TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Os 4 pontos-chave de como divulgar cursos online


Como divulgar cursos online

Como divulgar cursos online em 4 passos chave

Cada vez fica mais claro como divulgar cursos online com Inbound Marketing é realmente uma estratégia vencedora.

Por quê? Porque a produção a conteúdos ricos e de interesse de seus futuros alunos é algo que você domina. Os cursos que oferece são uma fonte vasta de conhecimento, regras, ferramentas, apresentações, vídeos e outros materiais. O segredo de como divulgar cursos online é saber selecionar o que é mais interessante para seus clientes e adaptar para várias mídias na internet, como blogs e redes sociais.

Mas este é apenas o primeiro passo de como vender produtos pela internet. Vamos começar explicando para você direitinho o que é exatamente Inbound Marketing. Em seguida, nosso passo a passo vai te dar o rumo de como divulgar cursos pela internet.

Veja também outras formas de divulgar seus cursos: Como vender cursos online: dicas para conseguir mais clientes

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

O que é Inbound Marketing?

Você está acostumado com o chamado marketing de interrupção, como comerciais que aparecem no meio da programação de TV ou  banners de ofertas chatas em sites que você visita.

O Inbound Marketing faz o contrário: oferece conteúdos que seu público pode achar interessantes e úteis, atraindo o consumidor para seu site.

Já pensou em como divulgar cursos online com essa abordagem pode ser realmente eficaz? Afinal, seu público procura conhecimento e capacitação, ofereça isso como uma “isca” para os conteúdos mais profundos e ricos dos seus cursos!

Como divulgar cursos online com Inbound Marketing: os 4 pontos-chave

Vamos usar aqui a abordagem clássica que divide o Inbound Marketing em 4 momentos importantes: Atrair as pessoas, Converter ações, Fechar efetivamente a compra e Encantar continuamente seus clientes.

Siga essas etapas e você verá como divulgar treinamentos online de uma maneira muito produtiva e que gera resultados.

1. Atrair seu público

Como dissemos, você é um mestre em produzir conteúdo. Por isso, a primeira coisa a fazer é agregar um blog ao seu site, onde você vai postar textos que dizem respeito àquilo que seus cursos ensinam. Faça o mesmo nas mídias sociais, com adaptações para cada formato e linguagem específica.

Evidentemente deverá ser algo mais resumido que o curso em si, mas útil e relevante. E outros assuntos relacionados também podem ser usados, mesmo que não necessariamente abordados nos cursos. Na hora de escolher estes assuntos das postagens, técnicas de SEO ajudam a fazer com que suas publicações estejam entre as primeiras a serem encontradas nas ferramentas de busca.

E não se esqueça de colocar um Call to Action em cada postagem, um botão com uma chamada atrativa para um detalhamento do material, como um e-book, aula teste, apresentações ou outro presente que os usuários poderão baixar em uma landing page para onde serão direcionados pelo botão Call to Action.

2. Converter “interessados” em leads

No momento em que a pessoa clica no Call to Action ela é levada para um página de conversão chamada landing page. Ali, para conseguir o material prometido, ela deverá preencher um pequeno formulário com dados. Quanto menos dados você pedir, melhor! Normalmente não se pede mais que nome, e-mail e telefone.

Agora você poderá partir para o próximo passo de como divulgar cursos online, nutrindo seu lead com cada vez mais informações e materiais relevantes.

Veja mais dicas sobre uma boa página de conversão neste artigo: Como criar uma Landing Page de sucesso para vender cursos online?

3. Fechar uma venda de curso online

Não é bem assim… você vai criar um relacionamento com seu lead, oferecer continuamente (sem ser chato e insistente!) materiais que possam ajudá-lo a se convencer que seu curso é a solução para o problema dele. Esta é uma das partes mais delicadas de todo processo: saber quando fazer realmente uma oferta direta do curso, passando seu lead para a equipe de vendas…

4. Encantar para fidelizar

Agora que o curso foi vendido, não abandone seu cliente. Continue enviando materiais cada vez mais interessantes. Quem sabe além de comprar mais cursos, ele não passe também a divulgar sua empresa para amigos e colegas de trabalho? Uma maneira de como divulgar cursos online é exatamente incentivando seus clientes a compartilhar conteúdo nas mídias sociais, por exemplo.

Uma dica final é sempre monitorar seus resultados. Para isso, existem diversas ferramentas, tanto pagas quanto gratuitas. As próprias mídias sociais oferecem ferramentas para analisar suas páginas e estudar as estatísticas, assim como o Google Analytics para seu site e blog.

Verifique o que está dando certo e o que precisa melhorar e, assim, refine seus conteúdos e a maneira de lidar com os clientes, melhorando sempre o modo como divulga seus cursos online.

* Este post foi escrito pelos nossos parceiros da We do Logos, o maior site de concorrência criativa da América Latina. Através do site você pode solucionar qualquer demanda de design, como por exemplo a criação de logos online, landing pages e e-mail marketing. Você escolhe um produto, explica a sua necessidade e define o quanto pagar a partir de um preço mínimo. Em seguida você receberá dezenas de opções, poderá pedir alterações ilimitadas e ao final escolhe o que mais gostou. E o melhor! Caso não fique satisfeito devolvemos o valor investido! É tudo online, sem risco e gerenciamos todo o processo para você!

Como vender cursos online: dicas para conseguir mais clientes
Conversão em cursos online: 7 dicas para melhorar resultados

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Bruno Mendonça

Atualmente é responsável pelo marketing e comunicação do Edools. Já atuou em consultorias de marketing, e-commerce e tem experiência em empresas de educação. É publicitário formado pela ESPM-RJ e possui MBA em Marketing Digital pelo Instituto Infnet.
Ver todos os posts de Bruno Mendonça

Comentários (2)


  1. 02/11/2016 às 11:48

    Ótimo artigo, muito me ajudará no meu projeto http://www.openagencia.com.br

    • Bruno Mendonça
      02/11/2016 às 12:12

      Que bom, Weverson. Muito sucesso pra você. Grande abraço!

Deixe uma resposta