outro segmento, basta seguir as orientações adequando-as à sua realidade.

Antes de mais nada, abrir uma empresa de cursos online requer grande espírito empreendedor. Os desafios são grandes, mas os resultados alcançados podem valer muito a pena.

Além disso, o EAD é uma forma muito democrática de ensino, que atinge um grande número de pessoas, e consequentemente tem um mercado enorme.

Veja a dica no vídeo abaixo:

 

Como abrir uma empresa de cursos online – passo a passo:

1. Escolha o segmento da empresa que irá abrir

O primeiro passo é você escolher a sua melhor ideia, normalmente a partir de uma necessidade real do mercado.

É muito importante que você abra uma empresa em um segmento que você goste de trabalhar, já que passará boa parte do seu tempo dedicado a este negócio. Não pense apenas no potencial de retorno financeiro, que é importante também, mas no prazer que terá em tocar esta nova empresa.

Como citei anteriormente, neste artigo falarei mais especificamente sobre como abrir uma empresa de cursos online.

Neste caso, é importante que você decida que tipo de cursos você irá oferecer. Alguns exemplos são:

  • Preparatórios para concursos
  • Preparatórios para ENEM e vestibulares
  • Cursos de graduação ou pós-graduação (Necessário autorização do MEC)
  • Cursos de reforço escolar
  • Cursos de atualização profissional
  • Cursos livres de assuntos em geral

Estas são apenas algumas opções que vemos com mais frequência entre quem busca abrir uma empresa neste segmento. Você pode ter outras ideias em mente, então não limite-se a estes exemplos.

 

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

 

2. Estude o mercado

Agora que você já decidiu o segmento da sua nova empresa, é importante que você estude bem o mercado.

Você pode fazer pesquisas em sites especializados no setor, para saber se está aquecido ou não. Além de pesquisar por notícias a respeito de seus principais concorrentes. Normalmente é fácil encontrar na imprensa reportagens e entrevistas com os líderes dos mais diversos setores. Assim você consegue coletar números relevantes e avaliar melhor a oportunidade que está diante de você.

O foco deste artigo é baseado em como abrir uma empresa de cursos online porque o mercado de educação a distância é um dos mais promissores no cenário atual do país.

Os números comprovam isso. Caso tenha interesse em conhecer mais a fundo esse mercado, sugiro a leitura de outro artigo: Dados do mercado EAD no Brasil.

Devido a crise que a economia brasileira vem passando, profissionais dos mais variados segmentos buscam em cursos EAD uma solução mais acessível (em termos financeiros e de espaço), dinâmica e interativa para adquirir novos conhecimentos.

Isso faz com que a demanda por estes serviços aumente consideravelmente, gerando novas oportunidades como nunca visto antes em diversos modelos de negócios: cursos livres, preparatórios, técnicos, universitários, entre outros.

Um exemplo de como a modalidade EAD está crescendo de forma acelerada e dinâmica pode ser vista no Manifesto Somos EAD. É interessante para você que queira ingressar nesse ramo apoiar a causa e, por isso, sugiro que você o assine como forma de divulgação do seu negócio.

3. Planeje-se

Esta etapa é fundamental para o sucesso que qualquer empresa. Então, nunca a negligencie!

Uma ferramenta bastante útil para te ajudar neste momento é o Quadro do Modelo de Negócios (ou Business Model Canvas). Aqui você encontra um curso online gratuito que irá te guiar passo a passo na construção do modelo de negócios da empresa que você irá abrir.

Agora é o momento de você ir mais a fundo na sua ideia, estudando mais detalhes sobre a oportunidade e decidindo como você irá se diferenciar no mercado.

Além disso, o Sebrae possui diversos cursos voltados à construção de planos de negócio. Procure a unidade mais próxima de você e se informe sobre o próximo curso que acontecerá em sua região.

No segmento de EAD a concorrência é grande, então é fundamental que você se preocupe em inovar a todo o momento. Para te inspirar ainda mais, confira este e-book com 4 modelos de negócio para inovar em seu EAD.

4. Sonhe grande, mas comece pequeno

Uma dica relevante sobre como abrir uma empresa está relacionada à estratégia inicial de começar pequeno para aprender com o mercado.

Empreendedores normalmente sonham grande e querem logo colocar em prática suas ideias. Porém tenha muito cuidado nessa hora. Quando está começando um novo negócio, é importante ficar atento à todos os aspectos e monitorar se o seu planejamento inicial está realmente sendo seguido. Para isso é muito relevante que você não vá com muita sede ao pote e comece pequeno, aprendendo com seus clientes e suas demandas.

Falando especificamente sobre uma nova empresa de cursos online, isso significa lançar poucos cursos inicialmente. Comece com 1 ou 2 cursos, produzidos por você mesmo, para testar o mercado.

Essa é uma etapa que muitas pessoas encontram problemas em como abrir uma empresa. Cada curso tem uma dinâmica e uma sistemática diferente. Neste caso, você também precisa avaliar qual a plataforma EAD ideal para hospedar o seu negócio.

Por exemplo, a plataforma EAD te dá a possibilidade de personalização visual dos seus cursos? Você conseguirá trabalhar com videoaulas? Será possível fazer a gestão financeira? Terá uma página de e-commerce? Tudo isso deve ser levado em consideração.

Visando ajudar você a escolher a melhor plataforma EAD para o seu negócio, sugiro a leitura do artigo: Como escolher a plataforma de ensino a distância ideal para você?

5. Construa seu produto ou serviço

Chegou o momento de você começar a desenvolver o seu produto ou serviço. Neste momento pode ser que você precise de ajuda de mais pessoas ou talvez consiga desenvolvê-lo sozinho. Isso varia de negócio para negócio. O importante é que você consiga criar um produto ou serviço que seus clientes realmente desejam e que estão dispostos a pagar por ele.

No segmento de EAD eu considero a etapa de produção de conteúdo como uma das mais desafiadoras para quem busca saber como abrir uma empresa de cursos online.

Produzir conteúdos de sucesso em cursos online depende muito também da etapa de planejamento. É importante saber para quem você vai desenvolver o conteúdo e os formatos possíveis para melhor atendê-lo.

Neste sentido, é extremamente necessário se preparar bem para esta etapa. Estruture suas aulas em tópicos para facilitar o aprendizado e ofereça possibilidades distintas para melhor absorção de conhecimento.

Para te ajudar a produzir conteúdos de sucesso em seu negócio EAD, sugiro a leitura: Como fazer a produção de conteúdo de sucesso em cursos online?

Aqui você encontra uma lista de equipamentos para você gravar suas videoaulas.

E aqui temos uma lista de programas para gravá-las e editá-las. Tudo com baixo investimento e pouca complexidade.

6. Defina o preço dos seus produtos ou serviços

Quanto você irá cobrar pelo seu produto ou serviço? Esta é uma pergunta que muitas vezes é complexa de ser respondida por empreendedores iniciantes.

Uma pesquisa em seus concorrentes é muito importante para te dar um parâmetro inicial. Também é importante você se preocupar com seus custos de produção e com os benefícios que sua solução traz para o cliente.

Além disso, busque sempre ter um diferencial competitivo para que seu produto não seja facilmente comparado por preço com os concorrentes. Posicionar-se como o mais barato nem sempre é uma boa opção.

A tarefa de como fazer a precificação de cursos online exige bastante estudo e análise dos fatores externos que podem afetar a tomada de decisão do aluno EAD.

Nesse sentido, aqui temos algumas dicas para que você defina os preços dos cursos online da forma mais estratégica e eficiente possível, não se baseando em achismos para tal, visto que esse é um dos grandes erros que você pode cometer com relação a este assunto.

7. Monte uma estratégia de marketing e vendas

Vender é o coração de qualquer empresa. Por mais que esta atividade às vezes assuste alguns empreendedores, você não deve pensar em abrir uma empresa se não se sentir confortável com esta parte.

É essencial você elaborar um plano de marketing completo, pensando nos principais canais que você irá utilizar para a divulgação do seu negócio e como isso deve refletir em suas vendas.

Sabemos que em uma empresa iniciante esta parte costuma ser árdua e demorar para aparecer os resultados esperados. Mas não se desespere, isso é normal e você precisa ser paciente na hora de executar seu plano de marketing e vendas.

Nós temos um artigo e um ebook ensinando a criar uma máquina de vendas de cursos online.

O termo máquina de vendas para cursos online é magnético! O que ele te faz lembrar? Vendas automáticas? Geração de lucro? Muitos sites e profissionais estão falando sobre a criação de máquinas de vendas e cada um a define e promove como entende melhor.

Alguns acreditam que uma landing page, um auto responder e mensagens de e-mails formam um sistema assim. Nós, porém, vamos além: máquina de vendas para cursos online é a integração inteligente de todos os canais online disponíveis.

O ponto de partida é uma “plataforma de abertura”, um site, um blog corporativo, ou uma escola digital. Enfim, algo que permite a automatização da gestão e possibilite promover ações de marketing eficazes.

8. Legalize a sua empresa

Neste aspecto o ideal é que você procure um contador de confiança para te orientar sobre a melhor forma de enquadramento da empresa que você irá abrir. Além de executar todas as atividades burocráticas para seu registro nos órgãos municipais, estaduais e federais.

Após você ter legalizado a sua empresa de cursos online, para fazer a emissão de uma nota fiscal basta você ir no site da prefeitura de sua cidade e buscar a opção de emitir NFS-e. Após isso, é só entrar no sistema, onde você só precisará informar a discriminação dos serviços e o valor da nota para validar a emissão. É um processo bem simples e que seu contador também poderá te orientar em mais detalhes.

9. Atenda bem seus clientes

O bom relacionamento com seu cliente é fundamental para você conquistá-lo de vez e fidelizá-lo ao seu negócio.

Procure sempre surpreendê-lo tanto com seus produtos e serviços, quanto com seu atendimento.

Faça pesquisas constantes para avaliar a satisfação dos clientes e corrigir o que for necessário.

Talvez você, professor ou criador de cursos online, tenha algumas dúvidas e dificuldades de como fazer para prender a atenção de seus alunos e conseguir com que ele participe ativamente das aulas. Afinal, no mundo virtual a concorrência por atenção é grande. Para lhe ajudar com isso, listamos neste artigo 10 maneiras que para você a engajar seus alunos em seus cursos e alcançar ainda mais resultados.

 

Esse é um guia sobre como abrir uma empresa, com foco em cursos EAD. O trabalho é grande, mas se for bem planejado e bem executado, tenho certeza que você colherá excelentes frutos!

Artigos sobre educação a distância
Dados do mercado EAD no Brasil

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Bruno Mendonça

Atualmente é responsável pelo marketing e comunicação do Edools. Já atuou em consultorias de marketing, e-commerce e tem experiência em empresas de educação. É publicitário formado pela ESPM-RJ e possui MBA em Marketing Digital pelo Instituto Infnet.
Ver todos os posts de Bruno Mendonça

Deixe uma resposta