TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Custos de software que você pode eliminar ao contratar uma plataforma SaaS


Custos de Software

Custos de software relacionados ao desenvolvimento e manutenção que você pode eliminar ao contratar uma plataforma SaaS

O mercado de EAD no Brasil vem crescendo a passos largos e muitas pessoas e empresas buscam se aproveitar dessa excelente oportunidade da melhor maneira possível. Seja ao vender cursos online ou treinando colaboradores, a decisão de iniciar um projeto EAD passa por diversas etapas e algumas decisões importantes se mostram essenciais para o sucesso do mesmo, como os custos de software, por exemplo.

No entanto, é importante para tal que essa inserção no segmento de educação online seja realizada com o melhor investimento possível, sempre visando otimizar resultados e maximizar lucros, mas também sem deixar que o fator qualidade dos cursos online ou treinamentos corporativos seja afetado, visto que irá comprometer seu negócio como um todo. Logo, você precisa estar atento a todos os custos de software que possa haver nesse processo.

Pensando nisso, escrevi esse artigo para falar sobre um aspecto de suma importância para um negócio EAD e que pode fazer com que você ganhe tempo, qualidade e tenha um excelente retorno sobre os seus investimentos: as possíveis dúvidas entre ter uma plataforma EAD própria e uma plataforma EAD SaaS (software as a service, ou software como serviço).

Uma plataforma EAD SaaS, no caso, são aqueles softwares já desenvolvidos, com funções e recursos preestabelecidas, em que você paga uma mensalidade para usufruir de todas as suas funcionalidades.

Imagine agora que você decidiu montar uma escola EAD e fica na dúvida sobre o que fazer a respeito de sua plataforma EAD: busca novos recursos para fazer uma plataforma de ensino online própria ou busca no mercado alguma empresa que terceiriza esse serviço para você?

Para responder esses questionamentos, convido você a ficar comigo e ler esse artigo até o final, visto que você irá conseguir responder essa pergunta de acordo com as necessidades individuais de sua instituição de ensino online e escolher qual alternativa melhor se encaixa na sua realidade.

Além disso, Você já parou pra pensar em quais são os custos de software relacionados ao desenvolvimento e manutenção de sistema que você pode eliminar ao contratar uma plataforma SaaS? Neste artigo, listarei todos os custos de software que você terá em cada uma das situações em questão para avaliar qual a melhor solução para o seu negócio como um todo.

Confira a seguir quais os principais custos de software envolvidos em cada tipo de plataforma, além das principais vantagens e desvantagens de cada solução EAD.

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Plataforma EAD própria

Custos de Software de plataforma EAD própria

Muitas pessoas que buscam informações sobre como criar um curso online já começa intuitivamente a pensar e buscar recursos para produzir sua própria plataforma de ensino a distância, sem conhecer as outras opções existentes no mercado para tal.

O fato é que a maioria dessas pessoas não fazem um levantamento crítico a respeito das vantagens e desvantagens de se implementar uma plataforma EAD própria. Pensando nisso, é de suma importância que você conheça bem o horizonte em que você irá trabalhar para que não se arrependa posteriormente, nem tenha custos de software adicionais que poderiam ser evitados.

Logo, a seguir listarei algumas das principais vantagens e desvantagens de se ter uma plataforma EAD própria, além de desenvolver uma lista com os principais custos de software envolvidos nesse processo que é essencial que você conheça.

Vantagens

Custos de Software de Plataforma EAD própria

Uma das grandes vantagens de produzir uma plataforma EAD própria e do zero é que você pode personalizá-la da maneira que você quiser. É claro que quanto maior o nível de personalização e customização, maior o custo do projeto como um todo, então fique atento a isso e pense sempre de forma crítica a respeito desse aspecto, ok?

Outro ponto positivo é que a sua instituição terá uma plataforma de ensino online exclusiva no mercado e que atende diretamente a todas as suas necessidades. Pense que você fará o desenvolvimento da sua plataforma de acordo com os seus benefícios, diferenciais e conteúdos a serem oferecidos.

Enfim, você pensará em tudo o que você queira oferecer e orçará o projeto com todas as funcionalidade que você precisa. Logo, podemos listar as seguintes vantagens ao adquirir uma plataforma EAD própria:

  • Você poderá personalizar sua plataforma da maneira que você quiser;
  • O seu negócio terá uma plataforma de ensino online exclusiva.

Desvantagens

Agora que falamos sobre as vantagens e os pontos positivos em se produzir uma plataforma EAD própria, é interessante conhecer também as desvantagens dessa prática.

O ideal aqui é que você coloque na balança todos os fatores positivos e negativos de acordo com as necessidades do seu negócio e busque, com isso, a melhor solução em termos de custo-benefício.

Sendo assim, uma das principais desvantagens em se produzir e desenvolver uma própria plataforma EAD diz respeito aos altos custos de software no que se refere ao desenvolvimento e manutenção do mesmo.

Perceba que aqui eu já coloco a questão de custos de software como um dos principais obstáculos nesse sentido, visto que o investimento que você terá para a produção da plataforma em si será muito alto.

Já a manutenção também é considerado um outro problema. Aqui você terá que investir mensalmente em custos de servidores, que normalmente são altos, além de equipe de TI (Tecnologia da Informação) para trabalhar possíveis problemas que possam haver nesse tipo de plataforma online.

É importante dizer também que os salários desse da classe de TI também são considerados elevados, visto que são profissionais valorizados no mercado e com boa remuneração, o que pode ser um obstáculo para você nesse processo.

Além disso, se você deseja iniciar hoje o seu negócio EAD terá que esperar um pouco mais de tempo. Digo isso porque outra desvantagem é que normalmente o tempo para desenvolvimento de uma plataforma online do zero é bastante longo. Desenvolver um sistema complexo como o de cursos online, com todos os recursos e funcionalidades necessários, pode demorar meses.

E para fechar as desvantagens de uma plataforma online próprio, cito aqui a falta de know-how, visto que o modelo desenvolvido ainda não foi testado no mercado, o que pode acarretar falhas que podem demorar a serem consertadas e pode interferir inclusive na percepção de qualidade por parte dos seus alunos.

Podemos listar, dessa forma, as seguintes desvantagens ao utilizar uma plataforma EAD própria:

  • Custos de software elevado (desenvolvimento da plataforma);
  • Custo de manutenção do software elevado (servidores e pessoal);
  • Longo período de desenvolvimento;
  • Modelo nunca testado no mercado.

Custos de software envolvidos

Falando de forma mais direta a respeito dos custos de software envolvidos em uma plataforma EAD de desenvolvimento próprio, é interessante você pesquisar a fundo quais os reais custos que você terá para início do projeto e manutenção do mesmo.

Aqui, vou citar os principais custos que você terá para fazer com que você tenha total noção do que pode te esperar pela frente e avaliar se você irá de fato escolher essa opção ou terceirizar esse serviço no mercado.

Como eu disse, o primeiro custo que você deve analisar é o custo do desenvolvimento da plataforma em si. Dependendo do seu projeto e de quais recursos você demandar, você pode acabar investindo muito mais do que imagina. Portanto, fique bastante atento a essa questão, ok?

Além disso, em sua plataforma própria você possui também custos de software com servidores para hospedagem da aplicação, hospedagem de vídeos e documentos. Esses servidores normalmente são caros e muitos, inclusive, você paga em dólar.

Plugins, funcionalidades específicas e recursos adicionais também podem ser um fonte de custos para você nesse projeto, muitas vezes com pagamentos mensais que pesam no seu bolso.

Somado a este fato, você demandará também mão de obra especializada para manutenção e desenvolvimento de novas funcionalidades e recursos. Esses custos de software, como eu disse, são bastante elevados, pois necessitam de uma equipe de TI bastante técnica nesses casos, com remuneração considerada alta para os padrões de mercado.

Você precisará também de uma equipe especializada em prestar suporte técnico de sua plataforma em casos de falhas, onde a mesma precisa ter uma noção profunda da plataforma em si para auxiliar seus alunos da melhor maneira possível.

No geral, para facilitar a sua visualização, segue uma lista com os principais custos de software próprio que você terá caso opte por esta modalidade de plataforma:

  • Altos custos de softwate (desenvolvimento de plataforma);
  • Altos custos com servidores de hospedagem da aplicação;
  • Altos custos com servidores de hospedagem da vídeos e documentos;
  • Altos custos com plugins específicos para o bom funcionamento de um curso EAD;
  • Altos custos com  mão de obra especializada para manutenção e desenvolvimento de novas funcionalidades e recursos;
  • Altos custos com equipe (TI e suporte ao cliente).

Plataforma EAD no modelo SaaS

Custos de Software Plataforma EAD

Como eu disse, além da possibilidade de utilizar uma plataforma EAD própria, você pode, e deve, considerar também a utilização de uma plataforma EAD no modelo SaaS.

Uma plataforma EAD na modalidade de SaaS é considerada hoje a melhor alternativa para os cursos EAD, principalmente, para aqueles que não possuem muitos recursos para desenvolver seus próprios sistemas ou necessitam de maior agilidade no mercado.

Para te ajudar na escolha, listei também nesse artigo as principais vantagens e desvantagens da plataforma EAD terceirizada por uma empresa especialista no assunto, como é o caso do Edools.

Teste gratuitamente o Edools por 15 dias.

Vantagens

Custos de software de uma plataforma EAD SaaS

Uma das grandes vantagens da utilização de uma plataforma EAD terceirizada é que a mesma já possui um modelo que foi testado e aprovado por outras instituições EAD que já estão inseridas no mercado há mais tempo. Deste modo, a probabilidade de os seus alunos não se adaptarem é muito pequena nesses casos.

Outro ponto importante, também considerado um dos recursos mais interessantes nesse caso é que você não investi muito tempo nem dinheiro com desenvolvedores de sistemas, já que a empresa que terceiriza esse tipo de serviço possui uma equipe completa para te ajudar nessa questão.

Além disso, existem algumas empresas de plataformas EAD que oferecem a possibilidade de personalização total do seu ambiente virtual, sem cobrar muito por isso. Se você deseja deixar o seu curso online com a sua identidade, esse recursos se torna essencial para o seu negócio.

O layout e as funções também são facilmente configurados, não sendo necessário você ser um técnico ou uma equipe de TI para fazer tais tarefas, já que é tudo muito intuitivo e fácil de utilizar. Configure você mesmo o seu layout e suas funções de forma bastante simples.

Um dos maiores benefícios e vantagens da utilizar uma plataforma EAD no modelo SaaS é o baixo custo de investimento. Digo isso em comparação àqueles custos de software que descrevi como desvantagem de usar uma plataforma própria, onde aqui, estes serão eliminados, como por exemplo custos com servidores hospedagem de aplicação, vídeos, documentos, entre outros.

Muito além disso, você terá acesso a um suporte técnico especializado que irão corrigir possíveis erros para você de forma bastante rápida e eficiente, sem demandar grandes esforços para tal, e tirar todas as suas dúvidas sobre a plataforma em si.

Outro fator essencial neste caso é que ao utilizar uma plataforma EAD terceirizada, você dispensa o investimento com infraestrutura, manutenção e possíveis atualizações de sistema. Todos aqueles cursos de hospedagem e manutenção que citei não serão necessários nesta modalidade.

Para que você visualize melhor todas as vantagens em contratar uma plataforma no modelo SaaS, segue uma lista dos principais pontos abordados:

  • Modelo de ensino testado e aprovado por diversas instituições EAD no mercado;
  • Você não gasta tempo nem dinheiro com desenvolvedores de sistemas;
  • Facilidade na configuração de funções e layout;
  • Baixos custos de software, entre outros;
  • Suporte técnico especializado;
  • Não necessita investimentos em infraestrutura, manutenção e atualizações.

Desvantagens

Como desvantagens de se utilizar uma plataforma EAD no modelo SaaS, podemos citar a restrição ao código fonte, onde você não terá um total domínio à algumas alterações que você tiver interesse em favor dentro da plataforma.

Além disso, você não consegue incluir uma nova funcionalidade sem antes consultar o provedor do servidor. Apesar de que isso pode ser, em alguns casos, conversados com a equipe da empresa terceirizada, fica aqui como uma desvantagem dessa modalidade.

Custos de software envolvidos

Ao optar por uma plataforma EAD no modelo SaaS você terá basicamente o custo da mensalidade à empresa que irá oferecer a hospedagem, gerenciamento e comercialização dos seus cursos online.

Neste caso, é legal que você irá conseguir simplificar em um único custo algo que se você fizesse de forma individual teria diversos custos de software, e outros, diferentes e o mesmo seria muito mais elevado do que é de fato caso você terceirize esse serviço.


Custos de Software EAD

Enfim, se você tem interesse em iniciar um negócio EAD é importante ficar atento a qual solução te atende da melhor maneira possível: produzir a sua própria plataforma EAD ou ainda terceirizar esse serviço e contratar uma plataforma EAD no modelo SaaS.

Pelo que podemos ver com esse artigo comparativo, atualmente a melhor opção é você contratar uma empresa com todo o conhecimento e toda a bagagem necessária para fazer com que o seu curso online seja um sucesso, como é o caso do Edools. Desta forma, você elimina diversos custos de software e já atua com um modelo que deu certo no mercado.

Caso tenha interesse em conhecer todo o ambiente de aprendizagem e gerencial do Edools, você pode criar uma conta teste gratuita e verificar como uma plataforma EAD no modelo SaaS pode ser a solução para os seus problemas.
Caso tenha dúvidas ou sugestões a respeito de custos de software EAD, compartilhe conosco através de um comentário nesse artigo ou se preferir entre em contato conosco.

Até a próxima!

Por que não contratar plataforma EAD com alunos ilimitados?
Como uma apresentação profissional pode otimizar seu EAD

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Bruno Mendonça

Atualmente é responsável pelo marketing e comunicação do Edools. Já atuou em consultorias de marketing, e-commerce e tem experiência em empresas de educação. É publicitário formado pela ESPM-RJ e possui MBA em Marketing Digital pelo Instituto Infnet.
Ver todos os posts de Bruno Mendonça

Deixe uma resposta