TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Como criar cursos online de sucesso?


Como criar cursos online de sucesso

Cada dia que se passa, as pessoas buscam por uma ideia que permita maior satisfação, aumento de renda e produtividade avançada. Aprendendo como criar cursos online de sucesso, você alcançará um estilo de vida que oferte uma autonomia destacada, influenciando na saída permanente da crise econômica.

Portanto, todos esses desejos podem ser realizados através da criação de cursos online. Afinal, a educação é uma área cuja importância todos reconhecem; além do mais, milhares de pessoas estão dispostas a investir um bom valor para aprender algo novo, que possa ajudá-las na vida pessoal ou profissional.

O desenvolvimento de atividades que promovem maior interação com o público e ainda tem a vantagem da flexibilidade de horários e mobilidade, gera maiores rendimentos, tanto a nível de interesse, como de capital. A esse respeito, mencionamos sobre como como criar cursos online, capaz de torná-lo um empreendedor de sucesso.

Se você pensa em temas que envolvem como criar cursos online, esse texto será revelador para sua ambição de possuir um trabalho mais compensatório.

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Mas como criar cursos online que façam sucesso?

Em primeiro lugar, para criar cursos online é preciso possuir uma plataforma de ensino a distância, capaz de suportar todos os recursos essenciais para o desenvolvimento do trabalho em EAD.

Isso quer dizer, que o sistema integrador de aulas, deve fornecer as seguintes ferramentas:

  • Opção para uploads de vídeos, imagens, textos ou slides;
  • Transmissão em tempo real de todo o conteúdo planejado, permitindo assim, que aluno e professor tenham contato mais efetivo, rompendo a barreira da distância física de tempo e espaço;
  • Deve possuir recursos virtuais para que testes, provas e conteúdos sejam analisados de forma simplificada;
  • Deve possuir certificação, que comprove a finalização do curso para o aluno;
  • Fóruns que promovam troca de conhecimento, debates e maiores interações sobre os temas abordados;
  • Chats;
  • Biblioteca online e muito mais!

Quais as vantagens de criar cursos online?

A vantagem de criar cursos online parece óbvia, mas nunca é demais destacar! Primeiro porque hoje em dia, o tempo parece muito curto, diante a tantas necessidades, você há de convir que para uma jovem mãe: estudar, trabalhar e ainda cuidar de um bebê não é tarefa simples, principalmente quando a pessoa precisa se deslocar para o ambiente de estudo.

Foi usado apenas um exemplo, mas quantas outras pessoas também não podem ou não conseguem se deslocar para um ambiente físico de ensino – como uma instituição alojada em determinado bairro?

Observe que através do EAD, seja a jovem mãe, o homem de negócios que precisa se especializar ou o rapaz que necessita de maiores conhecimentos, não existem barreiras com o ensino à distância.

De casa eles podem ter acesso ao conteúdo e melhor, no conforto do lar. O aprendizado com cursos online, portanto, passa a ser a melhor estratégia na missão de aprendizado e certificação de um novo conhecimento, ou diante ao reforço do mesmo.

Por esse motivo que aprender como criar cursos online passa a ser tão fundamental. Infelizmente o índice de desemprego é grande, na real situação em que o Brasil se encontra, apesar de haver muita demanda de profissionais formados, o mercado de trabalho não possui vagas suficientes para acolher a todos e sendo assim, é perceptível a carência de oportunidades quando se pensa em empregos de carteira assinada.

Mas quando se fala em conseguir ser autossuficiente, não depender de mais ninguém e ainda mais, ter um negócio próprio, é que criar cursos online garante melhores rendimentos e utilidade de todos os conhecimentos que você já possui em sua área de formação.

Pensando dessa forma é que você passa a compreender como criar cursos online de sucesso resolve problemas e traz soluções de uma maneira geral, tanto para quem cria os cursos, como para quem é beneficiado por meio deles.

Por exemplo, alguns dos cursos mais vendidos atualmente são os que ensinam idiomas em poucos meses, observe, a necessidade em cursos EAD é muito frequente, o que torna um grande diferencial competitivo a professores, palestrantes, advogados e demais profissionais que desejem dar treinamentos, contribuir com suas competências e habilidades e ainda ter retorno financeiro com base nisso

Como medir o sucesso na criação de cursos online?

Um curso online de sucesso não é simplesmente aquele que alcança muitas vendas no lançamento. Também é preciso que o nível de satisfação dos alunos tanto no decorrer, como no final do mesmo, seja alto. Assim, eles irão recomendar o curso a outras pessoas, o que garante mais vendas a longo prazo.
Com o tempo, você precisará investir menos em divulgação, pois os próprios alunos serão sua propaganda mais forte.

Teste gratuitamente o Edools por 15 dias.

Como melhorar a qualidade da criação dos cursos online?

Se você está interessado em aprender como criar cursos online de qualidade, será preciso ter o auxílio de ferramentas virtuais que facilitem o processo de desenvolvimento deles.
É muito claro, que a princípio, seus cursos passarão por um processo de adaptação do público e da própria criação. Os comentários dos alunos fornecerão às dicas mais essenciais para a melhoria, pois eles serão a fonte mais confiável de críticas e sugestões pertinentes ao que compraram de você.
Além disso, você também pode agir de outras formas para ter excelência:

  • Se comunicar diretamente com outros criadores de cursos online;
  • Manter um diálogo com pessoas mais experientes nesse ramo;
  • Aplicar tudo o que aprender para melhorar a qualidade da criação de cursos online;
  • Integrar avaliações;
  • Criar aulas envolventes e estimulantes;
  • Usar recursos físicos para ilustrar os vídeos;
  • Manter a linguagem de acordo com o curso;
  • Inovar e ser criativo na preparação das aulas virtuais.

A dificuldade de criar um curso online de sucesso

A grande dificuldade em como criar cursos online de sucesso é que a maioria das pessoas vai ter certo receio de comprá-lo inicialmente, uma vez que eles não conhecem sua reputação ou a qualidade do seu trabalho.
A melhor forma de vencer esta barreira inicial é oferecendo o curso a um preço mais baixo, pelo menos no começo.

Depois de algum tempo, você terá reunido testemunhos e amostras dos resultados que seu curso promoveu. Use estes dados na divulgação, para aumentar a credibilidade do seu produto, e então poderá vendê-lo a um preço justo.

Se você se identificou com esse post sobre como criar cursos online de sucesso, sugerimos também a leitura do artigo: 6 dicas para quem quer trabalhar com venda de cursos.

Para aprender mais sobre como criar cursos online, e como garantir a qualidade do seu curso, continue acompanhando o Blog Edools. Aproveite e conheça nossa plataforma EAD: uma alternativa acessível, com todos os recursos necessários para hospedar seu curso online e fazê-lo se destacar no mercado digital.

Como montar um curso online a partir de uma solução EAD?
8 motivos para fazer cursos online

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Bruno Mendonça

Atualmente é responsável pelo marketing e comunicação do Edools. Já atuou em consultorias de marketing, e-commerce e tem experiência em empresas de educação. É publicitário formado pela ESPM-RJ e possui MBA em Marketing Digital pelo Instituto Infnet.
Ver todos os posts de Bruno Mendonça

Comentários (2)


  1. Pingback: 4 dicas para criar aulas online de sucesso | Criação de Sites Profissionais

  2. 17/11/2016 às 16:25

    Oi, os cursos online também são uma ótima alternativa, dependendo da credibilidade da empresa onde você faz o curso, eu recomendo os cursos da http://comexito.com.br/ que é muito renomada no mercado.
    Boa sorte

Deixe uma resposta