Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

O que é Universidade Corporativa

O que é Universidade Corporativa? Universidade Corporativa é uma instituição de ensino vinculada a empresas públicas ou privadas. Também conhecida como Universidade Empresarial, a Universidade Corporativa pode oferecer treinamentos a colaboradores a partir de cursos técnicos ou de graduação a nível superior. A UC é considerada como o campo de atuação da Pedagogia Empresarial. O […]

Universidade Corporativa

O que é Universidade Corporativa?

Universidade Corporativa é uma instituição de ensino vinculada a empresas públicas ou privadas. Também conhecida como Universidade Empresarial, a Universidade Corporativa pode oferecer treinamentos a colaboradores a partir de cursos técnicos ou de graduação a nível superior. A UC é considerada como o campo de atuação da Pedagogia Empresarial.

O objetivo da Universidade Corporativa é oferecer cursos específicos para funcionários de uma empresa. Deste modo, é possível que uma empresa crie cursos e treinamentos com alto nível de personalização para refletir as políticas, estratégias e objetivos empresariais.

O custo de um treinamento de uma Universidade Corporativa, por sua vez, é menor do que o de um curso normal. Organizar um treinamento interno, com foco nas diretrizes da empresa, elimina alguns investimentos externos e tem uma eficácia melhor, além de oferecer agilidade na absorção de aprendizagem e formação do pessoal envolvido.

Universidade Corporativa x Universidade Tradicional

Se você não sabe o que é Universidade Corporativa pode ser mais fácil entender a partir da comparação com uma universidade acadêmica tradicional. Neste caso, a Universidade Corporativa difere no sentido de possuir características e funções próprias e específicas que na tradicional não existem.

Neste caso, os cursos e treinamentos da UC tem objetivos de aprendizagem muito bem definidos, onde estão ligados aos objetivos, interesses e estratégias empresariais ao promover a formação dos seus funcionários. Essa é a grande diferença.

Além disso, as Universidades Corporativas tem como foco desenvolver e elaborar conteúdos, materiais e programas exclusivos para atender diretamente as aspirações, objetivos e estratégias da empresa.

Logo, enquanto o departamento de treinamento e desenvolvimento está preocupado em evoluir e desenvolver competências, atitudes e habilidades relacionadas a possíveis problemas existentes em uma organização, a Universidade Corporativa trabalha de forma mais direcionada e assertiva de acordo com o seu próprio universo empresarial.

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Vantagens da Universidade Corporativa

Em um cenário econômico onde a concorrência se mostra cada vez mais competitiva, faz se necessário adquirir vantagens competitivas em relação a outros players no mercado. Uma das maneiras mais eficientes para isso é trabalhar o comprometimento da empresa com o desenvolvimento dos seus funcionários.

Muitos profissionais de Recursos Humanos já perceberam isso. Cada vez mais eles vem se dedicando a implementar novos processos empresariais e a educação corporativa se mostra como um fator de extrema importância para a valorização do capital intelectual nesse processo.

A Universidade Corporativa, por sua vez, surgiu como forma de contribuir para a formação e retenção de profissionais, onde o mesmo se desenvolve, é educado e valorizado por isso.  A UC se mostra como uma resposta das empresas aos desafios dos profissionais envolvidos em seus respectivos negócios.

Ainda sobre as vantagens da Universidade Corporativa, podemos citar também: possuem uma estrutura completa de aprendizagem, foco em gestão de resultados, desenvolvimento de competências, cultura empresarial e trilhas de aprendizagem.

Para conhecer de forma mais completa as vantagens da Universidade Corporativa, sugiro a leitura do artigo: E-learning Corporativo: Quais as vantagens?

Como trabalhar a Universidade Corporativa em uma empresa

A grande maioria dos cursos e treinamentos oferecidos a partir de uma Universidade Corporativa se dá em ambiente virtual. O ideal, nesse caso, é você procurar no mercado alguma solução de ensino a distância que contemple todas as funcionalidades e recursos necessários para o bom funcionamento da sua UC.

Caso você tenha dúvidas a respeito de qual plataforma de educação corporativa seja a melhor para a sua necessidade, indico um artigo que pode te ajudar nessa questão: Como escolher a plataforma de ensino a distância ideal para você?

O Edools, por exemplo, é uma plataforma EAD que oferece tudo o que você precisa para trabalhar de forma eficiente a Universidade Corporativa de sua empresa. Em um ambiente completo e intuitivo, você terá todo o suporte necessário para trabalhar da melhor maneira possível a educação corporativa empresarial. A Stefanini e o Agendor trabalham a educação corporativa com a plataforma EAD do Edools.

Um dos exemplos de Universidades Corporativas mais reconhecidas atualmente são as do Banco do Brasil e da Petrobras.

A Universidade Corporativa é um recurso considerado extremamente eficiente para o alcance de objetivos e metas empresariais. Se você é um profissional de Recursos Humanos e está buscando trabalhar a educação corporativa de forma eficiente em sua empresa, considere a criação de uma UC. A partir de uma plataforma EAD, é possível desenvolver colaboradores de maneira eficiente e com foco em resultados práticos.

Caso tenha dúvidas ou comentários sobre o assunto ou sobre uma plataforma de ensino empresarial, compartilhe conosco através de um comentário neste artigo.

EAD corporativo: principais tendências
Desafios da gestão de pessoas: 4 mega tendências para 2016 [Novo ebook]

Comentários (17)


  1. Francieli Zibetti
    18/11/2016 às 02:33

    Oi Bruno, boa noite. Gostei muito da sua postagem sobre UC. Estou finalizando o meu TCC sobre UC e gostaria de saber tua opinião sobre a relação de UC e Educação Corporativa. Você entende que os termos são iguais? Obrigada. Francieli.

    • Bruno Mendonça
      18/11/2016 às 10:55

      Oi Francieli, tudo bem?

      Obrigado pela mensagem. E não, os termos não são iguais. A Educação Corporativa é muito mais do que um simples treinamento empresarial ou qualificação de mão-de-obra oferecido por uma empresa aos seus funcionários. No caso, trata-se de articular coerentemente as competências individuais e organizacionais no contexto mais amplo da empresa.

      Já UC é mais comum em grandes empresas e é uma prática dentro da Educação Corporativa como um todo.

      Se quiser, pode mandar um email para bruno@edools.com que falamos por lá, tudo bem?

      Abraços =)

      • 21/03/2017 às 08:47

        Olá bruno estou fazendo um trabalho sobre universidade corporativa e escola corporativa queria entender quais são os seus conceitos e as suas diferenças.

  2. Gabriela Araujo
    26/04/2017 às 13:10

    Adorei sua explicação. Parabéns!

  3. larisse ferreira
    03/05/2017 às 14:44

    ADOREI, MAS TENHO UMA DUVIDA , VC TERIAS OS PONTOS NEGATIVOS DA UC ? É ENCONTRADO ALGUM PROBLEMA ?

    • Bruno Mendonça
      04/05/2017 às 14:19

      Olá Larisse, tudo bem?

      Com relação aos pontos negativos, isso vai depender muito da forma que a Universidade em si for estruturada. Podem haver má gestão, má planejamento, ferramentas obsoletas utilizadas, enfim, tudo isso pode ser um ponto negativo. Mas com a tecnologia esses erros são minimizados, mas ainda sim existem no mercado.

  4. 08/05/2017 às 11:14

    Bom dia!

    Estou elaborando um trabalho acadêmico cujo tema é Universidade corporativa e formação e aprimoramento dos colaboradores, e gostaria de saber o quanto a universidade corporativa está ligada com o aprimoramento do colaborador?

    E gostaria de te parabenizar pelo excelente artigo muito esclarecedor, de uma forma fácil é possível o compreendimento do tema.

    • Bruno Mendonça
      08/05/2017 às 12:04

      Olá Jéssica, tudo bem? Primeiramente, muito obrigado pelas suas palavras 🙂

      Sobre a sua dúvida, a UC tem como grande foco o aprimoramento dos colaboradores de uma empresa através de cursos e treinamentos baseados na sua realidade prática. Na verdade, a sua instauração tem como esse objetivo. A ideia é sempre melhorar o desempenho pensando em novas atribuições, novos cargos e promoções diretas por parte de colaboradores.

      Com isso, o colaborador irá adquirir novos conhecimentos, irá melhorar sua performance no trabalho e ainda terá a oportunidade de subir de cargo em sua corporação.

      Espero que tenha a ajudado.

      Grande abraço e boa sorte em seu trabalho 🙂

  5. Jessica Santos
    16/05/2017 às 10:28

    Muito obrigado pela ajuda.
    Gostaria de por gentileza que me tirasse uma dúvida, por favor. Qual seria o levantamento de necessidade de treinamento em relação a UC?
    Poderia me auxiliar.

  6. Germano Felippe
    17/05/2017 às 13:36

    Caro Bruno, boa tarde.

    Uma dúvida… qual a necessidade de reconhecimento dos cursos promovidos pela UC junto aos órgãos públicos de Educação, exemplo MEC? As UCs precisam de alguma autorização específica deles para existir?

  7. Ro Pereira
    21/09/2017 às 12:53

    Boa tarde!

    Texto magnifico adorei.

    Na sua opinião qual seria o diferencial competitivo da Universidade Corporativa dentro do mercado de trabalho?

    • Bruno Mendonça
      02/10/2017 às 14:39

      Oi, Ro. Tudo bem? Obrigado pelas palavras. Acho que o grande diferencial seria a qualificação voltada ao colaborador com foco nos desafios e objetivos para a empresa. É claro que isso gera um longo debate, mas os benefícios são muitos. Abraços!

  8. Geysa Oliveira
    05/10/2017 às 10:34

    Parabéns pelo artigo Bruno, foi de grande valia e de fácil entendimento.

    Gostaria de saber se a Universidade Corporativa abrange aos familiares dos colaboradores e a comunidade?

    • Bruno Mendonça
      05/10/2017 às 11:36

      Olá, Geysa. Como vai?

      Obrigado pelo feedback. Normalmente, a UC atende aos colaboradores, visto que ela tem como foco desenvolvê-los para aplicação direta dentro da empresa, visando melhores resultados para a mesma.

      Espero que tenha ajudado.

      Abraços!

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.