TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Tutor EAD e o seu papel na educação a distância


Tutor EAD

Tutor EAD e o seu papel na educação a distância

A educação a distância vem se desenvolvendo a passos largos nos últimos anos. Uma das grandes discussões, nesse sentido, diz respeito ao papel do tutor EAD como sendo uma figura determinante no processo de consolidação de um modelo ideal de educação.

Com o avanço tecnológico, no entanto, vemos na Internet a oportunidade de alunos dos mais variados níveis de instrução tendo acesso a todo e qualquer tipo de conhecimento sem demandar a presença de um professor para tal.

Muitos se perguntam, então, se a presença do tutor EAD, ou tutor a distância, realmente se mostra necessária tendo em vista as facilidades de aprendizagem que temos nos dias de hoje. E uma coisa eu digo sobre esse assunto: a educação a distância no Brasil está crescendo de forma acelerada justamente porque existe a figura central de um educador por trás de todo o processo: o tutor EAD.

O papel do tutor EAD em cursos online (sendo estes dos mais variados tipos e formatos) deve ser como o de um regente em uma orquestra, onde ele irá observar e organizar todo o fluxo de conhecimento, além de tirar as dúvidas dos alunos. Não podemos nunca descartar a parte pedagógica educacional.

Imagine, por exemplo, um aluno que esteja em dúvidas sobre determinado exercício e busque por uma solução em um site na Internet. O tutor a distância, neste caso, tem como função criticar a fonte do aluno, seja de forma positiva ou negativa, e apontar e corrigir os possíveis erros que possam haver, além de instruir o aluno ao aprendizado da melhor maneira possível, caso seja necessário.

Outro ponto que se mostra essencial para o bom aproveitamento dos professores diz respeito a criar meios e formatos que possam ser mais fáceis para transmitir determinada informação ou conteúdo. Esse ponto está diretamente ligado às funcionalidade e recursos de uma plataforma EAD para gestão de cursos online.

Um modelo de educação não pode nunca, nos tempos atuais, se esquivar de incentivar o engajamento e integração dos alunos com o ambiente virtual de aprendizagem. Dessa forma, professores podem atuar de forma mais direta, objetiva e se mostrando fundamental para o processo como um todo.

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

O que é um tutor EAD?

Tutor EAD

O tutor EAD é o professor que ensina os alunos através de uma tutoria a distância. Ele nada mais é do que o profissional que tira dúvidas, direciona conteúdos, corrige provas e exercícios e, muitas vezes, também produz o conteúdo pedagógico.

O tutor EAD acabou por se tornar um novo tipo de educador, onde o mesmo precisa estar antenado às principais tendências da educação online para se adequar da melhor maneira possível às necessidades e anseios dos seus alunos.

O tutor EAD será de extrema importância para a motivação e engajamento dos alunos na modalidade de ensino online, como falarei melhor mais a frente neste artigo.

Além disso, em termos mais gerais, a tutoria EAD pode ser compreendida como sendo uma ação orientadora e pedagógica global, base para proporcionar a instrução de alunos na modalidade de educação a distância.

O tutor EAD, por sua vez, ou tutor a distância, irá desenvolver um conjunto de ações educativas que tem como objetivo desenvolver e potencializar capacidades e habilidades básicas de alunos.

Neste caso, a tutoria EAD serve como um guia através da orientação a obtenção de um crescimento intelectual prático, estimulando também sua autonomia, propriedade particular no ensino online, visto que o tutor EAD terá papel decisivo no processo de encorajar seus alunos a tomarem decisões pautadas em vista dos seus desempenhos.

Muito além disso, o tutor EAD atua como um mediador em cursos online. Ele assume um papel de extrema relevância e importância no processo de aprendizagem de alunos, visto que o mesmo atua como intérprete de cursos, estando sempre ao lado do aluno na tutoria a distância, seja tirando dúvidas das mais variadas possíveis, estimulando, engajando, motivando.

Ao mesmo tempo, o tutor EAD participa também ativamente da avaliação de aprendizagem de cada aluno em especial, além de identificar suas dificuldades e obstáculos e trabalhar de forma assertiva e eficiente em cima disso.

Em uma tutoria EAD, o tutor a distância garante que haja uma relação personalizada e contínua com cada aluno em específico. Cada instituição de ensino, no caso, precisa construir seu próprio modelo de tutoria EAD com o intuito de atender da melhor maneira possível o seu público em especial.

Qual o papel do tutor EAD em uma tutoria a distância?

Tutor EAD

A educação a distância, como eu disse, através do avanço tecnológico, mudou a forma como os alunos consomem conteúdos e se comportam diante do processo de aprendizagem online. Logo, para se adequar a essa modalidade de ensino, faz se necessário que tanto o aluno quanto o tutor EAD se adeque a esta nova realidade.

No caso do tutor EAD, é necessário que o mesmo desenvolva algumas habilidades com o intuito de se tornar apto a utilizar as novas tecnologias que uma tutoria EAD demanda e, além disso, elaborar diferentes estilos instrucionais, ou seja, que transmitem conhecimento, com o intuito de aumentar o interesse, motivação e engajamento dos alunos.

Falarei mais a frente a respeito do por quê ser importante o preparo para atuar em uma tutoria EAD.

Neste contexto, o tutor EAD tem um papel de extrema importância e relevância em uma tutoria a distância. Um tutor a distância precisa estar sempre interessado em promover capacidades e habilidades diversas dos seus alunos, indicando os melhores caminhos a serem seguidos, de acordo com o que foi previamente estipulado, e estar atento às suas ideias e concepções.

Em aspectos pedagógicos, o papel do tutor EAD também é de suma importância. Ele deverá promover aos seus alunos um ambiente social de aprendizado estimulante, se valendo de todos os recursos didáticos a ele disponíveis para realizar o processo de tutoria EAD da forma mais completa e eficiente possível.

É interessante dizer que o tutor a distância também atua diretamente fazendo a mediação de atividades agendadas de determinado curso, acompanhamento práticos e diretos dos alunos, além de realizar avaliações constantes da participação e aproveitamento do seu público e de sua prática como um todo.

Logo, como eu disse, o papel do tutor EAD está diretamente ligado a sua função pedagógica no sentido de possuir uma tutoria EAD completa, eficiente e dinâmica para os alunos. Veja a seguir o papel do tutor EAD para os seus alunos, bem como a sua importância.

A importância do tutor EAD para os alunos

Tutor EAD e sua importância

Na modalidade de ensino online, o papel do tutor EAD se mostra de suma importância para os alunos. Seu papel é pautado na melhoria dos processos pedagógicos que visam facilitar a forma como os alunos consomem os conteúdos dos cursos em que os mesmos são matriculados e prestar todo o apoio no processo de aprendizagem.

O tutor a distância precisa ser um grande conhecedor de todos os conteúdos e materiais que estão sendo dinamizados em determinado curso. Ele deve ser a ponte de informações e dúvidas dos alunos para com esses conteúdos. Além disso, é o tutor a distância que oferece feedbacks rápidos aos alunos sobre qualquer demanda que o mesmo possa ter.

Outro papel de grande importância da tutoria EAD diz respeito ao estímulo a novas perspectivas diferenciadas em debates feitos em fóruns, incluindo desenvolver a habilidade de cooperação e interação entre os alunos de cada curso em específico, além de estimular a aprendizagem de forma colaborativa, onde cada aluno pode se ajudar, e incentivar projetos e atividades em grupo, incentivando a construção de conhecimento de forma coletiva.

No geral, o tutor EAD é grande responsável por incluir processos otimizados de autoavaliação do aluno e de sua atuação no curso. Aqui, é função do tutor a distância buscar formas diversas e inovadoras fazer com que o aluno pense de forma crítica o seu aproveitamento e corra atrás em busca de benefícios e melhorias.

Como eu disse também anteriormente, o tutor EAD tem como obrigação buscar cada vez mais a fluência em recursos tecnológicos, tanto no que se refere ao ambiente virtual de aprendizagem, quanto as demais formas de interação e dinamismo que podem ser úteis a este processo, inclusive para auxiliar alunos que possam ter dificuldades tecnológicas.

Além disso, é legal também que o professor EAD busque sempre estratégias que possam de alguma maneira favorecer uma aprendizagem por parte dos alunos cada vez mais significativa, levando em conta sempre os conhecimentos e experiências prévias dos alunos.

Enfim, o tutor EAD é de suma importância para os alunos e influenciam diretamente em seu processo de aprendizagem. Para fazer com que a tutoria a distância se torne cada vez mais eficiente e benéfica para o aluno, é interessante que o tutor EAD busque sempre refletir sobre sua prática a fim de analisar suas fragilidades e pensar sempre em superá-las.

A importância da tutoria EAD para o negócio

Papel do tutor EAD em uma tutoria a distância

O tutor EAD, muito além de pensarmos em sua importância para os alunos em termos pedagógicos, pode ser considerado também um elemento, ou um recurso, fundamental para o sucesso do seu negócio como um todo.

Vamos lá, pense comigo. Ora, quanto melhor e mais bem preparado é o tutor EAD do seu negócio, maior será o índice de aprovação dos seus alunos para com os cursos que os mesmos estão matriculados.

Imagine que o seu negócio tenha um tutor a distância que consegue através das suas ações motivar, engajar e melhorar o desempenho dos seus alunos. Esses alunos, por sua vez, se tornarão mais valorizados, aprenderam de forma mais eficiente e, além disso, ficarão cada vez mais satisfeitos com a sua empresa.

Se você pensar em termos de sucesso de negócio, os seus clientes são os seus melhores e mais fiéis divulgadores/promotores de sua marca.

Deste modo, quanto maior a satisfação dos seus alunos, maior a probabilidade dos mesmos indicarem seus cursos para sua rede sociais, além de existir grandes possibilidades desses alunos voltarem a se matricular em novos cursos, visto que a primeira experiência foi vantajosa para ele.

O tutor a distância pode, neste caso, trazer grandes benefícios muito além do nível pedagógico, mas também a nível de negócios. Busque sempre atuar com a tutoria EAD de forma eficiente e sempre com foco nos seus alunos que você terá excelentes resultados com isso.

Teste gratuitamente o Edools por 15 dias.

Por que é preciso preparo para ser um tutor EAD?

tutor EAD

A educação a distância é bastante aberta a novas ideias pedagógicas. No entanto, é importante dizer que o sistema educacional como um todo irá se revolucionar ainda mais a partir da reforma na formação de professores EAD como um todo.

Essa ideia remete que um tutor EAD precisa ampliar os seus campos de atuação e conhecimento. O tutor EAD precisa evoluir ao passo que a educação também evoluiu, visto que ambos possuem uma missão perante a sociedade, que é a de transmitir conhecimento. Ora, se a educação e os alunos se adaptaram à uma nova realidade, os tutores também devem fazer o mesmo.

Atualmente, recebo muitas mensagens de pessoas ligadas à educação a distância alegando que muitos professores não dão a atenção necessária à modalidade de EAD. Talvez por estarem empenhados com a educação presencial tradicional, os mesmos perdem uma oportunidade enorme de desenvolver ainda mais a educação a distância no Brasil, além de construir novos negócios com isso.

De qualquer forma, é importante se ater ao fato de que um tutor EAD corrige exercícios, provas, atividades, entrega notas, tira dúvidas e desenvolve, muitas vezes, o conteúdo pedagógico. Faz-se necessário que o mesmo acompanhe de perto, sem perder possíveis prazos que possam haver. O papel dele é fundamental nesse processo e deve ser valorizado por todos, inclusive por eles mesmos.

Se você é professor e tem interesse em entrar no mercado EAD, sugiro a leitura do ebook: Os primeiros passos para ensinar online.


Tutor EAD em uma tutoria e distância

Enfim, o papel do tutor EAD na educação a distância é muito importante para que conseguimos avançar ainda mais com essa modalidade. Cada vez mais, os alunos estão independentes e demandando interatividade e, mesmo assim, o tutor a distância sempre terá um papel fundamental nesse processo.

Espero ter ajudado você a conhecer um pouco mais sobre o papel do tutor EAD e a sua importância para os alunos, para o negócio de educação online e para educação como um todo. Trabalhar com um tutor a distância demanda bastante empenho e sua atuação é de extrema importância para o sucesso de um negócio EAD.

O Edools possui um ambiente online de aprendizagem que permite a total interação entre um tutor EAD e um aluno, trabalhando essa integração da forma mais eficiente possível, sempre buscando a melhor usabilidade para ambos os lados.

Se você tiver interesse em conhecer um pouco mais sobre a plataforma EAD do Edools, você pode criar uma conta teste gratuita a partir do link teste o Edools por 15 dias. Temos todos os recursos necessários para o bom funcionamento de cursos online e treinamentos corporativos, além de todo o suporte necessário para que você não tenha problemas nesse processo.

Caso queira saber um pouco mais sobre a atuação do tutor EAD e o seu papel na tutoria a distância na modalidade de ensino online, entre em contato conosco que tiraremos todas as suas dúvidas. Se preferir, compartilhe conosco sua opinião através de um comentário nesse artigo sobre tutoria EAD.

Até a próxima!

Design instrucional: tudo sobre o design educacional
Tecnologia na educação: como usar em seu EAD

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Bruno Mendonça

Atualmente é responsável pelo marketing e comunicação do Edools. Já atuou em consultorias de marketing, e-commerce e tem experiência em empresas de educação. É publicitário formado pela ESPM-RJ e possui MBA em Marketing Digital pelo Instituto Infnet.
Ver todos os posts de Bruno Mendonça

Comentários (2)


  1. castro
    10/09/2016 às 06:32

    Muito bom Bruno

Deixe uma resposta