TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Como otimizar treinamento e desenvolvimento com EAD?


Como otimizar treinamento e desenvolvimento com EAD?

A constante atualização e qualificação dos profissionais se tornaram requisitos obrigatórios no mercado atual, que se encontra cada vez mais competitivo. Com isso, o treinamento e desenvolvimento de um colaborador é hoje um dos fatores primordiais para o desenvolvimento de uma organização.

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Para suprir esta demanda encontrada no ambiente corporativo, novas tendências em EAD (educação a distância) estão surgindo como opções para as empresas que desejam “reciclar” seus colaboradores.

Com a interatividade oferecida por plataformas digitais, a flexibilidade de horário e custo reduzido que este modelo de ensino apresenta, tem se fortalecido nos processos ofertados pelas empresas na área de educação corporativa.

Segundo uma pesquisa feita pela consultoria Deloitte no ano de 2013, o crescimento de cursos EAD será uma das maiores tendências nos próximos anos dos investimentos feitos em treinamentos corporativos.

Uma coisa é certa: não importa o seu tipo de negócio, sem treinamento apropriado até funcionários mais experientes rendem menos do que deveriam.

É preciso muito mais do que técnicas para transmitir um conteúdo. O uso de equipamentos multimídia, tutores profissionais e materiais disponíveis a qualquer momento são o que farão o treinamento e desenvolvimento do seu funcionário ser bem sucedido.

Por isso, fiz este artigo para lhe mostrar as vantagens de como otimizar o treinamento e desenvolvimento do seu colaborador e da sua empresa em geral através de EAD pode ser uma excelente escolha.

Veja agora algumas etapas essenciais para implementar a modalidade de ensino online no treinamento e desenvolvimento na sua empresa:

Faça um diagnóstico

Um diagnóstico apura todos motivos e necessidades para solicitar uma solução EAD, assim como determina como o programa vai impactar nos resultados da empresa.

Analise o público-alvo

Possibilita conhecer e estabelecer o perfil dos colaboradores que irão participar do programa de treinamento e desenvolvimento.

Desenvolva estratégias 

As estratégias definem quais as abordagens, tecnologias e recursos que melhor aceleram o aprendizado e a eficiência da aplicação do trabalho para atingir o desempenho esperado.

O EAD é um novo processo em que o profissional de treinamento precisa entender para obter sucesso com sua utilização. Você já deve ter percebido o quanto esta modalidade impulsiona maior interesse nos alunos e gera foco na realidade da organização, certo?

Entenda, a seguir, como essa modalidade deve e pode ser otimizada através de dicas super práticas:

1– Tenha um conteúdo eficiente

Primeiramente, o treinamento e o desenvolvimento em si devem ser de qualidade, tendo assim, um bom conteúdo. Este deve ser gerido e administrado por alguém que entenda bastante o assunto.

Os objetivos devem ser claros e o material com conteúdo deve ser de fácil acesso e compreensão, sempre adaptando com o público-alvo de cada setor da empresa. Nunca opte por soluções padronizadas, isso pode fazer com que o aprendiz se sinta desmotivado por pensar que não teve uma “atenção” que deveria.

2- Seja criativo no treinamento e desenvolvimento

Agora que o seu material já está completo, é hora de despertar interesse para fazer o treinamento e desenvolvimento dos seus funcionários.

Dica: colocar todos em uma sala fechada com palestras o dia todo não é uma boa opção para passar as informações desejadas, pois pode ser muito cansativo e nada proveitoso.

Uma técnica que costuma funcionar bastante é encurtar o tempo de discurso e usar e abusar do bom humor durante estas apresentações, durante as dinâmicas e é claro, durante os cursos.

3- Disponibilize o material para download

Deixe seu material disponibilizado para os seus funcionários baixarem antes mesmo de assistirem às aulas do curso. Faça uma campanha pela empresa ou pelo grupo de irá fazer o curso incentivando-os disso!

Ler o conteúdo antes é ganho de tempo, pois os colaboradores chegam mais preparados para o treinamento e desenvolvimento que irão receber, tendo mais dúvidas e sugestões a discutirem.

Outra sugestão: faça atividades que simulem alguma situação em comum e que pode ser abordada de acordo com o que foi ensinado durante o treinamento e desenvolvimento.

4- Use diferentes canais

Com o avanço tecnológico, as pessoas estão acostumadas com os tipos de linguagem que costumam ver na Internet e na televisão. Hoje em dia a interatividade é tudo, não é mesmo?

Portanto, busque informações sobre o que o seus funcionários estão usando, como por exemplo qual canal de comunicação mais os agrada, ou até mesmo o que gostariam de ver durante o treinamento e desenvolvimento, isso pode despertar maior atenção destes.

Tente variar com os diferentes recursos existentes, como vídeos interativos, fóruns de discussão, etc. Tenho certeza que irá garantir excelentes resultados.

5 – Tenha uma equipe engajada

Uma das coisas importantes a serem feitas é a contratação de uma equipe de tutores que acredita neste tipo de treinamento e desenvolvimento via EAD.

Tenha sempre excelentes profissionais que sejam capazes de gerar um conteúdo de qualidade, diversificar as estratégias e fazer o possível — e impossível — para que o treinamento e desenvolvimento traga resultados incríveis.

Conclusão

Tornou-se mais do que necessário o desenvolvimento de uma atualização tecnológica que permita trabalhar as competências no uso de tecnologias aplicadas à educação auxiliando na construção de conhecimento.

Hoje, temos um cenário mais que favorável para a introdução de treinamento empresarial por meio de ensino online, visto que o número de pessoas com acesso à internet no mundo todo está disparado e cada vez mais elas usam meios virtuais para adquirirem novos conhecimentos e habilidades.

Mas lembre-se que ter somente bons conteúdos não será suficiente para otimizar o treinamento e desenvolvimento da sua empresa. O uso de uma plataforma EAD é extremamente importante. Nela é feito o armazenamento, a distribuição, comunicação, relacionamento e monitoramento dos colaboradores e dos conteúdos.

A tecnologia nos permite cada vez mais solucionar necessidades de forma mais simples, e uma plataforma EAD é essa ferramenta para o treinamento. 

A Edools disponibiliza uma solução e-learning completa e intuitiva, com personalização de acordo com as necessidades de sua empresa, ideal para quem deseja implementar de forma simples e eficiente o treinamento e desenvolvimento empresarial através do ensino online.

Caso queira conhecer melhor e avaliar todos os recursos e funcionalidades que a Edools oferece, crie uma conta gratuita e teste a nossa plataforma EAD por até 15 dias. Para isso, basta clicar no botão abaixo:

Teste gratuitamente o Edools por 15 dias.

E na sua empresa já existe um programa de treinamento e desenvolvimento? Como é feito? Conte a sua experiência para nós.

Se houver ainda alguma dúvida ou sugestão sobre este assunto, não deixe de entrar em contato conosco ou ainda compartilhar sua opinião neste artigo.

Até a próxima!

Customer Success em um negócio EAD: Guia completo
Como criar uma escola online de sucesso?

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Rafaela Espíndola

Graduanda em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Faz parte do time de Marketing e Comunicação do Edools. É apaixonada por criação e inovação. Não consegue esconder que é canceriana dos pés à cabeça.
Ver todos os posts de Rafaela Espíndola

Deixe uma resposta