Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

Thumbnail: Saiba como usar nos seus vídeos e converter visitas

No ambiente digital, podemos dizer que um thumbnail representa o termo utilizado para designar uma imagem em miniatura. Neste artigo, vamos destrinchar o assunto para você entender de uma vez por todas tudo o que você precisa saber.

thumbnail

A palavra thumbnail ao ser traduzido do inglês, significa polegar (thumb) e unha (nail). No meio online este item é considerado muito importante para ajudar na visualização dos seus vídeos.

Este termo tem relação direta com vídeos online e é empregado devido ao tamanho reduzido de um polegar. Em outras palavras, podemos dizer que thumbnail é a expressão utilizada para definir uma imagem em miniatura.

A partir disto é possível que ele interfira nos resultados dos seus vídeos e visualizações. Pensando nisso, trazemos alguns tópicos importantes sobre o tema. A ideia é ajudá-lo a entender seu significado, sua utilização e como otimizá-lo.

Para auxiliar sua leitura, vamos abordar os seguintes itens no artigo:

O que é thumbnail?

Para que serve o thumbnail?

Onde o thumbnail é usado?

Importância para um canal de vídeos

Componentes das miniaturas

Como inserir o thumbnail no vídeo

Dicas para criação e edição da miniatura de vídeo

A partir destes temas vamos desenvolver o artigo, portanto, para quem deseja ser tornar um especialista no assunto acompanhe até o final. Caso apresentar qualquer dúvida, basta deixar um comentário.

Boa leitura!

O que é thumbnail?

O thumbnail são as miniaturas das imagens, ou seja, ela é apresentada de forma reduzida. Ao utilizar este padrão é mais fácil procurar e reconhecer o que você procura na Internet.

A miniatura é um meio de chamar atenção ou ser uma prévia de todo o conteúdo apresentado. Um exemplo simples, na hora de efetuar uma pesquisa você primeiro vê diversas imagens pequenas e isto facilita a sua busca.

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Para que serve o thumbnail?

O objetivo do thumbnail é facilitar a pesquisa na Internet. A maioria parte destes arquivos apresentam tamanho compacto e são leves e práticos de carregar.

Na Internet, ao carregar esta prévia, além de ser rápido é possível visualizar diversas imagens juntas. Para entender, ao efetuar uma busca no seu computador às vezes você encontra dificuldade ou demora para que elas sejam exibidas.

Para facilitar é mais prático visualizar as miniaturas tudo de uma única vez.

Onde o thumbnail é usado?

Normalmente, de início você pode acreditar que ele deve ser usado em sites e blogs. Ou seja, como eles apresentam um tempo de carregamento menor, facilita a leitura e a visualização destas páginas.

Além deste benefício é possível economizar a Internet e ter uma visualização geral de forma mais visual. Já nos vídeos, quando é usada, recebe outras funções.

Como sabemos, o conteúdo audiovisual está cada vez mais constante na Internet. Contudo, uma prévia da visualização no seu vídeo com o uso do thumbnail, pode garantir melhores resultados para os seus vídeos.

Importância para um canal de vídeos

Antes de entender como isto pode influenciar no desenvolvimento do seu canal de vídeos é interessante analisar como as estatísticas de vídeos estão em alta.

Conforme dados apresentados em pesquisa da Hubspot, temos as seguintes informações:

  • Vídeos influenciam na tomada de decisão de 90% dos usuários;
  • ⅓ de todas as atividades online são consumidas em vídeo;
  • Um usuário comum assiste, em média, a 32.3 vídeos por mês;
  • 80% dos usuários se lembram de um vídeo assistido nos últimos 30 dias;
  • Vídeos aumentam a taxa de cliques em e-mail “marketing” entre 200 e 300%;
  • Vídeos incluídos em Landing Pages aumentam a taxa de conversão em até 80%.

Recentemente, o YouTube também revelou pelos seus relatórios que o consumo de vídeos através de dispositivos móveis cresceram cerca de 100% a cada ano.

Diante destas estatísticas vimos como este conteúdo está em alta no mercado. A partir daí podemos tratar como esta “miniatura personalizada” pode ajudar diretamente no sucesso do seu canal.

Em um canal de vídeo como YouTube, ele permite apresentar uma prévia do que vai ser exibido no vídeo. Com esta possibilidade é possível divulgar sua marca e fortalecer a sua imagem.

Ao ver a miniatura é imprescindível que o usuário já identifique e veja que é a sua marca. Com este cuidado, além de facilitar a sua comunicação, garante que a sua marca chame atenção ao usuário.

Mesmo com a descrição do vídeo, de início, o que os usuários reparam é a imagem. Neste ponto é válido uma imagem atrativa e de alta qualidade.

O uso do thumbnail indica qual informação que vai ser apresentada neste conteúdo. Os elementos podem contextualizar e servir até como um resumo do que vai ser abordado.

Como citamos anteriormente, a thumbnail serve para trazer uma identidade visual e garantir que o seu público identifique os seus vídeos e reconheça entre os outros disponíveis.

Componentes das miniaturas

Esta miniatura tem um papel fundamental para desenvolvimento das suas informações. Deste modo, alguns componentes são essenciais para chamar atenção. Entre eles temos:

Texto

O texto pode abordar o tema e complementar o título do vídeo. O item pode ser apresentado também em números. A dica é utilizar expressões curtas, com no máximo cinco palavras.

Cor

A cor permite um impacto grande, porém, é preciso ter como base suas informações e a identidade de sua marca.

Imagem

Para a margem procure colocar um momento capturado do vídeo. Para o formato de apresentação, insira o slide principal (que resuma o vídeo). Em vídeos de apresentador coloque uma foto legal do mesmo.

Ícones, emojis e memes

A linguagem também pode influenciar a sua miniatura. O uso de ícones pode ajudar na economia de espaço, assim como os emojis.

Objetividade

O principal é que o thumbnail tenha relação com o vídeo. Quanto mais direto você for, mais fácil conseguirá passar a sua mensagem e a miniatura terá o sucesso desejado.

Como inserir o thumbnail no vídeo

Com o conhecimento técnico foi visto a importância de trabalhar com a miniatura de vídeo. Para os usuários com canal no YouTube, é possível enviar suas miniaturas personalizadas.

A ação somente pode ser completada se você informar ao YouTube que você não é um robô. Este processo pode ser feito com mensagem automática de voz ou texto. Após a prática vai ser simples incluir os thumbnails em vídeos.

Confira as etapas a seguir.

Thumbnail no YouTube

Para colocar o thumbnail no Youtube é muito simples, para auxiliar acompanhe os passos a seguir:

  1. O usuário deve entrar no YouTube e logar com a sua conta;
  2. Após logar, clique na sua imagem de perfil no canto superior à direita, e depois em Estúdio de Criação”. Um modo direto é ir até o endereço http://www.youtube.com/dashboard no seu navegador;
  3. Em seguida escolha o vídeo e vá na opção de Editar”;
  4. Na tela de pré-visualização, entre em “Miniatura personalizada”;
  5. Faça o envio da sua imagem;
  6. Salve as alterações.

Nota: para evitar fazer isto em todo upload de vídeo, depois de enviar o arquivo, entre em “miniatura personalizada”.

No canal da Edools no YouTube, você pode visualizar como trabalharmos as thumbnails de forma eficiente, mostrando de forma bem atrativa ao usuário o que ele terá de conteúdo ao clicar para visualizar determinado vídeo

Thumbnail no YouTube
Exemplo prático de Thumbnail no YouTube

Dicas para criação e edição da miniatura de vídeo

Agora que você já sabe como enviar é a hora de criar uma boa thumbnail para atrair diversos usuários. Com uma miniatura bem produzida é possível melhorar os cliques, visualizações e até os seus compartilhamentos.

Veja a seguir como personalizar os ícones de exibição.

Imagens atraentes

Para se destacar é preciso que suas imagens sejam chamativas. Tenha cuidado com as cores para que não comprometa a identidade da plataforma. Por exemplo, utilize imagens que destaque as páginas de busca.

O verde, azul ou amarelo são boas opções mas não deixe de manter a identidade visual da sua marca.

Limitar os textos

Ao inserir texto, palavra ou frase, tente ser o mais direto e atraente. Procure resumir tudo nestas palavras e use o título para mais detalhes.

Tamanho e formato

Siga os tamanhos de resolução, lembrando que a resolução do ícone deve ser 1280×720 (proporção 16:9). A largura mínima é de 640 pixels. Os formatos seguem JPG, GIF, BMP ou PNG.

Já em relação ao tamanho do arquivo, a thumbnail deve ter no máximo 2MB.

Imagens do tema

Todas as imagens devem ter relação com o conteúdo do seu vídeo. Logo, ao ver a imagem é preciso que o usuário já compreenda o tema.

Nunca use imagens clickbait

Este situação acontece quando você clica na chamada de um vídeo ou texto e ao verificar não é nada que foi apresentado.

Conhecido como clickbait, estes itens chamam atenção dos usuários,para gerar clique, pois, ao entrar no conteúdo não tem nada a ver com que foi prometido na imagem ou título.

Identidade visual

O thumbnail pode ajudar na identidade visual, portanto, não esqueça de criar um padrão com cor, formato e estilo.

Ferramentas para criar uma thumbnail

Para criar uma thumbnail de qualidade, você pode utilizar os seguintes programas:

  • Adobe Photoshop;
  • Canva;
  • PicMonkey;
  • Fotor;
  • FotoJet;
  • Snappa.

Nós aqui da Edools usamos o Photoshop mesmo, que cumpre muito bem sua função 😉


Com todas as informações acima você já pode começar a criar thumbnails incríveis.

Ao seguir estas dicas práticas você vai conseguir otimizar suas visualizações no seu canal. Lembrando que todas as suas miniaturas de vídeos precisam estar alinhadas com o seu conteúdo.

Agora mãos a obra! Aproveite e assine nossa newsletter para receber nossos conteúdos!

Até a próxima!

Produção Audiovisual: tudo o que você precisa saber sobre a área
Guia de vídeo aula: roteiro, ferramentas e dicas para o sucesso

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.