Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

10 sites para baixar músicas livres de direitos autorais

Quem é produtor de conteúdo sabe o quão difícil é achar a música ideal para fazer suas produções, não é verdade? Mas não só isso! Pode ser ainda mais complicado achar músicas livres de direitos autorais! E caso você não saiba, não é toda faixa musical que pode ser usada nas produções. Algumas são proibidas […]

Quem é produtor de conteúdo sabe o quão difícil é achar a música ideal para fazer suas produções, não é verdade? Mas não só isso! Pode ser ainda mais complicado achar músicas livres de direitos autorais!

E caso você não saiba, não é toda faixa musical que pode ser usada nas produções. Algumas são proibidas devido aos direitos autorais. Por isso, usá-las pode render processos e sanções ao conteúdo produzido por você.

Desse modo, para evitar esse tipo de problema, selecionamos os melhores sites para você baixar músicas livres de direitos autorais e, ainda por cima, criar um conteúdo incrível. Confira as dicas abaixo!

 

1. Dig cc. mixter

A plataforma Dig CC Mixter é um dos bancos de músicas livres de direitos autorais mais populares para quem produz conteúdo na internet. De acordo com dados informados por eles, as faixas disponibilizadas lá já foram utilizadas em mais de 1M de vídeos e jogos.

Além disso, eles permitem ao cliente não só escolher e baixar faixas de música, mas também deixar disponível suas próprias músicas para que outras pessoas realizem o download no site.

Vale destacar que a Dig CC Mixter não exige cadastro para ter acesso ao material. Você só precisa escolher a música desejada e fazer o download.

Por fim, a biblioteca deles é personalizada e dividida em nichos: gênero musical, instrumentais e etc, e ainda é possível que o usuário consiga reproduzir a música dentro da plataforma, o que facilita bastante na hora da escolha.

 

2. Free Music Archive

O site Free Music Archive é como uma biblioteca de músicas online. De acordo com a própria plataforma, eles disponibilizam músicas livres de direitos autorais para diversas finalidades.

A plataforma dispõe de uma trilha sonora de qualidade, com várias músicas incríveis e originais, criadas por artistas independentes. Incrível, não é mesmo? Inclusive, esse é um dos fatores que faz essa plataforma se destacar das demais.

Além disso, para que o usuário ache a música adequada, ele pode ir navegando no site da FMA através de uma grande variedade de gêneros musicais e isso ajuda bastante na hora de encontrar o som ideal.  

E, para finalizar, a FMA ainda tem um benefício adicional: ela funciona como uma espécie de blog. Os artistas independentes divulgam as músicas livres de direitos autorais, e algumas vezes, até mesmo artigos que podem te ajudar a ter inspiração na hora de usar a música em algum vídeo, por exemplo.

 

3. Jamendo Music

A Jamendo Music é outra base de música sem direitos autorais, que possui um acervo bastante diversificado para os produtores de conteúdo. Além de ser traduzido para a língua portuguesa, ele funciona como um tipo de comunidade musical na internet. 

Infelizmente, o acesso é apenas através de pagamento. Mas o lado positivo é que os autores das canções permitem que as faixas sejam utilizadas por qualquer pessoa e de forma totalmente gratuita.

 

4. Bensound

O Bensound é uma das plataformas bastante populares entre os produtores de conteúdo, justamente por possuir uma biblioteca musical muito boa. 

Assim como os sites que citamos anteriormente, esse também possui categorias musicais separadas para facilitar na hora de escolher. As opções são organizadas por: acoustic, instrumental, eletrônico, jazz, rock e outros gêneros.

No entanto, na hora de utilizar as músicas do Bensound nos vídeos, é importante ficar atento, pois o site tem algumas regras: uma delas é o uso das canções apenas em vídeos não comerciais. 

Se mesmo assim você quiser usar esse tipo de vídeo, é necessário comprar os direitos e o pagamento é em Euro.

falar com um consultor

 

5. YouTube AudioLibrary

Existe uma grande variedade de músicas livres de direitos autorais no YouTube AudioLibrary,  e isso ocorre justamente porque o site tem preocupação com o conteúdo oferecido para os seus usuários.

Afinal, disponibilizar uma biblioteca musical sem direitos autorais incentiva que os criadores de conteúdo utilizem essas ferramentas em seus vídeos e ofereça um material mais relevante para as pessoas fazerem buscas na plataforma.

Em relação ao acesso, a plataforma é livre para realização de pesquisa e você pode buscar por categorias musicais, gêneros e duração da faixa.

 

6. Coleção de sons do Facebook

Esse banco de música é bastante popular, pois faz parte do Facebook, uma das redes sociais mais famosas do mundo todo. 

Na Coleção de Sons, é possível realizar pesquisas de acordo com estilo e gênero da música que você deseja usar. 

O objetivo do Facebook ao criar uma “Coleção de sons”, assim como citamos no caso do YouTube, é justamente incentivar a criação de conteúdo na rede social.

 

7. Incompetech

O Incompetech segue mais ou menos o mesmo estilo das outras plataformas citadas anteriormente: as categorias de pesquisa seguem o mesmo padrão de gênero, estilo, faixa de duração e tipo de sentimento.

Na hora de escolher uma faixa, é possível reproduzi-la na plataforma para, então, escolhê-la e depois baixar de forma gratuita. Além disso, não é preciso nenhum registro do usuário na hora de realizar o download.

 

8. Open Music Archive

A plataforma Open Music Archive conta com a participação de diversos cantores e artistas, que disponibilizam suas músicas na plataforma com muita qualidade e sem direitos autorais.

Além disso, o Open Music Archive é um site colaborativo. Então ele recebe músicas de outros usuários também. 

Já em relação à pesquisa no site, só é possível colocar palavras-chave em relação ao nome da faixa e do compositor. Portanto, o usuário precisa saber exatamente qual música procura.

 

9. Josh Woodward

Essa opção trata-se da plataforma criada por um artista chamado Josh Woodward. Ele disponibiliza mais de 200 canções de sua autoria de forma gratuita no site. 

Para usar as músicas, é preciso seguir algumas regras, como, por exemplo, listar o artista nos créditos de qualquer lugar que o vídeo for postado, principalmente no YouTube. Nesse caso, o artista recomenda que seja atribuída a autoria na caixa de descrição.

 

10. Artlist

Essa última opção se chama Artlist, sendo bastante semelhante às plataformas de streaming de música, como Spotify e Tidal. É mais uma plataforma em inglês, mas isso não impede a usabilidade.

Assim como nas anteriores, é possível buscar as faixas em listas de estilo musical e ouvir cada faixa, antes mesmo de decidir baixar ou não. No entanto, caso decida fazer o download será necessário pagar assinatura.

Agora que você conhece as melhores plataformas para baixar músicas livres de direitos autorais, a HeroSpark está disponibilizando para você o e-book “Como montar um estúdio de gravação de acordo com seu orçamento!”. 

Baixe-o gratuitamente agora mesmo e produza os melhores vídeos!

Curso de empreendedorismo grátis: por que o SparkStart é a melhor opção

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.