Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

O que faz um designer instrucional?

Para qualquer coisa que queiramos aprender hoje em dia, existem montanhas e mais montanhas de conteúdo, matérias importantes, outras, nem tão importantes assim, vídeos, gráficos, entrevistas, explicações, mais matérias, tanta coisa, que podemos passar anos a fio lendo tudo e não sairemos do lugar. Como todo este caos de informação se ordena e se transforma […]

O que faz um designer instrucional?

Para qualquer coisa que queiramos aprender hoje em dia, existem montanhas e mais montanhas de conteúdo, matérias importantes, outras, nem tão importantes assim, vídeos, gráficos, entrevistas, explicações, mais matérias, tanta coisa, que podemos passar anos a fio lendo tudo e não sairemos do lugar. Como todo este caos de informação se ordena e se transforma em um material didático prontinho para aprendermos?

Essa é uma missão para o Designer Instrucional. Uma profissão que teve origem na segunda guerra mundial – quando os EUA desenvolveram materiais de treinamento para os soldados utilizando os princípios da instrução, aprendizagem e comportamento humano – mas que continua a ser bastante importante para o desenvolvimento e pessoas e organizações.

Experiências de Aprendizagem

A função do Designer Instrucional, resumidamente, é a de projetar e desenvolver experiências de aprendizagens e exercícios. Ele certifica-se de que o aluno está realmente aprendendo o conteúdo que está sendo ensinado.

Ele sabe a fundo como as pessoas aprendem. Então, cria maneiras de como transmitir o conteúdo que deverá ser ensinado, de um jeito que fique fácil do aluno entender e tirar maior proveito das aulas.

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Como o Designer Instrucional faz isso?

Existem muitos modelos de design instrucional, mas o mais usado é conhecido pela sigla ADDIE, que em português significa Análise, Desenho, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação.

O Designer Instrucional colhe todo o conteúdo a ser ensinado, e identifica o que é necessário que o aluno aprenda. A partir daí ele traça os objetivos do curso e segue algumas etapas até a implementação dele:

  •          Reescreve e revisa o conteúdo de acordo com as necessidades de aprendizagem;
  •          Estrutura este conteúdo e as atividades;
  •          Cria materiais de apoio (vídeos, gráficos, slides, sons para EAD);
  •          Desenvolve avaliações;
  •          Adapta materiais de um formato para outros.

Design Instrucional no e-Learning

Para um curso ter real eficiência, ele precisa se adaptar ao meio que será transmitido. Na internet não é diferente, pois ela possui inúmeras formas de interações, e um Designer Instrucional deve saber ao certo quais são as melhores para a aprendizagem de cada matéria. Graças a isso, e ao crescimento do mercado de escolas EAD, essa profissão tem crescido muito no Brasil.

Um conteúdo de aula presencial, não pode ser passado para o aluno da mesma maneira em um curso online. O aluno tem outro perfil, e a dinâmica é muito diferente. Presenciais não existem distrações para concorrer com o curso. Já online, existem várias abas do navegador é preciso vencer para ganhar a audiência, prender a atenção do aluno e ainda fazer com que ele aprenda. Um dos objetivos dos EADs é que o aluno aprenda rápido, e isso se torna possível com um design instrucional bem planejado.

Esse é o trabalho do Designer Instrucional. Transformar da melhor maneira possível conteúdos complexos em matérias fáceis e gostosas de estudar. O que é bom para a escola, para o professor e, claro, para o aluno, que só tem a ganhar com cursos com cada vez mais de qualidade.

Você já conhecia o trabalho do Designer Instrucional? Divida com a gente o que você sabe sobre esta profissão tão importante e que pouca gente sabe que existe.

Como gerar receita recorrente com seus cursos online
Vantagens de usar uma plataforma EAD no modelo SaaS

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.