Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

Ensino a distância não é só uma questão de comodidade

O ensino a distância vem se consolidando cada vez mais no Brasil e deixando de ser apenas uma alternativa aos cursos tradicionalmente presenciais em escolas regulares. Isso porque a percepção sobre o EAD vem sofrendo mudanças positivas e a aceitação desse tipo de graduação no mercado de trabalho deu um forte impulso para o crescimento […]

O ensino a distância vem se consolidando cada vez mais no Brasil e deixando de ser apenas uma alternativa aos cursos tradicionalmente presenciais em escolas regulares. Isso porque a percepção sobre o EAD vem sofrendo mudanças positivas e a aceitação desse tipo de graduação no mercado de trabalho deu um forte impulso para o crescimento dessa modalidade no país.

No início da sua implementação no Brasil, a possibilidade do ensino a distância era vista mais como uma alternativa mais cômoda aos usuários do que como uma real possibilidade de um novo método de aprendizagem. E isso é claramente devido ao fato de que cursos a distância permitem que inúmeras pessoas que não podem estudar em cursos presenciais devido à questões de horário de trabalho ou questões geográficas possam estudar online e ter uma boa qualidade de ensino. Vejam algumas vantagens do EAD:

  • Custos reduzidos
  • Autonomia do aluno
  • Acesso ao ambiente virtual de aprendizagem a qualquer tempo e lugar
  • Flexibilidade
  • Interatividade entre alunos e professores

 No entanto, com a expansão do ensino a distância pelo Brasil, a percepção sobre essa nova modalidade de ensino vem sofrendo algumas alterações. Se antes ela era vista apenas como uma opção mais cômoda aos usuários e complementar ao ensino tradicional, hoje em dia ela é vista por muitos alunos como uma preferência de método de ensino. E isso, é claro, não é somente devido as suas vantagens, que são realmente atraentes, mas também pela aceitação da sociedade, do mercado de trabalho e o reconhecimento de grandes instituições de ensino do país, que inclusive, estão utilizando o EAD em cursos de graduação como Ibmec, UnB, USP,UNESP, entre outras.

E essa aprovação só tende a crescer no Brasil, com cada vez mais escolas e universidades aderindo ao EAD e possibilitando um ensino a distância eficiente e de qualidade.

E você, qual a sua opinião sobre o ensino a distância no Brasil? Você acha mesmo que é só uma questão de comodidade?

5 Dicas para detonar a sua videoaula
A solução de pagamento online ideal. Conheça MoIP.

Comentários (3)


  1. 08/01/2016 às 18:33

    Definitivamente não é questão de comodidade e sim uma tendencia. Nos ambientes virtuais os alunos não “perdem aula” pois os conteúdos estão sempre lá para serem acessados pelo aluno quando ele puder (dentro dos prazos estabelecidos, claro, se houver) e tantas vezes como forem necessárias para ele (autonomia e flexibilidade). E O fato de não haver limitação geográfica enriquece a interação entre os alunos que podem estar em qualquer lugar do mundo.

  2. Ana
    21/09/2017 às 00:27

    O EAD seria uma forma de ensino alternativo? Como uma subvertente?

    • Bruno Mendonça
      02/10/2017 às 11:12

      Oi, Ana. Pode ser alternativo como também pode ser a forma prioritária. Atualmente, cada vez mais observamos pessoas e empresas que buscam no ensino online uma nova maneira de compartilhar conhecimento e é algo que está dando muito certo, e em muitos casos, funciona melhor do que o ensino presencial tradicional, inclusive.

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.