TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

5 Dicas para detonar a sua videoaula


dicas para gravar uma videoaula

É, você não entendeu errado. Hoje em nosso blog iremos dar 5 dicas que irá detonar a sua videoaula e provavelmente, causará muita insatisfação e perda de alunos. Mas é claro, vamos expor essas falhas para você nunca segui-las. E se você identificar um desses erros no seu vídeo, por favor, corrija o mais breve possível e não faça mais isso! Então, vamos lá:

1) Áudio ruim

O áudio capenga é uma peça chave para desestimular os alunos à assistirem as suas videoaulas. Isso mesmo! Ao assistir uma videoaula e perceber que o áudio está baixo ou alto demais, há um certo incômodo. Se ele estiver alto demais, o aluno ainda pode abaixar o volume do computador. Mas e se tiver baixo demais, mesmo que o volume do computador já esteja em 100%? É desestímulo total! Então, a nossa dica verdadeira é: não se exceda demais no som e muito menos fique abaixo do esperado. Outra: procure gravar em lugares silenciosos para não gerar ruídos na videoaula – o ar condicionado pode ser o vilão, por exemplo.

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

2) Tipo, erro de linguagem, cara!

Imagina um vídeo em que a professora usa a mesma linguagem que um garoto de 15 anos usa para se comunicar com o amigo de sala de aula? Imaginou? Então, não é o tipo de linguagem que passa a ideia de profissionalismo, não?!

Muitas vezes nos deparamos com vídeos em que a linguagem está comprometida devido ao excesso do uso de gírias. Para que você tenha um vídeo com qualidade profissional deve evitar ao máximo as gírias, que acabam empobrecendo a linguagem e colocando em dúvida a qualidade da videoaula.

3) Enchendo linguiça em uma videoaula

Sabe quando você está ávido por uma informação mas em todas as respostas que te dão falam tudo mas não dizem nada? Faça isso em seu vídeo e você com certeza irá irritar o aluno.

Ninguém tem paciência quando uma pessoa fica dando voltas e mais voltas e acaba não dizendo nada sobre o que você realmente perguntou. Ainda mais numa videoaula, em que o aluno dispõe um determinado horário de seu tempo para estudar online, dispensando milhares distrações, principalmente online. Então, a objetividade é o melhor caminho! Procure oferecer aulas com o máximo de objetividade, clareza e concisão.

Para gravar as melhores videoaulas para o seu negócio EAD ou treinamento corporativo, sugiro a leitura do ebook: Como produzir conteúdos de sucesso para cursos online.

4) Música de fundo alta demais

Essa dica tem o poder de arruinar qualquer vídeo.

Já aconteceu com você? Ao assistir uma videoaula, você quer prestar atenção no que o professor diz mas a música de fundo está tão alta que a única solução é fazer uma leitura labial.

Preste atenção nisso! Música de fundo é colocada para ser coadjuvante na sua aula, enquanto a fala do professor deve desempenhar o papel principal. Mesmo quando usada em vinhetas, certifique-se de que o volume está adequado ao resto do vídeo, para que não haja contrastes muito grandes.

5) Exagerar em cenários

Imagina assistir a uma videoaula e não conseguir tirar o olho do cenário porque os objetos em cena saltam aos seus olhos?! E por mais que queira prestar atenção no professor você não consegue se concentrar diante de tamanha distração. Terrível, né?!

O cenário é uma produção a mais na sua videoaula e deve ser pensado com antecedência. É ideal que ele seja agradável e simples. Muitos objetos em cena acabam causando distração no aluno e assim, tiram o foco de quem deveria ser o principal da cena, o professor. Por isso, aplique a regra ‘menos é mais’ nesse tópico e prefira uma parede branca e lisa como cenário, com 1 ou 2 elementos no quadro.

E então, você já cometeu algum desses erros e aprendeu a nunca mais repeti-los? Quais são outros erros cruciais em videoaulas que você conhece? Compartilhe com a gente!

Atue melhor com coaching e treinamento corporativo
Plataforma LMS. A revolução no ensino online

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Comentários (1)


  1. Nelson Koiti Kawagoe
    19/02/2016 às 10:40

    Bom dia !! , muito boa as dicas do site , vou aproveitar muito .

    Um abraço .

    Nelson

Deixe uma resposta