Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

Como reduzir custos e escalar treinamento de franqueados?

Um treinamento de franqueados tem como princípio capacitar o gestor para ensinar aos seus funcionários os aspectos operacionais da franquia, reproduzindo o modelo e mantendo o padrão de todos os processos. A cultura de uma empresa consiste na sua grande maioria, em um conjunto de valores morais e éticos. Para uma rede de franquias, manter […]

Como reduzir custos e escalar treinamento de franqueados?

Um treinamento de franqueados tem como princípio capacitar o gestor para ensinar aos seus funcionários os aspectos operacionais da franquia, reproduzindo o modelo e mantendo o padrão de todos os processos.

A cultura de uma empresa consiste na sua grande maioria, em um conjunto de valores morais e éticos. Para uma rede de franquias, manter uma cultura sólida entre todas as unidades existentes é fundamental para o seu bom funcionamento, de maneira que todas reproduzam-a em torno da marca.

O processo necessário para gerenciar um treinamento de franqueados envolve diversas etapas que se não forem cumpridas adequadamente, pode causar severas consequências ao produto ou serviço final que será entregue ao cliente.

No caso de uma franquia que envolva montagens especiais de produtos, por exemplo, é ainda mais importante que o produto final esteja impecável. Caso contrário, na hora da entrega o cliente pode acabar tendo uma percepção equivocada da marca.

A entrega do produto/serviço deve ser o cartão de visitas de uma empresa, se essa não for bem sucedida, não há bom atendimento que irá compensar tal falha.

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

E assim surge o treinamento de franqueados, para garantir a qualidade e padronização, proporcionando a equivalência de um produto que será distribuído por diversos estados ou países.

Se precipita o gestor que pensa que oferecer capacitação somente no início da jornada de é suficiente para um funcionário, quando na verdade o ideal é que seja uma coisa recorrente, para que obter uma reciclagem de conhecimentos. Assim, o franqueado garante capacitação constante, o que contribui muito para que o empreendedor tenha uma franquia de sucesso.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising – ABF, só no Brasil, o setor de franquias registrou crescimento de 11,2% no primeiro semestre de 2015.

O alinhamento entre franqueado e equipe é a chave para a construção de um negócio viável, próspero e rentável. Assim como a comunicação no ambiente de trabalho é a ferramenta ideal para o sucesso.

Para gerenciar corretamente a unidade, o franqueado precisa ser inserido no universo da empresa, aprendendo todos os processos de gestão e funcionamento da mesma.

Manter os padrões da marca

Uma das grandes dificuldades enfrentadas pelas franqueadoras é a manutenção dos padrões que ela desenvolveu e que espera ver preservados nas unidades de negócio que comercializa.

A padronização de uma marca é um aspecto extremamente importante dentro de qualquer modalidade de negócio. Para que a identidade da marca seja preservada, um treinamento de franqueados deve manter os seus padrões em todas as filiais, mantendo a sua qualidade.

Nesse momento, o ideal é alinhar as expectativas dos franqueados com os propósitos da franquia. Algumas franquias de sucesso aproveitam o momento dessas convenções para discutir e reescrever ainda, com a participação de todos, a missão, visão e valores da mesma.

Em um movimento de constante evolução, algumas alterações poderão ser sugeridas pelos franqueados e adotadas pelas franquias em seus futuros treinamentos. Instrutores terão um papel importante na comunicação com os franqueados e no cuidado para que essas sugestões não afetem a identidade da marca e continuem a ser replicados por todas as unidades.

Gerar mais proximidade

Um treinamento de franqueados pode funcionar também como uma boa oportunidade para gerar proximidade e fortalecer os elos de comunicação, demonstrando a união das pessoas em torno de um objetivo em comum: focar no sucesso do negócio, e os franqueados são acolhidos para que obtenham os melhores resultados.

Uma equipe mais unida gera automaticamente mais confiança, segurança e comprometimento das pessoas.

Diminuir a rotatividade

Inserir um treinamento de franqueados em uma empresa é uma prática que reduz consideravelmente a rotatividade de funcionários e também de franqueados, o que implica em menores gastos como um todo. Afinal, valores gastos com treinamentos são sempre menores do que custos com funcionários mal treinados ou unidades de franquia sendo repassadas.

Quem recebe um treinamento contínuo geralmente permanece mais motivado, sentindo-se mais responsável pelo trabalho e mais seguro em desempenhar funções. Desse modo, as funções são realizadas de forma mais objetiva e correta. Além disso, a baixa rotatividade de empregados contribui diretamente para um atendimento mais qualificado na rede de franquias.

A capacitação profissional é necessária para que donos de empresas e seus colaboradores utilizem seu potencial com máxima eficácia. Capacitar significa desenvolver habilidades existentes e explorar novas competências. Seja presencial ou on-line, o treinamento é uma ferramenta indispensável para transmitir conhecimento e garantir a padronização de processos. Com a capacitação necessária, o empreendedor conhece o seu negócio e tem mais poder de atuação.

Uma coisa é certa: não importa o seu tipo de negócio, sem treinamento apropriado até funcionários mais experientes rendem menos do que deveriam.

Porém, mesmo com todas estas vantagens, muitos empreendedores ainda acreditam que manter um treinamento de franqueados pode ser ainda um gasto desnecessário e muito alto.

Então, pensando nisso, vamos lhe mostrar como reduzir custos e escalar um treinamento de franqueados com pouco esforço.

Mas, como reduzir custos e escalar treinamento de franqueados?

Que um treinamento de franqueados pode trazer resultados incríveis é fato, mas a forma como este é feito é que determina tal sucesso e despesas.

Dependendo do tamanho da rede e da localização da unidade em questão, de fato o investimento em treinamento de franqueados pode ser alto, uma vez que devem ser somados o transporte, as diárias de estadia e a alimentação do franqueado e de toda a sua equipe por vários dias e, em geral, na cidade onde se localiza a franqueadora.

Se você deseja atingir um público maior e com pouco gasto para isso, a EAD é sem dúvidas a melhor opção, visto que ela é capaz de levar o conhecimento para pessoas por todo o mundo, basta ter um computador e estar conectado à Internet.

O treinamento de franqueados via EAD, está crescendo e se consolidando gradativamente no Brasil. Contudo, vale destacar a importância de conhecer os benefícios do ensino a distância para encaixá-los da melhor forma em seu planejamento corporativo.

  • Melhor relação custo x benefício;
  • É possível atingir um público maior, independente da localização geográfica;
  • Horários flexíveis;
  • Não há necessidade de deslocamento, economizando tempo e dinheiro;
  • Estimula a auto-aprendizagem;
  • Avaliação com base nas publicações dos alunos e métricas de acesso;
  • Agilidade na atualização dos conteúdos;
  • Possibilita fazer avaliação dos colaboradores;
  • Evita que haja perda de documentos ou conteúdos com o tempo;
  • Mensuração de todos os resultados.

O treinamento de franqueados via EAD não surge apenas como um meio para reciclar tais conhecimentos, ele tem diversas funções importantes como redução da taxa de turnover, por exemplo.

O principal objetivo deve ser oferecer acesso a um aprendizado permanente e com estruturas focadas para todos os setores, visando atingir um melhor resultado de aplicação prática na gestão empresarial.

Uma plataforma EAD pode ser o melhor aliado na boa prática do treinamento de franqueados, por oferecer diversas possibilidades de aprendizado, mais pessoas podem ser capacitadas para suas funções e ter domínio de conteúdos para os quais antes era necessário frequentar cursos presenciais.

Ela permite que o conhecimento alinhado seja transmitido de qualquer local a outro devido à conexão com a Internet. Além disso, todos os conteúdos, seja arquivos em PDF’S, videoaulas ou outros, poderão ser acessados inúmeras vezes, via smartphones, tablets ou desktops. Desse modo há maior tempo para debater assuntos apenas com adição de novos módulos tutor, que tira dúvidas dos participantes.

Através dela é possível ensinar uma pessoa que está localizada em outro lado do mundo, de forma clara, objetiva e na maioria dos casos, de forma mais atrativa, gerando ainda mais engajamento que o ensino presencial.

Conclusão

É importante saber que independente das iniciativas das empresas de implementar o ensino a distância em treinamentos, os profissionais já têm procurado por conta própria realizar cursos online para aprimorar seus conhecimentos.

Com isso, as empresas de todo o mundo estão cada vez mais atentas à importância de oferecer treinamentos de franqueados via EAD ao perceber que é muito mais vantajoso e rentável capacitar seus funcionários dentro da empresa, do que ir buscar novas pessoas fora dela que se adequem ao que a organização está buscando.

Desta maneira, os colaboradores não só irão adquirir conhecimento técnico, como terão a prática voltada para o desempenho de suas funções e o conhecimento alinhado com a missão da organização, aos objetivos e às estratégias de seus negócios.

A incorporação de treinamentos a distância no ambiente corporativo cresce cada dia mais no Brasil, e as empresas que já possuem uma cultura tecnológica em desenvolvimento chegarão facilmente no treinamento online, levando a organização a obter ainda um diferencial forte no mercado.

A Edools oferece uma solução EAD completa e intuitiva, com uma vasta possibilidade de personalização de acordo com as necessidades de cada corporação, ideal para quem deseja implementar de forma simples e eficiente o treinamento de franqueados através de educação a distância.

E na sua empresa já existe um programa de treinamento de franqueados? Se sim, como é feito? Compartilhe a sua experiência conosco.

Se ficar alguma dúvida ou sugestão sobre este assunto, entre em contato conosco ou deixe um comentário ao final desta página.

Até a próxima!

O que está por trás de um treinamento online de sucesso?
Edools e Pagar.me: parceria para otimizar os resultados do seu EAD

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.