Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

O que são, e como se espalharam os moocs no Brasil

Moocs (Massive Open Online Courses) são cursos online de nível superior gratuitos e massivos que começaram a ser introduzidos no mercado em 2011 por universidades de ponta dos EUA , como a Universidade de Harvard e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). O seu principal objetivo é levar conhecimento a um grande número de pessoas […]

Moocs (Massive Open Online Courses) são cursos online de nível superior gratuitos e massivos que começaram a ser introduzidos no mercado em 2011 por universidades de ponta dos EUA , como a Universidade de Harvard e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). O seu principal objetivo é levar conhecimento a um grande número de pessoas de forma fácil e eficaz. Esses cursos são um desenvolvimento na área de educação a distância e vem sendo expandidos para outros países devido ao grande sucesso entre os jovens norte-americanos.

A primeira instituição a apostar nos Moocs foi a Universidade de Stanford, que disponibilizou na rede o curso ‘Inteligência Artificial” e atraiu 160 mil pessoas no mundo inteiro. Imagina você ter a oportunidade de fazer um curso gratuito, de uma universidade de alto nível americana, sem passar por qualquer processo seletivo?! Não é difícil entender porque atraiu tantas pessoas, né?! Soma-se a isso essa possibilidade que o ensino a distância (EAD) promove, na qual o usuário tem autonomia para fazer as aulas, podendo escolher horários e lugares para assistí-las. Mas é claro, há algumas barreiras que impedem uma maior adesão a esses cursos, como a língua. No Brasil, já existem iniciativas de instituições para traduzir alguns cursos para o português.

Pensando nisso, podemos dizer que o EAD já é uma realidade em vários países devido a aceitação desse tipo de ensino tanto por parte da sociedade quanto pelo mercado de trabalho e das grandes instituições de ensino. Elas inclusive estão aderindo a esse método através dos Moocs. As instituições de ensino foram particularmente de grande importância para a proliferação dos moocs no Brasil. Dentre elas, destacam-se as mais renomadas do país, que vêm disponibilizando cursos abertos como a USP, UnB,  UNESP, entre outras. A USP, por exemplo, oferece cursos como Física básica, Probabilidade e estatística, gestão de projetos.

Dessa maneira, os Moocs representam uma oportunidade de as universidades escalarem o seu conteúdo para fora das salas de aula e também atingir mercados mundiais. Essa é uma tendência propiciada pelo ensino a distância cada vez mais forte e aceita no mundo inteiro.

E então, qual a sua opinião sobre os Moocs? Você já fez algum curso desse tipo ou é criador de algum deles? Compartilhe a sua opinião com a gente!

5 Dicas para detonar a sua videoaula
5 Razões do sucesso de quem ensina com videoaulas

Comentários (2)


  1. Pingback: O que são, e como se espalharam os moocs...

  2. Pingback: Informática e Educação

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.