TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Como fazer a produção de conteúdo de sucesso em cursos online?


Produção de conteúdo EAD

Um dos maiores desafios de começar a empreender um negócio de cursos online é a produção de conteúdo, principalmente o conteúdo textual das aulas.

Para quem quer poupar tempo e tem condições de terceirizar esse serviço, existem diversas empresas de qualidade no mercado que podem fazer esse trabalho para você.

No entanto, é possível sim você criar seu próprio conteúdo e com a mesma qualidade. Afinal, ninguém melhor do que você mesmo para conhecer o assunto a ser transmitido. E é por isso que criei esse artigo: para ajudar você a produzir conteúdos de sucesso para o seu curso online.

Confira a seguir as etapas mais importantes para produzir conteúdos de sucesso a partir de uma plataforma EAD:

#1 Preparação

O primeiro passo para começar a produzir conteúdo para cursos online é se preparar para isso.

Conhecer o tema de forma completa é essencial para que você consiga transmitir os pontos mais importantes de forma assertiva e direta. Para tal, você pode inclusive fazer pesquisas na Internet sobre o tema para se inspirar e ver como seus concorrentes estão abordando determinado assunto ou aula.

Cuidado para não simplesmente copiar o conteúdo. O ideal aqui é que você use isso como uma forma de verificar como o conteúdo está sendo trabalhado por outras instituições e atuar em paralelo a isso buscando sempre fazer melhor do que aquilo que você viu.

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

#2 Estruturação

Após tomar conhecimento dos principais assuntos a serem utilizados em seu curso online, além de definir quais os temas estão sendo trabalhados por outras escolas, é hora de definir a estrutura de conteúdo do seu curso.

Aqui, você deverá especificar quais os tópicos e sub tópicos que farão parte do seu curso. Aqui é o momento que você irá organizar o seu curso. A partir do que você definiu como prioridade, liste os principais pontos que servirão como um guia para o processo de aprendizagem dos seus alunos.

De forma resumida, é necessário estabelecer uma ordem em que as informações irão aparecer e impactar os seus alunos, sempre priorizando a coerência e a relevância nesse processo.

#3 Produção de conteúdo EAD

Agora que você já sabe o que vai escrever e tendo toda a estrutura definida, fica muito mais fácil você começar a produção dos seus conteúdos.

É importante nessa etapa sempre pensar no aluno que irá consumir o seu conteúdo. Será que ele irá gostar da forma como as informações estão sendo apresentadas? Será que o conteúdo é fácil de se absorver? O seu texto tem um objetivo bem definido acompanhado de uma solução para determinado caso?

É preciso ter muita atenção, pois essa parte é fundamental para o sucesso do seu curso online. Preze mais pela qualidade do que pela quantidade de textos ou palavras e sempre revise visando eliminar possíveis erros ou incoerências.

Defenda seus argumentos de forma estratégica. Utilize exemplos claros e práticos para atestar sua autoridade no assunto. Procure também sempre diversificar a forma como aborda determinado conteúdo, expondo inclusive referência externas. Incentive a interatividade sempre.

Caso você tenha interesse também em conhecer um pouco mais sobre a produção de vídeoaulas, separei alguns artigos e sugiro também a leitura destes:

Equipamentos indispensáveis para gravar videoaulas

Programas para gravar e editar videoaulas

7 motivos para utilizar videoaulas em seu EAD

Agora que você já sabe qual o passo a passo para a criação e produção de conteúdo para o seu curso online, o que impede de fato de começar seu próprio negócio EAD?

Compartilhe conosco suas dúvidas e opiniões sobre o artigo.

Sistema EAD: Por que ter uma estrutura completa de avaliações?
Como começar a criar e vender cursos online?

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Bruno Mendonça

Atualmente é responsável pelo marketing e comunicação do Edools. Já atuou em consultorias de marketing, e-commerce e tem experiência em empresas de educação. É publicitário formado pela ESPM-RJ e possui MBA em Marketing Digital pelo Instituto Infnet.
Ver todos os posts de Bruno Mendonça

Comentários (1)


  1. 27/11/2015 às 10:17

    Bacana, Bruno.

Deixe uma resposta