TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Tecnologia na educação: como usar em seu EAD


Tecnologia na educação

O uso de tecnologia na educação

A tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas. O uso de tecnologia na educação, por sua vez, acompanha essa forte tendência a partir do aumento expressivo de cursos na modalidade de educação a distância (EAD), em que estes oferecem novos recursos e possibilidades no processo de aprendizagem de alunos.

A forma como esses alunos consomem conteúdos mudou e é importante que instituições de ensino em todo o país acompanhem essas tendências para atender da melhor maneira possível a esta nova demanda. A ideia aqui é usar a tecnologia na educação para aumentar o engajamento e motivação dos alunos em seus estudos, bem como melhorar o consumo de informações por parte dos mesmos.

Deste modo, os antigos métodos de educação tradicionais estão sendo substituídos por novos formatos que dispõem de novos recursos tecnológicos considerados cada vez mais inovadores, sendo mais dinâmicos e interativos, bem como o novo perfil de alunos existente.

É preciso, então, conhecer as principais tendências tecnológicas de educação e implementá-las em cursos online dos mais variados tipos, treinamentos corporativos (caso você esteja buscando trabalhar com educação corporativa nas empresas) ou até mesmo em instituições de ensino presenciais.

Perder tempo nesse caso pode significar não acompanhar o ritmo dos seus alunos e, consequentemente, não obter o sucesso esperado em seu negócio ou projeto EAD. Pense sempre que o seu concorrente muito provavelmente já está antenado com a tendência de tecnologia na educação e com certeza está se valendo disso para explorar novos horizontes em seu negócio. 

Para te ajudar a melhorar a qualidade do processo de aprendizagem e ter alunos mais motivados e engajados com os seus cursos online, separei algumas das principais tendências tecnológicas que prometem mudar (no caso, já está mudando) o rumo da educação como um todo.

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Como usar a tecnologia na educação?

Tecnologia na Educação

Como eu disse anteriormente, as pessoas de uma forma geral estão evoluindo bastante na forma como se relacionam nos últimos tempos com o avanço tecnológico. No que se refere a educação, essa mudança está cada vez mais nítida no cenário educacional no país, visto que a cada dia surgem novos recursos e funcionalidades que trazem o aluno para essa nova realidade.

Neste caso, usar tecnologia na educação acaba por promover um novo formato de ensino que preza pela excelência, interação e dinamismo no processo de aprendizagem. Tudo o que as pessoas estão buscando atualmente com os recursos disponíveis.

Os modelos antigos de educação tradicional não funcionam mais como em outros tempos e a educação online se mostra, nesse contexto, como a grande tendência para a educação não só no Brasil como em todo o mundo.

Além disso, observamos hoje cada vez mais uma forte tendência de as pessoas buscarem novos conteúdos e informações por conta própria na Internet, refletindo diretamente nessa nova tendência de explorar a cada dia mais os recursos tecnológicos existentes para adquirir novos conhecimentos ou novas habilidades. Essa é a base do EAD e vem crescendo de forma exponencial.

Mas é claro que você, como um empreendedor de cursos online, deve usar a tecnologia na educação de maneira eficiente e produtiva, sempre a seu favor.

De nada adianta você oferecer aos seus alunos apenas vídeos com conteúdos explicativos e pensar que o mesmo estará satisfeito por conta disso. Não se engane com isso. Os alunos estão cada vez mais dinâmicos e buscando sempre novas formas de integração e de absorção de conteúdos, inclusive e principalmente quando estão estudando.

Pensando nisso, se você deseja criar cursos online ou já atua na área, separei alguns dos principais recursos de tecnologia na educação que você pode usar para estimular, engajar e motivar os seus alunos ao máximo, sempre pensando no melhor aproveitamento do mesmo e na forma mais diversificada e eficiente de atingir os objetivos do seu público.

Gamificação

Gamificação: Tecnologia na Educação

A gamificação é uma tendência conhecida por usar a tecnologia na educação e elementos de jogos (games) para estimular o aprendizado em um ambiente virtual. Os jogos online, desenvolvidos a partir de uma didática previamente definida, ajudam a aumentar o nível de atenção, absorção de conteúdos e motivação de estudantes.

É muito utilizado também, além de cursos EAD em geral, em empresas em estratégias de educação corporativa, como podemos ver de forma mais aprofundada nos artigos: Como a gamificação pode engajar colaboradores e Como o treinamento com gamificação pode revelar líderes.

Como eu disse anteriormente, explorar possibilidades diferentes de aprendizagem aumenta o engajamento de alunos ou colaboradores em um ambiente virtual de aprendizagem.

No caso da gamificação, os jogos estão cada vez mais em alta e se valer desse artifício no EAD é uma excelente oportunidade de fazer com que o seu público pense de maneira criativa e inovadora em seu processo de aquisição de novos conhecimentos.

Muito além disso, é interessante trabalhar com a ideia de que todos fiquem sabendo que em jogos existam ranking e premiações que fazem com que os alunos se sintam cada vez mais motivados, dispostos a aprender e acabam por terem maior confiança no processo de aprendizagem, bem como em suas tarefas no dia a dia.

Por essas e outras razões vale e muito a pena investir na gamificação em cursos online, seja em instituições de ensino online ou em empresas, como um recurso tecnológico da educação a distância, visto que seus resultados tanto em questão de absorção de novos conhecimentos por parte dos alunos quanto para dar um up no seu negócio são bastante relevantes e podem fazer a diferença no sucesso do seu negócio.

Aprendizagem móvel

Aprendizagem móvel na Tecnologia na Educação

Aqueles tempos onde usávamos os celulares, notebooks e tablets apenas em momentos de lazer e descontração estão cada vez mais próximo do fim. Esses aparelhos estão transformando a cada dia mais o modo como nos comunicamos, vivemos e aprendemos, e você não pode simplesmente ignorar essa informação.

Hoje em dia, esses  aparelhos são usados muitas vezes também como recursos imprescindíveis na modalidade da educação a distância. Se as pessoas estão considerando cada vez mais os aparelhos móveis em suas rotinas, você deve considerá-los também no seu negócio e incorporar essa tecnologia na educação online.

Também conhecido como mobile learning, a aprendizagem móvel a partir de tablets e smartphones é apontado por muitas pessoas, inclusive especialistas, como o futuro da educação moderna, justamente por usar os últimos recursos de tecnologia na educação online através de dispositivos móveis.

Ela já é considerada uma realidade em várias instituições de cursos online, mas no geral, ainda há um longo caminho a ser percorrido, visto que ainda não são todos que possuem acesso ilimitado a esses recursos.

Mesmo assim, vários alunos já se utilizam da aprendizagem móvel para ler ebooks, fazer buscas na internet, participar de grupos de estudos, fóruns de discussões, entre outras tarefas que fazem parte do cotidiano de um estudante.

A aprendizagem móvel desponta atualmente como uma das principais soluções para os grandes desafios enfrentados pela educação no Brasil. Valorizar o acesso e a qualidade da educação requer liderança política, planejamento e uma execução muito bem estruturada.

Logo, as tecnologias móveis, através da aprendizagem móvel, possuem a base para transformar a exclusão digital que existe nos dias de hoje em dividendos digitais, refletindo em uma educação igualitária e de qualidade para todos.

Aprendizagem adaptativa

Aprendizagem Adaptativa e a Tecnologia na Educação

A aprendizagem adaptativa é um método de ensino online que utiliza videoaulas como estratégia para promover interações no processo de aprendizagem e trabalhar a mesma de acordo com a necessidades específicas de cada aluno.

Com um rápido crescimento em todo o mundo, a aprendizagem adaptativa, ou Adaptive Learning, é uma moderna tendência de tecnologia na educação. Aqui, é possível deixar uma aula ou um curso online muito mais interativo através de ilustrações, exercícios, vídeos, entre outros recursos, de acordo com as especificidades de cada aluno em especial.

Interessante também dizer que é possível os alunos se concentrarem na explicação do professor ao invés de simplesmente anotarem o que visualizam na tela, já que o tema discutido em aula pode ser facilmente acessado em um outro momento, visto que estamos falando de um arquivo digital.

Deste modo, o grande segredo desse método é que é possível exibir o conteúdo de determinada aula ou treinamento de forma customizada e adaptada às necessidades de aprendizagem de cada aluno em específico. Isso é baseado nas respostas dadas em exercícios, provas, testes e tarefas anteriores, além das experiências apresentadas.

Atualmente, as abordagens tradicionais educacionais não conseguem trabalhar de forma individual o processo de aprendizagem, pelo menos não em grande escala. A aprendizagem adaptativa pode fazer isso de forma simples e fácil e, por isso, vem ganhando cada vez mais adeptos dessa prática inovadora, criativa e dinâmica baseado no uso de tecnologia na educação.

Ensino híbrido

Ensino Híbrido: Tecnologia na Educação

O ensino híbrido, como o próprio nome pressupõe, é uma mistura entre o ensino tradicional presencial com o ensino online através de cursos online.

Aqui, o aluno alterna momentos em que estuda de forma presencial em um ambiente físico com momentos que estuda virtualmente através de uma plataforma EAD. A tecnologia na educação é um ponto chave para quem busca fazer essa migração e oferecer também cursos online aos seus alunos.

Com relação ao ensino híbrido, sugiro a leitura do artigo: 4 motivos para migrar seu curso presencial para cursos EAD. Aqui você entenderá a importância para o seu negócio de, caso você atue com cursos presenciais tradicionais, migrar para cursos online EAD.

Assistentes virtuais

O conceito de assistentes virtuais está baseado na evolução de interfaces como celulares, computadores e TVs , onde as mesmas são controladas a partir de comandos de voz e gestos. Se você parar para pensar, você consegue utilizar os assistentes virtuais e inseri-lo no ensino online através do uso dessa tecnologia na educação a distância. Vou te explicar como.

Esses dispositivos conseguem ganhar mais inteligência artificial e aprendem através da busca e navegação do usuário a refinar os conteúdos de pesquisa e até mesmo sugerir temas de interesse. Isso tudo através de uma análise estatística de acesso.

Então, ao usá-los em cursos online, os assistentes virtuais podem avaliar estatisticamente o conteúdo que o usuário mais acessa e assim melhorar os conteúdos de pesquisa que apresentam e sugerir novos temas. É bastante interessante o uso dessa tecnologia na educação online como um todo.

Vale lembrar que essa tecnologia na educação está em processo de evolução e com o tempo se tornarão cada vez mais acessíveis aos seus usuários, ou neste caso, aos seus alunos dos seus cursos EAD.

Teste gratuitamente o Edools por 15 dias.

Plataforma EAD

Plataforma EAD

Uma das maiores tendências de tecnologia na educação diz respeito a utilização de uma plataforma de cursos online para maior aproveitamento de todos os recursos e funcionalidades que podem ser usados na modalidade de ensino a distância.

Com ela, é possível ajudar instituições de ensino a se adaptarem a nova realidade da educação, visto que proporciona uma nova forma de se comunicar e expor seus conteúdos aos seus alunos sempre de forma intuitiva, dinâmica e inovadora.

Uma plataforma EAD auxilia na redução de custos, agilidade de processos, otimização da gestão pedagógica e gerencial, além da melhor mensuração de resultados e aproveitamento de alunos através de relatórios EAD ricos, completos e eficientes.

O Edools possui a melhor e mais completa plataforma de cursos online do mercado. Com ela, é possível hospedar, gerenciar, personalizar e vender cursos online de forma simples, fácil e dinâmica, tudo em um único lugar e com a melhor tecnologia na educação disponível. Caso tenha interesse, clique no link criar teste grátis para testar 15 dias gratuitamente a plataforma EAD do Edools.

Além disso, como forma de acompanhar as tendências tecnológicas e valorizar a educação a distância, o Edools criou o Manifesto Somos EAD em favor da educação online. Se você apoia o ensino online não deixe de fazer parte desse manifesto.
Para conhecer melhor as funcionalidades de uma plataforma de cursos online, sugiro a leitura do artigo: Como escolher a melhor plataforma de EAD para o seu curso online?


Tecnologia na Educação

Enfim, essas são as principais tendências tecnológicas que prometem grandes mudanças na educação. Elas chegam para melhorar a qualidade do ensino e melhorar a forma como as informações são consumidas pelos alunos a partir da nova era digital.

Se você tem alguma dúvida ou comentários sobre o uso de tecnologia na educação e quais as principais tendências do mercado de ensino a distância, compartilhe conosco a sua opinião através um comentário ou entre em contato conosco.

Até a próxima!

Tutor EAD e o seu papel na educação a distância
Pesquisa de satisfação de alunos: como se beneficiar com NPS

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Bruno Mendonça

Atualmente é responsável pelo marketing e comunicação do Edools. Já atuou em consultorias de marketing, e-commerce e tem experiência em empresas de educação. É publicitário formado pela ESPM-RJ e possui MBA em Marketing Digital pelo Instituto Infnet.
Ver todos os posts de Bruno Mendonça

Deixe uma resposta