TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Como otimizar treinamento e desenvolvimento com EAD?


Como otimizar treinamento e desenvolvimento com EAD?

A constante atualização e qualificação dos profissionais se tornaram requisitos obrigatórios no mercado empresarial atual, que se encontra cada vez mais competitivo. Com isso, o treinamento e desenvolvimento de um colaborador é hoje um dos fatores primordiais para o desenvolvimento de uma organização.

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Para suprir tal demanda encontrada no ambiente corporativo, novas tendências em EAD (educação a distância) estão surgindo como opções para as empresas que desejam “reciclar” seus colaboradores.

Com a interatividade oferecida por plataformas digitais, a flexibilidade de horário e custo reduzido que este modelo de ensino apresenta tem se fortalecido nos processos ofertados pelas empresas, na área de educação corporativa.

Segundo uma pesquisa feita pela consultoria Deloitte no ano de 2013, o crescimento de cursos EAD será uma das maiores tendências nos próximos anos dos investimentos feitos em treinamentos corporativos.

Uma coisa é certa: não importa o seu tipo de negócio, sem treinamento apropriado até funcionários mais experientes rendem menos do que deveriam.

É preciso muito mais do que técnicas para transmitir um conteúdo. O uso de equipamentos multimídia, tutores profissionais e materiais disponíveis a qualquer momento são o que farão o treinamento e desenvolvimento do seu funcionário ser bem sucedido.

Por isso, fiz este artigo para lhe mostrar as vantagens de como otimizar o treinamento e desenvolvimento do seu colaborador através de EAD pode ser uma excelente escolha.

Veja agora algumas etapas essenciais para implementar a modalidade à distância no treinamento e desenvolvimento na sua empresa:

Faça um diagnóstico

Um diagnóstico apura todos motivos e necessidades para solicitar uma solução EAD, assim como determina como o programa vai impactar nos resultados da empresa.

Analise o público-alvo

Possibilita conhecer e estabelecer o perfil dos colaboradores que irão participar do programa de treinamento e desenvolvimento.

Desenvolva estratégias

As estratégias definem quais as abordagens, tecnologias e recursos que melhor aceleram o aprendizado e a eficiência da aplicação do trabalho para atingir o desempenho esperado.

A educação a distância é um novo processo que o profissional de treinamento precisa entender para obter sucesso com sua utilização. Mas, você já deve ter percebido o quanto esta modalidade impulsiona maior interesse nos alunos e gera foco na realidade da organização, não é mesmo?

Então, entenda agora melhor como essa modalidade deve e pode ser otimizada através de dicas super práticas:

1- Planeje-se

Um treinamento e desenvolvimento é muito mais do que apenas uma reunião de colaboradores para transmissão de conhecimento, é um processo que deve ser planejado com calma e cuidado, para que ele possa trazer os melhores resultados possíveis.

Portanto, a primeira etapa para criar um treinamento e desenvolvimento de colaboradores se resume a bastante estudo e planejamento. São eles que vão te guiar no restante do processo e garantir a eficácia do que está sendo investido.

2– Tenha um conteúdo eficiente

O treinamento e o desenvolvimento em si devem ser de qualidade, tendo assim, um bom conteúdo. Este deve ser administrado por alguém que entenda bastante o assunto.

Os objetivos devem ser claros e o material com conteúdo deve ser de fácil acesso e compreensão, sempre adaptando com o público-alvo de cada setor da empresa. Nunca opte por soluções padronizadas, isso pode fazer com que o aprendiz se sinta desmotivado por pensar que não teve uma “atenção” que deveria.

Produza conteúdos de treinamento e desenvolvimento que sejam rápidos e objetivos, focados sempre no coração do assunto a ser tratado. Evite passar de 10 minutos para manter o engajamento no nível mais alto do início ao fim do conteúdo.

3- Seja criativo

Agora que o seu material já está completo, é hora de despertar interesse nos seus funcionários para que eles se motivem a fazer o treinamento e desenvolvimento de sua empresa.

Uma técnica que costuma funcionar encurtar o tempo de discurso durante as videoaulas e usar e abusar do bom humor durante estas apresentações, durante as dinâmicas e é claro, durante os cursos.

Como um treinamento e desenvolvimento geralmente é relacionado a algo obrigatório e não muito divertido pela maioria dos colaboradores, essa é a hora em que pode ser o diferencial entre uma estratégia de sucesso e um grande fracasso.


Portanto, em primeiro lugar, você deve valorizar o aprendizado e mostrar que o treinamento e desenvolvimento deve ser uma parte fundamental da rotina corporativa. Assim, seus colaboradores irão se sentir mais motivados a procurar esse tipo de atividade.

E é claro, lembre-se de caprichar na divulgação do treinamento e na convocação dos treinandos. Mais do que apenas enviar um e-mail, que tal fazer um vídeo convidando os participantes e explicando sobre o curso e suas vantagens para a vida profissional e pessoal de cada colaborador.

Isso faz toda a diferença e pode contribuir muito para que os alunos tenham ganhos maiores de aprendizado e mais engajamento com o curso como um todo.

4- Disponibilize o material para download

Deixe seu material disponibilizado para os seus funcionários baixarem antes mesmo de assistirem às aulas do curso, faça uma campanha pela empresa incentivando-os disso!

Ler o conteúdo antes é ganho de tempo, pois os colaboradores chegam mais preparados para o treinamento e desenvolvimento que irão receber, tendo mais dúvidas e sugestões a discutirem.

Outra sugestão: faça atividades que simulem alguma situação em comum e que pode ser abordada de acordo com o que foi ensinado durante o treinamento e desenvolvimento.

5- Use diferentes canais

Com a era digital, as pessoas estão acostumadas com os tipos de linguagem que costumam ver na internet e na televisão. Hoje em dia a interatividade é tudo, não é mesmo?

Portanto, busque informações sobre o que o seus funcionários estão usando, como por exemplo qual canal de comunicação mais os agrada, ou até mesmo o que gostariam de ver durante o treinamento e desenvolvimento, isso pode despertar maior atenção destes.

Estimular a formação de uma comunidade engajada em torno de treinamento e desenvolvimento é uma forma de manter contato com os alunos para possíveis atualizações de conteúdo. Assim, após o treinamento, os alunos podem continuar trocando informações e experiências, mantendo-se atualizados.

Tente variar com os diferentes recursos existentes, como vídeos interativos, fóruns de discussão, etc. Tenho certeza que irá garantir excelentes resultados.

6 – Tenha uma equipe engajada

Uma das coisas importantes a serem feitas é a contratação de uma equipe de tutores que acredita neste tipo de treinamento e desenvolvimento via EAD.

Tenha sempre excelentes profissionais que sejam capazes de gerar um conteúdo de qualidade, diversificar as estratégias e fazer o possível — e impossível — para que o treinamento e desenvolvimento traga resultados incríveis.

Mais do que apenas transmitir o conhecimento para os alunos ou acompanhar seu desenvolvimento durante os treinamentos, é essencial que o tutor ou instrutor esteja sempre presente junto aos alunos, disponível para tirar suas dúvidas e ouvir sugestões, e que também seja empático, tenha espírito de liderança e a capacidade de deixar a turma sempre engajada e interessada.

Um bom instrutor ou tutor tem a capacidade de fazer com que sua turma sinta mais ou menos empatia pelo treinamento e que, consequentemente se dedique mais ou menos a ele.

Portanto, escolha com cuidado e garanta que a pessoa tenha todas as qualificações para instruir os colaboradores: conhecimento, liderança, empatia e habilidade para ensinar.

7- Não terceirize o conteúdo de seu treinamento e desenvolvimento

Existe um mito quando falamos de treinamento corporativo. E ele é que precisamos produzir conteúdos na qualidade do Senhor dos Anéis. Mas isso não é verdade. Muito pelo contrário. A insistente tentativa de produzir conteúdos terceirizados só faz com que estes mesmos conteúdos fiquem mais artificiais e distantes da realidade e do dia-a-dia da sua empresa.

Outro ponto que pesa contra, por exemplo, são os valores para terceirizar o conteúdo. Sim, eles são exorbitantes e, para piorar, há uma enorme dificuldade de medir o ROI (Retorno Sobre o Investimento) desse tipo de investimento.

Terceirizar o conteúdo da sua empresa transforma o treinamento e desenvolvimento de funcionários em algo complexo e lento. E nós sabemos que qualquer comunicação deve ser rápida, prática e objetiva.

A dica de ouro, portanto é: Não terceirize a sua produção de conteúdos. Coloque o seu próprio time para essa missão. O motivo é simples. Colocar seu time gera mais empatia e aproximação com os conteúdos. Além de aproximar os colaboradores do conteúdo produzido, o interesse por ele também aumenta. Por último, conteúdos produzidos pelo próprio time abraçam o sentimento de pertencimento, inclusão e de ter alguém que está ali todo o dia ao seu lado, ou seja, a palavra dele tem muito mais autoridade que um ator contratado ou um vídeo gravado com fundo verde num estúdio.

8- Mensure os resultados

Por fim, você só precisa realmente avaliar o treinamento e desenvolvimento em um período determinado, acompanhando o desempenho de cada colaborador individualmente, e definir as melhores formas de avaliar o retorno de seu investimento.

Nessa parte, os objetivos específicos que você estabeleceu na segunda etapa de elaboração do treinamento serão essenciais.

Se você estruturou um treinamento completo, baseado nas necessidades de um grupo e alinhado as estratégias da empresa, você será capaz de cobrar o seu retorno e realmente sentir se ele foi eficaz.

Além do mais, se você for capaz de mensurar os resultados de seu treinamento e desenvolvimento e eles forem satisfatórios, você já terá uma boa justificativa para realizar mais práticas de desenvolvimento e aperfeiçoar seus colaboradores cada vez mais.


O treinamento e desenvolvimento via EAD não surge apenas como um meio para reciclar tais conhecimentos, ele tem diversas funções como redução da taxa de turnover (termo relacionado à taxa de rotatividade de colaboradores em uma empresa), por exemplo.

Realizar um treinamento eficiente pode fazer com que os colaboradores se tornem muito mais capacitados e engajados com a organização, o que irá reduzir o número do “entra e sai” de funcionários e consequentemente, as despesas.

As vantagens encontradas em optar por um treinamento corporativo via EAD são inúmeras. E pensando nisso, iremos lhe mostrar todas essas para que você fique por dentro de tudo agora mesmo.

Vantagens do treinamento e desenvolvimento com EAD:

  • Melhor relação custo x benefício;
  • Possibilidade de alcançar um público maior de colaboradores, independente da localização geográfica dos mesmos;
  • Permite o acesso em horários flexíveis;
  • Não há necessidade de deslocamento, o que gera economia de tempo e dinheiro;
  • Estímulo do desenvolvimento da auto-aprendizagem;
  • Avaliação com base nas publicações dos alunos e métricas de acesso;
  • Agilidade na atualização dos conteúdos;
  • Melhoria na gestão de processos;
  • Implementação em alta, média ou baixa escala;
  • Possibilidade de fazer uma avaliação e mensuração dos resultados de todos os treinandos;
  • Aumento na geração de valor através da gestão do conhecimento;
  • E muito mais!

Conclusão

Tornou-se mais que necessário, o desenvolvimento de uma atualização tecnológica que permita trabalhar as competências no uso de tecnologias aplicadas à educação, auxiliando na construção de conhecimento.

Hoje, temos um cenário favorável para a introdução de treinamento empresarial por meio de ensino online, visto que o número de pessoas com acesso à internet no mundo todo está disparado.

Mas lembre-se que ter somente bons conteúdos não será suficiente para otimizar o treinamento e desenvolvimento da sua empresa. O uso de uma plataforma EAD é extremamente importante, nela é feito o armazenamento, a distribuição, comunicação, relacionamento e monitoramento dos treinandos e dos conteúdos.

A tecnologia nos permite cada vez mais solucionar necessidades de forma mais simples, e a plataforma EAD é essa ferramenta para o treinamento. 

A Edools disponibiliza uma solução EAD completa e intuitiva, com personalização de acordo com as necessidades de sua empresa, ideal para quem deseja implementar de forma simples e eficiente o treinamento e desenvolvimento empresarial através via EAD.

Caso queira conhecer melhor e avaliar todos os recursos e funcionalidades que a Edools oferece, crie uma conta gratuita e teste a nossa plataforma EAD por até 15 dias, clique no link: Criar conta grátis!

E na sua empresa já existe um programa de treinamento e desenvolvimento? Como é feito? Conte a sua experiência para nós.

Se houver ainda alguma dúvida ou sugestão sobre este assunto, não deixe de entrar em contato conosco ou deixar um comentário ao final desta página, combinado?

Até a próxima!

Customer Success em um negócio EAD: Guia completo
Como criar uma escola online de sucesso?

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Rafaela Espíndola

Graduanda em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Faz parte do time de Marketing e Comunicação do Edools. É apaixonada por criação e inovação. Não consegue esconder que é canceriana dos pés à cabeça.
Ver todos os posts de Rafaela Espíndola

Deixe uma resposta