TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Pesquisa de satisfação de alunos: como se beneficiar com NPS


Pesquisa de Satisfação de Alunos

Se você tem um negócio de cursos online pode se beneficiar bastante com uma pesquisa de satisfação de alunos. Pode parecer difícil acreditar e conseguir resultados a partir da aplicação de uma simples pesquisa, mas isso pode ser muito mais eficiente do que você imagina, e eu vou dizer o porquê.

Por que aplicar pesquisa de satisfação de alunos?

Posso destacar a você várias razões para isso. Uma pesquisa de satisfação reflete diretamente na qualidade do seu curso online. Se os seus alunos estão dando notas baixas para o seu curso é porque a qualidade do curso que você está oferecendo é baixa. Logo,  você deve ligar o sinal de alerta e procurar novas formas de melhorar o seu curso online, pois poderá sofrer as consequências no futuro próximo.

É muito difícil ter pessoas que indicam um curso que não gostou. Elas também não voltar a se matricular em outro curso em sua instituição. Por isso, é importante estar atento a esses dados para atuar de forma assertiva e corretiva nesse caso.

Somado a este fato, por outro lado, se você perceber que seus alunos estão qualificando de forma positiva os seus cursos, isso pode ser uma excelente oportunidade de negócio. Digo isso porque você pode oferecer cursos complementares a este mesmos alunos que já tiveram uma boa experiência com a sua marca e, sem dúvidas, devem estar propensos a se matricular na sua instituição em um outro momento.

Enfim, com esse tipo de informação na mão, você tem um série de oportunidades que podem ser trabalhadas de formas diferentes de maneira que você consiga se beneficiar desses alunos que mediram a qualidade dos seus cursos. Mesmo com boas ou más informações coletadas, você sabe que o que pode fazer para melhorar esse quadro.

Como medir a satisfação de alunos?

Um dos grandes desafios de pessoas que gerem cursos online é conseguir medir a satisfação de seus alunos. Existem diversos tipos de pesquisa de satisfação de alunos, mas nem todas conseguem refletir em dados relevantes para ajudar na tomada de decisão.

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Usando o NPS para medir a satisfação de alunos na EAD

Uma metodologia bastante eficiente utilizada como pesquisa de satisfação de alunos é a Net Promoter Score, ou NPS. “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria este curso para um amigo?”. Com essa simples pergunta essa metodologia de sucesso é iniciada.

Os benefícios do NPS na EAD

  • Simplicidade
  • Agilidade nas análises
  • Ferramenta de planejamento
  • Mensuração de longo prazo
  • Aumento no número de alunos

Como começar a medir o NPS da minha escola

Para conhecer todos os detalhes do NPS, desde a aplicação da metodologia, sua interpretação até a análise dos resultados obtidos, sugiro a leitura gratuita do ebook que o Edools produziu em parceria com a Tracksale: Usando NPS para medir a satisfação dos alunos na educação online.

Esse ebook trás de forma completa e bem estruturada a história do NPS, seus benefícios, como medir o NPS da sua escola, sua importância e evolução. É um material extremamente rico e completo sobre a metodologia NPS de pesquisa de satisfação de alunos.

Caso tenha dúvidas ou comentários a respeito de pesquisa de satisfação de alunos ou NPS, compartilhe conosco através de um comentário.

Tecnologia na educação: como usar em seu EAD
Educação a distância no Brasil: o papel do professor EAD

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Bruno Mendonça

Atualmente é responsável pelo marketing e comunicação do Edools. Já atuou em consultorias de marketing, e-commerce e tem experiência em empresas de educação. É publicitário formado pela ESPM-RJ e possui MBA em Marketing Digital pelo Instituto Infnet.
Ver todos os posts de Bruno Mendonça

Comentários (1)


  1. 30/01/2016 às 13:59

    Muito bom, excelente texto

Deixe uma resposta