TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Ensino a distância no Brasil: Dados e tendências


Ensino a Distância no Brasil

O ensino a distância no Brasil

O ensino a distância no Brasil vem evoluindo consideravelmente nos últimos tempos e muitas coisas estão se desenvolvendo ao mesmo passo. Com o avanço da tecnologia, a demanda por cursos online EAD vem aumentando consideravelmente e se mostra como a grande tendência para a educação nos próximos anos, além de se configurar como uma grande oportunidade de negócio.

Para se ter uma ideia, o último Censo EAD Brasil 2014/2015 revelou que existiam 1840 cursos a distância regulamentados no Brasil, com uma média de quase 520 mil alunos ativos matriculados. A tendência é que 56% das instituições em 2016 aumente os investimentos na área visando acompanhar as evoluções tecnológicas e o aumento acelerado da demanda.

Dados sobre ensino a distância no Brasil

Confira os principais dados sobre ensino a distância no Brasil que farão com que você entenda um pouco melhor sobre as oportunidades que o mercado de cursos online pode proporcionar a você e ao seu negócio.

Cursos online EAD

Muitas instituições de ensino estão ampliando suas áreas de atuação com a oferta de cursos online na modalidade de ensino a distância. Empresas em geral também estão se beneficiando dessa tendência, seja para trabalha a educação corporativa ou ainda para construir uma autoridade no assunto referente à sua atuação.

O ensino a distância no Brasil, por sua vez, vem avançando ao mesmo passo do aumento da oferta e demanda. Para comprovar o que estou dizendo, o último Censo EAD mostrou que foram oferecidos 25.166 cursos online, entre as instituições analisadas, visto que esse número pode ser ainda maior.

Com 79%, a grande maioria dos cursos comercializados no ensino a distância no Brasil são cursos livres. O total dos cursos livres foram 19.873, sendo a maioria (12.475)  corporativo e o restante não corporativos (7.398). Confira os dados completos a partir do gráfico:

Ensino a Distância no Brasil - Cursos

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Matrículas em cursos EAD

O número de matrículas também demonstrou um aumento bastante expressivo. Em 2014, foram registrados nada mais nada menos do que 3.868.706 novas matrículas, com grande predominância dos cursos livres, bem como sugeriu os números de ofertas dessa modalidade de ensino a distância, acompanhando essa tendência.

Confira os números completos a seguir:

Ensino a Distância no Brasil - Matrículas

Investimentos em ensino a distância no Brasil

Mesmo com a crise, é observado uma oportunidade muito grande com o ensino a distância no Brasil. Isso porque em temos de crise e recessão econômica, os profissionais buscam diversas maneiras de se diferenciarem no mercado.

Como eu disse, a crise promete continuar e as pessoas estão procurando opções mais acessíveis para adquirirem conhecimento. Este é um dos grandes motivos que o ensino a distância no Brasil vem crescendo tanto, bem como existe o aumento acentuado da demanda por cursos online.

Esses dados comprovam o que já se imaginava: mesmo com a crise econômica, a maioria das instituições de ensino e empresas irão aumentar seus investimentos na educação a distância.

Essa é uma tendência que vem e não é de hoje. De 2014 para 2015, 51% das instituições já aumentaram os recursos destinados a melhoria e/ou implementação do ensino a distância em seus negócios. Confira os dados completos através do gráfico abaixo.

Ensino a Distância no Brasil - Investimentos

Com relação a área que esses investimentos focam alocados, a grande maioria das instituições, 66%, concentrou seus recursos na área de tecnologia e inovação. Isso é um fator diretamente ligado ao próximo tópico, Recursos utilizados no ensino a distância no Brasil, já que está diretamente ligado a procura por uma plataforma de ensino a distância que satisfaça melhor as necessidades dessas instituições.

Ensino a Distância no Brasil - Expectativa de Investimentos

Recursos utilizados no ensino a distância no Brasil

Como o próprio nome já indica, o ensino a distância no Brasil se dá através de um ambiente virtual onde faz se necessário uma plataforma EAD que permita essa integração entre aluno e curso online.

Logo, caso você tenha interesse ou iniciar um negócio de cursos na modalidade de ensino a distância, uma das primeiras coisas que você deve se atentar é para a escolha da plataforma de ensino a distância que melhor se enquadra no que você busca em termos de funcionalidades e recursos para o seu curso online.

Neste caso, é interessante você garantir que a plataforma EAD que você busca para o seu negócio ou sua instituição de ensino tenha uma estrutura completa para trabalhar com vídeos, possibilidade de transmissão de aulas ao vivo, personalização e demais funcionalidades essenciais, além de integrações que fazem com que o seu curso de ensino a distância no Brasil se torne cada vez mais completo e dinâmico para seus alunos.

Enfim, o ensino a distância no Brasil se mostra cada vez mais como a grande tendência da educação não só brasileira como mundial. Os dados do mercado EAD apenas comprovam o excelente momento vivido por esta modalidade de ensino a distância que tanto tem ajudado pessoas a garantirem o aprendizado que antes não era possível.
Caso tenha alguma dúvida a respeito do ensino a distância no Brasil, fique a vontade para compartilhar através de um comentário nesse artigo.

Professor EAD: tudo sobre pagamentos e direitos autorais
Plataforma de ensino a distância: A importância da personalização

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Bruno Mendonça

Atualmente é responsável pelo marketing e comunicação do Edools. Já atuou em consultorias de marketing, e-commerce e tem experiência em empresas de educação. É publicitário formado pela ESPM-RJ e possui MBA em Marketing Digital pelo Instituto Infnet.
Ver todos os posts de Bruno Mendonça

Deixe uma resposta