Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

A importância do treinamento EAD em uma rede de franquias

Treinamento de colaboradores é algo fundamental nas empresas, principalmente se forem franquias. Isso porque é através dele que é possível estabelecer um padrão. Devido ao modelo de negócio, o treinamento online acaba sendo, muitas vezes, mais adequado. Entenda sobre neste artigo.

A importância do treinamento EAD em uma rede de franquiasqA importância do treinamento EAD em uma rede de franquias

Salas de aula são ambientes com suas peculiaridades. Por mais que sejam o local de encontro olho a olho entre alunos e professores, são tradicionais, hierárquicas e sim, pouco interativas. Muitas vezes, o clima é intimidador: o professor é posto mais como uma autoridade do que como um guia.

Felizmente, essas ideias estão sendo quebradas com o tempo: e uma das principais mudanças veio com o desenvolvimento da Internet. A rede trouxe a interatividade a níveis nunca antes vistos e possibilitou a criação de plataformas de convivência e de troca de informação – entre elas, as plataformas EAD.

Mas o que é, afinal, EAD? O chamado Ensino à Distância é caracterizado pela transmissão de aprendizado fora do espaço físico da sala de aula. Oferece a possibilidade de acesso às informações a qualquer hora e lugar, bem como o levantamento de debates em grupo e a participação de todos os usuários, incluindo obviamente, o professor, que conduz o espaço.

O EAD começou nas universidades, ao serem oferecidas cadeiras semi-presenciais aos matriculados, mas hoje está inserido inclusive no mercado. As plataformas de ensino à distância estão já nas empresas e redes de franquias, ajudando na capacitação dos funcionários, no compartilhamento de conhecimento e na importante padronização de processos.

O EAD nas franquias: padronização, democratização e expansão

Como já foi dito anteriormente, o modelo de ensino online vem ganhando cada vez mais espaço nas empresas. E numa rede de franquias, isso não é diferente.

Para ser levado a esse nível, tal modelo de ensino demonstra ter muito potencial e muitas vantagens em relação às aulas presenciais. De acordo com Angela Mazoni, diretora da ABF Educação (Associação Brasileira de Franchising), a ferramenta se tornou indispensável para o processo de treinamento em franquias e traz inúmeros benefícios a elas. “Com o EAD, conseguimos atingir toda a rede”, diz. Talvez seja esse seu maior diferencial, encontrado na dificuldade em obter uma padronização de franquias espalhadas por longínquos territórios.

As plataformas de ensino a distância são utilizadas por todas as unidades selecionadas, então a informação e o conhecimento que ali estão, são transmitidos no mesmo padrão de aprendizado para todas as lojas, por mais afastadas que elas estejam. O mesmo aprendizado resulta nos mesmos serviços, sendo a característica principal de uma rede de franquia oferecer a mesma qualidade em seus diversos pontos de atuação.

Além disso, treinamentos nunca foram tão acessíveis, didáticos e interativos. O EAD permite que sejam utilizados diversos meios para compartilhar conhecimentos: vídeos, salas de bate papo, e-books e tarefas online. Tudo isso disponível para todos, a qualquer lugar e a qualquer hora. O ensino à distância é a democratização do aprendizado: hoje, é mais fácil treinar e ser treinado.

Não podemos esquecer que expandir a franquia é o desejo de qualquer empreendedor, e isso acontece apenas com treinamento de novos franqueados e funcionários. Através de bons planos de ensino EAD, o processo de qualificação em uma expansão se torna mais eficiente em um mercado instável, dinâmico e sempre em desenvolvimento. Novas técnicas e tecnologias auxiliam na integração de novos operadores à empresa e oferecem o know-how necessário para todos os funcionários, em momentos de ingresso e também de adaptação.

Desenvolvendo plataformas EAD de acordo com a franquia

A história do EAD é longa e não começou com a Internet. Cursos eram enviados por correspondência, videoaulas eram produzidas – como o famoso Telecurso 2000 – o que proporcionava o aprendizado à distância, mesmo que limitado. A diferença é que o EAD realmente foi impulsionado com o desenvolvimento da web, cuja principal característica é a interação entre duas ou mais partes.

Ambientes virtuais são criados a todo o momento, cada um com uma proposta diferente atendendo variadas necessidades educacionais: das mais básicas às mais profissionais. Desenvolver plataformas EAD é poder adaptar a franquia a um sistema, oferecendo os melhores meios para que a proposta da empresa esteja destacada.

Normalmente, os cursos educativos online (chamados de e-learning) são hospedados em uma plataforma LMS (Learning Management System, ou Sistema de Gestão da Aprendizagem). Elas funcionam como um local de armazenamento de informação, seja ela através de vídeos, áudios, textos, enfim, além serem um espaço de contato entre professores e alunos em fóruns.

Entretanto, o que mais importa é o conteúdo disponível. De nada adianta os participantes dos cursos terem acesso aos materiais a qualquer momento, se conteúdo não possui qualidade ou se não supre as maiores dúvidas.

O EAD é bastante motivador e induz o engajamento dos usuários apenas se o material oferecido é realmente relevante para a relação do funcionário com a rede de franquias. A relevância é chave para um treinamento de qualidade: o que mais importa? O que não importa? Como abordar o necessário? Produzir um bom conteúdo é essencial, caso contrário, o ensino à distância pode ser mais uma armadilha do que uma solução.

Acompanhamento integrado e organizado

Acessar uma plataforma EAD é algo muito prático. Normalmente, basta criar um login de acesso e pronto! A partir daí, você tem o seu usuário, o qual você edita com suas informações. Em uma empresa, então, isso é ótimo para o monitoramento dos funcionários. Se cada um cria seu próprio login, é possível acompanhar integralmente sua participação no ambiente – e dessa forma ver quais conteúdos são mais acessados, quais tem mais engajamento e quais não estão sendo muito bem aceitos. Isso permite ao franqueador ou franqueado fazer a análise dos resultados e dar feedbacks quando necessário.

Vale destacar que o acompanhamento da capacitação, em uma rede de franquias, deve ser feito regularmente. Metas também devem ser estabelecidas através do uso de checkbox, por exemplo. Assim, um ritmo de aprendizado é mantido e o treinamento é completado em um período determinado de tempo.

Como escalar e otimizar treinamentos de franqueados?

Nós da Edools e a Central do Franqueado oferecemos informações sobre este conteúdo no nosso e-book para download gratuito. Basta clicar na imagem abaixo para ter acesso ao material:


Entende por que o EAD é fundamental no meio do franchising? É só reparar no aumento de número de franquias que o mercado vem demonstrando de uns anos até aqui. A tecnologia faz a diferença no mercado, pois o qualifica – e a Edools reconhece isso, através de suas diversas funcionalidades.

Somos a plataforma ead que mais tem flexibilidade para se adaptar as suas necessidades no ensino online. E sim, a plataforma Edools é a solução para você usar treinamento online na sua franquia. Ainda tem dúvidas? Fale com um de nossos consultores. Eles podem esclarecer melhor suas dúvidas em relação a esse uso do nosso produto.

Conheça também a Central do Franqueado: um sistema de gestão de franquias, próprio para a organização desse tipo de negócio, dividido em módulos que visam a administração do que a sua unidade precisa.

Espero que tenha gostado do nosso artigo e que ele seja bastante útil para você.

Até a próxima!

Comunicação empresarial: como melhorar resultados
A sua empresa evoluiu e você precisa acreditar nisso

Comentários (1)


  1. Pingback: A importância do treinamento EAD em uma rede de franquias - SalettoEDU

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.