TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Educação corporativa nas empresas


Educação Corporativa nas Empresas

Educação Corporativa

A educação corporativa é uma prática coordenada de gestão de pessoas integrada com a gestão de conhecimento em que é orientada à estratégia de longo prazo de uma empresa.

Em outras palavras, a educação corporativa é muito mais do que um simples treinamento empresarial ou qualificação de mão-de-obra oferecido por uma empresa aos seus funcionários.

No caso, trata-se de articular coerentemente as competências individuais e organizacionais no contexto mais amplo da empresa.

Logo, práticas de educação corporativa estão intrinsecamente relacionadas ao processo de inovação nas empresas e ao aumento da competitividade de seus produtos ou serviços.

Nesse contexto, a educação corporativa vem crescendo a passos largos no Brasil. Cada vez mais se torna crescente a necessidade de treinamento no meio empresarial com foco real no alance de resultados.

Líderes e colaboradores precisam reciclar seus conhecimentos e se valerem do aprendizado contínuo para melhorarem o tempo gasto nas tarefas do dia a dia e conquistarem maiores objetivos.

Para tornar isso real, a primeira coisa é entender que a empresa não é a única detentora do conhecimento. É necessário identificar potencial nos funcionários, e assim, incentivá-los a buscar cada vez mais inovação e novos conteúdos.

Outro ponto importante é a tendência que os modelos organizacionais se tornem cada vez menos formais, facilitando a interação e comunicação entre as pessoas no meio. Essa tendência já é uma realidade para muitas empresas atualmente.

Quando a educação corporativa nas empresas é bem realizada, há maior eficiência na tomada de decisão, mais rapidez na resolução de tarefas no dia a dia e potencial melhoria na comunicação interna.

Pensando nisso que eu criei esse artigo sobre educação corporativa: para destacar a importância da educação corporativa nas empresas, como implantá-la, seus principais objetivos, benefícios, formas de se trabalhar e, além disso, vantagens de atuar com EAD corporativo.

Caso tenha interesse, sugiro a leitura do eBook gratuito: 4 Mega Tendências em Desenvolvimento de Pessoas para 2016.

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Por que a educação corporativa nas empresas é importante?

Educação Corporativa

O desenvolvimento de habilidades e competências de funcionários é essencial para a melhoria do processo de inovação da empresa, bem como o aumento da competitividade dos produtos ou serviços oferecidos.

As empresas, atualmente, têm percebido que de nada adianta investir em tecnologias sem investir em qualificação de pessoas para que, através desse trabalho em conjunto, tanto empresa quanto funcionário possam crescer e prosperar. E é ai que entra a educação corporativa.

Desta maneira, a educação corporativa trás ganhos tanto para o empresário, que tem maior produtividade e qualidade do profissional, que se sente estimulado na empresa, quanto para o funcionário, que desenvolve competências que serão fundamentais em sua carreira.

Para exemplificar melhor o que eu estou falando, veja o esquema abaixo:

Educação corporativa nas empresas:

  1. Objetivo: Desenvolver habilidades e competências
  2. Foco: Necessidades individuais e estratégia de negócios
  3. Resultado: Aumento de habilidades e competitividade

Como colocar em prática a educação corporativa?

Educação Corporativa nas Empresas

A organização precisa definir um plano estratégico de como será desenvolvida a educação corporativa de seus colaboradores, buscando a melhor ferramenta segundo os custos e benefícios da mesma.

É interessante dizer que as aulas podem ser tanto presenciais quanto à distância, sendo esta última de grande valia nestes novos tempos, visto a maior economia e ganho de tempo no processo como um todo.

Muitas empresas têm optado pela educação a distância por conta de vantagens como: incentivo a disciplina pessoal, flexibilidade de horários, autonomia do aluno, melhor custo/benefício, etc.

Ao trabalhar com educação online, a melhor opção é a escolha por uma plataforma EAD já que é um sistema voltado para o aprendizado a distância e possui diversas ferramentas para gestão de conhecimento e de alunos, tais como videoaulas gravadas e webnários, chats, biblioteca virtual e muitos outros recursos.

Falaremos mais a frente das vantagens da educação corporativa nas empresas na modalidade de educação a distância.

Definição de objetivos

Na hora de definir um planejamento para a educação corporativa, os objetivos devem ser logo relacionados.

No entanto, vale ressaltar que não é possível fazer isso se não houver ciência dos reais problemas instrucionais. Então, a ordem recomendável é realizar um diagnóstico e análise do problema, seguido dos objetivos. As seguintes questões ajudam nesse sentido:

  • O que se pretende com a educação corporativa nas empresas?
  • Quem são os alunos e quais suas principais características?
  • Qual é o comportamento que a empresa deseja que os colaboradores tenham?
  • Que tipos de dificuldades de aprendizado existem (infraestrutura, formação básica, etc.)?
  • Quais são as opções de materiais e mídias de formação?
  • Quais os canais serão usados para educação corporativa?

Com estes pontos definidos, aí sim é hora de definir os objetivos do projeto de educação corporativa nas empresas.

Os responsáveis precisam saber exatamente o que deve ser feito, mostrando também a mudança que se espera atingir, e por fim, levantar indicadores que possam servir como base para avaliar se o objetivo foi atingido ao final do projeto.

Objetivos da educação corporativa

Como falei anteriormente, a educação corporativa é um sistema de conhecimento que tem como objetivo formar e instruir colaboradores de uma empresa com o intuito de aumentar as chances de sucesso da organização.

No entanto, a educação corporativa nas empresas pode ser trabalhada de acordo com diversas finalidades distintas entre si. Logo, aprimorar resultados e aumentar as chances de sucesso de uma empresa podem ser traduzidos a partir de alguns objetivos que a educação corporativa pode trabalhar:

  • Desenvolver atitudes e comportamentos a serem seguidos;
  • Desenvolver habilidades direcionadas ao ramo da empresa;
  • Integrar colaboradores com a cultura empresarial;
  • Melhorar a produtividade do pessoal;
  • Aprimorar a gestão de tempo de colaboradores;
  • Desenvolver competências de gestão e liderança;
  • Instruir colaboradores a operação de equipamentos de forma adequada;
  • Ensinar colaboradores a realizarem procedimentos de maneira correta e efetiva;
  • Apresentar sistemas e procedimentos de Segurança no Trabalho;
  • Qualificar colaboradores de forma contínua, a partir de mudanças do mercado;
  • Demonstrar a totalidade da cadeia de negócios da empresa.

Esses são alguns dos principais objetivos da educação corporativa nas empresas. É claro que isso varia de empresa para empresa, visto que cada uma tem sua peculiaridade. No entanto, na grande maioria das vezes, a empresas buscam com a educação corporativa agilidade e qualidade na aquisição de objetivos, melhorando e otimizando seus resultados.

Teste gratuitamente o Edools por 15 dias.

Quais os benefícios da educação corporativa nas empresas

Educação Corporativa

Muito além de você implementar a educação corporativa em sua empresa, é interessante conhecer os principais benefícios que ela pode proporcionar ao seu negócio. Investir em treinamentos para colaboradores pode ser de extrema valia para o aumento de motivação, engajamento e retenção.

Logo, é importante dizer que os benefícios podem variar de acordo com o nível e segmento de atuação da empresa. Mesmo assim, ainda existem os benefícios que são considerados universais, como veremos a seguir.

Aumento de produtividade: Ao ser inserido em um treinamento da educação corporativa, um colaborador consegue executar seu trabalho de forma mais qualificada e com uma maior agilidade.

Logo, ele acaba por saber como executar suas tarefas da melhor maneira possível e ainda recebe as melhores instruções para fazê-lo de maneira ainda mais otimizada e eficiente. Isso faz com que ele leve menos tempo na realização das tarefas e reduza a possibilidade de erros que possam ocorrer, aumentando assim, de fato, sua produtividade.

Incentivo a inovação: É legal pensar também que quando um colaborador começa a dominar suas atividades como um todo, entendem o porquê do seu trabalho, eles acabam por se sentirem mais confiantes na criação de novos processos.

Desta maneira, quando um colaborador é inserido em um treinamento da educação corporativa, ele terá maior capacidade de avaliar novos processos de forma mais crítica possível, propor possíveis melhorias e levar cada vez mais inovação para sua empresa.

Melhora o ambiente corporativo: Um colaborador que passou por um treinamento corporativo acaba por se sentir cada vez mais valorizado pela sua empresa. Deste modo, ele se sente cada vez mais motivados com o seu trabalho como um todo e com sua empresa, impactando de forma direta e positiva na melhora do clima organizacional.

Diminuição do Turnover: A educação corporativa também coopera para a redução da taxa de rotatividade de funcionários, também conhecida como turnover. Ao passo que o colaborador passa por um treinamento, ele consegue acaba por ficar mais motivado e se sente parte fundamental para a empresa, diminuindo as chances de que eles queira buscas novos desafios.

Qual a melhor forma para atuar com educação corporativa?

Educação Corporativa

Para atuar com educação corporativa, a empresa deve traçar um plano estratégico de como desenvolver a educação de seus funcionários e buscar a melhor ferramenta segundo os custos e benefícios da mesma.

Nesse sentido, podemos destacar tanto aulas presenciais quanto a educação a distância.

Pensando nisso, muitas empresas têm optado pela educação a distância, devido a vantagens que o EAD possui, como flexibilidade de horários, autonomia do aluno, desterritorialização, melhor custo/benefício, possibilidade de incorporação de um maior número de funcionários, etc.

Ao trabalhar com ensino online, a melhor opção é a escolha por uma plataforma de ensino a distância. já que é um sistema voltado para o aprendizado a distância e possui diversas ferramentas para gestão de conhecimento e de alunos, como chats, videoaulas, biblioteca virtual, e muitas outras opções.

Assim, a educação corporativa nas empresas é vantajosa tanto para o empresário quanto para o funcionário, e isso pode ser medido através de produtividade, inovação e qualificação.

Vantagens da educação corporativa na modalidade de EAD

Educação Corporativa nas Empresas

Como eu disse, a educação corporativa vem fazendo bastante sucesso no mundo empresarial nos últimos anos. Com o avanço tecnológico, os hábitos e comportamentos das pessoas mudaram bastante e a educação como um todo foi muito impactada nesse aspecto.

Esse é um dos motivos do e-learning corporativo fazer tanto sucesso nos dias de hoje. Para comprovar o que estou falando, listei algumas vantagens da educação corporativa na modalidade de ensino a distância que você pode acompanhar a seguir.

Possibilidade de personalização: Uma das grandes vantagens da educação corporativa na modalidade de EAD diz respeito a possibilidade total de personalização. Logo, cursos, materiais, processos, enfim, tudo pode (e deve) ser personalizado de acordo com as principais demandas da empresa.

Isso faz com que o colaborador se sinta mais a vontade e consiga absorver o conhecimento do treinamento como um todo de forma mais fácil e eficiente.

Relatórios completos: Com o uso de uma plataforma EAD na educação corporativa nas empresas, é possível criar e customizar diversos tipos de relatórios dentro de ambiente virtual de aprendizagem.

Esses relatórios podem ser bastante completos e eficientes para a gestão empresarial, visto que facilitam a verificação da adesão aos cursos por parte dos colaboradores, além de obter de forma bastante simples feedbacks desses processos.

Agilidade: Uma das grandes vantagens do EAD corporativo diz respeito a facilidade, simplicidade e agilidade através da qual é possível modificar conteúdos e melhorar os treinamentos corporativos como um todo.

Esse ganho de tempo, através de uma maior agilidade de mudanças, oferece também economia financeira, visto que o tempo que estariam gastando alterando algum detalhe do curso presencial tradicional pode ser reaproveitado em outras tarefas.

Custo x Benefícios: Outra grande vantagens da educação corporativa nas empresas que atuam com a modalidade de EAD diz respeito ao baixo custo.  A eliminação dos custos de suporte e manutenção de salas de aulas físicas encarecem e muito o processo de educação corporativa.

Deste modo, a educação corporativa trabalhada em ambiente virtual reduz custos e se mostra com um excelente custo x benefício para empresas, visto que o retorno sobre o investimento se dá cada vez maior.

Recursos: Com uma plataforma EAD completa e robusta, um colaborador pode se valer de diversas maneiras distintas de aprender novos conteúdos e assimilar novas competências profissionais.

Além disso, recursos multimídia que facilitam a interatividade do aluno/colaborador pode fazer com que o processo e aprendizagem se torne muito mais dinâmico e eficiente do que se fosse um treinamento corporativo normal.

Menor burocracia: Como o próprio nome já diz, trabalhar a educação corporativa nas empresas em um ambiente online diminui processos complexos e burocráticos, refletindo em menos papéis, documentos e impedimentos diversos.


O que é Educação Corporativa?

A educação corporativa, muito além de capacitar e qualificar colaboradores para que eles ganhem produtividade e alcance maiores resultados em suas empresas, é também uma maneira inovadora de incentivar o desenvolvimento e demonstrar que a sua corporação valoriza de fato o crescimento pessoal e profissional de cada pessoa.

Com isso, uma empresa, independentemente do seu porte ou segmento de mercado, se faz muito mais responsável e humana ao investir em treinamentos corporativos e outros processos que desenvolvam os habilidades e competências de seus colaboradores, além de contribuir diretamente com seu crescimento de forma exponencial.

A ideia aqui é fazer que você comece a pensar de forma estratégica através de um planejamento bem definido e com possibilidade de sucesso em sua execução.

Logo, de acordo com o cenário atual e real de sua empresa, bem como suas necessidades, é possível instaurar uma cultura de aprendizado e se aproveitar de todos os benefícios diretos e indiretos dessa prática de sucesso no mercado.

Tenho certeza que você conseguirá se beneficiar e muito com a educação corporativa na sua empresa e, como eu disse, uma das melhores formas de trabalhá-la atualmente diz respeito a adoção de uma plataforma EAD.

O Edools oferece uma plataforma EAD completa e bastante intuitiva, com grande possibilidade de personalização de acordo com as necessidades de sua empresa, ideal para trabalhar a educação corporativa. Se você tiver interesse em trabalhar a educação corporativa de forma eficiente em sua empresa, convido você a testar o Edools gratuitamente por 15 dias através do link: Testar o Edools grátis!

Caso tenha dúvidas na hora de implementar a educação corporativa em sua empresa, não hesite em entrar em contato com o Edools que poderemos te ajudar. Compartilhe sua opinião através de um comentário ou entre em contato através da nossa página de Contato que batemos um papo sobre o seu projeto EAD de educação corporativa.

Até a próxima!

4 dicas para melhorar o atendimento a clientes com treinamentos online
Vantagens da educação corporativa nas empresas

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Bruno Mendonça

Atualmente é responsável pelo marketing e comunicação do Edools. Já atuou em consultorias de marketing, e-commerce e tem experiência em empresas de educação. É publicitário formado pela ESPM-RJ e possui MBA em Marketing Digital pelo Instituto Infnet.
Ver todos os posts de Bruno Mendonça

Comentários (3)


  1. Pingback: Educação Corporativa: invista nos...

  2. Caxito
    18/05/2016 às 09:55

    Amei, esta informação sobre educação corporativa, é justamente o que eu precisava para os meus trabalhos académicos. Ele é clara e objectiva.

Deixe uma resposta