Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

Guia completo para venda de cursos online

Os cursos online vem permitindo às pessoas se conectarem com o conteúdo de maneira fácil e prática. A informação está toda ali, independente da distância e horário, para quem desejar acessá-la. E como em qualquer outro empreendimento, vendas são o objetivo principal. Não há como fugir disso. Por mais que você não saiba o caminho […]

Guia completo para venda de cursos online

Os cursos online vem permitindo às pessoas se conectarem com o conteúdo de maneira fácil e prática. A informação está toda ali, independente da distância e horário, para quem desejar acessá-la.

E como em qualquer outro empreendimento, vendas são o objetivo principal. Não há como fugir disso. Por mais que você não saiba o caminho certo para “vender”, não é possível se manter no mercado sem gerar uma receita. Assim vale o raciocínio para qualquer negócio EAD que busca otimizar processos e melhorar a venda de cursos online.

Muitos acreditam que trabalhar com os principais canais de comunicação para melhorar a venda de cursos online é suficiente, porém, não é bem assim. Utilizar canais de comunicação é sim muito importante, porém não é suficiente. É preciso se planejar e elaborar uma estratégia para obter o sucesso esperado.

Existem ainda, somado a este fato, alguns recursos que muitas vezes são deixados de lado em uma estratégia de vendas de cursos online e, por isso, merecem ser analisadas. Tais como a escolha e personalização da plataforma de ensino a distância e a otimização da página de vendas, mais conhecido como e-commerce.

Pensando nessas dificuldades encontradas por muitos empreendedores do mercado EAD, separamos algumas dicas para lhe ajudar a aumentar a venda de cursos online de maneira objetiva, organizada e dinâmica.

Planejamento

ANÁLISE DE MERCADO E CONCORRÊNCIA

Em qualquer negócio, é fundamental ter uma boa noção do mercado em que irá atuar, bem como dos concorrentes que irão disputá-lo com você a atenção do seu potencial aluno.

Sendo assim, pesquise bem este mercado e pense no segmento que você irá escolher para seu negócio. Isso é muito importante para o seu futuro e o sucesso poderá depender diretamente dessa sua escolha.

Você deve conhecer também, de forma aprofundada, os seus concorrentes, o que eles estão fazendo, seus produtos ou serviços, como eles se relacionam com os alunos, a forma de precificação, como divulgam os cursos, seus diferenciais, etc.

Tente extrair tudo o que está funcionando para os concorrentes e ponha em prática algo ainda melhor em seu negócio. Mas não pense que isso funciona como um simples “copia e cola”, pois isso é na verdade um processo estratégico em busca de um diferencial de mercado com o intuito de gerar destaque.

ANÁLISE DE PÚBLICO-ALVO

Se analisar o mercado e a concorrência é considerado importante, conhecer o seu aluno em potencial pode ser ainda mais.

É essencial se colocar no lugar do aluno e se questionar a respeito do que é esperado do curso, o que gostaria ou não gostaria de ser visto, entre outras informações relevantes.

Nesta etapa você precisa ser crítico e buscar os problemas e anseios do seu público em potencial para usar isso a seu favor no momento em que você vender seus cursos online.

DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E METAS

Depois de saber como o mercado e a concorrência estão funcionando e o perfil comportamental dos seus alunos em potencial, você precisa definir ainda de forma clara e objetiva, seus principais objetivos e metas.

A definição de objetivos e metas no momento de planejamento de um curso online se mostra fundamental para você avaliar de forma simples os resultados que o seu negócio EAD irá proporcionar. Isso deve ser alinhado e definido previamente.

Onde você pretende chegar? Qual resultado você almeja daqui um ano? Quantos alunos você pretende ter em 6 meses? E em um ano? Quanto de lucro você pretende gerar com o seu negócio?

As possibilidades de definição de objetivos podem ser infinitas, mas defini-las fará com que você tenha um norte para suas vendas de cursos online.

Para cada objetivo, é ideal criar metas menores que facilitem o seu controle e ajudem a organizar os seus esforços em busca do alcance de determinado objetivo. Isso é fundamental para que você tenha resultados práticos e eficientes no processo de vendas de um curso online.

Modelo de vendas

Como você quer que sua monetização funcione? Esta é uma etapa em que você deve pensar bastante, pois irá definir todo o processo de entrada de dinheiro de seu negócio EAD.

Você pode optar por exemplo por um modelo de assinaturas, que está em bastante evidência nos dias atuais. Esse modelo é bem parecido com o de serviços populares como o Netflix, permitindo ao usuário consumir quantos cursos ou aulas quiser por um preço pago mensalmente, anualmente, etc. Isso tudo ficará ao seu critério.

Em nosso canal no YouTube, temos um vídeo bem rápido dando algumas dicas para você implementar essa “mágica da Netflix dos cursos” em seu EAD.

Neste caso, você irá comercializar uma única assinatura onde o aluno terá acesso a todo o seu acervo de cursos mediante ao pagamento de uma única assinatura recorrente.

Assim, o assinante de conteúdo não precisa seguir caminho algum, pois ele tem o poder de escolher quando e como explorar o conteúdo que ele mesmo adquiriu. Esse funcionamento abre portas para novas abordagens e até mesmo para um layout diferenciado para as escolas.

Se precisar de ajuda para pensar na melhor maneira de adequar este ou algum outro modelo aos seus cursos online, entre em contato com um de nossos especialistas.

Se torne referência

Além de oferecer cursos, você pode oferecer também informações gratuitas em forma de conteúdo como forma de construir sua autoridade no assunto.

Você pode criar um blog e trabalhar com as principais dúvidas que os seus alunos possam ter. Depois, você ainda pode pensar em novos formatos, tais como ebooks, infográficos, aulas gratuitas, entre outros.

Lembre-se: o SEO serve para posicionar seus conteúdos no Google e fazer com que os seus alunos em potencial te achem de forma mais simples possível. E isso irá fazer com que você seja conhecido como referência em seu segmento de atuação no EAD.

Demonstração

A prática da demonstração grátis é vantajosa ao menos por duas razões: tirar a desconfiança do usuário sobre a experiência de aprendizagem e mostrar a qualidade do conteúdo a ser oferecido.

Existem diversas estratégias de promoção do curso por meio de degustação. Há quem libere um ou dois módulos e guarde o restante para quem comprar. Também há quem aposte em liberar um curso inteiro de graça para atrair os visitantes ao portal e incentivá-los a comprar outros treinamentos. A escolha irá depender de como você gerencia seu negócio.

Outro ponto importante é disponibilizar pequenos vídeos no YouTube com um trecho marcante das aulas, pois é uma forma de instigar os possíveis clientes (alunos) e dar uma amostra da sua didática. Da mesma forma vale para a publicação de artigos e demais tipos de conteúdo gratuito que você possa disponibilizar para otimizar processos e melhorar a venda de cursos online.

DIVULGAÇÃO

Usar a Internet para divulgar produtos/serviços hoje não é um diferencial competitivo, e sim uma “obrigação”. Ou as empresas fazem isso ou acabam desaparecendo do mercado, não há saída, principalmente se forem empresas que vendem diretamente para o consumidor final.

Um dos grandes desafios de pessoas que buscam como vender cursos online é a divulgação. Seja por não usar todos os canais disponíveis ou por não usar de maneira correta, esse tema se mostra como um dos grandes obstáculos em negócios EAD.

Como dizem, “a propaganda é a alma do negócio”, e é mesmo! Com uma divulgação bem estruturada, é possível que você crie formas diferentes para os seus alunos em potencial encontrarem e se matricularem no seu curso online.

E-mail Marketing: Utilize mensagens segmentadas para conquistar o seu público alvo e fazer com que desperte nele o interesse pelo seu curso.

Muitos podem não acreditar, mas no Marketing Digital, trabalhar com e-mail marketing ainda é considerado uma das formas mais eficientes e com um dos melhores custo-benefício existentes.

A grande maioria das pessoas acessam seus e-mails diariamente e usar esse recurso para conquistar o seu público, sempre de forma segmentada, pode ser uma excelente oportunidade de você gerar novos negócios.

Redes Sociais: Utilize as redes sociais como forma de gerar um diálogo mais próximo com seus alunos e estimular o engajamento entre sua marca e o seu público. Dentre as diversas opções existentes, como Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram, é importante usar as que são mais relevantes e mais se enquadram ao seu negócio. Use-as de forma integrada e divulgue os seus cursos online!

Aposte numa página de divulgação em uma ou mais dessas mídias e ofereça cursos a pessoas que realmente tem interesse no que você oferecer, além de conteúdos relevantes e interessantes que possam contribuir de alguma forma com a identificação com a sua marca, resultando em novas oportunidades.

Links Patrocinados: Estamos falando de Google Adwords e Facebook Ads, duas ferramentas que tem um potencial muito grande de trazer excelentes resultados em um curto período de tempo. Utilizar estas ferramenta são um “plus” que você pode dar ao seu negócio ao vender cursos online. Não dependa somente das redes sociais, vá além!

A publicidade paga é uma das melhores formas de aumentar as vendas dos seus cursos online. O único “problema” é que é pago, mas se você está encontrando dificuldades no modo tradicional, certamente irá conseguir novos clientes rapidamente a partir de uma campanha bem estruturada e otimizada.

O ideal é trabalhar esses canais de divulgação de forma integrada, onde todos eles se mostram importantes para a conquista do seu objetivo: vender cursos online e conseguir mais clientes.

Uma das grandes vantagens de oferecer um curso online é que ele está constantemente disponível. Não abandone os esforços de venda depois do lançamento. Siga buscando estratégias e otimizando suas ações de divulgação, com base nos resultados anteriores.

Personalização

Para 5 ou 5 mil alunos, o seu material não precisa ser monótono ou repetido. A personalização no EAD tem um papel fundamental no que se refere à engajamento. Personalize o layout com a sua cara para tornar sua abordagem ainda mais pessoal e fortalecer ainda mais a sua marca.

A forma como os alunos consomem os conteúdos influencia diretamente no processo de satisfação dos mesmos, e você deve estar atento a isso. A personalização e a entrega de um conteúdo completo, visualmente atrativo e rico é fundamental para o alcance do sucesso esperado.

Preparar um material dinâmico e atrativo é essencial, pois é o que conquista audiência e dá suporte para a sua fala. E é nessa hora que você precisa pensar também na importância de ter uma identidade única e mostrar como se importa com seus alunos ou colegas: não use templates prontos ou telas brancas com texto preto. Demonstre o mesmo cuidado que você teve em criar e pensar cada aula com um design interessante e compatível com seu público e conteúdo.

Ter um conteúdo visualmente bem estruturado, com foco em personalização, facilita a absorção do conteúdo, gerando um aluno mais motivado e resultando em um negócio EAD de sucesso.

Página de vendas (e-commerce)

Um ponto crucial para otimizar processos e melhorar a venda de cursos online diz respeito a possuir uma página destinada a e-commerce que seja bem estruturada para a comercialização dos conteúdos.

Uma solução EAD completa proporciona as mais diversas possibilidades para se criar, gerenciar e vender os cursos de maneira eficiente.

Com ela, você pode atuar com produtos altamente vendáveis a partir de uma página exclusiva para divulgar sua loja online, e ainda contar com relatórios personalizados de suas vendas.

O ideal é integrar os recursos disponíveis de divulgação com uma plataforma EAD completa e personalizada, além de um e-commerce bem estruturado e com diversas possibilidades de integrações.

Ter uma página de vendas otimizada para conversão é um fator fundamental para aumentar as vendas dos seus cursos. É importante que todas as informações relevantes do seu curso estejam presentes para que o aluno não tenha dúvidas na hora de fechar o negócio.

A página de vendas de seus cursos (landing page dos cursos) necessita ser clara e objetiva, apresentando de forma direta as principais informações a respeito do curso que está sendo divulgado.

No geral, existem alguns elementos fundamentais para otimizar uma página de vendas de sucesso, tais como:

Uma chamada principal em você deve inserir a ideia principal da página, por exemplo, o nome do seu curso. Em seguida, um texto complementar à esta chamada, com o intuito de passar uma informação adicional.

É a sua chance de ressaltar a qualidade e o diferencial do seu curso, visto que você deve convencer o seu aluno em potencial a comprar. Aposte nos benefícios gerais que o aluno irá encontrar ao optar por contratar o seu curso.

Use elementos multimídias como imagens e vídeos para passar o contexto do seu curso. Caso você não consiga traduzir isso em uma só mídia, insira uma imagem geral para quebrar o conteúdo textual da sua página.

Coloque também depoimentos que retratam a opinião dos alunos sobre seu curso de forma livre de forma que influencie novos alunos e se inscreverem no mesmo. Isso pode gerar muita confiança na hora de finalizar uma venda.

Plataforma EAD

Escolher uma plataforma EAD para otimizar processos e melhorar a venda de cursos online, será uma das etapas mais importantes do seu negócio. Você deve observar fatores como a forma de carregamento de vídeos, as possibilidades de interação com os alunos e todos os tipos de acesso que a plataforma oferece.

O uso de uma plataforma EAD proporciona não só um melhor aproveitamento para os usuários, como auxilia na agilidade de diversos processos. Por isso, é fundamental que a escolha desta seja de tamanha eficiência.

Com uma plataforma EAD completa é possível que você hospede, gerencie e comercialize cursos online de forma prática e intuitiva. É importante que a plataforma EAD que você escolher para o seu negócio tenha todas as funcionalidades essenciais para o bom funcionamento do seu curso online.

Um dos grandes trunfos de quem decide investir em um negócio online é que você consegue otimizar processos e custos a partir de uma solução única.

A plataforma EAD que você utilizar irá influenciar diretamente na venda de seus cursos online. Quanto mais robusta, mais possibilidades você poderá oferecer em termos de recursos à todos os seus alunos.

Como sabemos, a educação online vem mudando a forma como as pessoas interagem entre si e consomem conteúdos educativos. Quanto mais possibilidades você oferecer ao seu aluno, mais fácil será para você vender cursos online.

Se você quiser conhecer melhor como funciona a plataforma EAD da Edools, fale com um de nossos especialistas e comece a vender cursos online agora mesmo!

Migração de plataforma EAD: como funciona?
10 motivos para escolher a Edools como plataforma de ensino online

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.