TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

8 motivos para fazer cursos online


Cursos online: 8 motivos para fazer cursos online

Você já pensou em fazer cursos online? Muitas pessoas veem buscando novas formas de se atualizarem profissionalmente em um mercado cada vez mais competitivo caracterizado pela crise econômica atual.

Neste contexto, elas buscam por opções mais baratas e com flexibilidade de tempo e espaço. Por isso, fazer cursos online na modalidade EAD pode ser considerado uma excelente oportunidade de desenvolvimento profissional. Essa é a tendência mais atual em termos de educação e com certeza será ainda mais buscada no futuro próximo.

Com todas as facilidades e benefícios encontrados, pensando em deixá-lo seguro em sua escolha, listamos 8 motivos para você fazer cursos online.

#1 Economia

Cursos online na maioria das vezes são bem mais baratos do que os tradicionais. A possibilidade de acesso ao conteúdo de qualquer lugar sem precisar se deslocar e gastar com passagens, transporte e alimentação também é um grande benefício.

Além disso, os materiais que você utilizará na maioria das vezes já estão inclusos nas mensalidades e você não precisará se preocupar com cópias, pois todo o material é disponibilizado 100% online.

#2 Flexibilidade de tempo

Uma das grandes vantagens de se fazer cursos online diz respeito a possibilidade de o próprio aluno gerenciar o tempo e o ritmo dos seus estudos. Esse benefício torna-se fundamental para pessoas com tempo limitado para comparecer a aulas presenciais, permitindo uma melhor otimização do seu tempo.

É claro que é preciso ter responsabilidade e disciplina, pois não gerir bem o seu tempo pode comprometer diretamente no sucesso do aluno. Pensando em minimizar problemas como este, criamos o artigo: 7 erros cometidos por alunos em um sistema EAD.

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

#3 Flexibilidade de espaço e localização

Ao fazer cursos online, todo o material que você irá utilizar poderá ser acessado de qualquer lugar ou dispositivo (notebooks, tablets, smartphones, entre outros) com acesso à Internet, visto que ficam armazenados na nuvem.

Com essa possibilidade, é possível o aluno ter acesso a todo o seu material de forma completa  sempre que for necessário de maneira simples, rápida e extremamente eficiente. Aqui, o aluno tem livre acesso ao conteúdo do seu curso.

#4 Cursos online também oferecem certificados

Muitos não sabem, mas os cursos online oferecerem também certificados e diplomas para os seus alunos da mesma forma que os cursos presenciais. Muitas vezes, inclusive, não são feitas distinções nos certificados sobre cursos online ou não, pois o que importa é o conhecimento que você adquiriu durante esse processo.

É importante também você se beneficiar dos certificados recebidos, muito além do conhecimento que você conquistou. Divulgue suas novas conquistas em seus currículos e redes de relacionamentos profissionais que novas oportunidades poderão surgir para você.

#5 Maior concentração nos estudos

Quem nunca frequentou salas de aulas barulhentas? Dependendo da sua turma, o seu processo de aprendizagem pode estar seriamente comprometido por fatores como esse.

Em cursos online EAD, o aluno tem a possibilidade de estudar no local que é mais conveniente para ele. Com isso, ele poderá ter um maior nível de concentração e dar mais foco em seus estudos do que se estivesse em cursos presenciais, melhorando a qualidade das informações absorvidas.

#6 Inclusão social

Qualquer pessoa pode fazer cursos online a partir de uma solução EAD. Pessoas portadoras de necessidades especiais podem se organizar melhor e não encontram obstáculos de aprendizagem.

#7 Interatividade

A interatividade, além de ajudar e muito no processo de aprendizagem, estimula a criatividade dos alunos. Aqui, é possível se aproveitar de uma série de técnicas interativas de aprendizagem que estimulam a absorção de conhecimento.

Vídeos, fotos, infográficos, áudios, slides, fóruns e muitas outras funcionalidades. Tudo isso é possível ser trabalhado se você optar por fazer cursos online.

Veja aqui como professores podem estimular a interatividade dos alunos: 10 formas de engajar alunos de cursos online.

#8 Grande possibilidade de comunicação

O aluno pode conversar e tirar dúvidas com professores e até outros alunos a qualquer momento. E de qualquer lugar que ele estiver. Para tal, são utilizados fóruns de discussões, mesas redondas, chats, emails, videoconferências, entre outros, sempre de forma simples e rápida.

Você pode fazer um curso online com pessoas de qualquer nível técnico, gerando inclusão e interação entre elas. Por essas e outras que se costuma dizer que aprender a partir de cursos online EAD é o futuro da educação.

Enfim, são claras e evidentes os motivos para se fazer cursos online. A tendência da educação atual está cada vez mais migrando de aulas presenciais para virtuais. Essa é a sua oportunidade de se aproveitar muito bem disso.

Tem mais uma dúvida ou sugestão para este artigo? Compartilhe conosco sua opinião ou entre em contato com nossos consultores para mais informações.

Como criar cursos online de sucesso?

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Bruno Mendonça

Atualmente é responsável pelo marketing e comunicação do Edools. Já atuou em consultorias de marketing, e-commerce e tem experiência em empresas de educação. É publicitário formado pela ESPM-RJ e possui MBA em Marketing Digital pelo Instituto Infnet.
Ver todos os posts de Bruno Mendonça

Deixe uma resposta