Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

Os 4 pontos-chave de como divulgar cursos online

Este post foi escrito pelos nossos parceiros da We do Logos, o maior site de concorrência criativa da América Latina. Através do site você pode solucionar qualquer demanda de design, como por exemplo a criação de logos online, landing pages e e-mail marketing. Ao final deste artigo, explicamos passo a passo como realizar seu projeto lá.

como-divulgar-cursos-online

Como divulgar cursos online em 4 passos chave

Cada vez fica mais claro como divulgar cursos online com Inbound Marketing é realmente uma estratégia vencedora.

Por quê? Porque a produção a conteúdos ricos e de interesse de seus futuros alunos é algo que você domina. Os cursos que oferece são uma fonte vasta de conhecimento, regras, ferramentas, apresentações, vídeos e outros materiais. O segredo de como divulgar cursos online é saber selecionar o que é mais interessante para seus clientes e adaptar para várias mídias na internet, como blogs e redes sociais.

Mas este é apenas o primeiro passo de como vender produtos pela internet. Vamos começar explicando para você direitinho o que é exatamente Inbound Marketing. Em seguida, nosso passo a passo vai te dar o rumo de como divulgar cursos pela internet.

Veja também outras formas de divulgar seus cursos: Como vender cursos online: dicas para conseguir mais clientes

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

O que é Inbound Marketing?

Você está acostumado com o chamado marketing de interrupção, como comerciais que aparecem no meio da programação de TV ou  banners de ofertas chatas em sites que você visita.

O Inbound Marketing faz o contrário: oferece conteúdos que seu público pode achar interessantes e úteis, atraindo o consumidor para seu site.

Já pensou em como divulgar cursos online com essa abordagem pode ser realmente eficaz? Afinal, seu público procura conhecimento e capacitação, ofereça isso como uma “isca” para os conteúdos mais profundos e ricos dos seus cursos!

Como divulgar cursos online com Inbound Marketing: os 4 pontos-chave

Vamos usar aqui a abordagem clássica que divide o Inbound Marketing em 4 momentos importantes: Atrair as pessoas, Converter ações, Fechar efetivamente a compra e Encantar continuamente seus clientes.

Siga essas etapas e você verá como divulgar treinamentos online de uma maneira muito produtiva e que gera resultados.

1. Atrair seu público

Como dissemos, você é um mestre em produzir conteúdo. Por isso, a primeira coisa a fazer é agregar um blog ao seu site, onde você vai postar textos que dizem respeito àquilo que seus cursos ensinam. Faça o mesmo nas mídias sociais, com adaptações para cada formato e linguagem específica.

Evidentemente deverá ser algo mais resumido que o curso em si, mas útil e relevante. E outros assuntos relacionados também podem ser usados, mesmo que não necessariamente abordados nos cursos. Na hora de escolher estes assuntos das postagens, técnicas de SEO ajudam a fazer com que suas publicações estejam entre as primeiras a serem encontradas nas ferramentas de busca.

E não se esqueça de colocar um Call to Action em cada postagem, um botão com uma chamada atrativa para um detalhamento do material, como um e-book, aula teste, apresentações ou outro presente que os usuários poderão baixar em uma landing page para onde serão direcionados pelo botão Call to Action.

Veja também: Ferramenta de Landing Page Grátis

2. Converter “interessados” em leads

No momento em que a pessoa clica no Call to Action ela é levada para um página de conversão chamada landing page. Ali, para conseguir o material prometido, ela deverá preencher um pequeno formulário com dados. Quanto menos dados você pedir, melhor! Normalmente não se pede mais que nome, email e telefone.

Agora você poderá partir para o próximo passo de como divulgar cursos online, nutrindo seu lead com cada vez mais informações e materiais relevantes.

Veja mais dicas sobre uma boa página de conversão neste artigo: Como criar uma Landing Page de sucesso para vender cursos online?

3. Fechar uma venda de curso online

Não é bem assim… você vai criar um relacionamento com seu lead, oferecer continuamente (sem ser chato e insistente!) materiais que possam ajudá-lo a se convencer que seu curso é a solução para o problema dele. Esta é uma das partes mais delicadas de todo processo: saber quando fazer realmente uma oferta direta do curso, passando seu lead para a equipe de vendas…

4. Encantar para fidelizar

Agora que o curso foi vendido, não abandone seu cliente. Continue enviando materiais cada vez mais interessantes. Quem sabe além de comprar mais cursos, ele não passe também a divulgar sua empresa para amigos e colegas de trabalho? Uma maneira de como divulgar cursos online é exatamente incentivando seus clientes a compartilhar conteúdo nas mídias sociais, por exemplo.

Uma dica final é sempre monitorar seus resultados. Para isso, existem diversas ferramentas, tanto pagas quanto gratuitas. As próprias mídias sociais oferecem ferramentas para analisar suas páginas e estudar as estatísticas, assim como o Google Analytics para seu site e blog.

Verifique o que está dando certo e o que precisa melhorar e, assim, refine seus conteúdos e a maneira de lidar com os clientes, melhorando sempre o modo como divulga seus cursos online.

Como vender cursos online: o guia completo
Conversão em cursos online: 7 dicas para melhorar resultados

Comentários (4)


  1. 02/11/2016 às 11:48

    Ótimo artigo, muito me ajudará no meu projeto http://www.openagencia.com.br

    • Bruno Mendonça
      02/11/2016 às 12:12

      Que bom, Weverson. Muito sucesso pra você. Grande abraço!

  2. 24/05/2017 às 19:30

    É muito, bacana dicas assim. Criei um curso online de qualidade, porém estou com muita dificuldade em divulgar ao público alvo

    • Bruno Mendonça
      25/05/2017 às 09:03

      Que bom que gostou das dicas, Anderson. Espero que você as coloque em prática e tenha melhores resultados em seu negócio. Grande abraço!

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.