TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Como criar um portal EAD para sua instituição de ensino?


Como criar um portal EAD para sua instituição de ensino?

Se a sua ideia ao criar um curso online é fazer com que seus alunos amem o seu sistema de gestão de aprendizagem e consigam resultados extraordinários com ele, você irá precisar de um portal EAD que proporcione uma experiência que além de personificar o ensino, seja também convidativo, fazendo com que estes alunos queiram retornar.

Para melhor entendimento, a educação a distância é a modalidade de ensino na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de aprendizagem ocorre com a utilização de meios tecnológicos de informação e comunicação com alunos e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares e tempos diversos.

É uma ótima opção para alunos que querem se especializar e valorizam seu tempo. A educação a distância é uma modalidade de ensino que permite ao aluno administrar melhor o tempo dos estudos podendo fazê-lo em casa ou nos horários livres do trabalho.

E cresce progressivamente à medida que avançam as tecnologias e evolui o conhecimento científico.

Segundo José Manuel Moran, doutor em comunicação, a EAD (educação a distância) pode ser feita nos níveis fundamental, médio, superior e na pós-graduação, mas é mais indicada para adultos já experientes com tecnologias e que têm autonomia para estudar e pesquisar.

Para que o ensino a ser passado tenha uma boa funcionalidade e de fácil aplicação, é importante utilizar um LMS (Sistema de Gestão de Ensino), podendo focar todos os recursos desejados em um só lugar e otimizando o ensino em 10x.

Por que investir em um portal EAD?

A metodologia da educação a distância é bastante flexível em relação ao tempo diário de estudo. Assim, os cursos online são planejados a partir de um cronograma de atividades que contempla todas as etapas que os alunos devem cumprir, o que exige disciplina e comprometimento.

Por meio desta, as separações geográficas e temporais, antes empecilhos na educação presencial tradicional, se transformam em fatores de integração dos profissionais que desejam agregar valor ao currículo.

Uma portal EAD torna ainda mais simples a integração professor-aluno, pois com ela há uma maior facilidade ao acesso de informações e materiais disponibilizados e possíveis comunicações também.

Ao escolher qual o tipo de LMS que será utilizado em sua instituição de ensino, existem ainda alguns passos a serem seguidos para uma melhor otimização do seu portal EAD, aqui vão eles:

Identidade visual

Você deve investir primeiramente num layout que seja atrativo e relevante para os alunos e quem o visite, de forma tenha uma navegação facilitada. Observe também o design de interface e a consistência visual.

Assim como o Edools disponibiliza a opção de personalizar o seu portal em 100% de uma maneira muito simples.

Seu portal EAD deve ter um foco em marketing, utilizando o branding para que sua marca seja melhor reconhecida e nomeada.

Seu site deve propor uma jornada positiva aos alunos, através da experiência de aprendizagem do usuário, de forma que agreguem conceitos e valores da sua instituição. É importante que haja também um diálogo entre a identidade visual e o reforço da marca.

Estrutura

Ao  buscar um sistema de ensino online, tenha em mente que este deve possuir a característica de disponibilização de conteúdos multidevice, ou seja, em diversas plataformas, como a mobile.  Isso fará total diferença na estrutura central do seu portal EAD ao ter um melhor compartilhamento das mídias complementares, como vídeos, áudios, imagens e apresentações.

FFFFFF

Aqui no Edools trabalhamos com toda a estrutura responsiva e já estamos desenvolvendo o aplicativo mobile da plataforma, para melhorar cada vez mais a experiência dos alunos ao terem acesso aos conteúdos.

Desenvolvendo o portal EAD

Outro ponto que merece destaque é sobre a coerência da linguagem e o tom da marca. Se as aulas são transmitidas em tons mais formais, tente manter o mesmo padrão no dentro do seu portal EAD.

Seus alunos com certeza irão se sentir mais engajados e confortáveis ao vivenciar um ambiente mais familiar.

Cultura de aprendizado

Um dos grandes benefícios encontrados em um portal EAD é que possui um caráter colaborativo e de auto-gestão. O compartilhamento constante de informações é focado na evolução de processos e na busca de resultados. Desta maneira, cada aluno pode ser responsável por trazer novidades e inserções no portal de diversas formas.

Outra dica importante é o incentivo da cultura do aprendizado, onde deve ser reforçado a importância de cada um e valorizando também as iniciativas, como ao deixar comentários, participar de fóruns, entre outros.

Foco nas personas

Uma boa ação é identificar os principais perfis de usuários – definir seu público – pode aumentar gradativamente a chance de seu portal EAD ser um sucesso. Divida as funções da sua equipe, onde uma parte pode ficar responsável por esta etapa, levantando dificuldades, pontos de atenção e diferentes possibilidades de público dentro das instituições de ensino.

Outra possível melhoria para o seu portal EAD é dar nomes às personas básicas, observando as características, limitações, competências e os materiais que mais agradam.

Nos dias de hoje os alunos estão cada vez mais próximo dos detentores do conhecimento e, com isso, o acompanhamento detalhado de relatórios, engajamentos e conclusões, torna cada vez mais possível de acompanhar tais progressos.

fffffffff

Envolver sua equipe de marketing nesta etapa irá lhe ajudar ao focar melhor nas personas já estabelecidas, podendo ser assertivo no tipo de  linguagem e mídia a ser utilizado para cada perfil.

Cada organização tem suas especificidades próprias e devem ser levadas em consideração na hora de escolher o melhor jeito de trabalhar cada tipo de comunicação.


Dados comprovam que o ensino a distância é uma modalidade consagrada e que está crescendo a cada ano no país.

O fato de poder estudar a qualquer hora e lugar constitui uma vantagem significativa, pois os alunos de cidades que não contém determinado curso ou não tem uma universidade disponível podem ter acesso.

Outra vantagem é que os cursos a distância são mais baratos em relação aos presencias, além de economizar tempo e dinheiro com deslocamento.

Para que cursos online possam ter um melhor desempenho, os portais EAD tem a função de facilitar todo o tipo de divulgação e informações do curso em geral, através do uso de um LMS (Learning Management System).

O Edools tem hoje a melhor e mais completa plataforma LMS do mercado, onde é possível ter uma personalização completa de todo o seu portal EAD.

Conheça melhor como funciona uma plataforma LMS e tenha mais informações sobre como implementar o seu portal EAD testando o Edools gratuitamente por 15 dias clicando no  link: Testar o Edools grátis!

Se tiver alguma dúvida ou comentário a fazer sobre esse tema ou esse artigo, entre em contato conosco ou ainda compartilhe sua opinião através de um comentário.

Até a próxima!

Como inovar seu treinamento empresarial com EAD?
O papel do professor EAD no ensino online

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Rafaela Espíndola

Graduanda em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Faz parte do time de Marketing e Comunicação do Edools. É apaixonada por criação e inovação. Não consegue esconder que é canceriana dos pés à cabeça.
Ver todos os posts de Rafaela Espíndola

Deixe uma resposta