TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Venda de cursos online com LinkedIn: Guia Prático


Venda de cursos online com LinkedIn

O LinkedIn é atualmente a maior rede de contatos profissionais no mundo. Influenciando como as empresas fazem propaganda, atendem seus consumidores e vendem produtos entre si,  essa rede social pode ser uma valiosa ferramenta para a venda de cursos online com LinkedIn.

O tempo que os brasileiros dedicam às redes sociais é estimado em 36%, durante o seu dia. O linkedIn conta com mais de 390 milhões de participantes, dentre esses, 20 milhões são só do Brasil.

Segundo dados do Brazil Digital Future in Focus, o mundo está cada vez mais conectado, e  as interações realizadas através do LinkedIn fazem com que seja praticamente uma obrigação para todo profissional que busca por uma colocação no mercado, ou até para pessoas que estão atrás de novas novas oportunidades para suas empresas.

Além de desenvolvimento profissional, o LinkedIn é também um dos canais mais importantes para empresas B2B (Business-to-business), onde o foco é diretamente em perfis mais corporativos, como plataforma EAD(ensino a distância).

O intuito deste artigo é mostrar como o LinkedIn pode ser bem mais que uma rede social, dando as melhores dicas através de um guia prático para instituições de ensino que desejam tirar o máximo de proveito desse instrumento de marketing pessoal para a venda de cursos online com LinkedIn.

Quer saber como destacar seu curso online diante toda a multidão na rede? Continue lendo o artigo para conhecer as técnicas e ferramentas necessárias para ter o retorno desejado na sua venda de cursos online com LinkedIn no guia abaixo:

GUIA PRÁTICO: PASSO A PASSO PARA A VENDA DE CURSOS ONLINE COM LINKEDIN

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

1. Aproveite os recursos do perfil

Logo abaixo da sua foto/nome, existe um espaço chamado headline que é destinado a sua descrição, para atrair quem for visitar o seu perfil e otimizá-lo, diferenciando também de outros perfis com maior impacto.

Há também campos para preencher seu site, qual o tipo de indústria, data de fundação, entre outras. Confira como fizemos no perfil do Edools no LinkedIn:

Untitled

Outra opção bastante interessante oferecida pela ferramenta é a possibilidade de adicionar materiais demonstrativos de seus produtos ou serviços. É uma forma fácil e rápida para quem visualizar o seu perfil, possa entender um pouco mais do que sua empresa tem a oferecer.

2. Desenvolva sua rede de networking

Agora é hora de começar a adicionar conexões que representem o seu público alvo!

Para as empresas, o LinkedIn funciona como uma plataforma de relacionamento do mundo corporativo e prospecção de alunos, novos negócios e oportunidades.

Dentro desse nicho de venda de cursos online com LinkedIn, o interessante é conectar-se com grupos e seguir empresas que permitam um aumento da rede de relacionamentos e base de contatos da mesma área, podendo torná-los possíveis co-workers ou até mesmo consumidores.

É a mídia social criada especialmente para este ambiente, tornando-se perfeita para a de venda de cursos online com LinkedIn.

Um usuário básico pode fazer parte de até 50 grupos inicialmente, um bom número para começar seu networking através de conexões, certo?

csdvwvwd

3. Interaja dentro dos grupos participantes

Para conhecer melhor sua rede e aprimorar seu posicionamento como referência de conteúdo, busque ser um participante ativo em cada um desses grupos. Veja como isto pode ser feito através de alguns pontos chaves:

  • Fale sobre assuntos da atualidade: Manter-se atualizado sobre o que acontece dentro e fora de seu país é de extrema importância. Descubra inovações, leia opiniões de especialistas e dê inícios à discussões sobre assuntos do EAD no Brasil ou assuntos que os cursos online abordam, por exemplo.
  • Seja frequente: Se manisfestar uma vez por mês não vai fazer com que você ganhe o status de referência ou aumente sua venda de cursos online com LinkedIn. O idela é manter uma constância semanal, fazendo com que sua visibilidade seja maior e melhor, gradativamente.
  • DICA: Dedique 30 minutos no mínimo por dia para ficar antenado sobre o que está sendo comentado nos grupos em que você participa.
  • Evite propagandas: os grupos não são espaços indicados para spam. Se houver a vontade de oferecer uma solução para um potencial cliente, utilize a mensagem privada para isso.

Lembre-se sempre que a arte do bom networking é saber ser interessante sem ser interesseiro.

4. Invista em atualizações interessantes no seu perfil

Compartilhar da sua produção de conteúdos além de ser fundalmental, é também uma excelente maneira de atrair clientes em potencial para a venda de cursos online com LinkedIn. Porém, somente eles não serão suficiente para trazer resultados.

Ser influenciador é o tipo de visibilidade que não pode ser comprada. E, se além de influenciador você for o criador da discussão que render uma certa popularidade, seu destaque ficará ainda maior.

O importante é estar disposto a dar esclarecimentos, oferecendo soluções e contribuindo com exemplos práticos e dicas de materiais onde o assunto pode maior profundidade. Dentre deste princípio, você pode começar a postar links de seu blog como indicação destes materiais, por exemplo.  

Portanto, atualize seu status regularmente com artigos ou notícias que interessem ao seu ciclo de conexões de ensino. E, lembre-se: a reputação, credibilidade e confiança é o que mais vale tanto no mundo profissional, quanto social, isso fará toda a diferença na venda de cursos online com LinkedIn.

eververve2

5. Não seja um Spammer

Evite fazer publicidade a toda hora sobre o que você tem a oferecer. Espalhar informações do seu produto/serviço ou textos prontos em todos os grupos que você faz parte pode acabar sendo um “tiro no pé” na venda de cursos online com LinkedIn.

O LinkedIn é formado por conexões que consequentemente tenham algo em comum, portanto, enviar convites indiscriminadamente para pessoas que você julga interessante ao seu nicho, é outra tática não aconselhável.


Ao contrário do que muitos imaginam, a construção de uma imagem sólida no LinkedIn não é intuitiva e sim, revestida entre técnicas e procedimentos que tornam o perfil da sua instituição muito mais valorizado.

Por não disponibilizarem conhecimento destas ferramentas, muitas pessoas não conseguem obter resultados na sua venda de cursos online com LinkedIn e acabam por descartar o uso desta rede social que hoje é a maior voltada para negócios e relacionamentos profissionais do mundo.

Uma boa forma de saber o que está funcionando ou desagradando quem o acompanha, é avaliar o que outros usuários estão fazendo e a repercussão do engajamento alcançado. Assim, torna-se mais fácil encontrar a direção das boas práticas e conquistar o resultado esperado.

Colete um bom número de recomendações, atualize seu status com frequência, desenvolva uma boa conexão com seus clientes e seu negócio terá o destaque merecido dentro deste meio virtual.

Caso haja ainda alguma dúvida ou sugestão sobre o uso do LinkedIn na venda de cursos online, entre em contato conosco através de um comentário neste artigo.

Até a próxima!

 

Venda de cursos online com Youtube: Guia Prático
Como criar uma máquina de vendas para cursos online

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Rafaela Espíndola

Graduanda em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Faz parte do time de Marketing e Comunicação do Edools. É apaixonada por criação e inovação. Não consegue esconder que é canceriana dos pés à cabeça.
Ver todos os posts de Rafaela Espíndola

Deixe uma resposta