TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Como começar a criar e vender cursos online?


Como-começar-a-criar-e-vender-cursos-online

Vamos lá, não estamos aqui para enrolar. Sintetizando, para começar seu projeto de cursos online você precisa de dois elementos:

  • Uma plataforma de gestão – o famoso LMS;
  • Conteúdo e-Learning: interativo, bonito e bem construído.

Plataforma de Gestão – LMS

Qualquer iniciativa empreendedora necessita de gestão. Controlar métricas de sucesso, números, faturamento, e usar essas informações para tomar decisões.Como criar cursos online também é empreender, ter as métricas do seu negócio é essencial.

Na EaD – Educação a Distância -, quem ajuda na gestão é o LMS. Do inglês Learning Management System (que traduzindo fica Plataforma de Gestão de Aprendizagem), O LMS é a plataforma que traz as ferramentas necessárias para gerenciar seus alunos, cursos, notas e certificados nos cursos online.

Apesar de existirem diversas opções, mas é importante que você escolha uma plataforma que seja simples de usar, que não consuma tempo na gestão, e tenha um set up rápido. Teu foco tem que ser o business, e a plataforma deve te ajudar.

Uma escolha garantida para produtores independentes e pequenas empresas é o Edools, que tem justamente as ferramentas facilitadas para você ter sua própria escola de cursos online, além de hospedar e vender cursos online.

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Conteúdo e-Learning

Conteúdo para cursos online deve ser mais do que  informação explicitada. Um documento em Word, um simples PDF, ou até mesmo esse post em blog traz conteúdo relevante. Mas não é necessariamente um curso online.

Criar cursos online deve ser uma iniciativa de ensino estruturada, com plano de curso, que permite o aluno alcançar os objetivos de aprendizagem ao concluí-lo. Só colocar um PDF ou um vídeo pode prejudicar o interesse e engajamento do aluno. Ao criar conteúdo para cursos online, o interessante é utilizar recursos interativos como botões, slides, personagens, quizes, e também vídeos, dentro de uma estrutura bonita, legível e de alta tecnologia.

O importante é, portanto, ter uma ferramenta que permita construir esse conteúdo interativo e, principalmente que essa ferramenta de autoria seja simples. Afinal, você não quer ter que aprender sobre design gráfico e instrucional ou programação antes de começar seu projeto. O foco tem que ser o conteúdo, utilize ferramentas que te garantam forma e tecnologia, sem ter que se preocupar muito com elas.

Indicamos o Applique, que permite construir rapidamente cursos em alta tecnologia, de design superior, dinâmicos sem grandes esforços.

Para facilitar o entendimento, vamos fazer uma comparação rápida.

Como funciona uma escola

Pense como funciona uma escola de cursos tradicional. Tem uma diretoria para controlar os números, infraestrutura como salas de aula, secretaria para matrículas. Em cursos online, esse é o papel do LMS. Escolas de cursos precisam ser simples e desburocratizadas.

Indo mais a fundo na escola, chegamos nas salas de aula. Precisam de professores competentes, que utilizem recursos audiovisuais, que saibam do conteúdo e também sejam dinâmicos – não tão acadêmicos. Professores muito metódicos tendem a afugentar alunos. Em cursos online, esse é o papel do conteúdo.

Agora, pense nas pessoas com quem você conversa. Tente se lembrar de quando recomendaram cursos em escolas tradicionais. Às vezes o professor era ótimo, mas a escola bagunçada. Algumas vezes era o contrário – escola de renome, professor monótono.

Por isso, para que sua iniciativa tenha recorrência e engajamento dos alunos, garanta a qualidade e a simplicidade.

Depois, você deve aprender como construir um curso para engajar seus alunos. Recomendo um curso oferecido pela Mobiliza, que é especialista em criar cursos online. Acesse o curso clicando aqui. Aproveite que é gratuito.

Como fazer a produção de conteúdo de sucesso em cursos online?
Como montar um curso online a partir de uma solução EAD?

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Bruno Mendonça

Atualmente é responsável pelo marketing e comunicação do Edools. Já atuou em consultorias de marketing, e-commerce e tem experiência em empresas de educação. É publicitário formado pela ESPM-RJ e possui MBA em Marketing Digital pelo Instituto Infnet.
Ver todos os posts de Bruno Mendonça

Deixe uma resposta