Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

Como calcular a duração de um curso EAD

Calcular a duração de um curso depende de diversas variáveis como, por exemplo, o nível de dificuldade, qual será o público-alvo, o volume de informações e tipos de mídias que irá disponibilizar, entre outros. Não há um padrão universal, nem um cálculo específico. Cada aluno tem um ritmo e uma capacidade de aprendizado, sem contar […]

Como calcular a duração de um curso EAD

Calcular a duração de um curso depende de diversas variáveis como, por exemplo, o nível de dificuldade, qual será o público-alvo, o volume de informações e tipos de mídias que irá disponibilizar, entre outros. Não há um padrão universal, nem um cálculo específico.

Cada aluno tem um ritmo e uma capacidade de aprendizado, sem contar que alguns trabalham ou possuem uma rotina mais atarefada e consequentemente têm menos tempo de estudo. Outros, podem dedicar-se exclusivamente ao curso. Tudo isso é muito relativo, mas sempre deve ser levado em conta.

Para contar quantas horas tem a duração de cada curso, você deve primeiro contar quantas horas de vídeos e áudios você irá disponibilizar para o aluno. Por exemplo, no seu curso, todas as mídias de áudio e vídeo contabilizam 15 horas.

Depois você deve levar em conta as mídias de texto e/ou apresentações de slides que você irá disponibilizar. Suponhamos então que você irá disponibilizar uma apostila de 20 páginas, em média cada pessoa consegue ler um conteúdo novo em torno de 5 a 10 páginas por hora. Como dito, por ser um conteúdo novo e de assunto desconhecido é normal que algumas pessoas demorem um pouco mais para assimilar o texto.

Só contabilizando essas duas formas de ensinar, seu curso já terá cerca de 18 horas. Mas também é importante contar o tempo de cada atividade que você colocar para seu aluno fazer. Para isso você deverá levar em conta a quantidade de questões, se serão todas discursivas ou múltipla escolha, e também o nível de resposta que você irá exigir de cada questão.

Como dito anteriormente no início deste texto, não existe um cálculo exato, mas você pode usar estimativas de acordo com experiências estatísticas. Por exemplo, tente você mesmo assistir todo seu curso e fazer todas as atividades. Depois peça a mais três pessoas para fazerem seu curso. Lembre-se de pedir que todos anotem com detalhe, quanto tempo demoraram para assistir cada aula e responder cada teste.

Pegue os resultados e faça uma média desses valores. Nessa média acrescente uma “gordurinha” para que o aluno possa refazer alguma aula que teve mais dúvida, ou voltar em algum vídeo. E assim você terá o tempo de duração de seu curso EAD!

É claro que algumas pessoas podem conseguir fazer em menos tempo, assim como outras poderão levar mais tempo do que o esperado. Mas você terá a média total da duração de um curso.

Com esse valor total da duração de um curso, você pode também estimar o tempo que disponibilizará para que os alunos o façam. Basta que você divida esse total pela quantidade de horas que acredita que seu aluno tem por dia para estudar.

Por exemplo, seu curso tem em média 20 horas de duração e você acredita que seus alunos podem estudar aproximadamente 2 horas por dia. Então você pode colocar a disponibilidade de seu curso para 10 dias, ou seja, seu aluno terá o material aberto para ele por 10 dias. Pois esse é o tempo que você acredita ser suficiente para ele estudar todo seu material.

Agora você já sabe como usar as estratégias para estimar o tempo de duração de um curso no Edools! Nos conte como foi sua experiência, comentando ao final desta página. Compartilhe com outras pessoas que podem estar com a mesma dúvida. Esperamos por você!

Transmissão ao vivo: tudo o que você precisa saber
Empreendedor versus Pirataria

Comentários (5)


  1. 01/02/2017 às 18:18

    Prezados, o Edools também hospeda o site?

    • 02/02/2017 às 10:13

      Olá Marcos, tudo bem? No Edools não é possível hospedar um site de fato, mas com o nosso sistema de personalização, você consegue facilmente criar uma identidade visual para criar o seu próprio “site” dentro do Edools, no caso, a sua página de vendas. Se estiver com mais dúvidas, deixe seu contato conosco para que possamos auxiliá-lo melhor em qualquer outra eventualidade, ok? Até a próxima!

      • 02/02/2017 às 14:37

        Prezada Rafaela, boa tarde! Resumindo, no Edools eu crio o meu site e para hospedar eu deverei contratar outra empresa, certo?

  2. Pingback: como calcular o tempo no EAD | | Engenharia de Conteúdo

  3. Renata
    19/09/2017 às 18:50

    Olá existe alguma ferramenta de calendário para fazer a gestão dos cursos ead, ou na própria plataforma é possível fazer ?

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.