Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

Recrutamento e seleção de pessoas: como aprimorar com um LMS?

Atualmente mais empresas reconhecem a importância de selecionar corretamente seus colaboradores, investindo em ferramentas para realizar o recrutamento e seleção de pessoas de forma efetiva. Os objetivos organizacionais podem ser atingidos somente com, e através de pessoas, por isso o processo de seleção tem sua devida importância. É por meio de cada um deles que […]

Recrutamento e seleção de pessoas: como aprimorar com um LMS?

Atualmente mais empresas reconhecem a importância de selecionar corretamente seus colaboradores, investindo em ferramentas para realizar o recrutamento e seleção de pessoas de forma efetiva.

Os objetivos organizacionais podem ser atingidos somente com, e através de pessoas, por isso o processo de seleção tem sua devida importância. É por meio de cada um deles que vem o sucesso de uma organização.

O recrutamento é a fase anterior da seleção. Na seleção, é definido o candidato que mais se adequa ao cargo e aí então o convite para que ele integre à organização é feito.

Para tal, diversos softwares são indicados de acordo com o a área que o processo seletivo será realizado, qual o perfil de candidato é esperado, etc.

Ao contrário do que muitos pensam, um LMS pode ser utilizado em diferentes segmentos, além de cursos livres e treinamentos corporativos, ele atende muito bem à um recrutamento e seleção de pessoas.

Se você ainda tem dúvida de como implementar isso em sua empresa, iremos lhe mostrar agora como aprimorar seu processo seletivo através de um LMS:

Escolha algo que seja útil para o dia a dia do trabalho na sua empresa

Procure inovar constantemente em ferramentas que possam para ser útil no dia a dia de sua empresa. Quais estratégias poderiam ser realizadas que ainda não realizou? Que campanhas de incentivo podem ser utilizadas na empresa dentro de sua realidade? O que pode ser desenvolvido para aumentar o engajamento em seus processos de recrutamento e seleção de pessoas?

De fato, o primeiro passo para se iniciar todo esse processo de investimento em inovação tecnológica deve ser o reconhecimento das práticas e conhecimentos que serão passados aos futuros colaboradores. Esta deve ser uma análise comum e constante, porém muitas empresas possuem certa dificuldade em organizá-las e acabam optando por serviços externos de consultorias.

Aprender a identificar as necessidades que irão ser implementadas em sua empresa deve ser a primeira medida a ser tomada. Seja a empresa de qualquer segmento ou porte, somente a partir daí ela irá estar apta para outras medidas. Investir em plataformas de ensino a distância tem sido um divisor de águas para pequenas e média empresas, pois estas trazem uma grande economia não só de tempo, como de dinheiro em todos o sentidos, principalmente para um recrutamento e seleção de pessoas.

Ofereça um curso que faça sentido para a área de atuação dos candidatos

Faça um planejamento, levante as necessidades da sua empresa e comece a decidir quais os tipos de treinamento mais encaixam em seu recrutamento e seleção de pessoas.

Se o seu candidato está aplicando para uma vaga na área comercial, que tal oferecer um treinamento de como se portar em uma ligação com um cliente, quais expressões usar para garantir uma venda, perguntas que frequentemente são abordadas e a maneira de se preparar para cada uma delas, simulações classificando o que é correto e o que não deve ser feito, etc. Este é um bom exemplo para que você possa entender de fato como funciona tudo isso.

É legal ter cursos como uma prévia do que o candidato irá vivenciar, caso seja contratado. Por isso, o ideal é que o conteúdo dado seja diretamente da área dele para agregar conhecimento a ele e, mesmo ele não passando no processo, irá ajudá-lo a se desenvolver como um profissional melhor, ainda mais capacitado.

Além disso, o candidato vai muito mais preparado para as etapas em que irá passar, sabendo melhor como agir diante das situações que irão surgir.

Um treinamento online ajuda também com dicas que farão com que os candidatos se sintam seguros e preparados para as próximas etapas deste processo seletivo ou de futuros que possam vir a ser realizados.

Por que um LMS pode ser mais eficiente para um recrutamento e seleção de pessoas?

Ao oferecer treinamentos online, as empresas podem economizar dinheiro em viagens para gestores e conseguem fornecer cursos de qualidade em todos os locais em que atua, de forma distribuída. Ao contrário dos cursos presenciais, onde é possível desviar do assunto e perder o foco. Portanto, além de ser mais rentável, o tempo no treinamento via EAD é melhor empregado, assim como as aulas proporcionam mais engajamento e motivação.

A EAD é, portanto, uma nova forma de transferência de conhecimento a nível global. Podem se beneficiar dele todos os setores, desde o de educação até a manufatura. Através do EAD, mais pessoas podem ser capacitadas para suas funções e ter domínio de conteúdos para os quais antes era necessário frequentar cursos presenciais.

Para um treinamento online obter sucesso, ele deve sempre ter como prioridade manter os os treinandos engajados e conectados com os objetivos da empresa. Por isso, vamos lhe mostrar algumas dicas para fazer isso de maneira mais assertiva para que você perca menos tempo:

Dicas para melhorar a performance e engajamento em um recrutamento e seleção de pessoas

Cada vez mais as novidades tecnológicas surgem com o intuito de agilizar tarefas cotidianas, aumentando a produtividade nas grandes empresas. É o que possibilita, por exemplo, os softwares de gestão de projetos, as agendas eletrônicas e as redes de mensagens instantâneas entre os colaboradores.

Além disso, na indústria, o que percebemos é uma prevalência da automação sobre o trabalho humano, com vistas a aumentar ainda mais a produtividade, o que também contribui para o surgimento de novas qualificações profissionais.

Ao ser inserido em um treinamento online, um candidato consegue executar suas atividades de forma mais qualificada e com maior agilidade. Logo, ele acaba por saber como executar suas tarefas da melhor maneira possível e ainda recebe as melhores instruções para fazê-lo de maneira ainda mais otimizada e eficiente. Isso faz com que ele leve menos tempo na realização das tarefas e reduza a possibilidade de erros que possam ocorrer, aumentando assim, de fato, sua performance.

1- Tenha um conteúdo relevante

Antes de inserir o conteúdo de seu treinamento online, pense e planeje-o previamente. Verifique se este conteúdo será relevante para o público que você quer atingir, mantendo ele atualizado sempre que possível. Outra dica relevante é que você deve tornar o seu conteúdo prático, trazendo ele a proximidade da realidade que o treinando era desempenhar em sua função na vida real.

2- Design

O design é uma ótima maneira de engajar os treinandos, pois ela tem a função atrair quem não entende o valor do treinamento, e ainda de facilitar a compreensão de quem realiza o treinamento ser auto suficiente em sua execução, se sentindo confortável em percorrer pelo conteúdo sem nenhuma dificuldade.

É importante que a estrutura de capítulo e módulos seja bem estruturada e que faça sentido. Preparar um material dinâmico e atrativo é essencial, pois é o que conquista audiência e dá suporte para a sua fala.

Logo, é muito importante que você crie sua página de acordo com o seu público, visto que cada pessoa se identifica com um layout diferente, e isso reflete em diferentes tipos de personalização.

No Edools, você tem uma possibilidade de personalização completa de seu ambiente virtual de aprendizagem, com opções para leigos no assunto até em experts. Se quiser saber melhor como isso funciona, é só entrar em contato aqui.

3- Comunicação

Não basta ter a solução educacional para treinar seus candidatos se eles não souberem que o treinamento existe. Portanto, comunique-se. Produza peças de comunicação que atraiam o seu público, customize seu AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) e abuse da criatividade para encantar seu candidato.

A comunicação é uma ferramenta crucial em todas as suas faces, pois é através dela que iremos poder desenvolver uma boa avaliação de desempenho.

Pode fazer em etapas, e uma delas pode ser realizada online, através de chamadas de vídeo.

4- Entrevista por vídeo

É esperado que o candidato que irá participar do recrutamento e seleção de pessoas tenha o mínimo de manuseio com computadores e internet, visto que grande parte dos processos irá exigir que o currículo seja enviado de forma online ou que ele esteja cadastrado em um site de recrutamento e seleção de pessoas vinculado.

Com isso, você pode fazer uma entrevista com o seu candidato através de vídeo, isso irá servir como uma triagem para ter uma prévia do que você irá encontrar ao escolhê-lo para alguma próxima etapa.

Você pode usar a plataforma LMS para pedir para que os seus candidatos enviem seus vídeos e no mesmo lugar você poderá dar feedbacks com os resultados que tiver.

5- Feedbacks

Não importa qual a forma em que o processo de recrutamento e seleção de pessoas será feito, você estará testando pessoas e mesmo que estas não sejam aprovadas para ir adiante, elas merecem uma resposta. Mande uma mensagem através da própria plataforma e passe o feedback ao seu candidato, seja ele positivo ou negativo.

Conclusão

O recrutamento e seleção de pessoas nunca tiveram importância tão significativa nos resultados de uma empresa como no mercado atual, uma prática bem desenhada, integrada a um LMS com certeza irá ter um impacto positivo na empresa.

O ideal é que todo processo de recrutamento e seleção de pessoas tenham um planejamento prévio para evitar que eventuais ocorrências não prejudiquem o desempenho da empresa como um todo.

Portanto, pesquise o LMS que mais se adequa às necessidades da mesma e você verá que ter um bom resultado em um processo seletivo pode custar menos que você imagina e trazer excelentes resultados.

Se quiser saber melhor como o LMS do Edools funciona, ou tiver alguma dúvida para ser sanada, basta entrar em contato aqui ou deixar um comentário ao final desta página.

Até a próxima!

Conheça os benefícios do ensino a distância (EAD)
Como o Big Data pode melhorar a gestão de RH?

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.